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Elétricos já estão a fazer vítimas. Mitsubishi é a primeira fabricante japonesa a cair

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Realista says:

    Não há volta a dar… O futuro é elétrico.

    • Mário says:

      Pois é… Mas em casos como o meu não é só o carro elétrico… É ter que gastar quase 5000€ a reformular toda a instalação elétrica da casa para receber um elétrico. Além de 1000€ que a Eredes me quer cobrar a título de “com

      • Daniel says:

        Não sei que raio de instalação está a pensar fazer, mas um carregador lento de usar em casa usa no máximo até 16A. Vários até devem dar para regular para menos. A não ser que esteja a pensar num carregador trifásico. A e-redes nao consegue garantir potencia contratada de 6,9KVA? Parece-me suficiente para o carro mais casa.

        • Mario says:

          Consegue garantir enquanto o PT da área não dispara, nomeadamente em dias de mais calor e/ou no inverno.
          Carregamento lento com a minha vida não dá, muitas vezes é chegar a casa ás 00h e arrancar ás 6h .

          • Filipe says:

            é como o telemovel… nao deixe chegar aos 0%, vai carregando um pouco todas as vezes que está ma garagem

          • PTO says:

            Como se a facilidade com que se carrega um telemóvel seja aplicável ao carregamento de um carro elétrico.
            É só sugestões idiotas.

          • JL says:

            Nalgumas situações até é mais facil, pois os carros trazem quase sempre o cabo, coisa que nem sempre acontece com o telemovel.

            Idiotas não, não são do seus interesses.

          • Joaquim says:

            Importa saber quantos quilómetros faz por dia. Primeiro duvido que todos os dias chegue a casa às 0h e saia às 6h, deve ser esporádico, senão nem tinha tempo de andar aqui a escrever comentários porque ia ter o fim-de-semana ocupado com o que não consegue fazer durante a semana.

            Mas nesse período de apenas 6 horas um carregamento lento a 16A é suficiente para aumentar a autonomia em 130km (ou mais, se for um carro mais eficiente).

            E esses 5000€ são para o quê? Vai meter painéis solares e armazenar o excedente em baterias? Vai partir a casa toda para meter fiação que permita colocar um carregador rápido de 50kW em casa?

            Toda a sua história cheira a esturro. Faz-me lembrar uma pessoa de outras andanças num fórum muito conhecido nacional que só colocava entraves nos carros eléctricos, desde carregamento a autonomia a preço, depois comprou um e passou a ser um defensor acérrimo destes.

            Não percebo a satisfação pessoal que vir espalhar mentiras para a internet, mas continue.

          • Yamahia says:

            @JL qual é o telemóvel que não traz cabo?

          • JL says:

            Nenhum.

            Vem na caixa, mas não anda com ele, ou anda, o meu carro tem o lugar para cabo dentro dele.

          • P says:

            O futuro nunca passará pelos eléctricos, mas sim a transição o futuro será hidrogênio.
            Não estou a ver quem quer pagar o financiamento da colocação pelo subsolo de cablagem para que todos tenham acesso a uma tomada ou a fios pendurados nos prédios ou mais cablagem de alta voltagem a passar em cima das suas cabeças, eu não quero.

          • JL says:

            Mais alguém que defende aquilo que não conhece, então esses não são eléctricos na mesma.

            E quem vai pagar a colocação desses mesmos cabos, 5x mais grossos para alimentar a produção de hidrogénio ? E toda a infra-estrutura 1000x mais cara ?

          • Realista says:

            Numa tomada normal, 3.7kwh*6horas = 22kw

            No meu carro, carregar 6 horas, dava-lhe para 200km.

          • Yamahia says:

            Há tempos vi um caso de um rapaz que saiu aqui da zona, carregou para os lados do Pedrogão e foi dormir a casa da família mais a norte.
            Tinha lá 1 ficha onde carregou a 16 amperes durante o fim de semana todo. Condição para ter bateria cheia para o regresso.
            Ou seja, durante todo o fim ou andou a pé ou então à pendura.
            Para mim não dava mas pelos vistos para ele deu e até ficou contente. Eheh

          • JL says:

            Mais uma inventada.

            De Lisboa a Pedrogão são 165 kms, para carregar, qualquer carrro faz isso com menos de 10 horas carga.

            Para passar o fim de semana a carregar a 16 amperes tinha de ter um carro com 48*3.7 = 177 kwh.

            Então que carro é esse ?

          • JL says:

            Ele já vendeu o carro ? é que vale sempre alguma coisa.

            Estou a pensar entrar neste negócio: “não presta, não gosta, boa, vale tanto”.

            LOOOOL

          • Yamahia says:

            Como disse parece que anda contente. Em principio não lho vai vender. Enfim expectativas de utilização, não se importar de andar limitado etc, nada contra eheh
            Fui rever a história e os carregamentos que tem (tinha) à disposição era 6A tanto em casa dele como na como nos familiares. A viajem para cima era 240 km, saiu com autonomia para 350 no entanto como andou acima dos 120 teve que dar uma patanisca na bateria em Alvaiázere (e não Pedrogão).

            Portanto erros meus (Pedrogão e 16A)que falei de memória.

            O carro é um Kauai 39kw .

            Outro lapso meu…O carregamento na casa dos familiares não deu para sair com a bateria cheia como tinha dito. Saiu a 80% e teve que fazer 2 carregamentos fora para enfrentar os 240 kms de regresso. Um em Vila Nova de Poiares e outro no mesmo Alvaiázere.
            Seria dramático para mim , mas ele gosta assim. Há gente para tudo. Mais um caso de paciência de chinês para operar um elektro looolooolool

          • JL says:

            Portanto como viu que tinha inventado muito, agora inventou outra para ver se bate certo, portanto agora as casas de férias também têm 6 amperes de potência.loool

            Ainda assim, dava para carregar o kauai 2 vezes.

            Ah quem goste de andar super limitado, ainda mais quando temos outras pessoas que se preocupam mais que nós. Looooooool

            Isto é mais divertido que ir ao cinema.

