CrossHelmet – o capacete inteligente e inovador para motociclistas
Com tanta tecnologia disponível, não fará sentido os capacetes convencionais serem mais evoluídos? Nesse sentido, nasceram várias propostas que mostram um "capacete inteligente" como opção. Hoje mostramos o CrossHelmet, um projeto que dá mais visibilidade ao utilizador aumentando significativamente a segurança.
Os motociclos evoluíram mais rápido que os capacetes. Como tal, a proposta da empresa, com o CrossHelmet X1, é trazer tecnologia de ponta para um segmento estagnado há anos.
CrossHelmet X1 é um capacete inteligente
O CrossHelmet X1 é um revolucionário capacete para motociclistas que transformará a forma de andar de moto. Este capacete oferece visibilidade de 360°, cancelamento de ruído, ligação com smartphones e muito mais. Depois de entrar em projeto crowdfunding, o CrossHelmet está já à venda "limitada".
Segundo os seus criadores, na base do desenvolvimento deste produto estava a segurança do piloto. Desta forma, o objetivo foi conseguido incrementando a visibilidade, reduzindo as distrações de ruído e permitindo a conectividade.
Características do capacete:
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- Ecrã inserido no capacete
- Câmara traseira de 170º
- Visibilidade total de 360º
- Luz de segurança
- Superfície de controlo tátil
- Cancelamento de ruído
- Tecnologia Bluetooth
- GPS
- Recolha de informação estatística
- Grupo áudio para conversação
- Dispositivo multimédia
- Peso: 1,780 kg
- Cores: Preto e prateado
Visibilidade é o ponto forte deste equipamento
Conforme podemos perceber pela informação disponível, houve uma preocupação no desenvolvimento da área de visão. Os pontos cegos foram completamente eliminados com a inovadora tecnologia AR CrossHelmet. Uma câmara de visão traseira de lente larga embutida que projeta no ecrã dentro do CrossHelmet.
Esse pequeno display foi montado para se parecer com um espelho retrovisor do carro, para que o motociclista possa ver facilmente um grande ângulo atrás dele, numa fração de segundo e com movimentos mínimos da cabeça. A experiência de pilotagem será mais segura e suave do que nunca.
CrossSound Control - Ambiente sereno dentro do capacete
Este ponto é apresentado como revolucionário na indústria de motociclos. Assim, o CrossSound Control foi projetado para melhorar e reduzir os sons ambientais, dependendo das necessidades do motociclista.
Usando o equalizador CrossSound no CrossHelmet App, os utilizadores podem com segurança amortecer os ruídos da estrada, do motor e do vento para ajudar a reduzir a fadiga do piloto e evitar danos à audição.
Igualmente importante no dias que correm, é controlo de funcionalidades através de aplicações para smartphones. Assim, este capacete tem a capacidade de se ligar facilmente ao seu smartphone usando Bluetooth. Assim como usa os assistentes virtuais para outras opções, aqui também pode invocar a Siri ou o Google Assistant. Faça chamadas telefónicas, reproduza músicas e defina o destino de navegação sem nunca tocar no seu smartphone e sem interromper o seu passeio.
A app móvel HUD CrossHelmet permite que o condutor converse em grupo quando estiver a viajar com outras pessoas. Além disso, pode usar esta funcionalidade para comunicar com vários passageiros ao mesmo tempo. Ative ou desative os grupos conforme necessário para se comunicar com os seus companheiros de viagem e amigos na estrada.
O Hud também exibe a percentagem de bateria do capacete, informações meteorológicas e ETA. A app está disponível para iOS e Android, possibilitando as conversas de grupo, o controlo CrossSound e a navegação.
Capacete equipado com bateria de cerâmica de lítio
Em virtude de facilitar a perceção por parte de terceiros, este equipamento tem LEDs de segurança montados em ambos os lados. Assim, esta luz aumenta a visibilidade durante a condução à noite. Usando tecnologia de bateria de última geração, a bateria de cerâmica de lítio (LCB) é completamente livre de risco. É 100% resistente a derrames, fumo, fogo ou explosões após impacto físico, perfuração ou dano térmico.
Os motociclistas podem executar as funções essenciais do smartphone e da app HUD através do painel de toque discreto do capacete para uso seguro e intuitivo: volume, próxima faixa, pausar música, etc.
Em resumo, este é um produto que potencial de crescimento, traz uma arquitetura moderna e permite uma segurança muito maior. Dessa forma, face ao que oferece ao condutor, merece efetivamente o título de inteligente.
Este artigo tem mais de um ano
Fixe, basicamente passa a funcionalidade dos intercomm’s para o capacete, nada mais natural… Até vem tarde, mas não gosto muito do design 😉
Passa, mas com inúmeras inovações que facilitam e muito a utilização! Para além disso, a visão traseira 360 está top!
Espero que seja o início de um novo paradigma. 🙂
A inovação é sempre bem-vinda.
No entanto, tenho curiosidade em saber como se comporta a câmara traseira quando andamos com pendura.
