Com os governos a reduzirem subsídios, a Europa vai descobrir se os elétricos têm futuro
Os carros elétricos têm sido apontados como solução para a transição energética da mobilidade, com outras alternativas a terem mentos destaque. Os números têm oscilado e o interesse dos clientes, especialmente na Europa, não tem sido consistente. Com cada vez mais governos a cortarem incentivos, o bloco está prestes a perceber se os modelos movidos a bateria têm futuro.
Os carros elétricos estão a evoluir, mas de forma pouco consistente, sendo registadas curvas e contracurvas. De facto, a sua adoção em massa tem sido um desafio enfrentado pelos governos de vários países.
Na Europa, especificamente, onde os incentivos aos carros elétricos têm historicamente impulsionado as vendas, vários países estão a planear reduzir ou rever os seus programas, em 2025.
Esta mudança poderá prejudicar o crescimento dos modelos movidos a bateria.
Mudanças podem prejudicar o (já instável) crescimento dos elétricos
Neste momento, França lidera o processo com algumas das alterações mais significativas. Como parte do seu orçamento nacional para 2025, o Governo francês está a reduzir o orçamento do seu programa de subsídios para veículos elétricos de 1,5 mil milhões de euros para mil milhões de euros.
Atualmente, os compradores franceses podem receber entre 4000 euros e 7000 euros em subsídios para a compra de um carro elétrico abaixo de 47.500 euros. Em 2025, esses subsídios serão reduzidos quase para metade, caindo para entre 2000 euros e 4000 euros.
A par disso, o país está a reduzir o seu programa de aluguer de carros elétricos. Este permite que famílias de baixo rendimento aluguem um pequeno elétrico por 100 euros por mês ou um carro elétrico familiar maior por 150 euros por mês.
Esta iniciativa foi de tal forma bem-sucedida que o Governo francês teve de suspendê-la, apenas dois meses após o lançamento, devido à procura impressionante.
Em 2024, o programa recebeu 650 milhões de euros em financiamento, mas, no próximo ano, o orçamento será reduzido para 300 milhões de euros, de acordo com a Rho Motion.
Enquanto França reorganiza a sua estratégia, também Espanha reescreve o sistema de incentivos aos carros elétricos: o país teve um orçamento de 1,55 mil milhões de euros, e, atualmente, os compradores recebem até 7000 euros para carros elétricos, 9000 euros elétricos comerciais, e subsídios adicionais para motocicletas e scooters.
A partir do próximo ano, Espanha introduzirá pagamentos diretos para estes incentivos, o que significa que os clientes deixarão de enfrentar atrasos de até dois anos para aceder aos seus subsídios. Embora esta alteração venha agilizar o processo, os pormenores sobre o orçamento global e o âmbito do programa continuam por esclarecer.
Cortes na Alemanha já se fazem sentir
A Alemanha já reduziu os incentivos aos carros elétricos, há alguns meses, e os efeitos já se sentem.
O país, que é casa de marcas como a Mercedes-Benz e a Volkswagen, é um dos maiores mercados de carros elétricos da Europa, registou um declínio acentuado nas vendas após o Governo cortar os incentivos, em dezembro de 2023.
As vendas de veículos elétricos caíram 69% em agosto, em comparação com o ano anterior, após quedas de 37% em julho e 16% em junho.
Uma vez que os carros elétricos a bateria ainda são, em média, 75% mais caros do que os seus homólogos com motor de combustão interna, segundo a Rho Motion, os subsídios e incentivos fiscais continuam a ser essenciais para impulsionar a adoção em massa.
Neste sentido, à medida que a Europa reduz o apoio financeiro, a indústria compreende como será o futuro.
Era só não levar impostos em cima de impostos, por exemplo o BYD Dolphin na China é vendido entre 13 a 15k aqui começaram a vender em 30K mas acho que já passa isso.
Os impostos são o problema, cada vez mais só a classe média alta vai poder ter um carro novo.
Fosse só isso!! Impostos justifica (em parte) a diferença de portugal para espanha ou frança nas marcas europeias.
O ‘problema’ dos preços do BYD é de quem está a vender!
Ou acham mesmo que (a malta da caetano) iam vender BYD a preço inferior dos europeus que também vendem?!?
