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França interrompe subsídios para compra de carros elétricos por ter demasiados pedidos

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Rodrigo says:

    E novidades?
    A 100€ por mês claro que saiam que nem pãezinhos quentes, ter um veículo que faz 100km por 1.5€ o pessoal nem pensou 2x em vez de ter o fumarento e com o combustível cada vez mais caro.

  2. Jose says:

    Sabe bem! Tenho um EV de luxo e não pago nada de impostos em Portugal. Nem IUC nem nada. O estado está a ser enganado!

  3. Carlos+Fernandes says:

    A adesão está no preço, os fabricantes europeus têm de descer o preço ou, pela máxima capitalista, entreguem o mercado aos chineses e fechem portas.

    • Rui says:

      O único que vejo a fazer isso é mesmo a Renault, o megane já começa nos 33k, não é absurdo para segmento C, o novo scenic por 40k também já não está desproporcional embora perca para o Model y em tamanho…
      O novo Renault 5 com preço estimado de 25k já com IVA será apelativo e cerca de 10k a menos que um Peugeot ou opel equivalente e não está longe dos típicos 20k preço mínimo para um segmento B…

      • Infinity says:

        começar no 33k não é u absurdo para o segmento C? em que país?

        • Rui says:

          Atualmente não, um 308 começa nos 27k com motor gasolina, um Leon nos 29k também gasolina.
          Logo um elétrico por 33k de uma marca conhecida não é absurdo. Só mesmo o MG4 é que ganha ao ser 29k…
          Neste momento o,mercado é simples, segmento B tipicamente 20k, C tipicamente 30k e D tipicamente 45k…

  4. JL says:

    Então havia pouca procura ? Que têm os entendidos a dizer disto ?

    • Abastardo says:

      Espera quais entendidos, tu é que és o entendido na matéria, agora vens fazer perguntas, sabias tudo e mais um par de botas sobre a indústria de veículos elétricos, estou muito desapontado agora, estás a deixar cair a mascara…

    • Yamahia says:

      Metade de 100€ custa o passe social em PT. Obviamente que mais 50€ a troco da independência que um carro permite, claro que ng olha para trás. O problema vai ter que ser analisado é no fim dos 3 anos, momento em que terão que ser comprados. Claro que o vai acontecer é o pessoal entregar os carros e tentar alugar novos nas mesmas condições. Isto se o programa continuar activo e permitir essa habilidade. Caso contrário passam a andar a pé.
      Um presente envenenado, portanto.

      • JL says:

        E todos vivem na zona dos passes ?

        Para quem ? para quem os comprar são boas oportunidades.

        Claro que tinha de ser, vindo até de quem não tem nada contra a eléctricos.

        • Yamahia says:

          O que França promoveu. Foi um ALD de apenas 3 anos com rendas muito baixas (cuja diferença é suportada pelo estado) mas que obriga a que o utilizador compre o carro no fim do contrato por um valor residual acima das possibilidades da maioria da população alvo.
          Óbvio que a maioria não vai poder continuar com esses carros. Não lhe parece?
          Caminhamos para mais um cemitério de EV’s ?(talvez não pq alguém com responsabilidade em França depressa percebeu o erro e já cortou com a brincadeira e para o ano duvido que isso avance novamente).

          • JL says:

            Ah sim, então qual é o valor ?

            Não, cortou porque já atingiu passou as espetetivas para este ano:

            “O plano inicialmente planeava subsidiar até 25.000 veículos elétricos fabricados na Europa este ano, mas duplicou de número devido à enorme procura verificada.”

            Escusa de inventar mais, não é ?

          • Yamahia says:

            Então explique lá quem vai ficar com os carros no fim desses 3 anos?
            Acha que são os clientes economicamente desfavorecidos a quem o programa é dirigido? Não me parece.

            Até pq esse programa não passa de um valor equivalente ao subsídio dado para aquisição de elektros novos em França pago a prestações durante 3 anos pelo gov Francês. Já fez as contas? Quem comprar com este esquema até fica a perder relativamente a quem compre a pronto e obtenha o desconto por inteiro e de uma só vez.

            Portanto presente duplamente envenenado.
            Veja:

            “O programa de incentivo a carros alugados subsidiados pelo governo francês, chamado “Locação Social de Veículos Elétricos”, oferece pagamentos mensais de 100 euros para ajudar pessoas de baixa renda a alugar carros elétricos.

            Requisitos para se qualificar:
            Ter um rendimento anual inferior a 15.400 euros por pessoa;
            Viajar mais de 8.000 km por ano;
            Viver a pelo menos 15 km do seu local de trabalho.

