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China lança o maior navio porta-contentores totalmente elétrico do mundo, o Greenwater 01

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. bb says:

    offtopic: artigo com as series e filmes da netflix este mês, pls? 🙂 🙂

  2. Miguel says:

    Para clarificar, 1 milha nautica não é igual a terrestre, a milha nautica são 1852m. Enquanto a terestre são só 1609m.

  3. freakonaleash says:

    Quando a China faz coisas boas há que salientar! Bem haja por este navio, que sirva de exemplo a todos os armadores.

  4. Yamahia says:

    Faltam muitos dados.
    Por, ex, quanto tempo demora a fazer o percurso?

    Qts TEU’s leva?

    Dado que navega num rio, é preciso saber se nrs apresentados são conseguidos a subir o rio ou a descer o rio.

    • Mr. Y says:

      Porque estás tão preocupado com o tempo? És tu que vais abastecer?

    • Toni da Adega says:

      Nada dessas questoes importa, basta ser electrico para ser mau. Se não deita fumo é uma péssima opcão.

      • Yamahia says:

        Qual é a diferença de recarregar com eletricidade produzida com recurso ao carvão?

        • Mr. Y says:

          Já cá faltava o teu mais que gasto argumento do carvão.
          O uso do carvão para produzir electricidade tem vindo a cair desde 2014 mas insistes em ignorar isso…

        • Toni da Adega says:

          Nenhuma por isso é que deveria ser tudo alimentado a combustivel fossil. O Ideal até era reduzir o uso de material electrico

        • JL says:

          A diferença é que é 3x mais eficiente e menos emissor de CO2.

        • rui says:

          Ui, Diesel naval é só horrivel a nivel ambiental, do pior mesmo e pelo que diz o artigo esta unidade é muito mais eficiente que diesel…

          • Yamahia says:

            Mais eficiente em que aspecto?
            Quase metade do peso admitido pela barcaça são para acomodar as baterias do tamanho de contentores.

          • JL says:

            Então quanto pesam ?

            Os navios até têm grandes problemas como o peso, não vão eles tombar com as curvas.

          • Yamahia says:

            Essa barcaça pode carregar até 10.000 ton, e só para as baterias em forma de 36 contentores vão-se cerca de 3.500 TON. Sobram 6.500 ton para carga. Ridículo!
            Portanto, e olhando para a potência total instalada que é de cerca de 3.000 CV, ao mesmo nível de um submarino Tipo da II Guerra, que tinha um alcance de mais de 14.500 kms com apenas 100 toneladas de fuelóleo, já tá a ver a grande eficiência do elektro
            Enquanto a barcaça dita eficiente ainda precisa de andar a fazer 72 movimentos de carga só para trocar as baterias num qq porto pré-definido a cada 200 milhas.
            Está a ver a o litoral de PT entre o porto de Lisboa e o porto de Leixões?, Pois eram bons para isso, tlz para a pesca à sardinha que parece que abriu agora a época, mas sempre juntinho à costa, não vão as baterias ficarem sem carga!
            WOW

          • AlexS says:

            Mais eficiente que diesel hahah.

          • Toni da Adega says:

            Peso das baterias agora é um problema. Alguém nunca ouviu falarem Lastro de um navio.
            Durante séculos andaram a colocar pedras no fundo dos navios para aumentar o peso. Se muito as baterias só vão ajudar

          • JL says:

            Onde estão esses números ?

            10 mil toneladas ? Looooooool

          • Yamahia says:

            @Toni, os decks para as baterias estão na proa da barcaça. Significa que não serve para equilibrar a bicha. Antes pelo contrário, à medida que retirarem carga terão que ir aliviando a proa, caso contrário o navio vai empinando e ainda afunda!

            Nos navios convencionais, aquele local é normalmente usado para transporte de carga perigosa e de facto as baterias são carga perigosa. Estratégicamente a barcaça tem uma grua posicionada perto da proa. A função, não me restam dúvidas, é para que em caso de incêndio/explosão, os contentores baterias sejam atirados ao mar (neste caso rio). O que não será muito bom para a saúde do rio, digo eu!

          • Yamahia says:

            @JL, pode conferir na página do fabricante “first 10,000-DWT pure electric container ships”:
            https://en.coscoshipping.com/col/col6923/art/2024/art_9eb04ff5adb2420ab5cc023f810d2750.html
            10,000-DWT significa linguagem marítima ATÉ 10 mil tons de carga útil, não significa que as tenha na prática.
            São considerados barcos de pequeno porte ou minis.
            Pode verificar aqui as diversas classificações de navios até 400.000-DTW:
            https://maritimepage.com/dry-bulk-carriers-sizes-and-types/

          • JL says:

            Então onde está o peso das baterias ?

            É que segundo as minhas contas, a bateria nem tem 500 toneladas pesa.

    • JL says:

      Depende, se faz em autoestrada ou nacional, se há filas ou não e até acidentes pelo caminho, se o faz a 90 e 100 kmh, já que se trata de um eléctrico, entre outras condições.

  5. Daniel says:

    E quanto gastaram para produzir as baterias? Não diz em lado nenhum

  6. superfan says:

    Eles sabem que a Europa quer taxar os carros Chineses à bruta . E a poluição no transporte era uma das formas equacionadas para proteger a industrias automóvel Europeia.

    • Yamahia says:

      Lamento desiludir, mas este barço não tem alcance para sair da China pelos próprios meios e mesmo para navegar no rio precisa de trocar as baterias de 50MWh de 200 em 200 milhas! Por isso precisa estar sempre perto das margens ou da costa onde tenham já prontas baterias recarregadas à boa maneira da NIO que tentou o mesmo com os automóveis.

  7. João-Sousa says:

    Relativamente à redução do dióxido de carbono produzido, é sem dúvida muito bom, mas do ponto de vista da operacionalidade e da rentabilidade tenho muitas dúvidas, mas o futuro será este, ou pelo menos hibrido.

  8. TdSR says:

    Comprem menos lixo da China e serão precisos muito menos navios porta contentores.

  9. Pedro António says:

    Lá está a China muito à frente! Parecem a Inglaterra no século XVIII. Muito bom projeto, basta referir que o combustível fóssil consumido pelos barcos é dos mais poluentes de todos!

    • JL says:

      Só é dos maus poluentes devido aos carros, já que para estes reservam os combustíveis mais limpos, os navios podem usar gasóleo na mesma, só que “alguém” tem de consumir os resíduos da refinação.

  10. Sara Paixão says:

    Pff, a China a dar cartas…
    E nós temos o campeonato pá. Temos acesso ao face, insta, tudo sem VPN. Temos políticos de luxo e um sistema fiscal de meter inveja. Temos literacia financeira implementada nas escolas. Chinezisses? Temos iphones pá.

  11. Manel says:

    E ninguem aqui fala, tbm não é o tópico mas está relacionado, que é a lavagem dos tanques dos petroleiros,um foco imenso de poluição.

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