China, Noruega e Suécia lideram a adoção de carros elétricos. Porquê?
Apesar de vários países estarem a apostar na adoção de elétricos, há alguns governos que lançam cartadas mais fortes e, consequentemente, mais eficazes. Ainda assim, surge a questão que pretende perceber o que é que países como a China, a Noruega e a Suécia fazem neste campo para conseguir a liderança.
Nos lugares seguintes estão a Alemanha e o Reino Unido.
Há países que têm conseguindo apressar um processo que tem sido alvo de relutância. A adoção de elétricos tanto é vista como a solução para todos os males climáticos, como é interpretada como uma maçã envenenada que não terá o impacto que se espera.
De qualquer forma, os governos da China, da Noruega e da Suécia estão a conseguir que os seus cidadãos adotem, de forma consistente, este meio de transporte mais sustentável. Mas como?
A empresa de consultoria Ernst & Young publicou o estudo que realiza anualmente e que pretende averiguar o quão prontos estão os países para a adoção de carros elétricos, recolhendo dados de 14 mercados globais. Esse estudo considera a procura, a oferta e o quadro legislativo de cada mercado.
Conforme percebeu, o país mais preparado para os carros elétricos é a China, por ter a melhor oferta em termos de variedade, pela procura ser previsível, uma vez que 51% dos cidadãos procurarão um elétrico para novas compras, e por possuir 41% dos carregadores rápidos e ultrarrápidos de todo o mundo. Além disto, a disponibilidade de recursos minerais e o facto de alojar muitas fábricas de baterias garante o abastecimento e torna a China favorável à produção da maioria dos carros elétricos.
Logo de seguida, no pódio, está a Noruega, resultado de muitos anos de políticas de incentivo que, prematuramente, tinham em vista o fim dos motores de combustão interna. Em 2021, os carros plug-in já representavam 75% das suas vendas.
Em terceiro lugar está a Suécia, cujas vendas de elétricos representavam 40% do mercado. O país experienciou um grande aumento nas vendas, pois direcionou as políticas para o seu favorecimento.
Além dos incentivos, tanto a Suécia como a Noruega têm em comum o elevado rendimento per capita, que garante que os seus cidadãos têm capacidade financeira para suportar o investimento num carro elétrico.
Depois destes três líderes, está a Alemanha e o Reino Unido que, conforme já vimos, estão empenhados em adotar novas medidas de incentivo aos elétricos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Têm um nível de vida melhor, não são como os tugas que não têm onde cair mortos mas querem ter bons carros bons telefones boas casas mas não ganham para isso, mas o mais importante é mostrar que se têm.
Faço voluntariado em Portugal vou buscar aos restaurantes a comida que não foi vendida assim como o pão e alguns supermercados também doam o mais variada mercadoria, e há famílias identificadas pelas juntas de freguesia que vão buscar as coisas de BMW, Mercedes e outros de carros novos das diversas marcas deste ano, até há quem vai de táxi.
Por vezes fico com a sensação que quem beneficia destas ajudas não são os que mais precisão mas sim os mais espertos.
Na associação para a qual eu faço o voluntariado esta sempre a dizer para não avaliarmos as pessoas pelos carros ou roupas que usam, mas que dá que pensar lá isso dá.
Só não estou totalmente de acordo com o que diz no 1º paragrafo porque da forma como escreve mete todos os portugueses no mesmo saco, o que não é de todo verdade e falo por mim, quanto ao resto estou totalmente de acordo por que é verdade.
Vivemos para as aparências mas somos uns tesos de mão estendida…aplica-se a boa parte deste povo! E é muito lamentável existir gente com bons carros a tirar do comer que servia melhor aqueles que nem carro têm!
@Paulo Silva, o que escrevo no 1º paragrafo estou a generalizar mas nos enquanto povo gostamos de passar a imagem da quilo que não somos, Portugal vive acima das suas possibilidades, queremos ter direitos mas esquecemos os deveres, eu não vivo acima das minhas possibilidades tu também não vives, mas tenho a certeza que conheces pelo menos uma família e até estou a ser simpático ao referir apenas uma família.
