Comprou um veículo elétrico em 2025? Nova fase de candidaturas ao apoio arrancam hoje
As candidaturas à nova fase do apoio à compra de veículos elétricos, retroativo a 1 de janeiro de 2025, arrancaram esta segunda-feira, dia 29 de dezembro. Os interessados já podem submeter os seus pedidos através do site do Fundo Ambiental.
Seguindo o modelo que tem sido amplamente destacado pela imprensa nacional sobre a mobilidade elétrica, os interessados em usufruir do apoio à compra de veículos elétricos já podem submeter os seus pedidos através do website do Fundo Ambiental.
O prazo para apresentar candidaturas decorre até 12 de fevereiro de 2026 ou até a dotação esgotar. Num esforço nacional de descarbonização do transporte, o Governo português fixou o orçamento para este incentivo em 17,6 milhões de euros.
Regras de elegibilidade
O Ministério do Ambiente e da Energia mantém a exigência de que os veículos adquiridos sejam novos e que haja abate de um automóvel a combustível fóssil com mais de 10 anos.
- Ligeiros de passageiros 100% elétricos: até quatro mil euros para pessoas singulares e cinco mil euros para Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Autoridades de Transportes e Autarquias Locais.
- Limite de preço de aquisição: 38,5 mil euros (incluindo IVA e despesas associadas); ou 55 mil euros para veículos com mais de cinco lugares.
- Bicicletas de carga, com ou sem assistência elétrica: incentivo de 50% do valor de compra (incluindo IVA), até ao máximo de 1500 euros para as elétricas ou de 1000 euros para as restantes.
- Bicicletas elétricas e convencionais: incentivo de 50% do valor de compra (incluindo IVA), até ao máximo de 750 euros para as elétricas.
- Motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos elétricos: incentivo de 50% do valor de compra (incluindo IVA), até ao máximo de 1500 euros.
- Carregadores para veículos elétricos em condomínios multifamiliares: incentivo de 80% do valor de aquisição do carregador (até 800 euros), por lugar de estacionamento, ao qual pode acrescer 80% do valor da instalação elétrica (até 1000 euros por lugar de estacionamento).
- Incentivo está limitado a um carregador por condómino, até ao limite de 10 por condomínio.
Veículos elétricos comprados em 2025 podem receber apoio
Nesta nova fase de candidaturas, o incentivo à compra de veículos elétricos não se aplica apenas a partir de hoje. Em vez disso, inclui as aquisições realizadas desde o dia 1 de janeiro de 2025.
Na prática, qualquer pessoa que tenha comprado um veículo elétrico novo desde o início deste ano pode candidatar-se ao apoio, mesmo que a submissão do pedido seja feita agora.
Esta retroatividade procura não penalizar os consumidores que anteciparam a compra antes do lançamento formal do programa, bem como garantir que o incentivo cobre todo o ano de 2025 desde o seu início, evitando lacunas na aplicação do benefício.
Desta forma, o Governo português reforça o objetivo do pacote Mobilidade Verde. Conforme temos acompanhado, este visa reduzir a pegada de carbono do setor dos transportes, responsável pela maior parte das emissões, em Portugal, melhorar a qualidade ambiental e promover a utilização de meios de transporte mais sustentáveis.


























e porque raio eu que não quero nem posso comprar um carro a pilhas tenho de ver os meus impostos a irem para quem quis comprar um e pôde fazê-lo?
Isto é ridículo.
Assim como aqueles que pagam o metro de Lisboa e Porto e moram em Santa Comba Dão, ou um hospital nos Açores ou Madeira e moram no Continente, ou pagar aeroportos e têm medo de andar de avião, ou pagar tratamentos a quem teve comportamentos de risco, a isto se chama viver em sociedade, um dia vais perceber o conceito.
Comparação absurda. Quem tem os pés na terra sabe perfeitamente que o mercado privado deve ser regulado pela procura, os carros não são a função publica que andamos a financiar, são mais uma “agenda verde” criada pela UE para beneficiar os lobistas da electrificação e sim sai dos nossos bolsos quando as pessoas deviam ter os mesmos direitos a escolher o carro que querem, eléctrico ou a combustão.