            Detalhes do programa:
            Duração do aluguer: 3 anos;
            OPÇÃO DE COMPRA: no final do período de aluguer;
            Valor do aluguer: entre 100 e 150 euros por mês, dependendo do modelo do carro;”

            Quem vai comprar diga lá.
            Na melhor das hipóteses, o ‘pobre” recebe 100€x36=3600€ (há subsídios melhores para quem compre a pronto)
            Depois tem que comprar o carro.
            Dependendo do valor das prestações que pagou, o pobre vai amortizar mais entre 3600 e 5400,00€ durante o período de aluguer.
            Resultado, no final dos 3 anos do período de aluguer, o pobre vai ter que bater a pronto aprox 30.000 a 34000€ , caso contrario fica sem carro.
            Isso já nem os carros valem ao fim desse tempo.

            Portanto a lógica é, como o pobre não vai conseguir pagar o valor residual, esses carros vão-se amontoar em cemitérios tipo aqueles que já conhecemos, à medida que os programas forem terminando.
            Alguém fez a soma de 2+2 e cortou com os delirios.

          • JL says:

            Quem vai comprar ? Os mesmos que o alugaram, porque agora têm um carro bem mais barato para comprar.

            Então, o governo vai falir e amontoam os carros como aqueles que conhecemos ? Ou vai inventar outra história para isso ?

            Onde foi inventar os 34 mil euros ? Não dá para qualquer carro e houve acordos com as marcas francesas, os carros provavelmente ficaram por tuta e meia e daqui a 3 anos têm o carro por metade do valor, vai ser um festim….

          • Yamahia says:

            “Onde foi inventar os 34 mil euros ?”
            Pelo que se lê o Model Y é elegível:
            Tesla Model Y =42000€ – 3600€ ajudas do gov.-5400€ amortizações do pobre=33000€ a pagar ao fim dos 3 aninhos.
            Isto não contando com outras despesas próprias do ALD, nomeadamente seguro all-risks…

          • JL says:

            Onde dizem que o model y é elegível para o renting ?

            É elegível para quem comprar novo com o incentivo.

            Vai continuar a inventar ?

          • Yamahia says:

            Está neste artigo :
            “O Tesla Model Y da Tesla de Elon Musk é elegível, mas curiosamente não o Model 3.”

          • JL says:

            É elegível para quê? Meta lá o texto que anda à volta….

          • Yamahia says:

            O texto que anda à volta é a particularidade do model 3 ficar de fora e vc já deveria ter percebido o porquê; É um carro chino!
            Tb há Y chinos, no entanto, certamente, só os fabricados na Alemanha foram elegíveis. Foram, digo bem pq a partir de agora já não há mais subsídios para ng. Esse dinheiro agora tem que ser direccionado para armamento.
            Repare que a verba disponível inicialmente para este programa era de (cito)”1,5 mil milhões de euros” que seriam suficientes para subsidiar 416.666 carros. No entanto cortaram as vazas com 50 mil carros.
            No meio disto tudo que se está a rir à grande é o MrMusk que à conta dos totós UE continua a facturar à grande com os créditos do carbono. Últimos dados tornados públicos 9 mil milhões! Ou seja, 6x+ o valor q França tinha disponível para este ambicioso programa!
            Fora os milhares de milhões que não vieram a público. Houve um ano que só a VW largou 2.3 mil milhões nunca oficializados e sp mantidos em segredo. Além das restantes, FCA entre outras que preferiram manter segredo tb!
            Mal-empregado dinheiro que poderia ser aplicado naquilo que verdadeiramente interessa. Alguém importante deve ter o rabo preso com esse Musk. Isto não é normal!

            Em relação ao artigo que adicionou, acrescenta 0 ao assunto!

          • JL says:

            Eu entendi, mas você está a misturar alhos com bugalhos, uma coisa é o renting, onde não tem lista nenhuma, outra é o bonus, que é o incentivo à compra, onde o Model y se insere.

            O resto comecei a ler e finalizei logo, é o seu blá blá blá do costume, isto vindo de alguém que não tem nada contra eléctricos.

  5. PJA says:

    Franceses com um rendimento anual de  15000 €. Coitados.

  6. Kito says:

    Por cá o que se passa é o seguinte: comprei um carro elétrico em Janeiro de 2022, procedi à minha candidatura para o Fundo Ambiental e nem me responderam, apesar de um ou dois emails que enviei a solicitar resposta.
    Hoje li na net, que o tribunal de contas está a investigar o tal Fundo Ambiental. “Tasse” mesmo a ver para onde foi o tal fundo num “tasse”? É a Tuga a funcionar com habitualmente…

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