Se vendessem ao ‘preço BYD’ dificilmente venderiam de outra marca.
É win win para eles. Compras chines, o lucro é deles. Compras europeu, eles também ganham (menos mas…)!
Retira lá os impostos dos eletrônicos e as ajudar.
E faz a mesma coisa com os a combustão.
Aí sim metes na balança e vai ser o que compensa.
Ias ficar surpreendido….
China subsidia, em 26000 dólares, cada carro eléctrico. Já notas a diferença?
Errado, no máximo em 26 mil ienes.
Mas se quiser deixar link a provar, está à vontade.
Ienes?
Yuan.
Eu não diria que só a classe media e alta podem comprar novo, toda a gente pode, a questão e’ planeamento. Um casal com ambos a trabalhar mesmo que com ordenado mínimo pode fazer milagres, mas muita gente vai na onda do consumo por tudo e por nada e depois não da’.
Um casal a ganhar o ordenado mínimo pode comprar um carro de 30k? Mas não comem, não pagam luz, renda, água, impostos, material escolar dos filhos, transportes, etc, etc?
Tu deves julgar que dois ordenados mínimos são uma fortuna que até dá para poupar para comprar um carro elétrico.
Estás a esquecer-te da margem dos concessionários portugueses, que devem ser dos que mais metem a mão no bolso dos clientes na Europa. Até criam meia dúzia de versões do mesmo modelo, pelos quais dividem features só para esmifrarem mais uns bons milhares de euros aos clientes.
Os concessionários são parte do problema dos carros serm tão caros em Portugal. Preferia que as marcas optassem por fazer como a Tesla, vender diretamente ao cliente. Preços iguais para todos e viaturas todas com o mesmo equipamento.
Isto mesmo.
Só acrescento um pormenor, os concessionários não estão cá para vender carros, mas sim créditos.
E porque os elétricos não teriam futuro?
Os eventos de luzes como o da Dinamarca, são necessários durante o ano todo.
Há quem já tenha o carro a carregar, para estar na potência máxima no evento de luzes da Páscoa.
Uma das soluções passará por tecnologia das baterias de Li-on para algo melhor e muito mais barato. Existem investigadores Portugueses na frente deste estudo das baterias de sódio, mas também muitos mais laboratorios. Recordo até ter lido algo por aqui na PPware.
Ainda em Outubro saiu um relatório da Goldmand Sachs a referir que até 2026 os preços das baterias vão cair 50% relativamente aos preços de 2023…
O mesmo que dizia que iriam descer 90%, entre 2020 e 2024.
Nunca disseram isso.
Desceram 60% nesse período…
@Técnico Meo
O preço das baterias cai mas os carros pouco baixam de preço, a ganância é grande e os concessionários fazem parte desse esquema de esmifrar os clientes, especialmente os concessionários portugueses..
Ainda há duvidas sobre isso ? Baixem-lhes o preço e a maioria compra, aquilo que já acontece nos países onde os preços são idênticos.
JL e se tirarmos os impostos directos e indirectos dos elétricos e dos a combustível.
Fazíamos o mesmo para as suas fontes de energia.
Depois de se limpar toda a carga fiscal, mete se na balança.
E vamos ver o que compensa para o utilizador e o que compensa para o estado.
Nesse caso nenhum compensa ao estado, e sim, os eléctricos ficavam a ganhar, já que a electricidade paga mais taxas e impostos que os combustíveis.
Nem dados os querem.
Elétricos é para quem não percebe de automóveis.
Não ? então venha lá um dado a ver se não fico com ele ?
Onde estão os com 50% de desvalorização ?
Ou será que eléctricos são para quem não segue manadas ?
Em 2025 também os Paises Baixos vão acabar com o incentivo à compra de EV. E vão fazer “double-down” ao acabar com a isenção no imposto de circulação. Em 2025 vao dar um desconto de 75%. De 2026 a 2029 25%. A partir de 2030 paga-se a 100%. Isto vai elevar os impostos de EVs ao nivel de um veiculo a diesel.
Por certo vai servir de referencia ao bloco europeu, num pais onde existe uma adopção significativa de EVs.
https://www.reuters.com/business/energy/bp-plans-sell-all-its-dutch-petrol-stations-2024-11-05/
85% de descida na venda de EV, na Europa, em Outubro.
