Dacia está a preparar-se para a queda da procura devido ao sucesso das marcas chinesas
As marcas chinesas estão a saber mexer-se e estão a assustar, verdadeiramente, a concorrência ocidental. A Dacia está consciente desse sucesso e já está se está a preparar para a queda da procura.
A Dacia está a viver um ano de sucesso, tendo registado um aumento de 25% das vendas, no primeiro semestre do ano, com um total de 345 432 unidades vendidas até ao final de junho. O único veículo elétrico do seu catálogo, o Spring, registou um crescimento de 38%.
As fabricantes ocidentais, onde se insere a Dacia, estão conscientes da concorrência que as marcas chinesas representam, principalmente, por não estarem, até agora, a igualar o preço praticado por elas.
O diretor de vendas e marketing da Dacia, Xavier Martinet, confirmou que as chinesas estão a penetrar o mercado europeu com "ofertas muito fortes, especialmente em matéria de veículos elétricos".
Apesar disso, assegurou que têm "muitas cartas para jogar, incluindo o novo Duster, no próximo ano, que levará a marca a outro nível".
Acreditamos que podemos sair desta crise económica mais fortes do que as outras marcas.
Revelou Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.
O executivo partilhou ainda que quer aumentar a margem de lucro de 10% para 15% até 2030.
Caso a procura caia, a Dacia tem preparado um ajuste estratégico da sua capacidade de produção, considerando que as suas fábricas, em Marrocos e na Roménia, estão a funcionar em pleno.
A nossa estratégia tem sido sempre a de construir menos um automóvel do que os clientes pretendem. Se o mercado abrandar, ajustaremos a produção, é tão simples quanto isso.
Apesar do sucesso do seu Spring, a Dacia não planeia lançar mais modelos elétricos até 2027/28, altura em que lançará a quarta geração do Sandero.
Em cima da mesa está a possibilidade de utilizar baterias de sódio, de forma a manter os custos sob controlo. Segundo Denis Le Vot, diretor-geral da Dacia, apesar de haver quem diga que este tipo de bateria não é bom, porque não armazena muita energia e é muito pesado, são baterias baratas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Automotive News Europe
Neste artigo: carros elétricos, China, Dacia, empresas chinesas, marcas chinesas
Há muitos anos que nunca viram concorrência a serio era só os preços a aumentar parece que combinam umas com as outras agr as coisas vão mudar há 10 anos apareceu a tesla que vos lixou a combustão lá têm e mudar tudo para elétricos e agora lá vêm as marcas chinesas e ainda está a começar daqui a uns anos já vão piar mais fininho, que venha a concorrência que os preços vêm por aí abaixo
Se as marcas europeias forem pelo cano abaixo, e sobrarem as chinesas, vais vê-las pôr as garras de fora. E aí, tu é que pias, e bem.
Pela minha parte, as marcas chinesas de VE não vão ter sucesso.
O meu desejo não é que vão pelo cano abaixo até porque seria extremamente improvável todas as marcas europeias falharem antes de isso acontecer o governo alemão ainda salva umas 3 ou 4 mas fora isso é concorrência e a concorrência é boa os europeus andaram estes anos todos sem concorrência e faziam o que queriam agora a festa acabou ou baixam os preços ou vão pastar vacas.
Já fui dessa opinião agora já não sou, basta ver os preços que os chineses fazem, a dacia tem sucesso por alguma razão porque tem os carros mais baratos do mercado e já está mais que provado que são bem fiáveis portanto digam o que disseram o que interessa é o preço portanto ou os europeus fazem pela vida ou vão passar um mau bocado
Eu tenho um Dacia, fiz esta semana os 200k, e sem problemas, mas a qualidade dos materiais é um pouco inferior à Renault, já tive de reparar os bancos, e as palas para sol, por exemplo, nota-se nada de grave, mas nota-se
Claro que sim pelo preço não se pode esperar milagres mas na minha opinião os Dacias são bem bons
Sabes que a Mercedes está a pensar diminuir drasticamente o numero de modelos de venda, e aumentar o valor dos mesmos, de modo que apenas os mesmo muito abastados possam comprar (assim à la ferrari)? Imaginas porquê? e imaginas que outras marcas “premium” irão seguir esse caminho? sabes a quem vais comprar depois os carros? eu imagino.