          • Yamahia says:

            Vc se quiser encontra a história.
            Já lhe deixei ai 2 ou 3 comandos que um qq motor de busca encontra-lhe o resto da história!

          • JL says:

            Ena, contada de quantas maneiras ? Aqui já vai em 2 ou 3.

            Está à espera que o ditado se faça cumprir ? Uma mentira contada 20x torna-se verdade ?

          • Realista says:

            6A a 230v são 1.32kWh.

            1.32kwh*24 horas são 31.68kWh…

            Se chegasse no Sábado às 14 horas e saísse Domingo às 14 horas tinha o carro com mais de 80% da bateria novamente.

            Algo não bate certo nessa história ou houve outras condicionantes que estas a omitir.

    • Mário says:

      Além de 1000€ que a Eredes me quer cobrar a título de “comparticipação no reforço da rede de distribuição”

    • Sónia says:

      Estás completamente enganado. Os veiculos eléctricos já chegaram tarde ao mercado e já tinham morte anunciada logo após o seu lançamento

    • Yamahia says:

      A Samsung tb fechou na China e ainda anda aí.
      https ://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n147352/samsung-fecha-ultima-fabrica-na-china.html

    • André says:

      Vejam o números em absoluto e depois tirem as conclusões. Um aumenta 50% os outros reduzem 7% de quantos vendidos? No fim acabou por ser vendidos mais carros a gasolina que elétricos. E a queda nem foi nada. Significa que alguém deixou de comprar. A magia da matemática.5

  2. Toni da Adega says:

    O mercado é assim ou as marcas de adaptam ou começam a cair. Andar constantemente a perder tempo com comunicados em vez de lançarem novos produtos.

  3. Francisco says:

    À medida que forem faltando carros com motor de combustão interna no mercado e comece a aceleração na produção de elétricos, eu quero ver como vão resolver o problema do carregamento nas cidades onde as pessoas moram em apartamentos e não em moradias com garagem como alguns falam aqui. Para aquelas pessoas que utilizam o carro diariamente vai ser um problema ter onde carregá-los. Só havendo um carregador em cada espaço de estacionamento! (o que financeiramente é impensável) porque não estou a ver as pessoas levantarem-se a meio da noite para vir trocar os carros dos carregadores comuns a todos os utilizadores. Estou curioso para ver como vão resolver a situação…

    • JL says:

      Onde é que deixam os carros ? Nessa altura podem ter muitos mais carregadores, já que não há o problema de terem carros a combustão a ocupar o lugar.

      • PTO says:

        Sim, sim, vão instalar um carregador em cada lugar de estacionamento à volta de TODOS os prédios e casas sem garagem, nas cidades e arredores. E em TODO o país.
        És um inocente!

        • JL says:

          Porque não ? até nos postos da luz já existem, vá a Qeijas que já existem.

          • Joaquim Sobreiro says:

            Podem ficar localizados nos “postos de luz” ou em qualquer outro lugar. O que não é possível é utilizar a rede de iluminação pública como fonte de energia para carregamento

          • JL says:

            Nao é o mesmo circuito, mas estão lá e já se usa noutros países também.

        • Realista says:

          https: //observador.pt/2022/11/06/a-melhor-forma-de-recarregar-electricos-e-atraves-dos-postes-de-iluminacao/

          • Realista says:

            (…) E, de acordo com a câmara londrina, há cerca de 4000 pontos de carga à disposição dos habitantes da capital instalados em postes de iluminação, existindo mais de 300.000 candeeiros de rua capazes de ser utilizados como base para recarregar veículos elétricos, com um custo mais acessível e com menor impacto carbónico.”

      • Manuel da Rocha says:

        Difícil e super super caro, para além dos seguros serem valores gigantescos.
        No prédio onde resido, foi pedido um orçamento para colocar painéis solares no topo e ter 43 carregadores nos estacionamentos em frente ao edifício, ao ar livre, numa praceta. O valor é acima de 2 milhões de euros!!! Mais de 50000 euros por apartamento, sem contar com o automóvel. Além disso, um seguro anual, para 10 carregadores (foi o único que nos deu a simulação), são 11200 euros anuais. Com esses valores, vale mais os fósseis.

        • JL says:

          Ena, agora já é acima de 2 milhões ??? foi de 80 mil, chegou a ser de 180 mil, depois passou a 800 mil, e agora 2 milhões, é só esperar mais uns meses e está nos 10 milhões, e mais um ano, até custa mais que o predio.

          Seguro para carregadores ? não vá ele conduzir sem oculos.

          LOOOOOOOOOOOOOOOOL

          Com cada mentira que até mete medo.

      • Yamahia says:

        Quem anda a o ocupar os lugares de estacionamento são os do ideal elektro. A maior parte do dia lugares ocupados por carregadores sem NG a carregar nem os outros a poderem estacionar. Ou seja a verdadeira acepção do velho ditado… “não f… nem saiem de cima”

        • JL says:

          Então afinal dizem que não há carregadores, agora já os há sem ninguém ?

          Você decida-se, cada dia tem uma conversa diferente.

          • Yamahia says:

            Há horas mortas que não têm ninguém, como em tudo na vida. Qd a maralha chega do trabalho é um ver se te avias. E a maior parte não se avia pq aquilo é lento.
            Pelo menos aqui no meu bairro é assim.

          • JL says:

            Entao essa hora é diferente em quê dos lugares que não são postos de carga ?

        • Toni da Adega says:

          Pensei que estavam todos cheios e filas de 3h há espera

          • Yamahia says:

            Há períodos que é assim. No entanto nos bairros não vale a pena fazer fila pq são lentos. Os 1⁰s a chegar do trabalho já não largam o osso.

          • JL says:

            Largam depois de carregar, senão pagam aqueles valores que você gosta.

          • Yamahia says:

            No meu bairro um i-Pace demora cerca de 24 horas. Já lhe mostrei. Claro que o suposto dono não iria largar o osso enquanto o bicho não estivesse carregado. Dava para para dormir, almoçar, jantar etc e depois seguir de fds, mas só de um dia eheheh

          • JL says:

            Ja lhe disse que esses postos de 3.7 são um achado.