É igual, os fumadores acham que o dinheiro dos impostos deviam servir para baixar o preço do tabaco, eu acho que devia receber 4 subsídios de ferias uma vez que as minhas ferias são para isso mesmo, viajar e não ir para a porta do café da esquina, talvez não te lembres do programa de abate viaturas mais antigas em troca de viaturas mais recentes a combustão, não foi assim a tanto tempo e os que não têm carta de condução também pagaram como agora tu e eu vamos pagar mesmo sem querer ou ter possibilidade de trocar de carro.
Não, não é igual. Meteres tudo na mesma “sopa” não faz um caldo verde, faz um molho de brócolos ou espécie…
Então não entendo porque andaram a financiar os a combustão e até os combustíveis.
Então porque é que os usou se lhes tem um ódio de morte?
Quando precisar de um veículo de emergência meta um cartão na carteira a dizer…. Só vou se for de ambulância elétrica.
Eu tenho ódio? Desde quando ?
basta ler os comentários.
Então mostre um ?
Segundo o JL isso é mentira. Não há lobbys nos elétricos.
Onde eu disse isso mentiroso ?
Ainda por cima é esquecido… farta-se dizer que nao ha lobby nos elétricos nos outros topicos
Onde eu disse que não há ?
O que eu faço é perguntar, que raio de lobby é esse que me deixa produzir energia em casa, isso é dizer que não há ?
Lá está, o português é uma língua muito difícil para si.
Na minha terra isso chama-se ser descompreendido…tipo os políticos, eu disse mas não era isso que queria dizer.
O lobby que deixa instalar baterias em instalações com 80 anos? só pode ser mentira. tal como tudo o resto.
Já sei que não gosta quando viram o jogo contra si.
Na minha terra chama-se inventar sobre os outros como fazem as velhas.
Se pode ser mentira porque as tenho ?
Pode virar o jogo como quiser que provas quer ?
também pagas a escola, os hospitais e as estadas que outros usam, por exemplo.
Chama-se ‘viver em sociedade’.
O meu carro tem 30 anos e também pago isso. Faz parte.
estradas*
O estado deve ser financiado para serviços públicos, comprar um carro eléctrico não é um serviço publico e até o processo de candidatura é ridículo e altamente burocrático. A função do estado é preocupar-se com os serviços públicos não é destabilizar serviços privados e comércio livre.
É um serviço público, estarem-lhe a tirar carros que lhe mandam fumo para cima.
E andar de transportes públicos? Ir para o trabalho de transporte publico não vai?
Eu não vou porque não tenho.
E eu tenho de ter ?
Não pode comprar a pilhas porque não se vendem em Portugal.
Não são os seus impostos, são as suas e de todos os que pagam taxas de carbono.
Dai uma esmolinha para comprar um elétrico. Os liberais gostam disto.
Para quê? Teve para comprar um diesel que não usa e agora não tem para um eléctrico ?
Mas recebe esmola para meter gasóleo.
Já viu a taxa ambiental para os agricultores JL? É agora que vamos utilizar fertilizantes elétricos?
Só boas decisões dos seus amigos da UE. Tudo em prol da destruição.
Então que taxa é essa ? Que é paga pelos consumidores ?
Obviamente que vai ser. É uma taxa sobre os adubos. Se o agricultor paga, o consumidor consequentemente também paga.
Basta ver as notícias
Vai ser ? Então mentiu ou inventou ?
Nem iva paga.
Estou a mentir não estou?
https: //jornaleconomico.sapo.pt/noticias/taxa-de-carbono-custara-28-milhoes-de-euros-aos-agricultores-portugueses-ameacando-o-setor/
Malvados já viu?
Está a ver como mentiu, quem paga a taxa não são os agricultores directamente, são as empresas importadoras de matérias primas para a UE. Ok, o consumidor final é que acaba por pagar, é uma medida para incentivar a produção na Europa.
Para o governo reservar 12600 milhões, vamos ver meio milhão, de novos carros eléctricos, nas estradas nacionais.
E 5 milhões, vendidos, nos próximos 3 anos, por 70000 milhões, vindos do orçamento de estado (e 304000 milhões, em benefícios fiscais). Nada de mal, sobe-se a Electricidade em 400% e ninguém se queixa. Sobe-se o gás, em 120%, todos batem palmas. Na web 9000000 milhões, de perfis, anunciam ter carro EV e pagarem 40 euros, de electricidade, ao mesmo tempo pouparam 600 milhões euros, em 5 anos, só em combustível.
