Carros europeus consomem 100 vezes mais óleo de palma que todas as bolachas Oreo do mundo
Já ouviu falar em óleo de palma? O óleo de palma é um ingrediente utilizado em vários produtos, incluindo a produção de biodiesel. 7 em cada 10 europeus são contra a queima de óleo de palma nos seus carros, mas a maioria não sabe que este biodiesel é o mais popular na União Europeia. Este é um óleo vegetal mais barato, mas é um importante impulsionador da destruição das florestas tropicais e da vida selvagem associadas.
Um estudo recente revela que os carros europeus consomem 100 vezes mais óleo de palma que todas as bolachas Oreo do mundo.
O óleo de Palma e a produção de biocombustíveis para carros
De acordo com um estudo revelado recentemente, os condutores europeus queimam 100 vezes mais óleo de palma no combustível dos seus veículos do que o utilizado nos 40 mil milhões de bolachas Oreo consumidas anualmente no mundo.
O estudo é da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E, na sigla original) que revela uma “tendência preocupante” de consumo de óleo de palma para combustíveis. O estudo conclui ainda que o grande problema do óleo de palma não está na alimentação, mas sim na produção de biocombustíveis.
De acordo com a Associação ambientalista portuguesa Zero, que faz parte da federação, a quantidade de óleo de palma utilizado na produção de biodiesel na União Europeia (UE) em 2019 sofreu um aumento de 7%, atingindo um máximo histórico de 4,5 milhões de toneladas.
Em contraste, a utilização de óleo de palma para a produção de produtos do dia a dia como o pão, gelado, pasta de avelã, chocolate, margarina, champô e detergente caiu para um mínimo histórico de 2,8 milhões de toneladas anuais
Os ecologistas consideram a tendência preocupante e dizem que não é observada apenas com o óleo de palma, mas em outros. E explicam: Nos últimos 10 anos, a utilização de colza, girassol, soja e óleo de palma para a produção de alimentos estagnou nos cerca de 12 milhões de toneladas por ano. Mas a sua utilização em biodiesel aumentou 46%, passando de oito milhões de toneladas em 2009 para 11,7 milhões de toneladas em 2019, revela a Lusa.
Em termos Europeus, Espanha, Holanda e Itália em conjunto, representaram em 2019 cerca de 81,5% da produção de biodiesel a partir de óleo de palma.
Em Portugal o consumo de óleo de palma aumentou nos últimos dois anos. A Zero usa dados do Laboratório Nacional de Energia e Geologia para dizer que no ano passado se usaram no país mais de 40,7 milhões de litros, 11,8% mais do que em 2018. A Zero lembra ainda que em maio do ano passado foi publicado um regulamento europeu no qual a Comissão Europeia classifica este óleo como insustentável, devendo ser eliminado até 2030, começando o processo de eliminação em 2023.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Só os carros? E os humanos? Com a Nutella? Que maravilha.
Comer faz bem a alma, isso nao critico porque é alimento agora gasolinas ja tem alternativa
Faz tempo que a nutella alterou a sua receita, agora é só nojo com chocolate e avelã, nada da nutella antiga.
P.S.: nutella antiga só esmo em nutellarias naqueles baldes de 10KG
Vamos todos andar a pé e comer oreos, é melhor para o ambiente…
O meu tesla so usa eletricidade eolica logo 100% limpo. Orgulho
Muito bem 🙂 Ta ligado à eólica? Ou usa uma bateria também? E como é construída essa bateria do orgulho? Pois…
Ha sempre muitas variáveis por onde se ‘criticar’, basta querer. Para o teu caso, o mais obvio é a bateria e o seu prejuizo na construiçao, e na destruição para o meio ambiente, bem nocivo.
De resto, usas pneus ecologicos do orgulho ou aí já não importa de que sao feitos, mesmo que sejam feitos à base de petroleo, que é usado nos combustiveis que te orgulhas nao usar?
Se vais por aí, então podes andar a pé. Ah espera, mas as solas do que tens nos pés também é feito de borracha, mais vale andar descalço. É pá, mas espera, a roupa que usas também foi fabricada em máquinas que usaram electricidade, já para não dizer o próprio tecido, plásticos e metal, muito possivelmente produzida em países que ainda usam carvão ou algo igualmente poluente para a produção, fora o transporte para chegar até ti e a energia que a loja que tas vendeu gastou para estar aberta. Mas, realmente, é melhor nem comer porque tanto carne como vegetal consomem recursos, máquinas, etc. que usaram energia possivelmente proveniente de fontes também menos limpas.
“Guess i’ll die.” – George Carlin
Temos que ser razoáveis, não se pode ir por aí. Era ideal que assim fosse mas infelizmente, a esta altura, isso é utópico. No entanto, todos os passos na direcção certa ajudam. Podes pedir a EDP (os outros não sei) para seres abastecido apenas por energia 100% renovável ligeiramente mais cara (está escrito no fundo da fatura), que pelos vistos é o que ele faz. Já é um passo. E o tesla realmente, por mais discutível que seja a questão da bateria (que a tesla já tem um processo “revolucionário” para reciclar), usa energia que pode ser produzida em massa de forma mais eficiente do que um carro convencional a queimar gasóleo de forma individual, mesmo que use o mesmo tipo de combustível. Já para não dizer que pode realmente consumir apenas renovável como ele faz, que é algo que qualquer outro carro não eléctrico não pode dizer. Só o facto de ele estar a fazer algo, já é mais do que o que a maioria das pessoas faz que nem pensam nisso. É um processo, cada passo ajuda. Orgulho também pode ser um forte motivador na direcção certa.
e quando for vender o carro depois de 10 anos de uso ? só se alguem for tolo em o comprar, senao vai ser mais um monte a poluir o planate
É usado nos motores diesel ou também nos gasolina?
*só (nos motores diesel)
Ignorem a pergunta 😀 Não faz sentido, é desnecessária.
Uma estupidez só para ganharem certificações ambientais. Quando quiserem implementar as tecnologias amigas do ambiente sabem o que fazer!!! Isto é como a treta dos plásticos, perigosos para o meio ambiente e é verdade, se quiserem também sabem o que fazer…, mas o problema é o lobbie do petróleo e os políticos nem tomates nem força têm para lhes fazerem força.
Até parece que todos comem bolachas oreo… Se comprassem com cerveja aí sim era preocupante
Com tanto óleo de fritura usado no mundo que poderia ser filtrado e usado no biodiesel, andam a usar óleo de palma.
O melhor é mudar para óleo vegetal.
Não percebi esta comparação de óleo de palma em combustíveis com as bolachas oreo…
Aparentemente são produzidas 40 mil milhões de oreos por ano ..
Problema este que só será resolvido com os carros eléctricos…
Este titulo é daqueles titulos parvos em que se compara uma coisa com outra que NÂO TEM NADA a ver. Absolutamente nenhuma causa-efeito.
É mais uma daqueles que nem vale a pena ler. Basicamente é só para dizeremos que somos os piores e que vamos matar o mundo.