PplWare Mobile

China agradece: Trump quer acabar com crédito fiscal para a compra de veículos elétricos

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Aves says:

    Os factos:
    – Os VE fabricados na China, que pagavam uma taxa de importação de 25%, passaram a pagar uma taxa de 100% nos EUA, a partir de maio de 2024. Isto reduziu as importações a quase nada, por tornarem mais baratos os VE com outras origens .
    – Os VE cuja aquisição é subsidiada nos EUA não podem ser fabricados na China, nem sequer podem ter baterias feitas na China.
    – Ou seja, acabando os subsídios à aquisição de VE aproximava os preços de compra dos VE de outras origens, agora sem subsídios, dos preços dos fabricados na China, que não têm subsídios.
    No post diz-se que: “Se os americanos optarem por cancelar o crédito fiscal, estarão a abdicar de uma vantagem competitiva crucial, permitindo que os fabricantes chineses entrem no seu mercado com produtos mais acessíveis.” Não sei se o impacto é significativo.
    O que pode ser favorável aos fabricantes chineses de VE e de baterias é se, ao contrário do que acontece atualmente, os EUA permitirem investimentos, passando a fabricá-los nos EUA. Ou uma significativa diminuição na taxa de importação da China. Ou um aumento das taxas de importação de VE fabricados na Europa, no México e noutros países, que aproximasse os preços.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.