China estuda resposta à UE: automóveis a gasolina e brandy europeu na mira das taxas
A União Europeia (UE) decidiu aprovar a implementação de taxas definitivas sobre os carros elétricos importados da China. Poucos dias após o anúncio europeu, sabe-se que Pequim está a estudar potenciais retaliações.
A China está a estudar a possibilidade de aumentar os direitos aduaneiros sobre os veículos com motores de grande cilindrada. Além disso, vai começar a cobrar direitos sobre o brandy proveniente da Europa, agravando a disputa comercial depois com a UE, segundo a imprensa.
A China está a estudar medidas que incluem o aumento das taxas sobre os veículos a gasolina importados com grande cilindrada.
Informou o Ministério do Comércio da China, num comunicado emitido a 8 de outubro, acrescentando que a medida irá salvaguardar as empresas chinesas.
Alemanha e França serão as principais visadas das taxas chinesas
Conforme esperado pela Alemanha, que já havia inclusivamente sido avisada pelo país asiático, o aumento dos direitos aduaneiros pela China afetará mais duramente as fabricantes de automóveis alemãs.
A par das taxas que está a considerar sobre os carros a gasolina, o Ministério do Comércio da China partilhou que os importadores de brandy da UE terão de pagar um sinal de 39% do valor do brandy a partir de 11 de outubro.
Se a Alemanha sairá prejudicada, caso a China avance com as taxas sobre os automóveis, França poderá ser lesada pelas taxas sobre o brandy. Afinal, a maioria das importações de brandy da China provém deste país, que, aliás, votou a favor das taxas sobre os automóveis chineses.
As taxas sobre os automóveis e brandy europeus surgem depois de a UE ter decidido impor taxas de até 45% sobre as importações de veículos elétricos chineses durante cinco anos. Conforme é conhecido, as conversações entre as duas partes prosseguem.
Tudo era feito lá… eles adquiriram o Know How e agora estão a passar a perna a todos…
Lá se esqueceram da carne de porco outra vez no post.
“O Ministério do Comércio chinês sublinhou também que ainda estão a decorrer as investigações sobre as importações de produtos europeus de porco, e que, no final do processo, serão tomadas decisões “objectivas e justas”.
Em 2021, “A China [era] o principal destino da carne suína espanhola, representando 80% do total exportado (492.765 t). Na verdade, a Espanha é o principal fornecedor mundial de carne suína para a China”. Da votação de julho para esta alterou a votação de a favor para abstenção.
A carne de porco é um caso bicudo. Sim, pode haver baixa (ou inexistência) nas exportações da UE para a China, mas se houver aumento de preço ou falta de carne no mercado Chinês (ou as duas coisas), acho que são eles que perdem mais. É que pode falta muita coisa, menos carne de porco. Não acredito que a China tenha coragem de mexer muito com isso, por medo de problemas internos.
Acrescentando:
Acho que a China tem pouco interesse em aumentar certas taxas (ou alguma que seja, na verdade). Estão a aplicar medidas muito cirúrgicas para tentar “forçar” uma solução diplomática, como tentar pressionar os países que mais se têm mostrado a favor das taxas de importação para a UE. Quase que mais valia dizer que querem taxar o Cognac Francês e a seguir o Moet Chandon só para chatear a França. Obviamente que não o querem dizer assim.
Eles sabem bem que mexer nas taxas de importação é também mexer com os preços no mercado interno e com a opinião pública interna que já não tem andado assim tão fantástica nos últimos tempos.
Concordo, exceto quanto ao efeito nos consumidores. Onde estão a tocar é no consumo dos ricos – carros de alta cilindrada da Alemanha e conhaque francês. Mesmo a carne de porco, pesquisando por “cerdo coche” (trocar porco por automóveis) o que se vê é os produtores do “pata negra” preocupados – é a melhor carne de porco e derivados, não é porco para as massas populares.
Mas as elites Chineses têm tanto ou mais poder que as “massas”. Normalmente o Xi e amigos gerem bem, mas a coisa pode estar mais tremida do que parece. Além de que estará em curso uma enorme crise financeira. Mas nunca se sabe bem.
As elites chinesas vão continuar a importar, sem se preocupar com a subida de preço por causa do aumento das taxas alfandegárias. O que vai limitar o seu impacto nas exportações desses produtos da UE. Só se o governo chinês lançar, também, proibições e quotas de importação.
Também acho que pode não “mexer” com as elites, mas aquela malta não é muito certa das ideias e o Xi ainda se chateia com algum e malha neles todos.
Nada que PT já não tenha inventado há muitos anos.