Boa questão. Não vi nada que destacasse alguma funcionalidade nesse cenário. Segundo um pouco a lógica, a imagem ficará comprometida se o pendura estiver no enfiamento da câmara, contudo, se ele estiver mais ao lado ou até ser mais baixo, o problema já não se colocará. Mas é uma boa questão.
O ideal seria o capacete do pendura ser idêntico e o capacete da frente ligar-se a câmara do do capacete do pendura. Desta forma resolvia a questão. Claro que é uma solução ridiculamente cara e se o pendura for daqueles que esta sempre a ver a paisagem.. nada resolve. Outra hipótese é uma câmara como extra para prender a mota?
É uma boa ideia, isto é, como tem Bluetooth, poderia de facto ter uma componente de emparelhamento.
voilà..! 😉
E há outra questao…a posição de condução varia bastante de mota para mota. Não é o mesmo ir numa maxitrail que ir numa R. Ou a posição da câmara e ajustável ou só servirá para um determinado tipo de motas.
Certo, pelo que pude ver, a empresa disponibiliza no capacete vários ajustes possíveis. Contudo, digo eu, pode não dar para todo o tipo de cabeças e estruturas dos pilotos.
Informaçoes do site oficial https://www.crosshelmet.com/more/faq
“What if I have a passenger in the back seat?
The option to turn off the rear camera is easily accessible. You’ll still have access to navigation, ride data, and all other functions.”
Poderão sempre associar a câmara do pendura.
Muito bom! Pena ser bastante caro 1500€
Está homologado na UR este capacete?
*UE e não UR
Outra questão, sabem a que tamanho corresponde o peso anunciado?
a câmara traseira deve ser praí 180º e não 360
A câmara, em conjunto com a viseira, proporciona uma visão 360º. A câmara na realidade tem 170º. Esse ponto foi ajustado nas características. Obrigado pelo feedback Rui.
Não deverá tornar-se um capacete corrente nos próximos anos.
Tendo em conta que o material interior dos capacetes, aquele que absorve os impactos, tem uma vida útil limitada, obrigando a trocar de capacete com alguma regularidade, um investimento deste valor torna-se muito alto para a grande maioria dos motociclistas.
Mesmo que o capacete durasse 10 anos já era um investimento avultado.
Tendo em conta que quem usa a estrada diariamente – os principais interessados num capacete destes – troca de capacete com alguma regularidade por questões de segurança, viseiras estragadas e interiores danificados, investir 1500€ por exemplo de 7 em 7 anos torna-se complicado.
E tendo em conta que a maior parte das marcas recomenda a troca de 5 em 5 anos…
No entanto é bom ver estas novidades e que as mesmas se tornem acessíveis com o passar do tempo.
Qual o valor? Muito interessante amei
Está no site deles por $1,799~, isto representa entre 1600€.
Alguém vai se ofender ao ver o condutor a usar os “touch gestures” 😀
Como deste da câmara de noite deste capacete ?
“Como será a qualidade da câmara a noite ? “
o design é demasiado arrojado e pontiagudo para um motociclo, as cores são bem melhores, para mim, infelizmente já é tarde demais toda esta inovação, aconselho aos motards a comprarem um, se estiver ao alcance das suas economias, sendo a nossa vida que está em risco. Parabéns para o CrossHelmetX1.
Isto só funcionaria bem com uma câmara fixa na traseira da mota, de outra forma, não será prático, e só assim funcionaria como um retrovisor..
Dá a sensação que a ser assim no capacete, vai ser confuso e baralhar os movimentos, pois se quisermos posicionar a visibilidade do HUD, os movimentos da cabeça são contrários.
Para mim acho que pode-se tornar perigoso, quando estamos a olhar para “trás” e perdemos o foco na dianteira. De mota por vezes é menos de 1 segundo.
Olhar para um retrovisor lateral e ter que dar o jeito para garantir a visualização do ângulo morto é, a meu ver, muito, mas muito mais, perigoso. Este tem a vantagem de podermos olhar de relance, sem perder completamente a visão dianteira. Melhor parece-me impossível.
A minha questão passa pela rapidez de focar um ponto muito perto e um ponto mais longe( se é que me faço entender). o retrovisor convencional está mais longe. A rapidez do foco tem tendencia a diminuir com a idade, daí estar a falar disso. Além disso como o ecrâ traseiro está muito mais acessivel dentro do capacete, podemos ter a tendência de olhar muito mais vezes do que o necessário.
Percebo o teu ponto, mas considero que não é muito diferente do smartphone num suporte no guiador. Há milhentas distracções e a atenção é algo que temos que manter a todo o custo. Contudo, não sei como será a experiência de focar uma imagem viva dentro do capacete. Tens razão quanto à eventual dificuldade.
1,8kg? Demasiadas distrações que só servem para atrapalhar a condução.
Não obrigado.
Demasiada informação é demasiada distração.
Touch gestures com a mão direita? Nao faz sentido. A mão esquerda é a que pode ser utilizada, a direita nunca.
Muito caro, demasiado.