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Com os governos a reduzirem subsídios, a Europa vai descobrir se os elétricos têm futuro

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rodrigo says:

    Era só não levar impostos em cima de impostos, por exemplo o BYD Dolphin na China é vendido entre 13 a 15k aqui começaram a vender em 30K mas acho que já passa isso.

    Os impostos são o problema, cada vez mais só a classe média alta vai poder ter um carro novo.

    • PoiZé says:

      Fosse só isso!! Impostos justifica (em parte) a diferença de portugal para espanha ou frança nas marcas europeias.
      O ‘problema’ dos preços do BYD é de quem está a vender!
      Ou acham mesmo que (a malta da caetano) iam vender BYD a preço inferior dos europeus que também vendem?!?
      Se vendessem ao ‘preço BYD’ dificilmente venderiam de outra marca.
      É win win para eles. Compras chines, o lucro é deles. Compras europeu, eles também ganham (menos mas…)!

    • Ifm says:

      Retira lá os impostos dos eletrônicos e as ajudar.

      E faz a mesma coisa com os a combustão.

      Aí sim metes na balança e vai ser o que compensa.

      Ias ficar surpreendido….

    • Manuel da Rocha says:

      China subsidia, em 26000 dólares, cada carro eléctrico. Já notas a diferença?

    • Fui says:

      Eu não diria que só a classe media e alta podem comprar novo, toda a gente pode, a questão e’ planeamento. Um casal com ambos a trabalhar mesmo que com ordenado mínimo pode fazer milagres, mas muita gente vai na onda do consumo por tudo e por nada e depois não da’.

      • PTO says:

        Um casal a ganhar o ordenado mínimo pode comprar um carro de 30k? Mas não comem, não pagam luz, renda, água, impostos, material escolar dos filhos, transportes, etc, etc?

        Tu deves julgar que dois ordenados mínimos são uma fortuna que até dá para poupar para comprar um carro elétrico.

    • PTO says:

      Estás a esquecer-te da margem dos concessionários portugueses, que devem ser dos que mais metem a mão no bolso dos clientes na Europa. Até criam meia dúzia de versões do mesmo modelo, pelos quais dividem features só para esmifrarem mais uns bons milhares de euros aos clientes.

      Os concessionários são parte do problema dos carros serm tão caros em Portugal. Preferia que as marcas optassem por fazer como a Tesla, vender diretamente ao cliente. Preços iguais para todos e viaturas todas com o mesmo equipamento.

  2. Xico says:

    E porque os elétricos não teriam futuro?
    Os eventos de luzes como o da Dinamarca, são necessários durante o ano todo.
    Há quem já tenha o carro a carregar, para estar na potência máxima no evento de luzes da Páscoa.

  3. Técnico Meo says:

    Uma das soluções passará por tecnologia das baterias de Li-on para algo melhor e muito mais barato. Existem investigadores Portugueses na frente deste estudo das baterias de sódio, mas também muitos mais laboratorios. Recordo até ter lido algo por aqui na PPware.

  4. JL says:

    Ainda há duvidas sobre isso ? Baixem-lhes o preço e a maioria compra, aquilo que já acontece nos países onde os preços são idênticos.

    • Ifm says:

      JL e se tirarmos os impostos directos e indirectos dos elétricos e dos a combustível.

      Fazíamos o mesmo para as suas fontes de energia.

      Depois de se limpar toda a carga fiscal, mete se na balança.

      E vamos ver o que compensa para o utilizador e o que compensa para o estado.

    • semerodk says:

      Nem dados os querem.

      Elétricos é para quem não percebe de automóveis.

      • JL says:

        Não ? então venha lá um dado a ver se não fico com ele ?

        Onde estão os com 50% de desvalorização ?

        Ou será que eléctricos são para quem não segue manadas ?

  5. Manel dos Queijos says:

    Em 2025 também os Paises Baixos vão acabar com o incentivo à compra de EV. E vão fazer “double-down” ao acabar com a isenção no imposto de circulação. Em 2025 vao dar um desconto de 75%. De 2026 a 2029 25%. A partir de 2030 paga-se a 100%. Isto vai elevar os impostos de EVs ao nivel de um veiculo a diesel.
    Por certo vai servir de referencia ao bloco europeu, num pais onde existe uma adopção significativa de EVs.

  6. Toni da Adega says:

    Dilema, os Elektros usados estão baratos ou não.
    Se tiverem baratos quase dados não há razão para comprar usado – carro com 2 anos ainda tem garantia de marca.
    Se não compram porque são caro, então significa que não desvalorizam aquilo que dizem.

