China torna ilegal esta funcionalidade dos carros elétricos
Em destaque no mercado global dos carros eletrificados, a China tem conseguido que as suas empresas cresçam internamente, com vendas significativas. Agora, o país decidiu contra uma funcionalidade controversa dos carros elétricos, tornando-a ilegal a partir de 2027.
Por via dos termos da GB 21670-2025, na China, os condutores deixarão de poder configurar os seus veículos elétricos para um modo padrão que permite parar completamente o carro apenas tirando o pé do acelerador.
A nova norma nacional para automóveis de passageiros terá implicações para os condutores de veículos elétricos que gostam do recurso one-pedal.
Não sendo consensual, há condutores de carros elétricos que apreciam o modo one-pedal, através do qual o efeito regenerativo permite desacelerar ou imobilizar um veículo soltando o pé do acelerador.
A nova regulamentação entrará em vigor a partir de 2026, com aplicação obrigatória a partir de 1 de janeiro de 2027.
Aparentemente prática, por eliminar o atraso entre tirar o pé do acelerador e colocá-lo no pedal do travão, esta tecnologia suscita preocupações.
Na China, os reguladores argumentam que o modo one-pedal pode atrasar a reação do condutor em caso de emergência e limitar o uso do pedal do travão.
Assim sendo, o objetivo passará por reforçar a segurança ativa, reafirmando o papel central do travão.
China reforça medidas de segurança
Embora as leis que regem o modo one-pedal só entrem em vigor em 2027, há outras alterações anunciadas como parte da mesma norma de segurança que se tornam obrigatórias 12 meses antes.
A partir do próximo ano, as luzes de travagem dos novos veículos elétricos devem acender quando a desaceleração causada pela recuperação de energia exceder 1,3 m/s².
Desta forma, a China responde a uma preocupação comum entre os condutores que seguem atrás de veículos elétricos, que podem não perceber que um carro está a desacelerar significativamente sem os sinais tradicionais das luzes de travagem.
Por fim, a partir de 2026, também, o país asiático vai introduzir a obrigatoriedade de sistemas de travagem antibloqueio, que impede que as rodas do veículo bloqueiem durante uma travagem e permite que o condutor mantenha o controlo da condução.





















Boas medidas.
Sim…sim…5*
Que façam o mesmo que os ocidentais, ativem a luz de stop quando entra renegerativa.
Mas os ocidentais, ou pelo menos os Tesla já fazem isso talvez desde sempre, e até fico perplexo se há marcas que não o fazem… a desaceleração no instante da regeneração pode ser significativa e é perigoso que ainda existam carros que não acendem as luzes de stop.
Sim, é verdade.
O ABS vai ser obrigatório na China??? Mais de 1 década depois…
Um perfeito disparate há 5 anos que conduzo com a referida funcionalidade e nunca tive qualquer excitação quando necessitei de usar o travão.
Para mim e uma função que acrescenta segurança…
Ate pegar num carro normal e se esquecer de “travar”. Já me aconteceu
Mais um!
E acrescenta muito conforto! Embora na ultima actualização tenham diminuido a desacelaração por tirar o pé do pedal ( o que me obriga a recorrer muito mais vezes ao travão) – Kia EV6
Eu tenho um Mercedes 100% elétrico que tem umas pastilhas no volante e permitem aumentar ou diminuir a regeneração (diminuindo ou aumentado uma ” travagem” de motor). Super prático, poupa muito travão e aumenta o control da viatura.
Essas “pastilhas” no volante devem ajudar a controlar a velocidade do mesmo…
O one pedal foi criado a pensar nas milfs e nos velhos, grandes fãs dos elektros, como indica o estudo. Não é coincidência.
Conduzir com essa função equivale a andar sempre em 1ª, no máximo 2ª, tal como fazem as milfs e os velhos caquéticos.
Que comentário infeliz…
Deve ser por isso que também é usado em carros a combustão, segundo você diz:
https://www.jdpower.com/cars/shopping-guides/what-is-one-pedal-driving-and-how-does-it-work
Então é isso que você faz ? Já que sabe como é.
O Yamahia está cada vez mais afastado da realidade, é cada comentário mais sem pés nem cabeça… Compre ou alugue um eléctrico para saber o que é… Pode ser que até goste e depois diga, como muitos “se eu sabia como era, já tinha comprado antes”