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Descubra quanto perde a bateria de um carro elétrico ao viajar com o ar condicionado ligado

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Miguel Sousa says:

    Ainda gostava de saber qual é o jeito dos carros eléctricos:

    -Esperar 40 minutos ( em média depende do veículo), por uma carga completa.

    -Não existirem muitos pontos de carregamento ao longo do País e muitas vezes ter que andar ao despique com outros condutores (“Ah e tal eu já estava aqui…).

    – Questão ambiental??Muitas dúvidas aqui…

    No fundo, é tudo uma questão de modinhas, é fixe andar de carro eléctrico…

    • Vítor M. says:

      Na verdade os elétricos ainda não são úteis para a maioria, essa é a verdade. Mas estamos no período de transição.

      Apontas e bem, as questões do carregamento. E isso ainda é um dos fatores que vai demorar até ser resolvido. No futuro, as baterias serão carregadas em 10 minutos e será uma vantagem, face ao cenário atual. Mas vai ainda demorar um bom par de anos.

      Depois a questão ambiental… é uma luta que, aos olhos do cano de escape, ganha o elétrico, mas depois há tudo o resto a montante. Será que fabricar as baterias é mais limpo que fabricar a gasolina ou o gasóleo?

      Mas depois há tudo o resto.

      – Os elétricos são mais silenciosos, darão uma maior limpeza às cidades em relação ao ruído
      – Os elétricos dependem da energia que cada país pode produzir, fontes como o sol, o hidrogénio, o vento, as barragens, etc…
      – Os elétricos serão muito mais baratos de fabricar. Um motor de um elétrico é bem mais simples que um do térmico.
      – os elétricos evoluíram para um chassi mais simples, mais leve e com menos material de fabrico
      – Os elétricos têm de ser mais leves, o que vai consumir materiais renovados, mais amigos do ambiente
      – Os elétricos abriram portas a novas tecnologias de auxilio à condução
      – Os elétricos podem ser carregados com energia doméstica, ficando muito barato o seu carregamento
      – Os elétricos são a evolução do próprio mercado automóvel, mesmo em questões fiscais (isto, aos dias de hoje, claro).

      Estes são apenas alguns pontos, mas há outros onde ainda o mercado pende para os térmicos.

      • Antonio Vasco says:

        Falta dizer uma vantagem que poucas vezes se fala, mas que é uma grande vantagem que só se apreende com o uso, que é a segurança e o agradável de uso que é um eléctrico;
        O peso das baterias, se é penalizador para a autonomia, é um acrescento de segurança para o carro, porque baixa enormemente o centro de gravidade do carro, e por isso carros altos como o Y e o IX conseguem curvar a velocidades muito altas sem inclinação da carroçaria;
        E a condução com Epedal ou similar (travar sem o uso do pedal do travão) que torna a condução muito confortável.

        • Joaocesar says:

          Falta falar no perigo de conduzir sobre uma bomba com rodas basta um problema numa pilha e arde tudo e depois do acidente de ontem com o barco , não faltará muito até a recusa de transporte por barco ou então os custos disparam.

          • Jorge says:

            Carros a combustão nunca ardem…

          • JL says:

            Onde é que concluíram que foi provocado por um eléctrico .

            Bomba ? Quais ? Os a combustão que ardem 200x mais ?

          • Toni da Adega says:

            Festival Andanças manda um olá

          • OJL says:

            @Joaocesar Como diz o Vítor M., estamos num ponto de transição. Isso também significa novas baterias e mais seguras.

          • Filipe says:

            Não sei que combustível poe, mas que eu saiba é inflamável…

          • Yamahia says:

            @JL a capitania holandesa confirma que o incêndio começou num eléctrico.
            Não há muito tempo foi outro navio ao largo dos Açores com 4000 viaturas lá dentro, sendo a causa tb 1 eléctrico.
            @Joaocesar Uma companhia Norueguesa, já os proibiu.
            Concordo que qq dia, se quer um eléctrico é melhor ir buscá-lo a nado looolooolool

          • JL says:

            Confirmou a quem ? Não leu aqui o artigo sobre isso.

            Isto chega ao ridículo de desejarem que os carros eléctricos incendeiam. Tal é o preconceito, ao que isto chegou, vergonhoso.

          • Yamahia says:

            Vc hoje está muito sensível. Leva tudo a peito. 🙂

          • JL says:

            Vindo de si levo para todo o lado, menos a peito.

        • Yamahia says:

          “carro, e por isso carros altos como o Y e o IX conseguem curvar a velocidades muito altas sem inclinação da carroçaria;”
          looolooolool

          • Realista says:

            O centro de gravidade não está nas pontas do veículo mas sim na sua base – local onde estão localizadas as baterias. Por isso é que os veículos de corrida montam o motor no meio para o peso do veículo estar no centro. No entanto colocar o motor no meio num carro utilitário não dá praticabilidade pelo que o motor usualmente é colocado numa extremidade não lhe conferindo uma distribuição de peso uniforme…

            Quando tiveres um EV é que lhe vais dar valor. 🙂

          • Yamahia says:

            Qual é o carro de corrida q monta o motor a meio?
            Os elektros não curvam. Borram-se todos. Mais q evidente.
            Isto dim, é espetáculo
            https://www.instagram.com/p/Cu2abn2PHgw/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

          • JL says:

            Esse curva tão mal que tem de ir de lado, isso nem sequer é curvar, dizem os entendidos, não eu.