95,4% das vendas foram carros a gasóleo ou gasolina, 1,6% a GPL, 2.2% EV e Hybrid e 0,8% outros. Foi o pior mês, de sempre, na venda de EV (não vi a diferença entre EV e Hybrid, creio que 90% daqueles serão da segunda).
Então mostre lá esses números com link ?
exacto… era so uma questao de tempo
Dilema, os Elektros usados estão baratos ou não.
Se tiverem baratos quase dados não há razão para comprar usado – carro com 2 anos ainda tem garantia de marca.
Se não compram porque são caro, então significa que não desvalorizam aquilo que dizem.
Grandes dilemas da vida, se desvaloriza são dados, se não desvaloriza é porque possuem valor
é mais oferta e procura.
se tiveres pouca oferta e muita procura o preço do usado nao desce assim tanto, neste momento é capaz de ser verdade, mas se tens um usado quase ao preço de um novo, as pessoas vao para o novo…
@Toni da Adega
“Dilema, os Elektros usados estão baratos ou não. Se tiverem baratos quase dados não há razão para comprar usado – carro com 2 anos ainda tem garantia de marca.”
Não há razão para comprar usado? Não percebo esse raciocínio, eu acho que nessa situação há mais que razão para comprar um EV usado. Eu comprava um.
nao ha almoços gratis..
isto nao ia durar para sempre. e depois ainda vamos ver como eles vao taxar impostos aos eletricos que neste momento estao isentos de iuc por exemplo.
quando começarem a cobrar vao pagar tanto ou mais do que um a combustao..
Vão pagar tanto ou mais porquê?
Porque os governos não podem perder impostos, em que mundo vives tu?
A melhor forma de preveres o futuro é olhares ao passado.
Os carros (normais) também baixaram de preço e aumentaram e de que maneira o IUC.
Vão arranjar maneira de.os VE “poluir” mais que os BEV por outras palavras Vão pagar tanto ao mais.
Já reparas-te que os carros estão constantemente a pingar impostos, achas mesmo que vai haver governos a dispensar esta fonte de receita.
Mas vão perder como ? O que ele disse foi: “vão pagar tanto ou mais”.
Acho que ainda sei ler.
Estão ? E qual é a diferença para 50 anos atrás ?
Ah afinal estamos lá a chegar, afinal querem receita para quê?
@Barão Vermelho
Quase que aposto que a justificação que os governos vão dar para o IUC dos EV’s vai ser que o valor é necessário para a reciclagem das baterias em fim de vida. Se não for isso eles inventam qualquer coisa ligada ao ambiente ou similar para irem buscar o mesmo dinheiro que ganham com os de combustão. Afinal de contas é uma das grandes receitas do Estado, seguramente que não vão prescindir dela.
Que vão dar pelas baterias? Mas aos donos dos carros, já que têm valor.
Mas eles ganham com os a combustão ?
A grande receita do estado é o IVA.
Os países vão começar a cobrar impostos ao km. No final vai-se pagar muito.
Mas como a medida vai ser para todos os veículos quem ten a combustão para a dobrar
Parece que o lobby dos electricos deu um tiro no pé. E o problema é que arrastou muita gente com eles.
Então porquê?
Mesmo! Só caiu no esquema quem percebia zero de automóveis.
Qual esquema?
Não queres, não podes, não te serve, não compras, fácil.
eu compreendo que não serve a todos mas as necessidades de cada um são diferentes e os VE são uma boa opção para alguém como eu que não faço férias em Portugal, familiares moram todos próximo e a utilização maioritariamente feita dentro da área de residência e com possibilidade de carregar em casa, ainda não tenho VE, mas é uma.compra a ser feita em breve
Qual esquema? Nem 5% do mercado de veículos em circulação são EVs. Os que se venderam foi À custa de muitos benefícios fiscais para as empresas e meia-dúzia de gatos-pingados que queriam a última cola-cola do deserto. Agora choram porque perderam dinheiro com o elétrico. Temos pena…
Quais benefícios ? tipo os diesel e hibridos ?
Ou será que foi como os a combustão ?