Reparem na ironia: Europa taxa os veiculos elétricos e a China taxa os veículos a gasolina… Assim é difícil a UE manter o discurso do “vamos salvar o planeta”.
Os governos europeus vão ter de tentar ajudar os fabricantes europeus na mesma medida em que o governo chinês o faz. Caso contrário, vão criar um barril de pólvora: os consumidores/eleitores vão pagar cada vez mais impostos quando compram VE e quando abastecem combustíveis fósseis.
Resumindo a malta vai andar muito descontente.
Alguma vez disseram que queriam salvar o planeta ?
Não é preciso googlar muito: https://climate.ec.europa.eu/news-your-voice/news/5-things-you-should-know-about-electric-cars-2024-05-14_en
Documento da comissão europeia, no último parágrafo lê-se:
“By ditching fossil fuels and embracing clean, green energy, zero emission vehicles can protect your health, save the planet… and save your pocket. Europe is ready to move into a climate-friendly, reliable, affordable, and safe future.”
Ah ok, portanto são os jornalistas que inventam essas frases mediáticas.
O discurso vai ter de ser ajustado: salvar o planeta tem custos e preparem-se que os impostos vão subir para “salvar o planeta”.
Não é o discurso que os políticos queiram fazer, mas é a realidade que já impera.
Se for realmente para salvar o planeta, não tenho nenhum problema em pagar mais impostos. Gostava de deixar algum planeta para quem vem a seguir.
Mas não é preciso salvar o planeta, é preciso é salvar as pessoas.
Foi por subirem que já mudei para a parte que custa menos.
Sem planeta não há pessoas. Parece um cliché, mas é verdade. Ainda estamos longe de migrar para outras rochas a flutuar no espaço ou para estações orbitais.
Quem compra carros de grande cilindrada vai continuar a comprar, qual é a melhor maneira de “esfregares” na cara dos outros o teu sucesso financeiro, é a compra de um carro, algumas vez quem compra Ferrari e carros do género se vai preocupar que vai pagar mais uns testões.
Por enquanto os grandes carros Europeus ainda dão o estatuto que as outras marcas nem sonham, não sei por quanto mais tempo vai ser assim mas neste momento nada se compara com os carros Europeus.
Na Tailândia os carros importados pagam uma taxa de 300% e continuas a ver e ter listas de espera de anos para conseguires comprar um super carro.
Mas na China podem simplesmente “incentivar” a que se compre carros Chineses. “Incentivar” à boa maneira Chinesa.
Não digo que não “incentivem” mas há muitos amigos “Xineses” do “XIXI Pig” que adoram andar montados nos carros europeus.
Já aqui contei uma história que se passou comigo em Phnom Penh Camboja, a quantidade de carros de super luxo na garagem de um prédio eram todos de Chineses, só aquela garagem dava para matar a fome a toda a Africa e ainda sobrava dinheiro.
Mas na China, nunca fiando. Basta dar-lhes no miolo e acabam-se os mercedes todos. Depende do lado que interessar mais.
Os chineses que esqueçam essa bebida para homens de peito rapado a que chamam de brandy e comecem a importar a nossa aguardente velha e até lhes começa a nascer barba rija na cara.
Vinho é bebida de homens de barba rija ?
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://observador.pt/2018/03/25/portugal-ja-e-o-quarto-fornecedor-europeu-de-vinhos-importados-pela-china/&ved=2ahUKEwjKhKPaiIGJAxW1SvEDHRErDzIQFnoECB8QAQ&usg=AOvVaw36UF2HSSrBhIoqEQkOKvN_
@JL, há vinhos mesmo carrancudos até no fundo da garrafa nasce pelos, 🙂 🙂 🙂
Mas atenção não sou apreciador de vinho, darem-me do melhor ou do pior sabe-me todo ao mesmo, que me desculpem os apreciadores mas é a pura das verdades,
Tenho um dos meus cunhados que adora ir a provas de vinho e compra vinhos muito bons e está sempre a dizer “prova este que deste vais gostar” nunca senti diferença, mas em compensação consigo distinguir a verdadeira Coca-cola das imitações. 🙂 🙂 🙂
Gostos são gostos.
Barba rija é preciso para o fazer, especialmente se for bem feito. Eu de tanto vinho fazer desde miúdo, perdi toda e qualquer vontade de o beber 😀
Mas já agora, não se esqueçam que Portugal tem andado a comprar vinho a granel vindo de Espanha, literalmente, ao preço da uva mijona. E isso também faz mossa no mercado e produção internos. Até se falar que estará boa parte a ser vendida como vinho nacional.
O JL e outros são pessoas muito divertidas em ocasiões sociais…sem dúvida!
Obrigado.