          • Realista says:

            Qual carro de corrida que monta o motor a meio?

            Audi R8
            Lotus Elise
            Porsche 911
            Lancia Statos
            Lotus Evora
            McLaren F1
            Ferrari 488 GTB
            Ford GT
            Porsche Boxster
            Honda NSX
            Ferrari F40
            Porsche Carrera GT

            etc

      • Arcturo says:

        Existem muitas vantagens num carro electrico. Mas tambem existem muitas desvantagens. No entanto há outra perspectiva…. é uma transição para um novo paradigma de mobilidade.
        Habituamo-nos a andar de carro a gasolina. Viciamo-nos a gastar energia à doida. Por cada kWh de energia que se coloca dentro de um deposito de combustivel 80% é deitado para o lixo. Alguem tem duvidas que isto tem um limite? que não pode durar para sempre?
        O carro electrico não é a solução. Mas é um passo para a transição. Todas as transições tem periodos de adaptação e estamos agora a tentar adaptarmo-nos. Mas atenção a tecnologia nao resolve tudo. Por exemplo diz-se neste post que no futuro vamos carregar em 10 min…. mas para isso temos que meter 50 kWh dentro da bateria em 10min. Ou seja precisamos de ter 300 kW disponiveis para carregar o carro. Se forem 2 são 600 kW. Isso não vai ser possivel, não há nem vai haver rede disponivel. Pode existir num local, mas não vai haver com a capilaridade necessaria.
        Por estas e muito outras razões entendo que o carro electrico tem o seu espaço para nos habituar a uma mobilidade diferente. Porque fazer como fazíamos vai ser impossivel

        • Vítor M. says:

          Existem muitas vantagens num carro electrico. Mas tambem existem muitas desvantagens. No entanto há outra perspectiva…. é uma transição para um novo paradigma de mobilidade.

          Exatamente, esse é um ponto importante a esta altura, apesar das limitações. Agora, será que vai ser o futuro? Bom, o futuro próximo vai ser de certeza, até porque se repararmos, esta transição que estamos a assistir começou há mais de 15 anos e ainda nem a meio vai.

          Ainda falta afinar as tecnologias para não se perderem os kWh de energia (eficiência), falta adaptar as sociedades e as mentalidades, falta fazer o caminho do desenvolvimento do que poderá ajudar no caso das limitações, como os carregamentos. Não precisaremos fazer carregamentos totais, até porque grande parte das pessoas, hoje, não enche o depósito quando vai abastecer. Nos elétricos será o mesmo, mais postos de carregamento rápido, carros mais eficientes, permitem mais quilómetros e paragens mais breves. Isso será o equilibro daqui a 3 anos. E isso fará dos elétricos os carros do futuro próximo. Para haver uma mudança de novo neste paradigma, teremos de esperar mais de 10 anos. Isto é, se o hidrogénio for a solução de combustível para carregar de energia as baterias que irão alimentar os motores elétricos.

          Mas é esta “certeza incerta” que vai ser interessante acompanhar. Serão os elétricos, os térmicos com combustível sintético, será o hidrogénio o equilíbrio? Façamos as nossas apostas, porque vai se rmuito interessante.

          • Pedro Coelho Silva says:

            Estou muito confiante que hidrogénio não vai ser alternativa melhor que baterias.

            O hidrogénio tem imensos problemas impossíveis que tornam o uso dele complexo, caro e perigoso.

            Será sempre preciso gastar energia elétrica para produzir hidrogenio, para o transpotar, e para o manter num deposito, para depois converter a energia armazenada no hidrogénio para elétrica para os motores funcionarem.

            Bem mais simples e eficiente armazenar logo a energia elétrica numa bateria e usar, sem ter de fazer tanta conversão entre meios de armazenamento de energia.

          • Vítor M. says:

            Também tenho essas dúvidas sim. Mas serão os sintéticos a alternativa? também não acho.

          • Arcturo says:

            Do meu ponto de visto este é o tema central. A transição vai obrigar-nos a ser diferentes. Tenho duvidas que se deem saltos significativos na eficiencia dos carros electricos – já estamos nos 80% e é muito dificil subir deste patamar. Mas os carros consomem muito porque são muito pesados. quando falo de paradigma é isto que discuto. Qual é a lógica de ir por uma criança à escola num SUV? ou dito de outra maneira, queremos que uma massa de 30 kg se desloque 10 km para ir à escola, e para isso deslocamos uma massa de 2500 kg. É isto que não tem logica, é isto que vamos ter de mudar e não é por vontade propria…. é porque vamos ser obrigados. Porque o que fazemos agora não é sustentavel. Na minha visão para um futuro mais sustentavel vejo uma maior utilização de transportes colectivos, a par da mobilidade suave (bicicletas electricas para o last mile) e a grande revolução que vão ser os carros autonomos. provavelmente vai demorar 30 anos a mudar de paradigma, mas vai mudar

          • Vítor M. says:

            Disseste aí um ponto fundamental: os carros são pesados. Eu acrescentaria “ainda são pesados”. O que nos pode dar aqui uma linha de trabalho. Isto é, os carros elétricos não podem ser pesados, terem 2 mil quilos ou mais. Não podem. E a indústria sabe disso e está a trabalhar nisso. Ligas metálicas mais leves, materiais de habitáculo mais leves, menos botões, mais eletrónica e menos “acessórios” que estão ultrapassados. Isso irá permitir uma evolução na eficiência.