Eu vivo num dos concelhos mais ricos e caros de Portugal, não sou é rico, nasci, cresci, vivo e trabalho no mesmo e na última crise vi casas de milhões a serem entregues aos bancos.
Nos os Portugueses reclamamos do preço do pão, peixe, carne, gaz, gasolina e depois compramos bilhetes para ir a um espetáculo com preços caríssimos e está tudo bem ou vão a correr comprar um tlf topo de gama que aumentou X% sem que nada o justifique e que 90% do equipamento é igual e não vejo ninguém a reclamar alias até conseguem compreender, e o modelo mais vendido vai ser o mais caro.
Somos assim com tudo o temos bom e com tudo o que temos de mal.
A parte mais complicada disto tudo é que tenho de te dar alguma razao.
Eu vivo no UK, onde o salário minimo é cerca de 3 vezes superior ao portugues, o médio é umas 4 ou 5 vezes superior e os carros por vezes sao 10 vezes mais baratos.
Acredita que geralmente ves melhores carros nas ruas portuguesas do que no UK.
A diferenca é que no UK normalmente preferem comprar um Fiesta todo equipado que um Mondeo sem qualquer extra.
Sim nao deves de avaliar as pessoas pelos seus bens ou aparentes bens, mas sim dá que pensar.
Pois…mas ir buscar ajuda alimentar montando num BMW ou num Mercedes…é preciso ter lata. Sim, há que julgar. Julgar é preciso. De forma justa. Mas julgue-se e acabe-se com a impunidade.
Sim e gastam umas 30X mais energia per capita . Noruega é dos países que mais energia desperdiçam
Mais energia desperdiça? Explica lá isso.. Consumir = Desperdiçar para ti ?
Onde inventou isso ?
E 99% vem de energias renováveis.
don’t feed the troll
Nada se perde tudo se transforma, a energia é exactamente o mesmo.
Podes é querer ser mais eficiente energéticamente minimizando as perdas para outras coisas que nao te levam ao objectivo pretendido.
Mas se falarmos em desperdicio de energia no que diz respeito aos automoveis, podemos falar da eficiencia energetica de um carro a combustao, onde cerca de 60% da energia é utilizada nao para mover o veiculo mas sim para mover outros componentes do motor e perdidos para calor.
Mas olha que não largam a produção de fosseis? E porque deveriam pregunta um troll?
Você já largou o consumo de fósseis ?
Estao a ser inteligentes, produzem fosseis para os quem quer consumir e com o dinheiro resultante dos mesmos reduzem a sua dependencia dos mesmos.
No futuro, “nós” iremos comecar a investir em reduzir o consumo de fósseis, eles já nao os usarao.
Nem mais.
Daqui a pouco andamos a correr atrás daquilo que eles já são.
inteligentes não! hipócritas.
Como podem reduzir da dependência se igual dependem dela? Não so no uso como na receita? lol não entende xD É so no carros que esta gente se distingue do resto. E mesmo assim carro elétrico lá gasta mais eletricidade fossil que um no norte da europa.
Mas pronto o que vale é o que se pensa e não o que é…
Então aquilo que você produz e consome pouco para poder vender é ser hipócrita ?
Gasta mais ? então prove lá ? é que a Noruega é o pais da europa com mais renovaveis, não diga disparates só porque é preconceituoso.
Eu não estou aqui para o educar. Já basta em corrigir. Se não acredita vá ao goolge e veja qual o rendimento de um elétrico na noruega e em Portugal
Depois pode vir aqui dizer que é mentira e ate pode escolher em colocar os numero para contra argumentar.
Já agora, aproveite e vá ver quais são o níveis de CO2 da industria destes países cheios de energias renováveis em comparação aos restantes na escala devida. Alemanhas, dinamarcas e paises baixos… Os maiores adoptadores dos EV´s. Depois tire as conclusões.