    Grandes dilemas da vida, se desvaloriza são dados, se não desvaloriza é porque possuem valor

    • me and me says:

      é mais oferta e procura.

      se tiveres pouca oferta e muita procura o preço do usado nao desce assim tanto, neste momento é capaz de ser verdade, mas se tens um usado quase ao preço de um novo, as pessoas vao para o novo…

    • PTO says:

      @Toni da Adega
      “Dilema, os Elektros usados estão baratos ou não. Se tiverem baratos quase dados não há razão para comprar usado – carro com 2 anos ainda tem garantia de marca.”

      Não há razão para comprar usado? Não percebo esse raciocínio, eu acho que nessa situação há mais que razão para comprar um EV usado. Eu comprava um.

  7. me and me says:

    nao ha almoços gratis..

    isto nao ia durar para sempre. e depois ainda vamos ver como eles vao taxar impostos aos eletricos que neste momento estao isentos de iuc por exemplo.
    quando começarem a cobrar vao pagar tanto ou mais do que um a combustao..

    • JL says:

      Vão pagar tanto ou mais porquê?

      • B@rão Vermelho says:

        Porque os governos não podem perder impostos, em que mundo vives tu?
        A melhor forma de preveres o futuro é olhares ao passado.
        Os carros (normais) também baixaram de preço e aumentaram e de que maneira o IUC.
        Vão arranjar maneira de.os VE “poluir” mais que os BEV por outras palavras Vão pagar tanto ao mais.
        Já reparas-te que os carros estão constantemente a pingar impostos, achas mesmo que vai haver governos a dispensar esta fonte de receita.

        • JL says:

          Mas vão perder como ? O que ele disse foi: “vão pagar tanto ou mais”.

          Acho que ainda sei ler.

          Estão ? E qual é a diferença para 50 anos atrás ?

          Ah afinal estamos lá a chegar, afinal querem receita para quê?

        • PTO says:

          @Barão Vermelho

          Quase que aposto que a justificação que os governos vão dar para o IUC dos EV’s vai ser que o valor é necessário para a reciclagem das baterias em fim de vida. Se não for isso eles inventam qualquer coisa ligada ao ambiente ou similar para irem buscar o mesmo dinheiro que ganham com os de combustão. Afinal de contas é uma das grandes receitas do Estado, seguramente que não vão prescindir dela.

          • JL says:

            Que vão dar pelas baterias? Mas aos donos dos carros, já que têm valor.

            Mas eles ganham com os a combustão ?

            A grande receita do estado é o IVA.

      • Toni da Adega says:

        Os países vão começar a cobrar impostos ao km. No final vai-se pagar muito.
        Mas como a medida vai ser para todos os veículos quem ten a combustão para a dobrar

  8. Fred says:

    Parece que o lobby dos electricos deu um tiro no pé. E o problema é que arrastou muita gente com eles.

    • semerodk says:

      Mesmo! Só caiu no esquema quem percebia zero de automóveis.

      • B@rão Vermelho says:

        Qual esquema?
        Não queres, não podes, não te serve, não compras, fácil.
        eu compreendo que não serve a todos mas as necessidades de cada um são diferentes e os VE são uma boa opção para alguém como eu que não faço férias em Portugal, familiares moram todos próximo e a utilização maioritariamente feita dentro da área de residência e com possibilidade de carregar em casa, ainda não tenho VE, mas é uma.compra a ser feita em breve

        • semerodk says:

          Qual esquema? Nem 5% do mercado de veículos em circulação são EVs. Os que se venderam foi À custa de muitos benefícios fiscais para as empresas e meia-dúzia de gatos-pingados que queriam a última cola-cola do deserto. Agora choram porque perderam dinheiro com o elétrico. Temos pena…

          • JL says:

            Quais benefícios ? tipo os diesel e hibridos ?

            Ou será que foi como os a combustão ?

            Mas as empresas não são pessoas ?

            A última cola ? então primeiro diz que não prestam e agora já são bons ?

            Então quais choram ?

          • RICARDO says:

            És mecânico vai tirar formação em elétricos senão…

          • JL says:

            Ele sabe que avariam menos, logo menos trabalho, esse é o medo de muitos como ele.

          • Mário2 says:

            @JL as empresas… Essas danadas que só têm isenção de tributação autonoma, IUC, dedução a 100% do IVA e demais apoios…. Isto não é nada. Coitadinhas

          • JL says:

            Nesses que eu disse e sempre tiveram com outros ?

            Também reclamava quando os diesel tinham isso ? E dos híbridos também reclama ?

            Não existe isenção de tributação autónoma, assim se vê as contas que tenta fazer….

      • JL says:

        Então quem percebe de automóveis ?

  9. semerodk says:

    Os elétricos nunca tiveram futuro. E 100 anos depois do primeiro elétrico continuam a não ter futuro.
    Quem comprou perdeu 50% do valor do carro em 2-3 anos. ESTUDASSEM!