            Sobre o uso do segmento SUV (sport utility vehicle), também partilho das tuas dúvidas. E os segmentos têm de ser repensados. E parece-me que ainda estamos numa linha contrária a essa necessidade, porque as marcas continuam a desenvolver SUVs como oferta a “bom preço”. Mas, lá está, vai ao encontro do que falei anteriormente, temos de dar tempo às empresas para conseguir junto da sociedade ajustar as necessidades verdadeiras dos mercados.

            Sobre os transportes coletivos… isso já não concordo. Ninguém quer pagar um preço justo para estas empresas dos transportes coletivos ganharem dinheiro. E por isso ou são empresas públicas, com prejuízos graves, ou são particulares e com oferta miserável em termos de quantidade e qualidade. Agora imagina quando tiverem de eletrificação todas as frotas (dos autocarros, aos aviões).

            Os autónomos… sim, ainda estamos longe, muito longe. O problema vai ser o “conceito misto”. Isso é que vai ser um desafio que pode “matar” os autónomos. Mas vamos esperar que vai ser interessante.

          • JL says:

            Ao que parece são alternativa para quem quiser comprar um porsche 911 novo e que esteja disposto a gastar 1000 euros por depósito, mas já temos por aqui quem o queira fazer.

          • Vítor M. says:

            Pois, isso vai ser para “elites”, digo eu!

          • Yamahia says:

            “até porque grande parte das pessoas, hoje, não enche o depósito quando vai abastecer”
            Excepto quando vai fazer uma grande viagem!

        • Yamahia says:

          “Por cada kWh de energia que se coloca dentro de um deposito de combustivel 80% é deitado para o lixo. Alguem tem duvidas que isto tem um limite? que não pode durar para sempre?”
          E para produzir electricidade, quanta energia se desperdiça?
          E no transporte dessa electricidade? E na distribuição dessa electricidade? e na transformação de alta/média para baixa tensão? E a que se perde no acto do carregamento do veiculo por dissipação e/ou resistência? E a que se perde qd o carro está parado e sem uso??? etc…etc..
          Já fizeste bem as contas?!

          • JL says:

            Quer mesmo comparar ? Então comece desde a fonte, quanto se aproveita do petróleo desde o poço?

            Transporte 5 a 7%, conversão já está incluída no transporte.

            A maioria dos carros gastam zero parados, os que gastam é porque têm sistemas de vigilância ativos, se os desligar, não gasta nada.

          • Arcturo says:

            Bem, não tinha por intenção responder a esta bojarda. Desculpa, não me conheces de lado e não tenho gosto nenhum em entrar em polémicas estéreis. Só recomendo é que estudes…. estudar faz sempre bem. E não é preciso estudar grande coisa. Basta a termodinâmica básica para perceber que o que escreveste revela total ignorância. Mas o que é mais grave é que estás divertido com isso. E como se chama uma pessoa ignorante, que está satisfeito com isso e ainda pensa que sabe?

          • Yamahia says:

            Temos palhaço na sala.

      • Jorge Mateus says:

        Não são nem nunca serão!

    • JL says:

      Esperar porquê? Não precisa de ficar lá a segurar o cabo. Além disso a esmagadora maioria das cargas nem 20 segundos gasta do seu tempo.

      Não existem ? Amanhã vou para o Algarve e existem pontos sim, nunca os viu ?

      Andam ao despique ? Onde? Deve estar a fazer confusão com aquelas brigas que aconteciam nos postos de combustíveis quando os camionistas fizeram greve.

      Questão ambiental pergunta a quem sabe, aos ambientalistas, ou vai dizer que estes estão comprados ?

      Modinhas ? Então também comprou o seu por modinha ?

      • Mário says:

        @JL não deves viver no mesmo país que eu… o ano passado a chegar ao algarve, filas de carros eletricos para carregar na chegada ao algarve, pessoas que acham que o carregador é um parque de estacionamento, pessoas que usam o carregador rápido como um lento.
        Pessoas que como eu, além de gastar 30 ou 40K num carro ainda tem que gastar 2 ou 3K a reformular toda a instalação elétrica da casa porque a mesma não está certificada para receber um carro… E não não são os 16A, é o tempo que a instalação tem de suportar a fornecer esses 16A, normalmente ninguém pensa nisso…
        Sou apoiante dos elétricos mas não no sentido de os estarem a IMPINGIR ou a OBRIGAR.
        Estou para ver quando tiverem que passar mais cabos de alta tensão para escoar a produção renovável para os centros de consumo, se deixam passar um cabo de alta tensão por cima da vossa casa em nome do ambiente.

        • JL says:

          Filas onde ? Houve apenas um dia com 6 carros em fila em que a mesma durava 5 a 10 minutos, como diz, não vivemos no mesmo país, até porque diz que estão a impingir ? Em que país é que isso acontece ?

          Quantos kms é que faz por dia, assim saberemos quantos amperes precisa de instalação. Eu tenho um puxada de 3.45 kva em casa e tenho 2 carros a carregar, um deles chega a fazer 240 kms por dia, tudo bem que tenho apoio solar, mas nem sempre está disponível.

          Então qual a alternativa ? Até aposto que vai sugerir uma que nem existe infra-estrutura é onde gasta 5 a 10x mais energia.

        • Realista says:

          Basicamente estar a comparar 1 dia de experiência… e nos outros 364 dias?