            Por isso mesmo pagam valores exorbitantes, não sabem escolher, são iguais a você, fazem tudo para pagar, só gasóleo é que conseguem a preços incríveis. Loool

    • Filipe says:

      vao chegar a conclusão que se calhar seria boa ideia espelhar paineis fotovoltaicos la em cima nos predios para ajudar. Até predios novos sobretudo de luxo deveria ser obrigatorio ter que instalar paineis fotovolaticos.

      • Manuel da Rocha says:

        Iluminação exterior já é obrigatório há mais de 10 anos. O problema é que que os painéis é o mais barato. Montar carregadores, onde não há garagens individuais, tem valores muito altos e os seguros são impossíveis para a maioria dos locais. Pagar 180 euros mensais de condomínio, só por causa dos seguros dos carregadores externos, é fora do alcance de 90% da população portuguesa.

    • Rotiv says:

      sabe que a grande maioria dos carros elétricos tem carregamento programado certo?

    • another Gmail user says:

      Talvez consigam resolver a questão. O problema é em quanto tempo. A malta que exige o fim dos motores a combustão interna até 2030 ou 35 (e alguns líricos que fecham escolas até falam bem antes de 2030). Já que exigem e lutam tanto para acabar com os motores a combustão interna, podiam propor soluções técnicas para levar as densidade energética das baterias (que desde 1991 passou de 80 Wh/kg para 300 Wh/kg) para os mesmos níveis dos combustíveis fósseis -12.700 Wh/kg Diesel, 12.200Wh/kg Gasolina em 10 anos.
      Por outro lado, deveriam calcular quantos kg de Diesel e gasolina consome por dia, semana, mês, etc, o parque automóvel Europeu – ou mundial se quiserem, englobando ligeiros e pesados de passageiros, mercadorias, equipamentos agrícolas, de mineração, etc. Ou então fiquem-se só pelo parque automóvel (deixamos de fora também a aviação e a marinha mercante). Dizia eu. calculem esse consumo e depois digam quantos Wh são. E, esses Wh são passados a energia térmica e depois a mecânica, com uma eficiência entre os 30% e 41% para o ciclo Diesel – os motores a Diesel e entre 20% e 37,7% para o ciclo Otto -os motores a Gasolina. Os motores eléctricos podem ter eficiências até 95%. Vamos considerar a média dos motores de combustão interna como sendo de 30%. E a dos eléctricos de 90%. Assim, estes, para produzirem a mesma energia mecânica, precisaram de 1/3 da energia daqueles. Os idealistas irrealistas, devem explicar como injectamos na rede eléctrica esta quantidade de energia que equivalente à dos combustíveis fósseis. Queimamos os fósseis em centrais termoeléctricas? Forramos todos os desertos do planeta com painéis fotovoltaicos, aproveitando que não é noite em todos eles ao mesmo tempo? E reconstruimos a rede eléctrica globalmente para suportar o acréscimo de carga, claro.
      Pois bem, faço uma sugestão. Lutem e manifestem-se sempre, mais não seja para alertar consciências. E estudem muito matemática, física, química e engenharia que se suporta nestas e noutras disciplinas, para acelerarmos o desenvolvimento da fusão nuclear controlada (ver ITER) e o desenvolvimento de materiais supercondutores à temperatura ambiente.
      Era juntar a fome com a vontade de comer e tinhamos o problema resolvido. Duvido que seja antes de 2035.

      • JL says:

        Quanto tempo ? nenhum tempo, até porque já existe.

        Ninguém anda a pedir o fim dos motores a combustão, isso é uma coisa dos seus macaquinhos.

        A gasolina desde sempre que tem essa densidade energética, não entendi o que quer dizer com aumento.

        Curioso todo esse exemplo da eficiência, mas olhe que na Europa se todos fossem electricos, isto falando apenas de carros ligeiros e ligeiros de mercadorias, o consumo de eletricidade aumentava 15%, posso deixar o relatório se quiser, agora não tenho aqui, mas posso postar depois o link. No entanto é curioso porque vejo muita gente a defender soluções que passa por usar eletricidade para produzir combustíveis para serem usados em motores que aproveitam apenas os 30 % que diz. Sabe bem aquilo que me refiro.

        Como injectamos ? temos de aumentar a produção a esse nivel, lembro que desde 2009 a 2016 Portugal aumentou 21%.

        E não, não é antes de 2035, nem está nada previsto nem legislado para isso ? onde viu que em 2035 acabam os motores a combustão ? isso é uma ideia errada que circula muito por ai.

    • R says:

      Vou lhe explicar. Cidades compactas ou cidades de 15min. E não, muita gente não terá carro.. É por amor, não se esqueça.

  4. Vitor Franco says:

    Ainda não estou convencido que seja o futuro. Não polui depois de rolar, e antes? LER:/Users/vitorfranco/Desktop/IMG_1595.JPG

    • Tekman says:

      Claro que polui enquanto “rola”, porque a energia elétrica não aparece espontaneamente e a sua produção implica alguma poluição.
      O que se pode afirmar é que o veículo elétrico não emite gases diretamente.

      • JL says:

        Até nos poluímos, emitimos CO2.

        Mas esta malta gosta muito de inventar que não, para eles é muito difícil ou então fazem-o por embirração entender o que quer dizer zero emissões.

  5. Vitor Franco says:

    O que eu queria mostrar, é o seguinte:
    A bateria de um carros eléctrico pesa cerca de 500 kgs. Para fazer uma bateria de um carro, 10 toneladas de sal devem ser processadas para lítio, 15 toneladas de minério para cobalto, 2 toneladas de minério para cobre. Um total de 200 toneladas de solo estão a ser escavadas para uma única bateria. Por isso, pense antes de comprar.

  6. JL says:

    Japoneses já são há muito conhecidos por serem teimosos….

  7. Johnny says:

    É a maluqueira dos electricos … as pessoas sao mesmo de modas. O futuro nao passará pelo electrico, mas é simplesmente uma tecnologia de passagem para algo mais. De qq forma o motor a combustao está longe de falecer.

