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Dongfeng estreia-se em Portugal com um novo citadino elétrico por 27 mil euros

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Anung says:

    Um charutão por 27000 euros!

    Ou os carros estão carissimos ou o povo está cada vez mais pobre! Viva a UE e os canalhas que nos governam…

    • Toni da Adega says:

      Dongfeng mais uma marca Europeia que vai morrer devido á politicas da UE

      • Vítor M. says:

        Não tenhas essa certeza. Mais ainda com uma marca que tem no seu mais de meio século de existência parceria com a Horda, a Volvo, e várias outras marcas europeias. Além disso, este é um dos maiores grupo da China, com muito dinheiro e poderá trazer para a Europa alguma da sua logística, e isso interessa à UE. Mas há mais, não sejamos ingénuos de pensar que a EU vai colocar taxas e não esperar que a China faça o mesmo aos muitos carros que importa e venda de marcas europeias. 😉 No final das contas, podemos estar a falar em “medidas de maquilhagem” para “ingês ver”. A verdade é que estamos sem uma política concreta na EU para combater este ataque ao mercado europeu. Eles usam as mesmas armas que os europeus usam quando vão vender na China. Depois há o fator dimensão e aí ficamos a perder.

        Vamos a números:

        Em 2023, os veículos europeus continuaram a desempenhar um papel importante no mercado chinês, embora marcas locais e internacionais competissem agressivamente. No total, o mercado chinês absorveu 21,7 milhões de veículos, com destaque para 7,74 milhões de unidades de carros elétricos e híbridos, indicando um forte crescimento da procura por tecnologias sustentáveis.

        Marcas alemãs, como BMW, Audi e Volkswagen, registaram vendas expressivas. A BMW vendeu 705.163 unidades na China em 2023, um aumento de 7,8% em relação ao ano anterior, e a Audi alcançou 664.607 unidades, com crescimento de 11,3%. Apesar disso, a Volkswagen, embora ainda seja a segunda marca mais vendida no país com 2,2 milhões de unidades, viu a sua participação de mercado ser desafiada pelas empresas chinesas e pela BYD, que liderou o segmento de elétricos.

        E quantos veículos os chineses venderam na Europa?

        Em 2023, as exportações de veículos chineses para a Europa continuaram a crescer rapidamente, especialmente no segmento de veículos elétricos. Estima-se que cerca de 300 mil veículos elétricos chineses foram vendidos na União Europeia durante o ano, representando 19,5% de todos os elétricos vendidos no continente. Este número faz parte de um crescimento expressivo, com as exportações gerais de automóveis chineses para a Europa aumentando em 64% em relação ao ano anterior.

        Marcas como BYD e NIO lideraram esta expansão, ajudadas pela oferta competitiva de carros elétricos acessíveis.

        Portanto, vendemos para mais de duas dezenas de milhões e compramos alguns milhares. Vendemos milhões e compramos milhares. Estás a ver a diferença? Agora pensa 😉

      • trolha333 says:

        claramente uma empresa europeia!! lol

    • Pedro says:

      É barato, na Noruega custa NOK 189,000, cerca de €16,200, agora esses 10k€ a mais é para manter a querida EU.

    • JL says:

      Pois está, ir à bomba está caro.

    • Rodrigo says:

      Claro que é caro o mesmo carro na China custa 13.000€.

      Europa e todos os seus impostos e taxas!

    • Realista says:

      Realmente é melhor um 1.2 Puretech…. ou um 1.0.

  2. Anamazga says:

    Temos o novo Renault 5 que também começa nos 27 mil euros, e acho que ainda vem uma versão de 25 mil.

  3. TugAzeiteiro says:

    Qual é mesmo o preço desse citadino na China? Metade do que pedem na Europa não?

  4. Grunho says:

    Espera aí: esse é o Dongfeng Box que vai custar 19.990 na Espanha segundo o Alejandro Perez:
    https://www.youtube.com/watch?v=JsFwHAU0SZI
    Então nós, que temos salários miseráveis, de 2/3 dos espanhóis ou menos, vamos pagar 7 mil a mais que eles??? Como é que é? estamos a ser governados por crápulas ou quê? Esvaziam-nos os bolsos e lavam-nos o cérebro.

  5. freakonaleash says:

    Wow! Só custa tanto como 2 Sanderos…é fazer as contas, não obrigado!

    • Realista says:

      Eu tive 4 meses à espera do kit de distribuição de um Peugeot… feito na Europa.

      A julgar pelo tempo dos outros carros que vejo aqui no mecânico a maior parte dos carros passa meses à espera de peças.