          Eu basicamente chego a casa e ligo o carro e quando vou pegar nele está pronto. Gasto 10 segundos 🙂

        • Daniel says:

          Instalação de uma tomada electrica aqui em casa (construida em 1980), para carregar o carro, mais a compra de disjuntor e cabo de 2,5mm, não deve ter ficado em 50€. Não sei quem faz esses orçamentos de 2 ou 3k.

          • JL says:

            Não se admire, ainda há pouco tempo vimos aqui um relato sobre um orçamento de 2 milhões de euros para instalar 6 wallbox’s num prédio. Looooool

          • Realista says:

            Porque o orçamento contemplava deitar o prédio abaixo e fazer outro…

        • António Vasco says:

          Está com a informação ultrapassada, o que é normal pois a nível de carregamentos eléctricos é tudo muito novo e a evoluir rapidamente. Este ano já fui 3 vezes ao Algarve (em trabalho) e nunca tive que esperar 1min. Só me aconteceu em março , á saída de Lisboa, ter que passar à bomba seguinte porque o carregador rapido ainda não estava a funcionar, e o outro estava ocupado.
          Quanto á electricidade em casa, tinha 1 contador de 30A, passei para 45monofasico, são mais 5€ por mês, e coloquei uma wall box automatica , que regula a corrente de carga consoante a potencia disponivel.
          Carrego 2carros durante a noite sem qualquer problema,entre 20 a 30A ,e ainda fico com 15A para a casa. A wallbox custou 1100€ já instalada e com mudança de cabo com 15m . Mais nada.
          Atendendo a que poupo cerca de 5000€ ano , em combustivel, foi um ótimo negócio

      • Yamahia says:

        “Amanhã vou para o Algarve ”
        Boa sorte loooloooloool

    • Miguel says:

      O argumento da espera para carregar é de quem não gosta de planear.
      As pessoas esperam pela carga do telemovél? Ou do portatil.
      Muitas pessoas usam ferramentas electricas, com baterias, mas claro antes de as usar colocam a carga enquanto fazem outras coisas. Não colocam a carga e ficam a olhar para o carregador enquanto o processo decorre.

      • B@rão Vermelho says:

        @Miguel, a tua vida deve de ser uma seca, sem imprevistos sem emoções, é claro quando a vida corre bem é tudo muito giro e fácil, o melhor mesmo e ter um veículo de cada, VE para as voltas em cidade, um a combustão para as ferias e imprevistos

    • pois pois says:

      Eu também tinha as minhas dúvidas, mas agora que tenho um eléctrico, não quero outra coisa.
      A autonomia é realmente um ponto a melhorar.
      Devia suportar pelo menos 800 km em vez de 600.
      Leva 8 horas a carregar a bateria dos 10% aos 100% => outro ponto a melhorar.
      6 horas para carregar a bateria toda seria muito bom.

      • Kush says:

        @pois pois, que potência tem o teu quadro elétrico para carregar 100kwh ou mais em 10horas!?

        • Jonas says:

          Pode ter instalação de 10A em casa, mas penso que acima de 6.9A tem que ser certificada.
          Eu tenho um e-Niro 64kW e posso dizer que numa noite consigo perfeitamente carregar o carro com instalação de 6.9 e com wallbox com carregamento dinâmico. Que nas minhas contas, fica a 12€ a cada 500km. E carrego 2 vezes por semana para 130km diários.
          Atualmente, não quero outro.

          • Realista says:

            Andamos os dois com a mesmas contas. O meu carro tem uma bateria de 23kW fazer 500km fica-me por cerca de €10 a carregar em casa…

          • Realista says:

            E mesmo sem wallbox conseguias carregar o carro perfeitamente se o deixares na garagem às 20:00 e saíres às 08:00 numa tomada normal conseguirias carregar 40kWh (ou 60%) da bateria. Se no dia seguinte andasses 130km e voltasses a carregar novamente já terias o carro com 100%.

        • Realista says:

          Das 20:00 às 8:00 da manhã são 12 horas e numa tomada normal consegue de 38 a 44kWh.

          Se usar uma wallbox com load balancer (para evitar que o quadro vá abaixo) no mesmo período de tempo com 6.9kVa consegue cerca de 80 a 85kWh.

          Se passar para a potência de 10.35kVa consegue carregar a 9.2kWh e carrega 110kWh ao fim de 12 horas.

          Assim não é preciso potências alucinantes para se carregar 100kWh.

          • JL says:

            Bem explicado, é que há muitas pessoas que pensam que é preciso carregar a bateria 0-100% mesmo que não se tenha gasto.

            Conto pelos dedos as vezes que carreguei o meu a 100%, raramente passa dos 80%.

    • Kush says:

      Depende onde vives, numa ilha e a melhor opção,com wallbox em casa para carregar lento durante a noite.

    • Nuno José Almeida says:

      – Eu normalmente espero 10 segundos, que é o tempo que demora a colocar a ficha. Depois vou trabalhar.

      – Até hoje nunca me aconteceu, já andei no Norte, no interior, em Espanha. Tive de parar e carregar. Tive. Fui fazer outra coisa entretanto. Fui.

      – Questão ambiental, não é a solução mas de longe menos mau.

  2. Pedro Coelho Silva says:

    “Será que fabricar as baterias é mais limpo que fabricar a gasolina ou o gasóleo? ” Sim é e muito existem vários estudos detalhados sobre isso, além de que gasolina impossível de reciclar, baterias pode-se reciclar 95%+.