    • JL says:

      É a maluqueira dos a combustão, sempre na moda.

      O futuro não passará pelas lâmpadas incandescentes, ah espera, estas já se foram.

      Está longe de falecer, para algumas marcas que ainda não anunciaram o seu fim. Lol.

    • PTO says:

      Daqui a 20 anos uma grande maioria dos carros ainda vai ser a combustão e nessa altura o futuro ecológico da mobilidade automóvel já não vai ser os elétricos.

      • JL says:

        Não, vão ser a unoptanium. LOOOL

        Mais um que foi ao futuro e voltou, já viu, o futuro nem vai ser transporte nem carros, mas sim teletransporte.

      • Grunho says:

        Se o futuro ecológico da mobilidade automóvel não for os elétricos vai ser a pedais. E é uma hipótese a levar a sério. Um velomobile com assistência eléctrica (espécie de triciclo deitado com carenagem aerodinâmica fechada) gasta 100X menos que um carro eléctrico.

    • Carlos Miguel says:

      Ora nem mais, concordo totalmente. Sem dúvida… que é a moda dos carros elétricos, bicicleta elétrica, etc. é a mobilidade elétrica incentivada pelo governo para diminuir o CO2 sobretudo nas cidades. Mas por outro lado, muitas das habitações nas nossas cidades, continuam com o tradicional esquentador a gaz e o aquecimento central a gasóleo… até parece que estes não poluem o ambiente e nem produzem CO2… enfim, este governo quere-nos atirar areia para os olhos!

  8. J. C. Lopes says:

    Antes, todos poluem.

    • JL says:

      uns mais e outros menos.

        • JL says:

          Onde fala na poluição ?

          • another Gmail user says:

            Em lado nenhum, só diz que gasta muita água tal como outras actividades mineiras. E quando as escavadoras e demais equipamento forem todos eléctricos alimentados a partir de produção hídrica, fotovoltaica e eólica, então a produção de lítio será limpinha limpinha. Até lá terá apenas pequenos inconvenientes como os aqui descritos: (no primeiro link pode poupar tempo e saltar logo para o 6º§:
            https://aeaveiro.pt/geral/litio-o-metal-que-traz-solucoes-problematicas/
            https://www.rtp.pt/noticias/mundo/litio-uma-solucao-ou-uma-ameaca-ambiental_n1441087
            E aproveitando o seu conhecimento sobre carros eléctricos, carregamentos e baterias (o meu é muito escasso, ainda tenho um maldito carro a combustível fóssil, vou passar para um hibrido brevemente), como tem sido a reciclagem/recuperação do lítio nas baterias usadas e descartadas?

          • JL says:

            Para se explorar petroleo também se usa ( não é gasta) muita água.

            Certo, mas tem de entender que o lítio não se queima em camaras de combustão, pode ser usado eternamente.

            Sobre reciclagem existem já vários avanços. no entanto como não existem baterias para reciclar, ainda é cedo para isso.

            Cá em Portugal tem uma em construção no norte e outro grande projeto a crescer para reciclagem pela DST.

            Fora isso existem outras, como a Dusenfeld, Li-cycle, RedWoodMaterials, Northvolt.

            Para já não existem destas baterias de niquel (os carros não usam baterias comuns de litio) descartadas, são usadas em projectos de segunda vida, como baterias estacionarias.

          • another Gmail user says:

            Ok. Obrigado pelo esclarecimento. Portanto presumo que as 21.000.000.000 de toneladas de lítio disponíveis chegam e sobram, uma vez que o lítio pode ser usado eternamente, consegue portanto ser integralmente recuperado das baterias usadas e voltar a ser incorporado no fabrico de baterias novas. Isto é uma boa notícia.
            Quanto ao uso da água, calculo que não se gastando nenhuma é porque também a recuperam a 100%. Não é como o oxigénio nos motores a combustão, em que ele é usado para se ligar a outros átomos. Não desaparece, senão ia preso por violar a lei de Lavoisier. O diabo é que é difícil depois separá-lo dos outros átomos e isso custa dinheiro, tal como recuperar toda a água usada na exploração do lítio. Bolas, não há nada perfeito. e o dinheiro é que manda nisto tudo, e paga bem ao políticos para manterem o lobby dos fósseis (estou a fala a sério).
            Também quero agradecer ao JL ter-me confirmado uma leve suspeita que eu tinha: que as baterias de lítio não eram uma central termoeléctrica em miniatura onde se dava uma combustão, vulgo queima, em que o eléctrodo de lítio era o combustível e o Exafluorofosfato de lítio era o comburente em vez de ser o electrólito mais comum neste tipo de baterias. Tal como o Deuterídio de Lítio é usado como combustível nos dispositivos Teller-Ulam, ou seja dispositivos fissão-fusão-fissão, vulgo bomba termonuclear.

          • JL says:

            A água é agua, não se perde, ou evapora ou fica nas piscinas.

            O oxigénio perde-se, já que passa a ser outro elemento.

            Por acaso não são 21.000.000.000 , mas sim cerca de 80.000.000 toneladas.

    • Carlos Miguel says:

      E o esquentador a gaz e o aquecimento central da casa (a queimar gasóleo de aquecimento)… também polui.

      • JL says:

        Quem é que usa gasóleo de aquecimento para aquecer a casa ? O meu irmão tinha e era um custo absurdo, converteu a mesma máquina para pellets e acrescentou painéis solares.

  9. Manuel da Rocha says:

    No caso da Mitsubishi, a razão para o encerramento da fábrica chinesa, não teve nada a haver com o mercado. 92,4% da produção, de 2021, foram vendida para… a Rússia. Devido ao embargo russo ao Japão, por causa das ilhas a norte, a fábrica chinesa vendia os carros para os russos, ajudada por acordos transfronteiriços. Com o embargo à Rússia, essas vendas passaram a zero. Além disso, então entram os 183000 milhões de dólares, que a China está a gastar em ajudas aos carros eléctricos. Também aí quando se vir uma redução dos valores (na China é possível adquirir um Tesla Y por 11000 euros, graças a ajudas governamentais) muitas empresas vão desaparecer ou ver a produção despenhar-se.

