China lança o maior navio porta-contentores totalmente elétrico do mundo, o Greenwater 01
A China está a marcar a sua posição enquanto potência e temos-lhe conhecido muitos avanços, nomeadamente em matéria de carros elétricos. Agora, uma empresa estatal do país lançou o maior navio porta-contentores totalmente elétrico do mundo. Conheça o Greenwater 01.
Nomeado Greenwater 01, o navio porta-contentores totalmente elétrico chega para ser um pioneiro da indústria naval. Conforme noticiado pelo South China Morning Post, o seu sistema de propulsão é alimentado exclusivamente por baterias de fosfato de ferro-lítio, poupando 3900 kg de combustível por cada 100 milhas náuticas navegadas (cerca de 185 km).
Este porta-contentores foi desenvolvido e fabricado pela empresa estatal da China Ocean Shipping Group (Cosco) e já está a operar uma rota de serviço regular entre Xangai e Nanjing. Nas redes sociais, conforme citado pelo Tech Times, a empresa destacou o potencial impacto deste novo navio na redução das emissões, afirmando que poderia conseguir reduções substanciais ao longo do ano.
Além disso, a Cosco partilhou que a viagem que inaugurou o Greenwater 01, com "zero emissões, poluição e ruído, estabeleceu uma nova referência para transformar o setor do transporte marítimo em direção aos objetivos de baixo carbono e respeito pelo ambiente".
Mais sobre este navio porta-contentores totalmente elétrico
O Greenwater 01 está equipado com uma bateria principal que excede os 50.000 quilowatts-hora, e pode acomodar conjuntos de bateria adicionais para viagens mais longas, com cada um a assegurar 1600 quilowatts-hora de eletricidade e a proporcionar flexibilidade no aumento da autonomia de viagem do navio.
Com 24 caixas de baterias a bordo, o Greenwater 01 pode completar uma viagem, consumindo 80.000 quilowatts-hora de eletricidade. Segundo partilhado, isto equivale a uma poupança de 15 toneladas de combustível em comparação com um navio porta-contentores normal, realçando a eficiência dos sistemas de propulsão elétrica.
De acordo com a Cosco, um único navio pode reduzir as emissões de dióxido de carbono em 2918 toneladas por ano, o que equivale a retirar 2035 carros familiares da estrada ou a plantar 160.000 árvores.
No sentido de promover a segurança, os membros da tripulação recebem formação especializada em incêndios, por forma a lidar com emergências relacionadas com as baterias. Além disso, o navio tem um sistema de deteção e alarme de incêndios concebido para o compartimento das baterias.
Para Zhang Lifu, um oficial do porto de Yangshan, em Xangai, a prontidão da tripulação na resposta a potenciais incidentes de incêndio é crucial aquando da operacionalização de um navio elétrico desta dimensão.
Leia também:
offtopic: artigo com as series e filmes da netflix este mês, pls? 🙂 🙂
Para clarificar, 1 milha nautica não é igual a terrestre, a milha nautica são 1852m. Enquanto a terestre são só 1609m.
Obrigada pelo reparo, Miguel.
Quando a China faz coisas boas há que salientar! Bem haja por este navio, que sirva de exemplo a todos os armadores.
Em portugal já se fazem projetos de navios eléctricos. Se querem saber mais podem visitar a página da Vera Navis https://veranavis.com/
Faltam muitos dados.
Por, ex, quanto tempo demora a fazer o percurso?
Qts TEU’s leva?
Dado que navega num rio, é preciso saber se nrs apresentados são conseguidos a subir o rio ou a descer o rio.
Porque estás tão preocupado com o tempo? És tu que vais abastecer?
Nada dessas questoes importa, basta ser electrico para ser mau. Se não deita fumo é uma péssima opcão.
Qual é a diferença de recarregar com eletricidade produzida com recurso ao carvão?
Já cá faltava o teu mais que gasto argumento do carvão.
O uso do carvão para produzir electricidade tem vindo a cair desde 2014 mas insistes em ignorar isso…
Nenhuma por isso é que deveria ser tudo alimentado a combustivel fossil. O Ideal até era reduzir o uso de material electrico
A diferença é que é 3x mais eficiente e menos emissor de CO2.
Ui, Diesel naval é só horrivel a nivel ambiental, do pior mesmo e pelo que diz o artigo esta unidade é muito mais eficiente que diesel…
Mais eficiente em que aspecto?
Quase metade do peso admitido pela barcaça são para acomodar as baterias do tamanho de contentores.
Então quanto pesam ?
Os navios até têm grandes problemas como o peso, não vão eles tombar com as curvas.
Essa barcaça pode carregar até 10.000 ton, e só para as baterias em forma de 36 contentores vão-se cerca de 3.500 TON. Sobram 6.500 ton para carga. Ridículo!
Portanto, e olhando para a potência total instalada que é de cerca de 3.000 CV, ao mesmo nível de um submarino Tipo da II Guerra, que tinha um alcance de mais de 14.500 kms com apenas 100 toneladas de fuelóleo, já tá a ver a grande eficiência do elektro
Enquanto a barcaça dita eficiente ainda precisa de andar a fazer 72 movimentos de carga só para trocar as baterias num qq porto pré-definido a cada 200 milhas.
Está a ver a o litoral de PT entre o porto de Lisboa e o porto de Leixões?, Pois eram bons para isso, tlz para a pesca à sardinha que parece que abriu agora a época, mas sempre juntinho à costa, não vão as baterias ficarem sem carga!