    • Yamahia says:

      “baterias pode-se reciclar 95%+.”
      Um desejo ainda não concretizado.
      Por agora tiras o alumínio e já gozas.

      • JL says:

        Errado, a northvolt, duesenfeld, e entretanto a nova DST portuguesa vão tirar muito mais que isso. Deixe de andar a espalhar invenções.

        • Yamahia says:

          Vão tirar, é diferente de tiram! Futuro do indicativo, que indica uma ação que ocorrerá no futuro ≠ do presente.
          Neste caso o futuro é o desejo que falei no meu comentário. Portanto tudo certo.
          A ver vamos se se concretiza!

          • JL says:

            Aliás, a northvolt e dusenfeld já tiraram.

            Sim, vão tirar, porque agora não há baterias para tirar, até haver ainda muitas têm de passar por projectos de segunda vida como o meu.

            Desejo que vemos aqui é o seu, as empresas não apostam em desejos, mas sim em factos.

            Olhe que há uma empresa em Lisboa a produzir equipamentos usados por estas… a Dst é novidade, acabou de encomendar esses equipamentos.

  3. Daniel says:

    Não sei se é mais limpo fabricar as baterias… mas é concentrado em alguns pontos… ou seja nas fabricas.

    A ideia de menos poluíção… é a poluição “infernal” que paira no ar nos grandes centros urbanos!

    https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/05/dez-cidades-com-o-bar-mais-poluido-do-mundob.html

  4. B@rão Vermelho says:

    Se formo sérios, o carro a combustão também gasta mais com o A/c ligado, e a subir nota-se bastante, eu que tenho carros modestos noto e de que maneira.
    @JL “Esperar porquê? Não precisa de ficar lá a segurar o cabo. Além disso a esmagadora maioria das cargas nem 20 segundos gasta do seu tempo.”, estas a ser um bocadinho muito “desonesto”, percebes bem que ao fim de 40 segundos, vinte para colocar e vinte para desligar não está pronto para andar, eu compreendo o que dizes ligas o carro ao “soro” e vais tomar café ou fazer um xixizinho, o que o @Miguel Sousa diz é quando vais de viajem, em casa ligas durante a noite e no outro dia está pronto, mas em viajem não é assim.
    Eu sou daqueles que paro quase sempre para fazer uma refeição durante as minhas deslocações, mas o meu irmão não gosta de o fazer.
    Com eu digo o VE ainda não é viável para todos, quem não possa carregar em casa acho que é um erro de todo o tamanho.

    • JL says:

      Por isso eu ter dito na esmagadora maioria das vezes.

      Mas aparecem sempre é com viagens grandes, que provavelmente fazem uma ou 2 vezes por ano.

    • Realista says:

      O teu irmão é um bexiga d’aço…

      • B@rão Vermelho says:

        O nosso país não é assim tão grande, se não aguentas 8 a 9 horas sem fazer xixi, deves per uma abobora e não uma próstata 🙂 🙂
        @JL, se não poderes carregar no conforto do lar não é a coisa mais pratica, por isso é que eu digo se não poderes carregar em casa, então o VE não é para ti, isto é a minha opinião pessoal, uma coisa é ires fazer uma viajem e ter de carregar na viagem, outra coisa é teres a necessidade de carregares sempre fora de casa
        Se não pudesses carregar em casa achas que era bom negócio, ou recomendas um VE para quem não possa carregar em casa?

        • Realista says:

          8 horas sem ir à casa de banho?! Isso é uma bexiga d’aço ou uma grande falta de hidratação. Para além disso se não parasse ao fim de 2 horas os meus filhos molhavam os estofos todos… hahaha

          Por acaso hoje tive em conversa com um TVDE que tinha um carro elétrico e ele diz que não tinha forma de carregar em casa e portanto tinha que carregar em postos de carregamento rápido. Ele diz que preferia esperar 1 hora com o carro a carregar porque lhe era mais vantajoso do que ter um carro a combustão…

        • JL says:

          Depende da utilização que fazem com o carro e que outros pontos de carga podem usar. Tenho um familiar que vive na cidade e não tem onde carregar, que faz ele ? carrega na maior parte das vezes no trabalho, e quando vai às compras, para os kms que faz chega bem carregar uma vez por semana, quando sai, carrega nos rápidos, curioso porque diz que isso nunca o impediu de fazer o que quer que fosse.

          • JL says:

            Respondendo mais diretamente, depende, com os tarifários que existem, carregar sempre nos postos públicos são mais caro que em casa, no entanto não sai mais caro que a combustão, tudo bem que o investimento fica comprometido em relação a um a combustão, mas para quem teve mesmo de trocar, não é impedimento.

            Houve muitas pessoas a trocar carros a gasolina para gasóleo porque diziam que compensava, pelo que vejo muitos nem sequer fizeram kms que chegasse para compensar.

  5. Eduardo says:

    Obriguem os Srs. condutores a usar um institor c/ a capacidade para a sua viatura, é tão simples(…)

  6. Aindanaoseitudo says:

    Se eu tivesse um carro elétrico (coisa que nunca vai acontecer, e posso ir buscar dois Teslas amanha se tiverem disponíveis), andava sempre com um gerador de energia a gasolina* na bagageira para aqueles dias mais difíceis.