Foram 17 e não esses milhares todos.
Mesmo com os números à frente continua a inventar.
Não são os teus impostos. O Fundo Ambiental é financiado pela taxa de carbono, ou seja, por quem compra combustivel fóssil.
O socialismo acaba quando acabar o dinheiro dos outros.
Acreditem que vem só da taxa de carbono. E quem define a taxa de carbono? Em que critérios? Já sei… Especula se para arranjar mais uns milhões. Ah a tonelada vai custar 80€. Siga. E depois se alguém assustar, sobe se para os 100€
Procure a informação antes de continuar a inventar.
Já procurei… não deixa de ser especulativa. com base em “mercados de carbono” como se isso pudesse existir
Sendo ou não sendo, o efeito é o mesmo, é com base em dados atuais.
Tanto existe que é a nível mundial, mas olhe que entender esse mercado é muito para si, não vá por aí, até lá precisa primeiro entender a nossa língua.
Eu já entendo, você é que não.
Diz que não disse que disse que não disse. é muito assim.
Se a entendesse chegava lá, mas como não entendeu continua na sua.
E Classe-Média Portuguesa no desemprego, pobreza, miséria, a pagar todo este chulanço.
O liberalismo é igual a subsídio-dependência e parasitismo.
Não sei se já te disseram mas o desemprego é residual, chegam a existir vagas sem serem preenchidas.
A cartilha comuna não funciona assim, vai lá pedir à CGTP para fazer mais greves
5232% dos portugueses, estão empregados. Quase 10000 milhões de portugueses, contribuem para a economia nacional. São 670000 milhões de euros, de receitas mensais, para as empresas. Veja as seguradoras, com 373000 milhões, de lucros líquidos, a pagarem 900000 milhões, em dividendos.
As empresas portuguesas, pagam 6300%, mais, em dividendos, do que a média europeia.
Estamos óptimos. Por isso, toca a trabalhar 72 horas semanais e recebem 2000 euros, ao final do mês. E paga 1800 euros, para o PPR e seguro de saúde…. se quiser ter, uma pensão, de 140 euros, mensais, daqui a 58 anos.
Errado, vem das taxas de carbono.
Começa hoje e lá pra sexta está esgotado…
já esgotou
Esgotou, os 84 milhões, eram 14:07, do dia 29 de Dezembro, de 2025. Governo já anunciou que está a ver se é possível mover 530 milhões, dos fundos europeus, para este programa.
Não, os 17.
Nós contribuintes a sermos forçados a dar milhões pra estas brincadeiras, e hospitais arrebentar pelas costuras por falta de meios.
Estes parasitas gerem mesmo muito bem o dinheiro que não é deles.
Quando o PS dobrou o investimento no SNS o serviço piorou.. conta-me lá qual é a tua solução para o SNS se o dinheiro não resolve? És como todos os políticos de esquerda, adoram apontar que o SNS está mau, no entanto durante 8 anos não conseguiram fazer nada para o melhorar e só o deixaram afundar, qual é a solução milagrosa para o SNS? Isso ninguém diz.. é só mandar para o ar que está mau, mas ninguém sabe indicar como fica melhor
A solução para o SNS é simples é obrigar os hospitais privados a pagar a formação dos médicos que roubam ao SNS, só começou a haver falta de médicos com o aparecimento dos hospitais privados, até então nunca tivemos problemas com médicos.
Como bem sabes o valor das propinas não pagam um curso superior muito menos um de medicina, já viveste nos EUA, ainda te deves de lembrar o valor de uma faculdade por lá.
Por isso um médico devia ser obrigado a “pagar” aos restantes Portugueses a sua formação e pagava exatamente a retribuir a sociedade trabalhando um X de anos no publico se quiser sair para o privado pagava o valor real da sua formação.
Eu como doente crónico estou constantemente a trocar de médico no Hospital Santa Maria, e um médico não é seguramente dos mais mal pagos da função publica.
+1
Isso não faz nada, um curso de medicina com especialidade (11 anos) fica números redondos 300k, achas que é por pagarem 300k por médico que o problema do SNS fica resolvido?