      • Moina says:

        Não sei se é verdade ou não, mas à dias disseram que Peugeot e afins à escassez de algumas peças, porque motivo não sei…

        • Realista says:

          Os peugeots/citroen com o motor 1.2 Puretech estão a dar problemas e não há peças que cheguem…

          É um motor não aguenta 100.000km e é muito problemático.

          No entanto estão a criticar o MG4, porque existe muita gente hipócrita que acha que essas coisas só acontecem aos carros elétricos, no entanto conforme também constatas, é um problema geral.

      • freakonaleash says:

        De 4 meses a 9 ainda faltam 5 e neste caso o dono do MG4 Adrien já diz que o mais certo é o carro voltar a rodar só para o próximo ano. Mas continue a atirar areia para os olhos!

        • JL says:

          Anda um senhor no grupo dos DACIA a reclamar que a Dacia anda à quase um ano para lhe substituir uma bomba de qualquer coisa, ele está parado à meses com o carro e sem ganhar, já que é uber.

  6. zaorapk says:

    É com cada nome. XD

  7. PJA says:

    Não conheço a marca, por isso não posso dizer se é bom ou mau. Em relação à autonomia real de 210km, o item mais importante de BEV, é péssimo.

    • Vítor M. says:

      Qual é que tem essa autonomia? É que o artigo fala em 310 km de autonomia do Box.

      • PJA says:

        O que as marcas anúnciam nunca é a real, seja nos BEV ou nos ICE.
        Mas mesmo que fosse a autonomia real menos de 420 km actualmente é fraco.

        • Vítor M. says:

          Sim e tu conseguiste logo numa bateria de 42,3 kWh perceber que a décalage são 100 km 😀 tá certo!

          • Contador says:

            Vai lá fazer 350km a 120km/h e vais ver a tua autonomia de 310km a serem 200 ou menos. Isto passa-se em todos os carros com baterias com essa capacidade. Não vale a pena gozar. Até o megane com maior bateria numa auto-estrada para fazer 300km é preciso uns 100/110km/h. E tem bem mais de 50kWh. Por isso não é preciso sermos bruxos para perceber que o que eles dizem pode servir apenas para cidade. Mas dar 30k ou 40k para um carro citadino e pouco mais é mesmo de rico. E ricos só alguns.

          • Vítor M. says:

            A 120? Mas andas sempre a 120?

            Vocês e essa ideia errada de condução. Depois criam estas ilusões. Na prática do dia a dia a tua velocidade média ronda os 60 km/h.

          • Contador says:

            Auto-estrada. Não me interessa se tu fazes 60km/h no teu dia a dia. Eu faço 120 quando puder legalmente. Isso ronda um pouco o fanatismo. Quererem obrigar as pessoas a ter carro apenas para andar na cidade. Eu quero um carro para ir mais longe quando me apetecer e sem que ninguém tenha nada a ver com isso. Querem dar 30k ou 40k para andar em cidade, fixe, ainda bem para vocês. Não me venham é vender essa banha da cobra.

          • JL says:

            Querem obrigar ? quem ? essa(s) pessoa(s) devia(m) ser chamadas à autoridade.

            LOOOL

          • Vítor M. says:

            Esta malta tem uma ideia completamente errada de como se conduz nas cidades. Segundo dados das entidades competentes, em grandes cidades (Lisboa, Porto), a velocidade média real ronda os 20 a 30 km/h, com variações dependendo do horário.
            • Horas de ponta: 15 a 20 km/h (devido a congestionamentos).
            • Horas de menor tráfego: 25 a 35 km/h.
            • Cidades médias (Coimbra, Braga, Faro): A média é ligeiramente maior, entre 25 e 40 km/h, devido a menor densidade de tráfego.
            • Zonas suburbanas ou menos densas: Em áreas menos movimentadas dentro das cidades, a média pode subir para 40 a 50 km/h, especialmente em avenidas principais com boa fluidez.

            Claro que se a ideia for fazer Porto – Lisboa de autoestrada, e a média for 120 kms hora, a pessoa num elétrico terá de gerir bem o seu tempo, pois poderá ter de fazer uma paragem para recarregar. Mas isso é apenas uma fração pequena de todo o tráfego nacional. E, como já referi imensas vezes, os elétricos não sãoi para todos. Há pessoas que não têm perfil de utilização de um VE.

            😀 depois dizem coisas destas “Não me venham é vender essa banha da cobra.” Nunca, já a compraste.

  8. Toni da Adega says:

    Em portugal ninguem tem €€ para comprar veiculos
    Vendas em Portugal – Dacia vende menos que a Mercedes……..

    Mercedes-Benz 12.520
    Dacia 12.008

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