    De todos os posts aqui no PPLW, este é onde tem mais comentários coerentes sobre carros elétricos com bateria** C.C., expeto um artista comentador que deve comer, beber e ainda dorme com eles (carros a pilhas).

    *Os geradores movidos a gasolina são equipamentos de pequeno porte que geralmente são empregados para geração esporádica de energia.
    **Baterias ou acumuladores são dispositivos que conseguem produzir e armazenar uma certa quantidade de energia

    • JL says:

      Não vi aqui qualquer referência a carros a pilhas, até porque não existem cá.

      Deixe-em se entendi, parar numa viagem e carregar meia hora, não ?

      Mas andar de eléctrico com um gerador na bagageira e depois parar na berma da estrada e esperar 8 a 16 horas, se não for mais, levando alguns jerricans consigo, já é viável ?

      Também acho que sim, não compre eléctricos, até porque não faz grande sentido para quem pensa dessa forma. Looooll

      • B@rão Vermelho says:

        @JL, e o cheirinho que deixava os jerricans dentro do carro, é o problema dos elétricos, não têm cheiro 🙂 :), nada substitui o prazer de fazer uma viagem de 5 horas ou mais com dois jerricans cheiros de gasolina no porta bagagens a pingar a cada curva/ressalto da estrada.
        Ou ires aflito para fazer xixi e ainda tens meio deposito de combustível e não vale a pena parar que estou quase a chegar, no elétrico tens de para para recarregar logo podes ir ao WC, como vês os elétricos é só inconvenientes 🙂 as viagens tornam-se uma seca.
        PS, espero que compreendas que estou a ser irónico

    • Realista says:

      Mas mais cedo ou mais tarde vai ter um veículo elétrico pois os carros modernos já são quase todos elétricos, desde o pedal do acelerador, ao travão de mão passando pelo injetor.

      Cada vez mais os componentes estão a ser trocados por componentes elétricos sendo o próximo componente a generalizar seja a coluna de direção tanto para carros a bateria como carros a combustão e assim, aos poucos e poucos, acaba por ter veículos mais elétrico que um carro 100% elétrico…

      Também irá ser obrigado a trocar no futuro (não agora porque a transição não acontece do dia para a noite) mas nem que seja por começarem a reduzir o número de postos de abastecimento vs aumento das estações de carregamento o que irá tornar as deslocações em veículos a combustível mais difícil, tal como nos 80/90 onde para se fazer grandes viagens só se podia fazer de dia, caso contrário se fosse preciso abastecer não arranjava bombas de gasolina abertas 24/24horas como encontra hoje. No entanto irá encontrar cada vez mais postos de carregamento e com potências cada vez mais altas que vão diminuir os tempos de carga, e ao contrário do que acontecia nos anos 80/90 estes postos de carregamento são autónomos e não exigem grande manutenção e investimento como um posto de combustível exige.

      Desta forma mais vale começar a habituar-se à ideia e ir preparando o caminho…

      • Aindanaoseitudo says:

        @Realista mas tu acreditas mesmo que esta transição vai ser mundial? Pois eu não.
        Até pode vir acontecer, mas só no dia em que o crude começar a escassear e nessa altura já não estou cá.

        “mais vale começar a habituar-se à ideia e ir preparando o caminho…”
        Já ha muito que preparo caminho (abandonar a Europa) e tenho tudo preparado vai fazer 12 anos e só faltam 5 para entregar a pasta dos negócios aos descendentes e fazer mudança.
        Para onde vou não há estas ideologias de género e outras coisas parvas que tanto a Europa apregoa, carros a pilhas idem, tenho pena é dos meus descendentes terem que levar com esta palhaçada, mas já me disseram que só vão aguentar até terem um pé de meia igual ao meu, depois também poem-se a andar.

        Tu é que tens que te habituar a ser um pau mandado da sociedade e da Europa, e fazeres como eles querem, não com tu gostas.

        Desejo-te tudo de bom no Futuro para ti e complemento familiar.

      • Yamahia says:

        @Realista. Deves pensar que as bombos de hoje são iguais às de 19 e troca o passo.
        Hoje há bombas completamente self-service, tipo os postos de carregamento. Ah , e informam o valor a pagar e aceitam pagamento MB loooloooloool

        • JL says:

          E os postos de carga também, a parte que não está especificada já você sabe quando pediu o cartão.

          Num posto de abastecimento também só sabe o valor a pagar no fim de abastecer.

          • B@rão Vermelho says:

            @JL, isso não, podes só colocar 20€, ou 10€, não podes é colocar menos de 5€, por isso sabes exatamente quando vai colocar, eu sei que quando vou a bomba gasto mais ou menos 60€, para atestar, como detesto lá ir quantas menos vezes lá for melhor por isso atesto sempre.

          • JL says:

            Certos certos não posso, mas posso parar o carregador quando o custo estiver próximos desses valores.

            Mas para quê chatear me , a conta só vem 1 a 2 meses depois.

            Fiz um carregamento num público em Maio e ainda não chegou a conta, e sei que foi de 7.5 euros.