Mas as empresas não são pessoas ?
A última cola ? então primeiro diz que não prestam e agora já são bons ?
Então quais choram ?
És mecânico vai tirar formação em elétricos senão…
Ele sabe que avariam menos, logo menos trabalho, esse é o medo de muitos como ele.
@JL as empresas… Essas danadas que só têm isenção de tributação autonoma, IUC, dedução a 100% do IVA e demais apoios…. Isto não é nada. Coitadinhas
Nesses que eu disse e sempre tiveram com outros ?
Também reclamava quando os diesel tinham isso ? E dos híbridos também reclama ?
Não existe isenção de tributação autónoma, assim se vê as contas que tenta fazer….
Então quem percebe de automóveis ?
Tu não, certamente.
Então porquê ?
Os elétricos nunca tiveram futuro. E 100 anos depois do primeiro elétrico continuam a não ter futuro.
Quem comprou perdeu 50% do valor do carro em 2-3 anos. ESTUDASSEM!
Então mostre lá esses com 50 % de valor a menos em 2 ou 3 anos ?
Em minha opinião, sem subsídios irá ser difícil as vendas de EV’s terem qualquer tipo de aumento expressivo, isto se não começarem mesmo a cair para um valor de anos atrás. A verdade é que ainda são caros para a generalidade das pessoas e o facto de o carregamento fora de casa ficar igual ou mais caro a abastecer um carro a diesel, não ajuda a que aqueles que não conseguem carregar em casa optem por um EV.
São diferentes dos hibridos e diesel em que aspecto ?
E a TAP já planeia aumentar os preços para acomodar os combustíveis sustentáveis!
No meio de tanada “sustentação” a carteira do povo está cava vez mais insustentável.
A malta dos elétricos… a manada que só vê 3 metros à frente ofuscada pela poeira que ela própria criou.
Não se enganou ? essa manada são os da combustão, que não querem que mais ninguém saia dela.
Lixo eléctrico (menos Tesla) para lixo.
Tudo lixo.
Elétrico, tem de ser taycan, ou i4M50. De resto parecem todos uns charolos. Se bem que o tesla está mais parecido com um frigorífico. São gostos
Os haters dos eléctricos estão a ficar desesperados, só dizem idiotices . Eu compreendo, se vivesse dos ICEs também estaria a sofrer com a derrapagem nas contas e a ver que o futuro previsível são os eléctricos e a não saber o que fazer á vida, ainda agora no norte fecharam 2 fabricas ligadas ao automóvel, 430 trabalhadores directos para o desemprego, indirectos serão mais outros tantos numa região que pouco emprego tem. Vendedores de carros também já vieram uma série deles para o desemprego, e estão para fechar umas centenas de concessionários na europa , é ver o que está a acontecer na Noruega e na China, em que cerca de 4000 concessionários de marcas japonesas e europeias estão a abrir falência, nos USA já fecharam cerca de 300 mas estimam se que vai perder cerca de 100.000 empregos nos próximos 3 anos. Temos difíceis estão a chegar para os ICE
Eu acabei de chegar de ferias na Ásia e vi montes de concecionários Europeus abertos e cheios de gente lá dentro, assim como montes de concecionários de VE Chineses também com pessoas lá dentro.
As Marcas Europeias e as mais conhecidas Chinesas estão a abrir os concecionários dentro dos Shoppings e quem conhece a Ásia sabe que há mais Shoppings na Ásia que pessoas na Europa (exagero mas é para realçar que há mesmo muitos shoppings)
Mas uma coisa é certa, quando passas por um hotel de luxo ou restaurante ou lojas deste tipo a maioria dos carros lá estacionados são topos de gama Europeus inclusive alguns VE Europeus.
Com todo o respeito que as marcas Chinesas merecem, mas ainda estão a anos luz do prestigio que dá andares a passear no carro Europeus de alta gama, por quanto mais tempo não sei, mas acho que ainda vai durar uns aninhos, e atenção é o que vi ao vivo e a cores, não é contado por ninguém.
@Antonio Vasco
A tua abordagem é triste e termina com uma frase ainda mais triste. Os tempos dificeis que estão a chegar são para dezenas ou mesmo centenas de milhares de pessoas, de famílias que perdem os seus empregos e tu pareces feliz com isso quando usas essa situação, que é dramática e com consequência sociais imprevisíveis, como argumento contra os haters de EV’s.
