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Por que razão os contentores dos navios não caem ao mar?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. ZERTO says:

    Contentores marítimos caem ao mar numa média de 1600 por ano segundo a estimativa mais positiva mas podem ser muito mais os números não são oficiais porque não interece as transportadoras e as seguradoras.
    Cair caem mas é como os aviões são muitos e por isso caem poucos.

  2. Dono da verdade says:

    Ora que pergunta… Não caem porque são feitos para não cair. Tão simples quanto isso

  3. palex says:

    Sugestão para um artigo: quanto polui/consome um navio de contentores? Dado que: “Atualmente, 90% de todas as mercadorias do mundo são transportadas por mar em contentores”

  4. Carlos Gonçalves says:

    Thanks for sharing this important information with us.

  5. Xpto says:

    Para mim o mais interessante é detrerminar qual a ordem em que devem ser colocados as centenas de contentores para agilizar as cargas/descargas de forma a minimizar os tempos de paragem nos portos de escala.

    Será uma coisa tão simples como por baixo os ultimos a sair e por cima os primeiros a sair?…e se houver descarga e novas cargas no mesmo porto?

    Gostava de saber como é gerido este carga/descarga e posição de cada contentor no navio.

    • EstivaNoob says:

      Boas, existe 1 ou mais conferentes que orientam a carga e descarga do navio de acordo com os planos feitos previamente com Terminais, navios agencias etc. Nem sempre os mais pesados vão em baixo mas tenta se seguir essa norma. Depois tens contentores frigoríficos que por sua vez podem ser prioritários ou nao e terão de sair primeiro. Não é tao simples como apenas uns em cima e outros em baixo, engloba muita coisa e quanto “melhor ” o conferente menos tempo de espera haverá. Espero ter ajudado embora seja muito resumido.

      • Xpto says:

        Obrigado pelo comentário, pensei haver algum software que colocando os destinos e caracteristicas de cada contentor, consiga determinar o melhor local de acordo com as dimensões e carateristicas de cada navio porta contentores.
        É com certeza uma tarefa gigantesca….em que os tempos de paragem nos portos devem ser minimizados.

        • EstivaNoob says:

          Faz sentido o que dizes em relação ao software e talvez em portos mais avançados ja seja assim, embora ache que seja extremamente dificil implementar visto que ha inumeras condicionantes desde que o contentor chega no camiao ate que seja carregado. Pode haver atrasos avarias etc etc e nao acho que um software conseguisse resolver tudo.
          Existe sim um software que auxilia e “regista” cada contentor ou carga geral, que mostra as características e todas as informações importantes para carga e descarga.
          Ser conferente é sim uma tarefa gigantesca e muito desgastante mentalmente visto que tem de orientar tudo de maneira a que a carga ou descarga nunca pare.
          Cada minuto de paragem é registado e cada minuto conta para o navio sair do Porto.

  6. Alberto says:

    Já há contentores de 45 pés também. Ainda não descarreguei nenhum de 45.
    Quanto a caírem ao mar, acontece. Alguns acabam por dar á costa. Já agora, em 2020, o ONE Apus, perdeu 1900 contentores. Isto apenas numa viagem.

  7. Hacker Alhinho says:

    “oito peças soldadas nos cantos com orifícios (são a componente fêmea).
    O componente macho é o twistlock, que é inserido através do orifício e rodado 90 graus para bloquear o sistema.”

    Até nos contentores funciona desta forma… 😀 😀

  8. Jotadobrar says:

    É cultura geral. Só consome quem quer. Se nào imteressa, coçem-se…

  9. Antunes says:

    É um bom artigo para a maioria das pessoas que não tem conhecimento desta matéria.
    Relativamente aos contts de 45′ a sua utilização a nível mundial já é elevada.
    Relativamente aos chamados “Cantos”, chamam-Se “Corner castings” ou “Corner fitings”
    Cumprimentos

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