Poderão fazer isso mas sinceramente não me parece que funcione a mercedes é uma marca cara mas generalista vende carros para todo o tipo de pessoas tornar isso numa marca exclusive do calibre da Ferrari é possível mas dificilmente rentável, a Mercedes tem bom nome no mercado comum mas não tem o nome da Ferrari nesse tipo de mercado. No entanto em que é que isso altera o que referi a Mercedes pode tentar fazer isso mas só prova que não conseguem competir com os chineses mas pronto tiras a mercedes quantas sobram ? uma porrada delas não altera em nada a não ser que agora a vw a renault e a pegeout tambem se vão virar todas para o mercado “Ferrari”
“A nossa estratégia tem sido sempre a de construir menos um automóvel do que os clientes pretendem. Se o mercado abrandar, ajustaremos a produção, é tão simples quanto isso.”
Frase da Ferrari, usada para os Dácia, que supostamente são Renaults de baixo custo…. Mas que época absurda que vivemos…
Isto sem esquecer que tens uma Kia a produzir carros com aceleração tão rápida que deixam a Lamborguini e Ferrari a comer pó…
A questão é que a Romenia é o país do mundo com mais Dacias, aliás antes de ser comprada pela renault a Dacia era romena.
Conhecendo minimamente a Roménia, a população está se a marimbar para os elétricos, querem é o tipico Dacia logan a cair aos bocados.. ou seja são menos de dezenas de milhares de unidades que sabem que não vão vender.
Deves pensar que a Roménia é pobre como Portugal…
Eu já vivi 3 anos em Bucareste, ja estive em cluj, brasov .. simplesmente não fazes minima ideia do que dizes.. a pobreza não é medida só em pibs, orçamentos etc etc
Mas voltando ao meu comentário, eu não disse que os romenos nao compram eletricos por falta de dinheiro, eles simplesmente nao compram eletricos porque se estão a cagar para eles.
Eles têm sucatas enormes de dacias logan, desde que dê ar condicionado já serve para ganharem dinheiro com estrangeiros e locais.
A Roménia faz parte da UE a partir de 2035 têm de cumprir as regras como os outros e nem preciso regras se só venderem carros elétricos eles vão comprar o que ? ahahah eles podem cagar no que quiserem mas compram o que há. Mas quem é a Roménia mesmo? a ultima vez que lá fui ainda andavam a cavalo portanto ainda nem devem saber o que é um eletrico
Essa mentalidade de que eles são nada é que é muito fraquinha, tipica do tuga populista.
Mas deixo-lhe aqui uns exemplos, 30 mil mais multinacionais sediadas do que em Portugal, mais oferta de trabalho em áreas variadas, melhor rede movel da europa. Mais educação em línguas,
é impressionante a quantidade línguas que um romeno com menos de 35 anos fala fluentemente.
Haaá espere lá de 1966 a 1999 teve a sua marca de automoveis, já portugal teve a casal e deixou-a falecer lol.
Mas tendo acabado com o seu xenofobismo barato, https://www.romania-insider.com/dacia-sales-europe-q1-2023 envio-lhe aqui um link de educação automovel.
Se acha que o mercado romeno nao merece consideração é porque percebe pouco de numeros
Mas eu comparei a Roménia com Portugal ? tu é que estas a dizer que eles não vão adotar carros elétricos e eu disse em 1º lugar a bem ou a mal mais ano menos ano vão ter ca adotar.
2º lugar mesmo que não adotem e andem a cavalo até o ano 3000 o que é que isso interessa ? é um pais minúsculo comparado com o resto do mundo, o vendedores de elétricos estão preocupadíssimos que a Roménia não gostem de elétricos já nem dormem à noite.
Com isto tudo o teu argumento é “eles falam muitas línguas e têm muito emprego” deve ser por isto que vêm muitos para cá moscavide está cheio deles
A riqueza acumulada de portugal é maior, era estranho que não fosse por todos estes anos que tivemos um PIB maior. Mas ao sermos ultrapassados pelo PIB Romeno significa que acumulação de riqueza da Roménia será maior que a nossa nos próximos anos… entendido?
https://maisliberdade.pt/maisfactos/portugal-foi-ultrapassado-por-2-economias-de-leste-em-2021-a-economia-portuguesa-recuou-3-lugares-no-eurosat-em-apenas-6-anos/
e o ordenado minimo 466,23 EUR ainda vao ter trabalhar muito para chegar ate portugal lambe botas
Normal, chegas a Bucarestee até ficas contente com a vida e entretenimento daquilo, mas quando começas a ver tubos de gás instalados exteriormente nas casas, postes de eletricidade e comunicação com 300 mil fios, deficientes motores a ter que andar no meio das estradas.. vais pensar.. ” quero o meu portugal ” 🙁
Portugal é verdade que devia de repensar na sua economia e que produto podia fabricar para ser mais competitivo, mas qualidade de vida dá 10 mil a zero à romenia
A DACIA não pode falar muito, nomeadamente no que respeita ao seu VE, já que é um veículo importado da China com o logo DACIA.