          • B@rão Vermelho says:

            @JL, como já te disse estou a pensar em comprar um VE, para as voltas em cidade, e o mais provável é ser o Dacia Spring, podes explicar como é que fazes o carregamentos fora de casa?
            Como é que sabes os postos a evitar por causa do preço?
            Como falamos nos a combustão podemos escolher o abastecimento ou em litros ou em €€, no VE não sabes o real valor que vais pagar, certo?
            Nas bombas temos o valor por litro, no carregadores há alguma indicação do preço?
            Nada destas duvidas vão por em causa a compra do mesmo, e mesmo curiosidade

          • JL says:

            Eu carrego em casa e nas empresas onde trabalho, sou freelancer e todas elas têm lugares para carregamento onde não pago nada. Quando vou faço outras viagens uso 2 cartões, um da Galp com o kWh a 16 centimos e outro da evolution que tem o preço variável, é bom quando carregamos de noite, porque só de consegue valores bem abaixo de 16 cêntimos, para saber o valor kWh basta ver na aplicação deles.

            Neste momento tenho um carro que tem carregamentos gratuitos na própria rede da marca, porque só se for para uma zona sem carregadores da marca é que uso os públicos.

            Sobre evitar os custos é simples, na aplicação da miio pode simular a carga em qualquer posto e com qualquer carro. Em muitos postos rápidos só é cobrado o kWh, logo basta fazer a conta, porque tanto o carro como o posto reportam os kWh carregados. Quando existe tempo, é adiciona essa parcela em função do tempo que leva.

            Nos carregadores há indicação do custo do “aluguer” do carregador, o preço kWh depende do cartão que tem, esse sabe quando através do seu fornecedor.

    • Aindanaoseitudo says:

      Em conversa hoje com um amigo, convenceu-me um pouco a mudar de opinião.
      Afinal sempre comprava um carro a bateria (EV), mas…, só se fosse habitante duma ilha tipo Madeira ou Açores. Mas se fosse morador em Tenerife, ai já não queria um veiculo com acumuladores de energia.

      PS: Não dou importância a comentários de comedores de carros a pilhas.

      • JL says:

        Comedores de carros a pilhas ? Como se não existe cá nem as ilhas carros a pilhas.

        Você só compra se quiser, se não comprar é um favor que faz a quem os compra.

    • Camões says:

      Aindanaoseitudo gabo-te a paciência, pela falta interpretacao do teu comentário com as respostas dadas de outros comentadores. Escreves alhos e eles respondem bugalhos.
      Palasnosolhos está-se a tornar Pandemia.
      “Se eu tivesse, mas não tenho, nem vou ter”

  7. Stanley says:

    No Brasil, com suas longas distâncias e calor na maior parte do território, o carro elétrico vai ser um problema, caro, bem caro.

    • JL says:

      Se for um a hidrogénio é o bem caro, bem caro x 10.

    • António Vasco says:

      Está com a informação ultrapassada, o que é normal pois a nível de carregamentos eléctricos é tudo muito novo e a evoluir rapidamente. Este ano já fui 3 vezes ao Algarve (em trabalho) e nunca tive que esperar 1min. Só me aconteceu em março , á saída de Lisboa, ter que passar à bomba seguinte porque o carregador rapido ainda não estava a funcionar, e o outro estava ocupado.
      Quanto á electricidade em casa, tinha 1 contador de 30A, passei para 45monofasico, são mais 5€ por mês, e coloquei uma wall box automatica , que regula a corrente de carga consoante a potencia disponivel.
      Carrego 2carros durante a noite sem qualquer problema,entre 20 a 30A ,e ainda fico com 15A para a casa. A wallbox custou 1100€ já instalada e com mudança de cabo com 15m . Mais nada.
      Atendendo a que poupo cerca de 5000€ ano , em combustivel, foi um ótimo negócio

    • António Vasco says:

      Curioso, no you tube há imensos vídeos de brasileiros a dizer maravilhas dos eléctricos, os chineses apresentaram lá os carros antes da Europa,e na Tailândia, que é uma terra muito, mas muito quente, e com o gás eo combustível bem mais barato que na Europa, e os VE teem feito furor. Porque será?

  8. EEQTR911 says:

    Só compra carro elétrico quem quer problemas.
    Viajar e preocupar-se se liga o AC ou não. Haja paciência…
    Férias é para descansar e para isso um veículo de CI é perfeito. É só atestar em 5min.

  9. JL says:

    Conclusão, carros com bomba de calor as perdas são minimas, tanto no verão como no inverno.

    Tesla sempre na frente, no inverno usam apenas 16 fontes de calor para aquecer o habitáculo.

    Mais aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Dujr3DRkpDU

  10. Yamahia says:

    “31% a 37 graus Celsius”
    Loooolooooloooloool
    Nem quero imaginar isto na Sardenha há uns dias atrás eheheh

  11. Jorge Mateus says:

    Muitas continhas é mundo e fundos sobre os eléctricos. Mas falta algo, quanto irão gastar quando a bateria pifar?
    Façam as contas nessa altura

    • JL says:

      E quanto gasta quando o motor, caixa e muitos outros componentes pifarem ?

      Faça as continhas nessa altura.

      Só o custo de 100 mil de combustível dá para pagar uma bateria que dura pelo menos meio milhão.

      • Yamahia says:

        Se for de 50kWh. Mas já ng quer disso. Agora o q está a dar é baterias de 100 para cima.

        Uma bateria não dura 500 mil e a electricidade se for a carvão polui igual ou mais q o gasóleo, se for a óleo diesel polui ainda mais q o gasóleo e se for a gás polui metade.
        Nunca mais apanham o térmico loolool

        • JL says:

          Não duram ? Quantas quer cá em Portugal que duraram ?