O Vasco pode até ser engenheiro, mas ainda tem muito a melhorar; precisa urgentemente de se reeducar.
Curioso, então e não têm pena dos que ficam sem trabalho se não se venderem elétricos ?
Os anteriores até se podem converter…
Só fundamentalistas por aqui anti e pro. Deixem-nos competir.
Pagar IA (Imposto Automóvel) e IVA não deveria ser permitido, é uma dupla tributação que não faz sentido.
Fiz ontem as contas, porque tive um dissabor com o meu veiculo e equacionava trocar para um elétrico EM CONDIÇÕES. Considerando o Model 3 com tração integral pelo preço de 48K€, fiz as contas e cross check com o Chatgpt… considerando o preço da energia a 0.30€ Kwh, consumo médio de 15kwh aos 100, gasóleo a 2€ o litro e subida do iuc em 2% ao ano, e considerando 20 000km anuais e consumo de 6 lt /100km, o elétrico só supera o diesel ao fim de 14 anos (para lá da vida útil do diesel)… estranho.
Qual diesel ?
1.5 HDi de 110cv.
De que ano ? 2010 ?
Foste muito optimista para o Elektro @Mário.
Então qual é o diesel ?
A questão não é essa. As contas ao elektro têm q ser baseadas em 20kWh aos 100.
O Mário foi muito benevolente. As contas que fez é o mesmo q estar a dar pérolas a porcos.
Mas ok. Mesmo assim o elektro perde de goleada.
Então baseamos também num consumo de 8 a 10 litros para os a combustão.
20 kwh porquê ? Ele disse que era um tesla a andar sempre em ae a 130 ?
Aqui também imagino que a conta foi feita com carros dados e sem impostos anuais.
A 130 o modelo 3 faz muito mais de 20.
Aliás para fazer um pouco mais de 20 tem que andar a 110 constantes
e a 115 constantes já ultrapassa os 21.
Para quem tiver curiosidade, a 140 ultrapassa já os 25 kWh/100.
Até dá dó. E estamos a falar do Highland lançado como o mais económico do mundo e arredores. Obviamente mais uma campanha mentirosa da Tesla.
Não, não faz.
Errado, nem o Model s faz isso como já vimos.
Aos 25 já passa os 160 kmh.
Realmente dá dó, como é possivel automóveis terem um consumo tão baixo, e conseguirem fazer o wltp tão facilmente.
A única campanha mentirosa que eu vejo é a sua.
Lá agora.
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcra51r5fSQIlyhv8nsg
Vc anda a comer muito queijo 😛
E quer saber a melhor? Um model 3, mas este da anterior geração, a 49 à hora faz média de 19kwh aos 100 apenas com uma elevação líquida de 100 e poucos metros num percurso de 20 e tal kms. Loolool
Não deitem essas latas no lixo que não é preciso.
Então mas agora já não é a 110 constantes ? você dedica-se , ou é a 110 constantes ou a fazer média de 110, é que são coisas muito diferentes.
Mais uma vez demonstra não saber o que é uma e outra coisa.
É por serem boas demais é que o preocupam, se não prestassem não se preocupava.
Para ver a diferença, a 112 kmh constantes o sr highland consome 13.2 kwh/100 kms.
https://www.youtube.com/watch?v=zmn7gpuAp9E
Eu até já estava convencido para comprar um elétrico, mas depois as contas atraicoam me
Estava convencido ? Looool
Fiz o mesmo exercício para o meu caso e o EV só chega ao ponto de equilíbrio em termos de custos ao fim de 32 anos, provavelmente porque faço poucos km diários (entre 50 e 60).
O meu carro atual é um Corolla D4-D de 2006, faz uma média de 5,4/100, meto sempre gasoleo evologic com 0,10€ de desconto com o cartão Galp Frota e o EV que usei foi o Citroen e-C3 com um custo médio de carregamento de 0,35€/kWh.
E o diesel compensou em relação a qual ?
É elementar.
Elektro nc compensa. Só os alucinados é que julgam q compensa.
Em comparação com carros dados não.