É ao contrário… a Dacia está a exportar o Spring para a China e lá metem-lhe um novo logo.
https://www.arenaev.com/dongfeng_ev_ex1_pro_is_a_chinese_dacia_spring_starts_at_7800-news-790.php
Ao menos podias ter lido o artigo e saberias que têm fábricas em Marrocos e na Roménia
Sim, têm. Mas o SPRING é chinês.
É produzido na China, tal como tens Teslas e BMW produzidos lá e nem por isso dizes que os BMW são chineses…
Então, em que ficas? É exportado para a China, ou é produzido na China pela DACIA? É que não é a mesma coisa! É um veículo chinês (DONGFENG), que a RENAULT/DACIA importam e colocam os logos para diferentes mercados. Por exemplo, o DUSTER, na Europa é comercializado como DACIA, na América do Sul é conhecido como RENAULT.
Então os iphones tambem são chineses ? Então é tudo chines ahah
Exactamente. A concepção é dos imperialistas, a produção é dos chineses. E entra no mercado europeu como produto chinês para efeitos aduaneiros.
Parece-me que a Dacia vai ser dos poucos a subreviver à Tesla e aos Chineses!
Vamos ver, quando andares montado no “xinês” e cair a bateria, corres logo para a Mercedes 🙂
O meu receio em relação ao carros Chineses é que estamos mais perto de um embargo económico a China que outra coisa qualquer, imagina o que é teres o carro com um problema que o impeça de circular e por causa de um embargo não pode ser reparado.
Já temos motas Chinesas que aparentam bastante qualidade, nomeadamente a CFMOTO, as motas têm bom aspeto se taparmos o logotipo ficamos sem realmente saber qual a marca, mas ainda falta a parte que vele muito €€€, e fiabilidade com o passar dos anos, como já temos com as Japonesas e Europeias
Para já é praticamente a única a produzir carros ao alcance da classe média assalariada.
A DACIA que se concente é em lançar o novo Duster e o Bigster por um preço competitivo! O Cliente DACIA quer uma carro/suv acessivel, fiável e com um design decente… Teem a Renault para Electricos e como marca mais “premium”, comparativamente à DACIA claro.
Está na altura de osntugas produzirem um carro elétrico nosso, temos capacidade para isso. Eu lembro-me bem dos UMM, e até eram razoáveis, portanto porque não construir um elétrico?
https ://tek.sapo.pt/multimedia/artigos/veiculo-eletrico-modular-da-tuga-innovations-tem-adn-portugues-a-comecar-pelo-nome
É tabu. Já nos anos 50 um secretário de estado da indústria decretou que Portugal não podia ter indústria automóvel própria e desde então nunca produziu um único carro de série com tecnologia portuguesa. Nem o UMM, que produzia sob licença francesa, e a Portaro, que montava um 4X4 romeno.
Ah, e Portugal é de longe o país mais rasca da Europa ocidental. No dia em que tivesse uma marca própria de carros corria o risco de perder esse galardão.
Lá se vai a indústria automóvel europeia, com a exceção da Alemanha. Esses são inteligentes! O resto (para quem tem neurónios), percebe porquê!
Podiam era reparar as avarias nos turbos defeituosos que venderam e continuam a vender e nem reparação tem.
Depois quando as vendas caem a culpa é dos chineses.
Oxalá que os preços baixem, para carros eléctricos, e que continuem a incentivo fiscal, para a oferta seja maior. Seja em que marca for. Com o conceito :
“Um carro eléctrico para todos nós”
Se é chinês ou não, pouco importa. Quero é ver mais progresso.
Os china irá controlar o mundo já nas próximas décadas. O pessoal compra só chinocas…
Já ouço essa há mais de 40 anos ahah a gente só os usa pela mão de obra barata produzem tudo barato e assim podem continuar a ser os fantochas da europa a pensar que algum dia vão ser alguém deixa estar que se alguma dia pensarem nisso os EUA mete-os no sitio
Pode ser que seja desta que a VW consiga novamente criar um carro do povo, com o ID. 2all, já que o novo Beetle era apenas acessível à classe média/alta… A ver vamos… https://www.volkswagen.pt/mobilidade-eletrica-e-id/prototipos-carros-eletricos/o-novo-id-2all