  10. Miguel says:

    Carros elétricos?
    É uma tecnologia de transição…
    Basicamente … não tem grande futuro.
    Pouca autonomia. Dificuldade no carregamento. Mais caros. Abastecimentos lentos e com dificuldades diversas. O preço não é apresentado ao cliente no final do carregamento. É preciso andar com n cabos…
    Explodem.
    Perdem energia com tempo muito frio…

    A exploração de lítio écuma desgraça ambiental e humana…

    Querem o quê?

    • JL says:

      É a tecnologia de transição para….. os electricos, não existem outros.

      Então quais são os novos e quanto mais baratos são, assim ficamos a saber o quanto está a inventar.

      É apresentado, nunca o viu, até está escrito no posto.

      Tal como os a combustão perdem energia com tempo quente, já agora quais são as novas tecnologias que não perdem ?

      É uma desgraça ? onde ? quais são as novas tecnologias que não dependem dele ?

      Queremos que sejam verdadeiros e conhecedores das tecnologias.

    • Yes says:

      Sim, claro que quando não se concorda e’ fácil arranjar argumentos. Nestes casos o rolo compressor (realidade) funciona.

    • Carved says:

      A Toyota já está com um projeto de bateria que terá 1000km de autonomia (eles dizem 1500km mas eu já estou a jogar por baixo), se tudo correr bem em cerca de 2 aninhos já estará à venda

  11. Carlos Miguel says:

    Carros elétricos? Para resolver o quê? Para termos mais área desflorestada destinada a paneis solares para produzir eletricidade? E com isto, mais desflorestação, pois claro!! E é assim que os carros elétricos ainda nos são “atirados para os olhos” como sendo o grande “milagre” para resolver a poluição e as alterações climáticas… tudo mentira!! É evidente que não será por aqui que está solução para termos um melhor clima e ambiente! A solução mundial, para travar ou mitigar as alterações climáticas, passa urgentemente, por travar a fundo a desflorestação no planeta e aumentar ainda mais, a área florestal e os espaços verdes nas cidades, vilas e aldeias. Porque precisamos das árvores, para podermos respirar oxigénio e para que elas possam ajudar a fazer o ciclo da água.
    Por outro lado, é preciso acabar com as industrias mais poluentes, e os estados devem incentivar as pessoas a trocar os seus carros com mais de 20 anos (carros muito poluentes), por carros mais recentes mesmo sendo de combustão (menos de 4 anos) de baixa cilindrada. Em Portugal, o parque automóvel é uma desgraça, muito poluente, pois o parque automóvel tem quase 30% dos veículos com mais de 20 anos… E disto não fala o governo, porque será ?

  12. Coutinho says:

    Carro elétrico é uma fraude não vale nem a metade dos preços cobrados hoje, e suas baterias que depois são descartáveis que causam mais poluição, e sem falar que pegam fogo e explodem, imaginem o risco de esse carro pegar fogo dentro da garagem da sua casa a noite quando você estiver dormindo.

  13. Hugo Pereira says:

    Boa tarde. Após ler estes comentários verifico que há muito desconhecimento sobre o carregamento de veículos eléctricos. Fiquem a saber que é obrigatório, desde 2021 (portaria 138-I/2021), em todos os estacionamentos que 20% dos lugares estejas equipados com as infraestruturas necessárias para o carregamento eléctrico.
    Para quem está a pensar instalar as suas habitações com estes sistemas, aconselho a consultar uma empresa de projecto e não um instalador, pois este último apenas tem para lhe oferecer o que representa, que na maioria das vezes nem é o indicado para a sua habitação.

  14. Naifas says:

    Ora aí estão 2 coisas que não prestam pra nada, eléctricos e chineses!

  15. JL says:

    A minha dúvida é: a rede elétrica tem capacidade para alimentar este aumento exponencial criado pelos veículos elétricos a somar ao resto do consumo diário, tanto doméstico como industrial?
    Não me parece…

  16. Yamahia says:

    “Mitsubishi não ouviu o mercado chinês a pedir carros elétricos?”
    Pelos vistos até ouviu e está explicado no artigo que a sua proposta elétrica, o SUV Airtrek, vendeu apenas 515 unidades.
    Ou seja, ninguém os quis.

    • JL says:

      A mesma cena da vw, tem carros mas sao desfasados da realidade, existem propostas melhores e mais baratas, já muitos tinham alertado, ou acordam ou são comidos.

  17. Jota says:

    …e muitos outros irão cair! A marcas “tradicionais” enquanto não baixarem drasticamente os preço do VE´s, a Tesla e muito brevemente o Xiaomi vão açambarcar tudo!

  18. Paulo Ribeiro says:

    O futuro dos veículos; motos, ligeiros, carga, passageiros, aviões, navios… vão ser feitos para consumirem, a célula de combustível a hidrogénio.

    • JL says:

      Se é o futuro porque é que não é presente ?

      Entao mas a gasolina está barata demais ?

      É que normalmente quem diz estes disparates nem sequer sabe o consumo de um veículo destes e o custo que tem.