  10. PTO says:

    Em minha opinião, sem subsídios irá ser difícil as vendas de EV’s terem qualquer tipo de aumento expressivo, isto se não começarem mesmo a cair para um valor de anos atrás. A verdade é que ainda são caros para a generalidade das pessoas e o facto de o carregamento fora de casa ficar igual ou mais caro a abastecer um carro a diesel, não ajuda a que aqueles que não conseguem carregar em casa optem por um EV.

  11. Anung says:

    E a TAP já planeia aumentar os preços para acomodar os combustíveis sustentáveis!

    No meio de tanada “sustentação” a carteira do povo está cava vez mais insustentável.

  12. Pastor says:

    A malta dos elétricos… a manada que só vê 3 metros à frente ofuscada pela poeira que ela própria criou.

  13. Elonao says:

    Lixo eléctrico (menos Tesla) para lixo.

    • Elinho says:

      Tudo lixo.
      Elétrico, tem de ser taycan, ou i4M50. De resto parecem todos uns charolos. Se bem que o tesla está mais parecido com um frigorífico. São gostos

  14. Antonio Vasco says:

    Os haters dos eléctricos estão a ficar desesperados, só dizem idiotices . Eu compreendo, se vivesse dos ICEs também estaria a sofrer com a derrapagem nas contas e a ver que o futuro previsível são os eléctricos e a não saber o que fazer á vida, ainda agora no norte fecharam 2 fabricas ligadas ao automóvel, 430 trabalhadores directos para o desemprego, indirectos serão mais outros tantos numa região que pouco emprego tem. Vendedores de carros também já vieram uma série deles para o desemprego, e estão para fechar umas centenas de concessionários na europa , é ver o que está a acontecer na Noruega e na China, em que cerca de 4000 concessionários de marcas japonesas e europeias estão a abrir falência, nos USA já fecharam cerca de 300 mas estimam se que vai perder cerca de 100.000 empregos nos próximos 3 anos. Temos difíceis estão a chegar para os ICE

    • B@rão Vermelho says:

      Eu acabei de chegar de ferias na Ásia e vi montes de concecionários Europeus abertos e cheios de gente lá dentro, assim como montes de concecionários de VE Chineses também com pessoas lá dentro.
      As Marcas Europeias e as mais conhecidas Chinesas estão a abrir os concecionários dentro dos Shoppings e quem conhece a Ásia sabe que há mais Shoppings na Ásia que pessoas na Europa (exagero mas é para realçar que há mesmo muitos shoppings)
      Mas uma coisa é certa, quando passas por um hotel de luxo ou restaurante ou lojas deste tipo a maioria dos carros lá estacionados são topos de gama Europeus inclusive alguns VE Europeus.
      Com todo o respeito que as marcas Chinesas merecem, mas ainda estão a anos luz do prestigio que dá andares a passear no carro Europeus de alta gama, por quanto mais tempo não sei, mas acho que ainda vai durar uns aninhos, e atenção é o que vi ao vivo e a cores, não é contado por ninguém.

    • PTO says:

      @Antonio Vasco

      A tua abordagem é triste e termina com uma frase ainda mais triste. Os tempos dificeis que estão a chegar são para dezenas ou mesmo centenas de milhares de pessoas, de famílias que perdem os seus empregos e tu pareces feliz com isso quando usas essa situação, que é dramática e com consequência sociais imprevisíveis, como argumento contra os haters de EV’s.

  15. AlexS says:

    Só fundamentalistas por aqui anti e pro. Deixem-nos competir.

  16. MegaMan says:

    Pagar IA (Imposto Automóvel) e IVA não deveria ser permitido, é uma dupla tributação que não faz sentido.

  17. Mário says:

    Fiz ontem as contas, porque tive um dissabor com o meu veiculo e equacionava trocar para um elétrico EM CONDIÇÕES. Considerando o Model 3 com tração integral pelo preço de 48K€, fiz as contas e cross check com o Chatgpt… considerando o preço da energia a 0.30€ Kwh, consumo médio de 15kwh aos 100, gasóleo a 2€ o litro e subida do iuc em 2% ao ano, e considerando 20 000km anuais e consumo de 6 lt /100km, o elétrico só supera o diesel ao fim de 14 anos (para lá da vida útil do diesel)… estranho.

    • Yamahia says:

      Foste muito optimista para o Elektro @Mário.

    • PTO says:

      Fiz o mesmo exercício para o meu caso e o EV só chega ao ponto de equilíbrio em termos de custos ao fim de 32 anos, provavelmente porque faço poucos km diários (entre 50 e 60).