Aqui está o que me foi fornecido pelo CoPilot num cenário de carregamentos fora de casa.
Vamos corrigir a análise considerando a quilometragem anual de 14.000 km para ambos os carros (13.200 km + 800 km de férias) e o carregamento do Citroën ë-C3 fora de casa a um custo de 0,35 €/kWh. Também vamos incluir o custo de aquisição do carro elétrico.
Dados Atualizados:
Carro a Gasóleo:
Consumo médio: 5,402 litros/100 km
Quilometragem anual: 14.000 km
Custo do combustível: 1,614 €/litro
Custos anuais de manutenção: 600 €
Carro Elétrico (Citroën ë-C3):
Consumo médio: 169 Wh/km (0,169 kWh/km)
Quilometragem anual: 14.000 km
Custo da eletricidade (fora de casa): 0,35 €/kWh
Custos anuais de manutenção: 250 €
Custo inicial (com incentivo): 23.800 €
Cálculos de Consumo e Custo de Eletricidade:
Carro a Gasóleo:
Consumo anual: 14.000 km * 5,402 litros/100 km = 756,28 litros
Custo anual de combustível: 756,28 litros * 1,614 €/litro = 1.220,63 €
Custo anual total: 1.220,63 € (combustível) + 600 € (manutenção) = 1.820,63 €
Carro Elétrico (Carregamento fora de casa):
Consumo anual: 14.000 km * 0,169 kWh/km = 2.366 kWh
Custo anual de eletricidade: 2.366 kWh * 0,35 €/kWh = 828,1 €
Custo anual total: 828,1 € (eletricidade) + 250 € (manutenção) = 1.078,1 €
Comparação Anual:
Carro a Gasóleo: 1.820,63 €
Carro Elétrico: 1.078,1 €
Ponto de Equilíbrio:
Para encontrar o ponto de equilíbrio, precisamos calcular a diferença anual de custos e dividir pelo custo inicial do carro elétrico.
Diferença Anual de Custos:
Diferença anual: 1.820,63 € – 1.078,1 € = 742,53 €
Custo Inicial do Carro Elétrico (com incentivo):
Custo inicial: 23.800 € (após incentivo de 4.000 €)
Ponto de Equilíbrio:
Anos para equilibrar: 23.800 € / 742,53 € ≈ 32 anos
Portanto, considerando todos os custos associados, o carro elétrico começa a ser favorável em relação ao carro a gasóleo após aproximadamente 32 anos. Se precisar de mais detalhes ou ajustes na análise, estou aqui para ajudar!
Não me arranja ai 10 desses que são dados ?
Obviamente que quando a conta está errada, as conclusões também estão.
Vamos calcular quantos anos de utilização do carro a gasóleo você conseguiria com o valor de aquisição do Citroën ë-C3 sem o incentivo do Estado.
Dados Atualizados:
Carro a Gasóleo:
Consumo médio: 5,402 litros/100 km
Quilometragem anual: 14.000 km
Custo do combustível: 1,614 €/litro
Custos anuais de manutenção: 600 €
Carro Elétrico (Citroën ë-C3):
Custo inicial (sem incentivo): 27.800 €
Cálculos de Consumo e Custo de Eletricidade:
Carro a Gasóleo:
Consumo anual: 14.000 km * 5,402 litros/100 km = 756,28 litros
Custo anual de combustível: 756,28 litros * 1,614 €/litro = 1.220,63 €
Custo anual total: 1.220,63 € (combustível) + 600 € (manutenção) = 1.820,63 €
Análise:
Valor de Aquisição do Citroën ë-C3:
Custo inicial: 27.800 €
Anos de Utilização do Carro a Gasóleo:
Anos de utilização: 27.800 € / 1.820,63 € ≈ 15,3 anos
Portanto, com o valor de aquisição do Citroën ë-C3 sem o incentivo do Estado, você conseguiria utilizar o carro a gasóleo por aproximadamente 15,3 anos, considerando os custos anuais de manutenção e abastecimento. Se precisar de mais detalhes ou ajustes na análise, estou aqui para ajudar!
Então mas os carros a gasóleo são há borla ? Bolas , fui enganado durante muitos anos.lloooool
*à borla….