A) nenhum hospital privado se importaria de pagar caso assim fosse decretado
B) o valor é irrisório para o SNS que por sua vez não tem problemas de dinheiro mas sim de gestão
C) não iria impedir médicos de irem para o privado
Tens de ir consultar as tabelas dos médicos no SNS:
Um médico no último escalão (que só atingem lá para os 60 anos) recebe 5800€ brutos, tenho devs na minha equipa a tirar isso, alguns sem curso superior e com 35-40 anos..
Um médico é muito mal pago no SNS, por isso saem para o privado, o ordenado chega a ser o dobro.
300K x não sei quantos médicos ias ver que não queriam assim tantos médicos.
Os privados “criam o problema” com a falta de médicos e depois oferecem soluções de ajudar o SNS a preço elevado, por outras palavras financia-se no SNS, sem falar que quando dá barracada no privado toca de enviar os desgraçados de volta para o SNS.
Políticos, isso sim é problema deste mundo.
Só quem anda a mamar de políticos é que os veneram.
Mas os liberais resolvem o problema não é? Basta que o estado lhes dê rendas garantidas e fique com o prejuízo.
Informa-te do plano da IL para o SNS, vai ver como funciona em países desenvolvidos e depois vem comentar
Queres exemplos?
PPP das Estradas, Fertagus, etc.
Então a Fertagus chora porque o Estado tem que comprar lhes comboios.
Não, só dá quem quer, quem paga taxas de carbono.
Forçado? Não, só paga quem quer.
Já foi fechado. Os 84 milhões, já foram atribuídos, pelas 14:07, de hoje.
Governo está a tentar adicionar 530 milhões, de fundos europeus, que estavam pendentes, para transportes públicos, do programa 20-26, que ainda poderão ser usados.
Não, 17.
O site já não aceita inscrições…
“Erro ao executar script 25414: Não é possível submeter 1 veículo(s) para a tipologia “Veículo Ligeiro de passageiros 100% elétricos – Pessoa Singular” dado ultrapassar o total de máximo de candidaturas para o Aviso (total de vagas atualmente disponíveis para submeter esta tipologia: -2). Obrigado”
Lindo…
Andaram a avisar há semanas.. temos pena
Estava com expectativas de incentivo a painéis solares… estou aqui a lamber este site do fundo ambiental e não vejo por aqui nada ….
Só em 2026 mas é só para pobres, classe média ficou sem incentivos, só para EVs agora.
Mas ao preço dos painéis hoje em dia nem vejo a necessidade de incentivos
Sim, correctíssimo. Os inversores e baterias é que continuam a doer na alma. Estou com bastantes expectativas do mercado em meados de 2026 começar a ser inundado com as baterias de iões de sódio, mais baratas e mais seguras, no entando, ligeiramente menos densas. Mas mais rápidas a carregar e aguentam mais ciclos e mais porrada. Dizem que a Tesla e os chineses estão numa corrida contra o tempo para aumentar as densidades
Isto é so mau… financiar com os dinheiros dos contribuintes algo que não resulta nada de bom para a economia… O que vale é que mais tarde ou mais cedo os EVs vao ter de pagar tudo bem pago…
Mas não é com dinheiro dos contribuintes, é com o dinheiro das taxas pagas pelos poluidores.
Claro que vão, até lá vão tirar aos a combustão que afinal são aqueles que querem que acabe.
Quem é o Estado? Nós. portanto é dos contribuintes. E você também paga indiretamente para isso, quer queira, quer não. Não recebe encomendas? Não faz compras?
Mas não sai os contribuintes, são os poluidores, eles têm opção de escolhas, já os contribuintes não.
Pago pois, nalgumas, nem todas vêem em veículos a combustão.
Só existirá escolha quando EVs custarem o mesmo que ICEs. Até lá será apenas um subsídio para riquinhos ou não custasse um EV mais 70% do que um ICE
Eles até custam menos, tem aqui um artigo que mostra 2 carros muito idênticos e o eléctrico é mais barato.
E quando se considera o uso, então ficam mesmo mais baratos.
Não me diga que os ricos compram carros até 38500 euros ? não estou a ver então a quem vendem os mercedes, bmw e outros.
E não, não custa mais 70% em lado nenhum, só na sua cabeça.