WOW
Mais eficiente que diesel hahah.
Peso das baterias agora é um problema. Alguém nunca ouviu falarem Lastro de um navio.
Durante séculos andaram a colocar pedras no fundo dos navios para aumentar o peso. Se muito as baterias só vão ajudar
Onde estão esses números ?
10 mil toneladas ? Looooooool
@Toni, os decks para as baterias estão na proa da barcaça. Significa que não serve para equilibrar a bicha. Antes pelo contrário, à medida que retirarem carga terão que ir aliviando a proa, caso contrário o navio vai empinando e ainda afunda!
Nos navios convencionais, aquele local é normalmente usado para transporte de carga perigosa e de facto as baterias são carga perigosa. Estratégicamente a barcaça tem uma grua posicionada perto da proa. A função, não me restam dúvidas, é para que em caso de incêndio/explosão, os contentores baterias sejam atirados ao mar (neste caso rio). O que não será muito bom para a saúde do rio, digo eu!
@JL, pode conferir na página do fabricante “first 10,000-DWT pure electric container ships”:
https://en.coscoshipping.com/col/col6923/art/2024/art_9eb04ff5adb2420ab5cc023f810d2750.html
10,000-DWT significa linguagem marítima ATÉ 10 mil tons de carga útil, não significa que as tenha na prática.
São considerados barcos de pequeno porte ou minis.
Pode verificar aqui as diversas classificações de navios até 400.000-DTW:
https://maritimepage.com/dry-bulk-carriers-sizes-and-types/
Então onde está o peso das baterias ?
É que segundo as minhas contas, a bateria nem tem 500 toneladas pesa.
Depende, se faz em autoestrada ou nacional, se há filas ou não e até acidentes pelo caminho, se o faz a 90 e 100 kmh, já que se trata de um eléctrico, entre outras condições.
E quanto gastaram para produzir as baterias? Não diz em lado nenhum
Não sei, mas não devem ter usado discos riscados para produzir energia, visto que ainda aqui andas.
A poluição não interessa. Agora é encher os bolsos desta gente “green movement”.
Se tivesse preocupado com a poluição nem sequer consultava a internet….
Eles sabem que a Europa quer taxar os carros Chineses à bruta . E a poluição no transporte era uma das formas equacionadas para proteger a industrias automóvel Europeia.
Lamento desiludir, mas este barço não tem alcance para sair da China pelos próprios meios e mesmo para navegar no rio precisa de trocar as baterias de 50MWh de 200 em 200 milhas! Por isso precisa estar sempre perto das margens ou da costa onde tenham já prontas baterias recarregadas à boa maneira da NIO que tentou o mesmo com os automóveis.
Só se deve apostar em navios eléctricos quando conseguirem dar a volta ao Mundo com uma carga?
Obvio, porque só existe eletricidade em algumas partes do mundo.
Qualquer barco que não consiga dar a volta ao mundo é lixo e nem deveria existir
Claro, os navios até são como os carros, eles nem chegam a atracar para largar a carga, perto do porto mandam a mercadoria fora e toca a acelerar e meter mudanças.
Desde que haja portos a cada 200 milhas, pode ser que se safe.
Navio porta contentores, diz o post. Entre cidades costeiras, diz a fonte chinesa. Não imaginei que era navegação pelo rio, nem que se substituíam as baterias por outras carregadas 🙂
“regular operations are set to take place between Shanghai and Nanjing. The route covers close to 1,000 kilometres without needing recharge anywhere in the middle, along the Yangtze River”
É pouco, o @Yamahia faz 2000 km de navio diariamente!
Relativamente à redução do dióxido de carbono produzido, é sem dúvida muito bom, mas do ponto de vista da operacionalidade e da rentabilidade tenho muitas dúvidas, mas o futuro será este, ou pelo menos hibrido.
Porque é que é muito bom? as plantas não têm direitos?
Comprem menos lixo da China e serão precisos muito menos navios porta contentores.
Informa aí o teu Tico e o Teco que este navio é para rotas locais. Não é para tu receberes o teu iPhone em casa.
Qual é a marca do seu telefone ? tv, eletrodomésticos, e outros aparelhos que tem em casa ?
É que mandar nos outros costuma ser fácil, isto quando não existem responsabilidades…
Samsung por ex, tem alguma coisa da China?
Esse argumento já cansa.
Depende de quando foi fabricado.
Então mas as baterias não eram todas da China ?
A maior parte é. A Samsung ainda tem para fabricar as suas baterias, os seus ecrãs, os seus processadores e há muito que zarpou da última fábrica que tinha na China!
E os componentes electrónicos, chips de silicio, resistências, condensadores e muitos mais, vêem de onde ?
Lá está a China muito à frente! Parecem a Inglaterra no século XVIII. Muito bom projeto, basta referir que o combustível fóssil consumido pelos barcos é dos mais poluentes de todos!
Só é dos maus poluentes devido aos carros, já que para estes reservam os combustíveis mais limpos, os navios podem usar gasóleo na mesma, só que “alguém” tem de consumir os resíduos da refinação.
Pff, a China a dar cartas…
E nós temos o campeonato pá. Temos acesso ao face, insta, tudo sem VPN. Temos políticos de luxo e um sistema fiscal de meter inveja. Temos literacia financeira implementada nas escolas. Chinezisses? Temos iphones pá.
E ninguem aqui fala, tbm não é o tópico mas está relacionado, que é a lavagem dos tanques dos petroleiros,um foco imenso de poluição.