Carros elétricos: Governo quer reduzir tarifa para carregar
Afinal, quando custa atualmente uma viagem em carros elétricos? E num carro a gasolina ou num carro a gasóleo? Já há muitas informações que mostram que carregar um carro elétrico em casa compensa muito, mas nos Postos de Carregamento Elétrico (PCE) já não é bem assim. O Governo quer reduzir a tarifa para carregar carros elétricos.
Redução do preço nos carregamentos para tornar os carros elétricos atrativos
O JN/TSF realizaram recentemente uma entrevista a Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática. Das várias revelações, Duarte Cordeiro refere que este será também o ano de estudar uma redução de preço no carregamento que torne verdadeiramente atrativo os carros elétricos.
Segundo o Governante, os investimentos previstos em energia serão de pelo menos 60 mil milhões até 2030, cerca de metade em eólicas offshore.
Relativamente à necessidade de controlar os preços, Duarte Cordeiro referiu que...
Tivemos preços recorde de gás e de eletricidade. E a terceira era acelerar na capacidade do país de ter energia renovável mais barata. Se olharmos para o primeiro objetivo, conseguimos reduzir o consumo de gás em cerca de 16% a 17%. No segundo, tivemos uma redução de preços de 4,4%.
Quanto à aceleração das energias renováveis, em 2021 tínhamos 1,7 gigawatts de solar e conseguimos acrescentar no último ano mais um gigawatt, metade dele em autoconsumo. Temos um objetivo de chegar ao final do mandato com 80% da eletricidade produzida com fontes renováveis. Em janeiro, fevereiro e março tivemos 75%. Como é que conseguimos manter isto ao longo de todo o ano? Com o projeto do eólico no mar e com o solar.
O ministro referiu ainda que o Governo vai reavaliar os incentivos da mobilidade elétrica. À semelhança do que acontece noutras áreas da promoção do consumo adequado, talvez se avance para uma lógica de redução da tarifa de eletricidade e, futuramente, de hidrogénio nos transportes, em vez de se continuar a investir em equipamentos.
Este ano irão ser mantidos os apoios para carros elétricos nos mesmos termos, mas irão ser avaliados. Talvez assim se consiga atingir uma diferença grande entre o consumo de eletricidade para automóvel e o combustível fóssil.
Este artigo tem mais de um ano
Combustíveis a serem castigados com 11mil milhões ano. Electricidade a ser abonada com 3 mil milhões ao ano. O que é que é preciso mais?
Vamos só ignorar o AutoVaucher no valor de €20 por pessoa…
E o desconto no ISP.
Mesmo assim ainda é muito. Pq há-se um item de 1ª necessidade pagar 50% em impostos?
Se combustível é um bem de primeira necessidade então a eletricidade para carregamento automóvel também se deve aplicar os mesmos princípios…
Mais uma vez a tua argumentação é falaciosa e tendenciosa.
Quem disse que a electricidade não era? Tanto é um como é outro. Só que um é roubado até quase partir a corda enquanto o outro é abonado.
Se bem que por esta época os combustíveis sejam mais urgentes que a electricidade.
Sem eles a electricidade não é gerada em quantidade suficiente, sem eles a comida não te chega à mesa!
Primeira necessidade ? Desde quando ? Para os que são de primeira necessidade têm descontos para ficar mais barato.
Um é roubado ? Segundo você até dão dinheiro para chocolates. Lol
Também não queres falar que os combustíveis tornam a nossa balança comercial deficitária e a economia dependente dos interesses de terceiros…
Não vá pela vertente económica, diga só que não gosta e pronto e evita fazer figurinhas. Aliás, é preferível dizer que não gosta – porque gostos não são se discutem – do que estar a atirar argumentos sem noção. 🙂
Que era usado para tabaco e chocolates e outras mariquices mesmo por malta que nem carro tinha! Bastava um MB e um NIF!!!
Ainda por cima…
Se calhar devias era estar calado.
Porquê? Significa que até a malta com BEV usava os 20 paus para tudo excepto para combustíveis. Já não chega serem abonados com grande parte dos impostos sonegados à gasolina e ao gasóleo e ainda vinham, como quem não quer a coisa, catar os 20 paus destinados aos combustíveis. Grandes gosmas!
Ainda achas que me devia calar?
Eu não usei, conhece algum dono de BEV que fosse a um posto de gasolina para beneficiar desse dinheiro.
Ah já sei, vai dizer que sim.
Não usou pq não quis. Mas podia ter usado. Era à fartazana! Serviu para tudo excepto para resolver o problema a que dizia ser destinado. É fartar vilanagem!
Eu não sou desse tipo, falo mal de algo e depois vou lá comer, mas realmente a sua opinião é de brandar os céus, com tanto hate por eléctricos até os dos de ve de usarem algo que foi inventado para os a combustão, enfim, nada de novo da sua parte.
Portanto para os combustíveis até subsidiam sem sequer verificarem para que é usado; depois diz que a electricidade é que é altamente subsidiada, vá se la entender ….
Aqueles argumentos lógicos…
Mais vale estar calado.
Claramente a intenção não era essa.
Como lhe disse noutro local, os combustíveis não são subsidiados em Portugal ou em outro qq pais da Europa ocidental.
Na verdade, Portugal tem um dos preços de combustível mais altos da Europa e o governo português aplica impostos elevados sobre o combustível, o que aumenta o preço final aos consumidores
Se me disserem que o combustível na Venezuela é subsidiado (0.015€/litro) aí já acredito. https://pt.globalpetrolprices.com/Venezuela/gasoline_prices/
De resto não me façam comer gelados com a testa porque não vou em “grups”!