  19. efap says:

    creio que temos um problema de poluição para resolver.
    andamos algo distraídos a falar de aquecimento global, mas ele (naturalmente, para quem acredita) é resultado da crescente poluição que produzimos.
    a população mundial cresce exponencialmente e precisamos de fazer mudanças no tipo de consumo.
    qual de vós não circulou, nos últimos dias, atrás dum carro ou mota mais antigos e que se nota o cheiro poluente a entrar pelo nosso carro dentro.
    e a zona do Marquês em Lisboa, que está sempre a ultrapassar os níveis de poluição? seria assim, se todos os veículos, que ali passam, fossem elétricos?
    as mudanças não são fáceis, nunca o foram no passado.
    vai ser difícil mudarmos hábitos que se enraizaram nos últimos 50 anos… quem metia gasolina/gasóleo há 60 anos em Portugal? eram meia dúzia de pessoas/empresas, se compararmos com o número de consumidores de combustível que temos hoje.
    o carro elétrico é a solução para os próximos 30, 40, 50 anos? ninguém sabe.
    será um momento de transição ou está a nascer um génio que aumenta consideravelmente a duração das baterias e da escassez de postos de carregamento?
    não fiquemos agarrados ao passado, até porque Portugal não produz combustíveis fósseis.
    acreditem, o futuro vai existir mesmo que vocês não queiram…

  20. Paulo g. says:

    Enquanto uns discutem os Chineses fazem.
    Estão 10 anos à frente.
    Os Japoneses pararam no tempo e os Europeus também teimosos, a indústria vai pelo cano.
    Os preço do elétrico chinês está quase ao nível do preço do cde combustão, enquanto que na Europa custa o dobro. Daí a concorrência se tornar impossível. E agora estão a produzir com qualidade.

    • Pauloribeiro says:

      O Japão tem 6 nos 10 primeiros.

      Os 100 carros mais vendidos do mundo em 2022
      1. Toyota RAV4 – 1.015.700 unidades
      2. Toyota Corolla – 991.600 unidades
      3. Tesla Model Y – 747.500 unidades
      4. Honda CR-V – 733.300 unidades
      5. Toyota Camry – 673.300 unidades
      6. Toyota Hilux – 632.500 unidades
      7. Nissan Sentra – 566.500 unidades
      8. Toyota Corolla Cross – 530.300 unidades
      9. Ford F-150 – 525.100 unidades
      10. Tesla Model 3 – 482.200 unidades

  21. Peterjust says:

    Mandem esta notícia para a toyota

  22. EEQTR911 says:

    A Mitsubishi já estava morta há muitos anos. Muito poucas vendas na última década.

  23. Santos Lemos says:

    A Mitsubishi já foi. Aliás exceto os jeeps que tiveram algum realce nos anos 70/80 nos automóveis nunca foram grande espingarda pelo menos a nível de design. Por isso não admira que esta marca esteja a morrer…no meu caso não faz falta nenhuma.

  24. Pauloribeiro says:

    A Mitsubishi é uma subsidiária da Nissan e Renault, tem fábricas em vários países. E além disso a Mitsubishi não é só automóveis, tem outros produtos.

  25. Santos Lemos says:

    Temos, temos! E já agora porque não eletrificam os bois e as vaquinhas que são responsáveis pela libertação do gás metano que é 100 vezes mais devastador que o CO2.

  26. Santos Lemos says:

    Já percebi que está no meu encalço! Olhe que sou de 97 não me apetece entrar em diálogo com atrasos. Dê meia volta e desapareça.

  27. Pauloribeiro says:

    A maioria dos indivíduos que compraram Tesla, não é por causa do meio ambiente, é por causa da moda, têm a mania da “americanice” é só por vaidade, com um novo brinquedo e depois, são como as crianças, cansam-se do brinquedo e compram um carro a sério, Mercedes, Audi, WV, Citroen, Peugeot, SEAT, Cupra, Fiat, Renault, Opel…europeu claro, ou não pertencemos à UE.

  28. Pauloribeiro says:

    Como posso ter dor de cotovelo se com a minha experiência de vida atingi o nirvana.

    Eu só compro produtos feitos em Portugal e nos países da UE, porque iria comprar carros americanos? Tenho um Renault Megane e um Citroen Berlingo a combustão.

    E quanto á vaidade e superioridade, alguma vez o dono ao apresentar o carro novo a um amigo falou sobre o meio ambiente? O que fala é sobre o software, a velocidades, o modelo….

    • JL says:

      Dor de cotovelo porque está a dizer que compram por causa da moda e da mania.

      Eles compraram porque precisavam.

      E precisa de falar do ambiente ?

      Comprou um a diesel porquê ?

      Eu tenho painéis solares e não por causa do ambiente.

      Deixem dessas mariquices de rotular as pessoas com pseudo temas.

  29. Pauloribeiro says:

    Não percebo essa, de insistir com a dor de cotovelo! Se me interessasse por carros, como uma maioria dos portugueses, por vaidade, e ostentação, coisas que não ligo patavina, e como o carro para mim é simplesmente um apêndice para as minhas necessidades, basta dizer que conduzo todos os dias há 42 anos, e felizmente podia comprar o tal carro, que me faz “dor de cotovelo”, mas como não compro nada americano, estou farto de publicidade grátis de produtos e pessoas americanas, que enriquecem à nossa custa, e nós da UE, sem tirarmos proveito dessas mais valias.

    Essa de eles compraram porque precisavam, dá me vontade de rir. Então, a maioria já não tinha carros topo de gama?

    Se não comprou por causa do ambiente, comprou porquê?!

    Eu comprei a gasóleo em 2008.

    O que é que tem os painéis a ver com os carros?

    Não me diga que não posso ter liberdade de opinião e de trazer aqui algumas coisas, que a maioria dos portugueses, ainda não atingiu, ainda não chegou a esse patamar.

    • JL says:

      Os teslas sao carros todo de gama desde quando ? O que mais de vende é a o mais barato da tesla.

      O que tem painéis a ver, eu disse o que tinha a ver.

      Eu não disse que não podia ter opinião, tem, o que disse é que a sua opinião é apenas dor de cotovelo e voltou outra vez a referir quando diz que as pessoas compram carros topo de gama.

      Sim, trás a sua opinião de dor de cotovelo.

  30. Pauloribeiro says:

    Um carro de 40 mil euros não é para qualquer português, que anda sempre a choramingar, que a vida está má. Pudera, somos dos maiores consumistas do mundo.
    Se comprou painéis e não foi por causa do meio ambiente, foi para embelezar a casa, porque não vai pagar menos eletricidade, nem fornecendo aos vizinhos.
    Ainda não me elucidou sobre a dor de cotovelo!? Para mim com esses valores são carros topo de gama. Como já disse não dou semelhante dinheiro por vaidade e ostentação.
    Vamos à procura desses brinquedos usados e aparece logo, perto de trezentos veículos, que já não servem, porque alguns de arrependimento, porque pensavam que era outra coisa, propaganda enganosa, outros,por não valer o dinheiro que deram, e outros por já não ser novidade.