          Aposta ? Um tesla ? Ferrari ? Porsche ?

          Cá não há electricidade a carvão desde o ano passado, e errado, se fosse 100% a carvão poluía 80% do gasóleo.

          • Yamahia says:

            Não há electricidade a carvão produzida em PT mas há electricidade importada produzida a carvão. 2% oficialmente e muito mais pela porta do cavalo.

          • JL says:

            Errado, 2 a 3 % é a de carvão produzida em Espanha, se ao longo do ano o saldo importador for de 27%, portanto pouco mais de meio %.

          • Yamahia says:

            O ultimo relatório q guardei ate era mais 2.66%
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq4hXEv49fIDbbwmcjg

            Não estão aqui contabilizadas as importações que tanto PT como ES fazem de Marrocos à socapa para não pagarem a taxa de carbono.
            E França tb come da mesma gamela.

          • JL says:

            Isso é da edp, que tem 40 % do mercado da electricidade.

            Por acaso estão, senão não apareciam aí, mais nenhum país exporta electricidade vinda do carvão além de Espanha.

  12. Yamahia says:

    Quanto ao impacto do carvão
    vs gasóleo aconselho revisão da matéria dada.

    Qt á duração das baterias aconselho rever a saga do TiBastos e o seu Leaft com 50 mil kms.

    • JL says:

      Qual revisão ? aquela versão criada por si ? nem vale a pena insistir, senão vamos outra vez produzir gasóleo em arvores e com chuva e tudo mais.

      A duração das baterias não se vê por um caso individual e logo no carro que nem sistema de gestão de temperatura tem, no entanto veja que ele está muito contente com o carro e vai continuar com ele, só daqui a 3 anos é que pensa em mudar, mas o que deixa de gastar até lá já chega para a bateria.

      Por acaso não, o carro tem 77 mil kms: “estes packs de 24 kwh de 2012 realmente provaram que degradavam muito….:”

      • Yamahia says:

        O carvão tb não cresce nas termoeléctricas. E preciso minerar e transportar.
        E pior, é preciso expropriar casas de povoados inteiros como se tem verificado ultimamente na Alemanha. Uma vergonha!

        Qt á bateria em questão, temos pena são precisas 10 baterias para fazer os 500.000.
        Para alem disso começam a andar coxas antes disso, a marca é que não reconhece na maioria dos casos e manda dizer que está td bem porque dá SOC de 70% em SW manipulado por eles looolooolool

        • JL says:

          Não recebemos nenhuma da Alemanha, além disso não é devido aos ve que a Alemanha teve de usar mais carvão, que não precisa se super refinos.

          Tanto não são precisas que não são, nem 2 precisa.

          Por acaso não houve nenhuma manipulação, houve sim correção de parâmetros, houve um ou outro mais embirrantes que até foram a tribunal com isso e claro que perderam o processo

        • Yamahia says:

          Ainda ao Carvão made in germany, nós não mas eles sim, usam e muito.
          Além das casas tb abateram florestas milenares e prenderam a Greta armada em mártir looolooolool

          • JL says:

            Mas o que isso tem a ver com o assunto ? Não entendi?

            Se nao o tivessem feito também não tinham bombas de combustível.

          • Yamahia says:

            Não tínhamos bombas de combustível pq?

          • JL says:

            Porque sem electricidade não há combustível.

          • Yamahia says:

            Como sabe não precisa de electricidade da rede para nada. Nem para extrair petróleo, nem para refinar petróleo, nem para transportar combustiveis nem para manter em funcionamento as bombas de combustível .

          • JL says:

            Se não precisa porque as bombas de extração, as refinarias estão ligadas à rede ?

            Não precisa para transportar ? então é por magia ? ou os poços estao em niveis elevados ?

            Não diga disparates.

          • Yamahia says:

            Já lhe expliquei q não precisa.
            Pense nos poços de alto mar, do deserto, vai la a electricidade de rede? Não.
            A própria refinaria de Sines , a maior parte, mais de 90% é auto produções com recurso ás sobras, a pouca que consomem da rede é por comodidade e não por necessidade.
            Os postos de abastecimento é o mesmo consomem da rede por comodidade. Se não houver electricidade trabalham na mesma com recurso a geradores a gasóleo.

          • JL says:

            Não precisa desses locais, tanto que onde ela chega, é usada, por alguma razão. Senão você pagava muito mais pelo litro.

            Não é por comunidade, é pelo custo.

            Errado, o que produzem na refinaria é por aproveitamento, já que o aquecimento nas torres de refinação é feito por combustível que já é residuo, praticamente o mesmo que os navios usam ou fuel-oleo. Dai as emissões massivas.

            Em muitas refinarias, e já está implementado na galp, este aquecimento é feito por eletricidade, não é por comunidade, é por custos e para redução de emissões.

            Já agora, os geradores é para redundância, e não trabalham com a capacidade total só com geradores, tanto que muitos postos não os têm.

  13. Rui RR says:

    Depois de ler alguns comentários aqui! Vejo aqui muita dor para quem não pode comprar um carro decente! Seja ele elétrico ou a combustão! Uma coisa é certa, quem experimenta ou já comprou um no meu caso um Tesla! Não quer outra coisa, e tenho um a combustão (gasolina) com 250CV. Por isso ambas as tecnologias tem os seus prós e contras! Cada um que decida o que é melhor para si. Para mim o futuro será a Célula de combustível, mas até lá irei manter os dois.

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