O rendimento dele é quase igual aqui, no inverno consumem uns 5%a mais que no verão, aqui no verão consoem uns 5% a mais, portanto, dá elas pro elas mas tenho aqui uma lista de quem os testa lá.
Mas você disse que um electrico lá gasta mais energia fóssil que cá, continuo à espera desse link.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1V6ucyFGKWuSQzvI8lMzvvWJHrBS82echMVJH37kwgjE/edit#gid=735351678
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1V6ucyFGKWuSQzvI8lMzvvWJHrBS82echMVJH37kwgjE/edit#gid=735351678
Tem aqui um relatório sobre o mix energético da Noruega.
https://www.irena.org/irenadocuments/statistical_profiles/europe/norway_europe_re_sp.pdf
5%? estas seguro que é 5%? https://www.irishtimes.com/life-and-style/motors/how-much-range-will-your-electric-vehicle-lose-in-cold-weather-1.4757241
Não me parece.
Mas vamos supor que é 5%. Vamos supor que todos os carros gastam energia a noite para aquecer as baterias e esse valor chegar aos 5%. Ok! Quanto tempo dura o inverno nesses países? 8 meses? vá! 6 meses. Em Portugal quanto dura o verão? 3? Maior parte destas viaturas são carregadas quando? A noite correto? Que tipo de energia é “bombeada a rede a noite? Fóssil. A diferença de produção dia/noite de “green” é abismal. Não sei onde fui buscar essa informação, não a encontro para te a mostrar. Mas posso buscar se quiseres. Mas é fácil de entender. A noite solar kaput, e a hidráulica esta a bombear para armazenar a que as eólicas estão a produzir.
Co2 per capita.
https://1.bp.blogspot.com/-TwpI67Ng_CE/Wk5q_iNlDSI/AAAAAAABGbU/K-UPeELmsLYCjuqUc6RVf3p9W0f0UihvQCLcBGAs/s1600/CO2.png
O que esta a acontecer é que os grande países promotores das renováveis, holanda e Alemanha são os que contaminam mais. No caso de Portugal, que não polui 1/10 da Alemanha per capita andou a gastar milhões em energia renováveis caras para que estes países andassem a gastar gas barato russo. A quem comprávamos maior parte desta tecnologia renovável? Win win. Mas não para nos….
*Hídrica xD
Ok, então e agora contas para os a combustão, nao sei de sabe mas tambem sao aquecidos no inverno.
Foi buscar dados de 2014 ?
Veja no electricity maps, atualmente a Noruega é o país da Europa com menos emissões, neste momento com 98% energia renovável.
claro que são. Não tanto mas também. Mas o que muda? nada… A perdida esta na densidade de energia armazena. E uma viatura a combustão tem uma densidade de energia 5x maior. Logo essa perdida é insignificante.
Conclusão?
Corrijo! não são hipócritas, são inteligentes. Nos, brutos e desinformados. E os politicos sabem aproveitar disso assumindo compromisso ruinosos em nosso nome mas muito lucrativos pessoalmente para eles.
claro que são. Não tanto mas também. Mas o que muda? nada… A perdida esta na densidade de energia armazena. E uma viatura a combustão tem uma densidade de energia 5x maior. Logo essa perdida é insignificante.
Conclusão?
Corrijo! não são hipócritas, são inteligentes. Nos, brutos e desinformados. E os politicos sabem aproveitar disso assumindo compromisso ruinosos em nosso nome mas muito lucrativos pessoalmente para eles.
A densidade da energia não tem a ver com as perdas, isso é a eficiência.
Se formos falar disso, 70% são perdas num veículo a combustão, 80% num veículo eléctrico a hidrogénio e apenas 15% num veículo eléctrico .
Portugal também podia produzir, mas a miopia não dá pra mais…
https://www.google.com/amp/s/www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/amp/exploracao-de-petroleo-e-gas-chega-ao-fim-em-portugal