Sao subsidiados sim, senão não tinha o gasóleo mais barato que a gasolina, só isso diz tudo.
Portugal tem a energia eléctrica mais cara da Europa, então como ficamos !
Por ser mais caro nao quer dizer nada. E quanto mas barato tentarem deixar o gasóleo, mais caro todos eles vão ser, pore razões bem lógicas.
Não @JL os combustítveis não são subsidiados, antes pelo contrário! Os combustíveis são altamente penalizados com impostos. Pior só o tabaco!
Qual foi a parte do meu comentário anterior que não percebeu?
E não. Não temos a energia mais cara da Europa, longe disso! A electricidade, essa sim é altamente subsidiada em PT, o que faz com que esteja muito próxima dos valores da Venezuela!
https://pt.globalpetrolprices.com/electricity_prices/
Não são ? então isto é o quê ?
Apoio, subsidio, não é tudo a mesma coisa.
https://pplware.sapo.pt/motores/combustiveis-governo-vai-manter-descontos-ate-final-do-mes/
Mas olhe, o FMI que deve saber mais você, diz o contrário.
https://www.imf.org/en/Topics/climate-change/energy-subsidies
Isso que está aí do FMI não é mais odo que eu já lhe tinha dito n’outro espaço.
Os combustíveis fosseis usados para gerar ELETRICIDADE são subsídiados.
O gasóleo e a gasolina não são subsidiados. Antes pelo contrário, são usados para extorquir dinheiro fácil à população em forma de impostos de valor pornográfico para com eles poderem subsidiar o sector electrico e outras poucas vergonhas.
Ainda este ano foram entregues ao SECTOR ELECTRICO 3 mil milhões que foram em forma de subsídio ao COMBUSTÍVEL GÁS! Esse valor foi conseguido à custa dos 11 mil milhões que prevêm extorquir em 2023 aos consumidors de gasolina e gasóleo!
Leia com olhos de ler o artigo do FMI e veja lá se não é o que lá está exposto (combustíveis CARVÃO, PETRÓLEO E GÁS subsidiados para serem usados na geração de electricidade)
Qt à realidade exposta no artigo do Pplware, não é mais que a devolução de umas fatias finas a quem lhes dá um presunto inteiro! Não se trata de nenhum subsídio!
Ah não ? então olhe lá os gráficos:
https://www.imf.org/-/media/Images/IMF/Topics/Environment/energy-subsidies-detail-page/fossilfuel-page-figure2-updated.ashx?h=727&w=600
São ? então mostre lá provas disso?
Tem aqui o relatório completo;
https://www.imf.org/-/media/Files/Publications/WP/2021/English/wpiea2021236-print-pdf.ashx
Como digo e repito, o grande peso desses subsídios incide sobre o sector elétrico.
Apenas vem dar razão ao que tanto se debate. A geração de electricidade através de combustíveis carvão, gás e petróleo é a que tem mais impacto na saúde das pessoas, não é devidamente penalizada por isso e ainda por cima recebe avultados subsídios em dinheiro para que se consigam manter os preços baixos.
Em relação ao gasóleo e gasolina, o FMI entende que deviam ser ainda mais penalizados em forma de mais impostos. Porque poluem.
Mas ei… Sigam as recomendações do FMI e ficamos todos contentes. Sempre queria ver em quanto ficaria o kWh!
Onde diz que é só para o sector eléctrico ?
Agora só a elecricidade é que usa combustíveis ? As outras industriais como comenteiras, metalurgias, entre outras não usam combustíveis.
Deixe de ser cego e cheio de preconceitos.
Não, não vem dar razão nenhuma, só o vem mostrar o contrário.
Governo tinha que obrigar a ter placa solar no teto dos carros, ou ate mesmo versoes igual o Prio da toyota com placa solar de fora a fora ate na traseira e com o espelho retrovisor interno feio por cameras.
Mas e os carros elétricos com teto de abrir?
Desde que baixar o preço não prejudique a cobrança de imposto, parece bem. Talvez seja possível atacar na margem de lucro de quem presta efectivamente o serviço?
Com 35,3% em 2021, e 36,4% do PIB recolhido em impostos em 2022, vamos rumo aos 50% do PIB, que nenhuma redução de tarifas prejudique este grande objectivo nacional!
Alguém faltou à definição de elasticidade da procura nas aulas de economia do 10 ano…
Falta de iliteracia económica portuguesa dá respostas deste género e isto nem é economia avançada, é mesmo economia que se ensina aos putos de 14 anos.
Podiam começar por eliminar a burocracia para quem quer investir na rede pública de PCRs…
“É essencialmente um processo burocrático, onde a instalação física do equipamento é o que menos tempo demora e onde não sendo do interesse do OPC (Operador de Postos de Carregamento) ter carregadores parados, resulta em avultados investimentos estagnados no tempo e espaço, não sendo benéfico para ninguém, especialmente para o crescente número de utilizadores que procuram cada vez mais estes serviços.”
https://www.uve.pt/page/processo-instalacao-pcve-portugal/
Curioso como estes “governantes” falam aquilo que o povão quer ouvir não dizendo o resto. Qq baixa administrativa de preços será suportada por alguém que nunca serão as empresas, mas sim os mesmos de sempre. Não há almoço grátis..