      O meu carro atual é um Corolla D4-D de 2006, faz uma média de 5,4/100, meto sempre gasoleo evologic com 0,10€ de desconto com o cartão Galp Frota e o EV que usei foi o Citroen e-C3 com um custo médio de carregamento de 0,35€/kWh.

      • JL says:

        E o diesel compensou em relação a qual ?

      • Yamahia says:

        É elementar.
        Elektro nc compensa. Só os alucinados é que julgam q compensa.

      • PTO says:

        Aqui está o que me foi fornecido pelo CoPilot num cenário de carregamentos fora de casa.

        Vamos corrigir a análise considerando a quilometragem anual de 14.000 km para ambos os carros (13.200 km + 800 km de férias) e o carregamento do Citroën ë-C3 fora de casa a um custo de 0,35 €/kWh. Também vamos incluir o custo de aquisição do carro elétrico.

        Dados Atualizados:
        Carro a Gasóleo:
        Consumo médio: 5,402 litros/100 km
        Quilometragem anual: 14.000 km
        Custo do combustível: 1,614 €/litro
        Custos anuais de manutenção: 600 €

        Carro Elétrico (Citroën ë-C3):
        Consumo médio: 169 Wh/km (0,169 kWh/km)
        Quilometragem anual: 14.000 km
        Custo da eletricidade (fora de casa): 0,35 €/kWh
        Custos anuais de manutenção: 250 €
        Custo inicial (com incentivo): 23.800 €

        Cálculos de Consumo e Custo de Eletricidade:

        Carro a Gasóleo:
        Consumo anual: 14.000 km * 5,402 litros/100 km = 756,28 litros
        Custo anual de combustível: 756,28 litros * 1,614 €/litro = 1.220,63 €
        Custo anual total: 1.220,63 € (combustível) + 600 € (manutenção) = 1.820,63 €

        Carro Elétrico (Carregamento fora de casa):
        Consumo anual: 14.000 km * 0,169 kWh/km = 2.366 kWh
        Custo anual de eletricidade: 2.366 kWh * 0,35 €/kWh = 828,1 €
        Custo anual total: 828,1 € (eletricidade) + 250 € (manutenção) = 1.078,1 €

        Comparação Anual:
        Carro a Gasóleo: 1.820,63 €
        Carro Elétrico: 1.078,1 €

        Ponto de Equilíbrio:
        Para encontrar o ponto de equilíbrio, precisamos calcular a diferença anual de custos e dividir pelo custo inicial do carro elétrico.

        Diferença Anual de Custos:
        Diferença anual: 1.820,63 € – 1.078,1 € = 742,53 €

        Custo Inicial do Carro Elétrico (com incentivo):
        Custo inicial: 23.800 € (após incentivo de 4.000 €)

        Ponto de Equilíbrio:
        Anos para equilibrar: 23.800 € / 742,53 € ≈ 32 anos

        Portanto, considerando todos os custos associados, o carro elétrico começa a ser favorável em relação ao carro a gasóleo após aproximadamente 32 anos. Se precisar de mais detalhes ou ajustes na análise, estou aqui para ajudar!

        • JL says:

          Não me arranja ai 10 desses que são dados ?

          Obviamente que quando a conta está errada, as conclusões também estão.

        • PTO says:

          Vamos calcular quantos anos de utilização do carro a gasóleo você conseguiria com o valor de aquisição do Citroën ë-C3 sem o incentivo do Estado.

          Dados Atualizados:
          Carro a Gasóleo:
          Consumo médio: 5,402 litros/100 km
          Quilometragem anual: 14.000 km
          Custo do combustível: 1,614 €/litro
          Custos anuais de manutenção: 600 €

          Carro Elétrico (Citroën ë-C3):
          Custo inicial (sem incentivo): 27.800 €

          Cálculos de Consumo e Custo de Eletricidade:
          Carro a Gasóleo:
          Consumo anual: 14.000 km * 5,402 litros/100 km = 756,28 litros
          Custo anual de combustível: 756,28 litros * 1,614 €/litro = 1.220,63 €
          Custo anual total: 1.220,63 € (combustível) + 600 € (manutenção) = 1.820,63 €

          Análise:
          Valor de Aquisição do Citroën ë-C3:
          Custo inicial: 27.800 €

          Anos de Utilização do Carro a Gasóleo:
          Anos de utilização: 27.800 € / 1.820,63 € ≈ 15,3 anos

          Portanto, com o valor de aquisição do Citroën ë-C3 sem o incentivo do Estado, você conseguiria utilizar o carro a gasóleo por aproximadamente 15,3 anos, considerando os custos anuais de manutenção e abastecimento. Se precisar de mais detalhes ou ajustes na análise, estou aqui para ajudar!

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