    • JL says:

      Não vou pagar menos ? Então paga você por mim, se quiser posso enviar-lhe as várias facturas desde ano, de 5 a 10 euros por mês.

      Exato, é dor de cotovelo porque, aqui fica explicação:

      https://dicionario.priberam.org/dor%20de%20cotovelo

      Você próprio diz que não dá por eles e ainda menospreza quem os tem chamando ostentação e vaidade.

      Encontra em segunda mão quantos ? Que isso tem a ver, agora não podem trocar por outros ? Até parece que o mercado de usado surgiu agora. Olhe o Pisca pisca tem quarenta e tal mil a combustão, portanto tudo pessoal que já não servem, porque alguns de arrependimento, porque pensavam que era outra coisa, propaganda enganosa, outros,por não valer o dinheiro que deram, e outros por já não ser novidade.

      Portanto não há qualquer dúvida que é dor de cotovelo/

      Mas fiquei curioso, se não quer, não pode, não dá , nem gosta, porque se preocupa tanto com eles ?

    • Realista says:

      O português também não compra carros de €40.000 onde a propósito os valores para um série 3 base começam nos €46.000…

      Esperam sim que chegue a €20.000 e com vários km em cima. Sempre foi assim e portanto não entendo a critica aos carros novos.

  31. Pauloribeiro says:

    Menos 5, 10 € por mês?! E se calhar ainda anda a pagar a mensalidade dos painéis!?
    Não vale a pena continuarmos, porque é muito repetitivo, não tem argumentos válidos para me contradizer.
    Digo mais uma vez, que a maioria que compra esse brinquedo, porque está na moda, por vaidade e ostentação e não por causa do meio ambiente. Todos os dias vejo muita publicidade grátis a essa marca, basta ler o título deste artigo.
    Ainda hoje li na SAPO um título da Pplware com nova publicidade a esta marca!
    Até parece que nós da UE a fazer publicidade grátis a produtos americanos, que lucramos muito com Isso!.

    “Dinheiro do rico, cansa a língua do pobre.”

    • JL says:

      Mensalidade dos painéis ? Comprei paguei, qual mensalidade ?

      Repetitivo foi você, e pediu para argumentar eu argumentar e foi o que diz.

      Então prove que é moda.
      Se conhecesse alguma coisa da tesla nao falava de publicidade, porque a tesla não gasta um centavo em publicidade.

      Então quando dizem que foi a toyota que vendeu mais, é publicidade à toyota e como tal também é moda. Ah, e sendo assim também fazemos publicidade a produtos japoneses onde lucramos muito.

      Se esse produtos são fabricados cá na Europa , não lucramos porquê ? Não temos cá europeus a trabalhar nas fábricas e oficinas ? Todos os que trabalham nas oficinas da tesla em Portugal sao todos Portugueses.

      Sim, essa do dinheiro do rico cansa é mais um argumento de dor de cotovelo.

      Mas enfim, dizer que é carro de rico só me deixou mais feliz durante o dia de hoje. Loool

  32. Ricardo says:

    O país que para produzir electricidade queima mais combustível que todos os outros está a virar eléctrico? Parabéns então kk

  33. RRamalho says:

    Carros eléctricos. Brinquedo para malta muito rica, que vive em vivendas ou então com acesso a carregamento de formas criativas.

    Quem viva numa zona de apartamentos sem garagens, faz como se vê alguns “criativos” em Campo de Ourique que têm um Opel Corsa a reservar um lugar ao pé de sua casa para poder carregar o Gadget… errr carro!

    Para já, até podem compensar em €/km, mas há algumas considerações de ordem prática ainda para resolver:
    1) tempo de carregamento
    2) autonomia
    3) segurança – não fazem barulho e já vi demasidas pessoas a apanharem cagassos – isto é um problema…

    Depois há o problema do prazer de condução. Os eléctricos são uma seca do c**alho. Não há coisa mais aborrecida de conduzir. E claro, se se aperta com aquilo, lá arde ainda mais

    Depois

    • JL says:

      Obrigado por me chamar rico, vou ter um dia mais feliz hoje.

      Quem vive em zonas de apartamentos, não tem garagens, não quer carregar noutros sitios, compra a combustão.

      Quanto ás considerações, tendo em conta que quem mais os tem onde carregar, o primeiro ponto não interessa, porque nunca viu ninguém a carregar e a ficar lá a segurar o cabo.

      Autonomia ? normalmente critica este ponto quem abastece o carro com 20 euros…..

      Fazem barulho sim, a maioria deles têm sistemas de alerta enquanto quando andam a menos de 30 kmh, a partir dai os pneus são mais audiveis. Mas há mortes e feridos devido a isso ? E se for um hibrido que vai com o motor desligado ? ou um gasolina ? também faz barulho ?

      São uma seca ? então qual conduziu ?

      • RRamalho says:

        Adoro estas pessoas com a mania da superioridade moral… enfim.

        A maneira como desvaloriza a maioria da população das grandes cidades, que não tem garagem e vive em apartamentos mostra bem o quão tendencioso é. Mas adiante. Essa maioria irá continuar a combustão porque não tem outra hipótese. Simplesmente o gadget eléctrico não é viável.

        A autonomia é um problema, dado o tempo que estes carros a pilhas demoram a carregar. Mesmo com os super hiper mega carregadores nunca demora menos de 20 min para ter 80% da carga. Isto assumindo que há lugar para carregar quando se chega ao ponto de carga, o que pode não ser verdade. Aumenta os tempos de viagem, obriga a andar com planeamentos de viagem e sempre com a “calculadora” na mão para saber onde há pontos de carga e afins. Há quem não se importe, mas eu importo.

        Quanto à questão do barulho, continue a meter a cabeça na areia… eu ando num híbrido há 10 anos e sei bem o cagasso que já preguei a muita gente, mas adiante.

