PplWare Mobile

China estuda resposta à UE: automóveis a gasolina e brandy europeu na mira das taxas

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. André R. says:

    Tudo era feito lá… eles adquiriram o Know How e agora estão a passar a perna a todos…

  2. Aves says:

    Lá se esqueceram da carne de porco outra vez no post.
    “O Ministério do Comércio chinês sublinhou também que ainda estão a decorrer as investigações sobre as importações de produtos europeus de porco, e que, no final do processo, serão tomadas decisões “objectivas e justas”.
    Em 2021, “A China [era] o principal destino da carne suína espanhola, representando 80% do total exportado (492.765 t). Na verdade, a Espanha é o principal fornecedor mundial de carne suína para a China”. Da votação de julho para esta alterou a votação de a favor para abstenção.

    • says:

      A carne de porco é um caso bicudo. Sim, pode haver baixa (ou inexistência) nas exportações da UE para a China, mas se houver aumento de preço ou falta de carne no mercado Chinês (ou as duas coisas), acho que são eles que perdem mais. É que pode falta muita coisa, menos carne de porco. Não acredito que a China tenha coragem de mexer muito com isso, por medo de problemas internos.

    • says:

      Acrescentando:
      Acho que a China tem pouco interesse em aumentar certas taxas (ou alguma que seja, na verdade). Estão a aplicar medidas muito cirúrgicas para tentar “forçar” uma solução diplomática, como tentar pressionar os países que mais se têm mostrado a favor das taxas de importação para a UE. Quase que mais valia dizer que querem taxar o Cognac Francês e a seguir o Moet Chandon só para chatear a França. Obviamente que não o querem dizer assim.
      Eles sabem bem que mexer nas taxas de importação é também mexer com os preços no mercado interno e com a opinião pública interna que já não tem andado assim tão fantástica nos últimos tempos.

      • Aves says:

        Concordo, exceto quanto ao efeito nos consumidores. Onde estão a tocar é no consumo dos ricos – carros de alta cilindrada da Alemanha e conhaque francês. Mesmo a carne de porco, pesquisando por “cerdo coche” (trocar porco por automóveis) o que se vê é os produtores do “pata negra” preocupados – é a melhor carne de porco e derivados, não é porco para as massas populares.

        • says:

          Mas as elites Chineses têm tanto ou mais poder que as “massas”. Normalmente o Xi e amigos gerem bem, mas a coisa pode estar mais tremida do que parece. Além de que estará em curso uma enorme crise financeira. Mas nunca se sabe bem.

          • Aves says:

            As elites chinesas vão continuar a importar, sem se preocupar com a subida de preço por causa do aumento das taxas alfandegárias. O que vai limitar o seu impacto nas exportações desses produtos da UE. Só se o governo chinês lançar, também, proibições e quotas de importação.

          • says:

            Também acho que pode não “mexer” com as elites, mas aquela malta não é muito certa das ideias e o Xi ainda se chateia com algum e malha neles todos.

  3. Yamahia says:

    Nada que PT já não tenha inventado há muitos anos.

  4. palex says:

    Reparem na ironia: Europa taxa os veiculos elétricos e a China taxa os veículos a gasolina… Assim é difícil a UE manter o discurso do “vamos salvar o planeta”.
    Os governos europeus vão ter de tentar ajudar os fabricantes europeus na mesma medida em que o governo chinês o faz. Caso contrário, vão criar um barril de pólvora: os consumidores/eleitores vão pagar cada vez mais impostos quando compram VE e quando abastecem combustíveis fósseis.
    Resumindo a malta vai andar muito descontente.

    • JL says:

      Alguma vez disseram que queriam salvar o planeta ?

    • B@rão Vermelho says:

      Quem compra carros de grande cilindrada vai continuar a comprar, qual é a melhor maneira de “esfregares” na cara dos outros o teu sucesso financeiro, é a compra de um carro, algumas vez quem compra Ferrari e carros do género se vai preocupar que vai pagar mais uns testões.
      Por enquanto os grandes carros Europeus ainda dão o estatuto que as outras marcas nem sonham, não sei por quanto mais tempo vai ser assim mas neste momento nada se compara com os carros Europeus.
      Na Tailândia os carros importados pagam uma taxa de 300% e continuas a ver e ter listas de espera de anos para conseguires comprar um super carro.

      • says:

        Mas na China podem simplesmente “incentivar” a que se compre carros Chineses. “Incentivar” à boa maneira Chinesa.

        • B@rão Vermelho says:

          Não digo que não “incentivem” mas há muitos amigos “Xineses” do “XIXI Pig” que adoram andar montados nos carros europeus.
          Já aqui contei uma história que se passou comigo em Phnom Penh Camboja, a quantidade de carros de super luxo na garagem de um prédio eram todos de Chineses, só aquela garagem dava para matar a fome a toda a Africa e ainda sobrava dinheiro.

          • says:

            Mas na China, nunca fiando. Basta dar-lhes no miolo e acabam-se os mercedes todos. Depende do lado que interessar mais.

  5. freakonaleash says:

    Os chineses que esqueçam essa bebida para homens de peito rapado a que chamam de brandy e comecem a importar a nossa aguardente velha e até lhes começa a nascer barba rija na cara.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.