        Quanto à seca que são e os que já conduzi: dos Tesla falta-me o Y, são todos booooring. Travam mal. Os Zoe são uma seca e com um comportamento horrendo, e travões sub-dimensionados. O KIA EV6 gostei com um comportamento saudável mas pesado que dói… acho que me estou a esquecer de uns tantos com toda a certeza.

        Ainda falta comer muita sopa para competir com máquinas a sério.

        • JL says:

          Quem desvaloriza é você, tanto que até chama brinquedo ao carro dos outros, e ainda diz que têm de comer sopa para competir com máquinas a sério, e ainda menospreza chamado carros pilhas, já devia saber que esses nem sequer existem cá.

          Desvaloriza porquê ? eu até disse quem não tem condições não compra, desvalorizei onde ?

          Problema porque ? eu não nenhum problema com isso, conhece alguém que tenha ? Demoram a carregar ? aposto consigo um tesla à sua escolha como perco menos tempo que você durante um ano para carregar o carro do que você para abastecer, e faço mais kms por ano que a grande parte das pessoas, mesmo em ano de pandemia passei os 30 mil.

          Se para si importa o tempo, não compre, agora por você não querer e embirrar mais ninguém os pode ter, temos de seguir a sua carneirada ?

          Ah agora os híbridos também já são problema, então e os a gasolina não ?

          Ah sim, então o tesla model S de 2015 de que lado está a manete do cruise control ?

          O que são máquinas a sério ?

    • Yamahia says:

      @RRamalho
      “Quem viva numa zona de apartamentos sem garagens, faz como se vê alguns “criativos” em Campo de Ourique que têm um Opel Corsa a reservar um lugar ao pé de sua casa para poder carregar o Gadget… errr carro!”
      Sempre pode por a carregar no carregador lá do bairro e chamar o Uber para voltar para casa.
      No dia seguinte chama novamente o Uber para ir buscar o carro já carregado. Simples looolooolool

  34. Pauloribeiro says:

    “Perto de 675 milhões de pessoas em todo o mundo vivem sem eletricidade! ”

    “Tesla toma atitude polêmica para carros usados e revolta proprietários.”

    Reclamações Tesla-

    -Não cumprimento com garantia.

    -Tenho carro novo pago, parado há 2 meses na garagem, por falta do documento único.

    -Mau atendimento.

    -Pedido de devolução -carro novo com muitos defeitos.

    -Impossível contactar

    -Falta de peças.


    Perto de 675 milhões de pessoas em todo o mundo vivem sem eletricidade!

    Tesla toma atitude polêmica para carros usados e revolta proprietários.

    Reclamações Tesla-

    -Não cumprimento com garantia.

    -Tenho carro novo pago, parado há 2 meses na garagem, por falta do documento único.

    -Mau atendimento.

    -Pedido de devolução -carro novo com muitos defeitos.

    -Impossível contactar

    -Falta de peças.

    • JL says:

      E quantas dessas têm carro ?

      Olha, parece que a opel não é diferente:

      https://portaldaqueixa.com/search/complaints/?q=opel%20garantia

      • Pauloribeiro says:

        Que absurdo.
        Vivem na pobreza, não têm luz e nós, os supremacistas ocidentais, não nos importamos, o que queremos é mostrar o novo brinquedo, que consume energia elétrica!
        Um carro novo já com tantos problemas? É evidente que uma empresa que não é especializada em veículos automóveis, dê vários problemas.

        • JL says:

          Mas têm carros ou não ? sempre podem ligar a luz à bateria do carro.

          Você quer mostrar o novo brinquedo ? sim acredito que sim, tanto que lhe faz muita publicidade.

          Os opel com tantos problemas ? sim alguns, eu tive 2, sei bem de alguns problemas que eles têm.

          Então e se for energia elétrica produzida por fontes de petróleo ? já está tudo bem ?

  35. 3diamantes says:

    Era de prever. A Mistubishi é uma marca morta. Já tive uma Grandis com motor VAG. Pior carro que tive, pior pós venda , etc. Agora é tudo Renault, até a chapa…. Para isso compra-se grupo Renault, a rede de concessionárias já está habituada a resolver problemas,os da Mitsubishi só são bons para mudar óleo e filtros …

    • Pauloribeiro says:

      A MITSUBISHI VOLTA A APRESENTAR LUCROS
      “A Mitsubishi voltou aos lucros e o grande responsável é o Mitsubishi Outlander. Agora o plano é regressar à Europa.”

  36. Vitor Franco says:

    CEO da Honda choca todos os fabricantes de carros eléctricos! https://youtu.be/95kEfQ9gmSY

    • JL says:

      Canal muito útil, realmente, será que quer competir com a Maya portuguesa ?

      “Esse canal foi criado para falar sobre tecnologias inovadoras, com informações sobre o futuro do nosso planeta e também do universo. Vamos trazer os conteúdos mais relevantes possíveis referente a grandes assuntos como a Tesla, SpaceX, Meta, Elon Musk, inteligência artificial, carros elétricos, turismo espacial, astronomia, realidade virtual e tudo que envolva tecnologias do futuro.

      Aviso legal

      O canal Uma Nova Realidade é feito exclusivamente para fins de entretenimento, baseado em fatos, rumores e ficção.”

  37. Pauloribeiro says:

    A MITSUBISHI VOLTA A APRESENTAR LUCROS
    “A Mitsubishi voltou aos lucros e o grande responsável é o Mitsubishi Outlander. Agora o plano é regressar à Europa.”

  38. Pauloribeiro says:

    Vendas Mitsubishi L200 Triton Sport sobem 32% em 2022 no Brasil.

  39. Pauloribeiro says:

    A MITSUBISHI Group of companies:

    -Mineração
    -Estaleiro
    -Telecomunicações
    -Serviços financeiros
    -Seguradora
    -Eletrónica
    -Automobilística
    -Construtora
    -Indústrias pesadas
    -Petróleo e gás
    -Imobiliária
    -Alimentos e bebidas
    -Químicas
    -Siderurgia
    -Aviação
    – outras

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