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Carros elétricos em segunda mão são cada vez mais baratos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Grunho says:

    Ninguém se desfaz de um eléctrico por que bateu 50 ou 60 mil, ou até mais de 100 mil, se for um model S, se ele não lhe deu enormes desilusões. Tipo bateria que supostamente fazia Porto-Lisboa nem Porto-Coimbra faz.

  2. Yesir says:

    Obviamente. A qualquer momento a bateria vai à vida e são precisos alguns bons milhares para a trocar.

    • JL says:

      Não é isso que está em causa, mas sim a maior oferta de novos a preços mais baixos.

      • ollei says:

        Errado, o problema continua a ser unicamente o preço da bateria que é a única peça que continua a ter um enorme peso no preço final do carro…

        Tiras a bateria o carro é quase dado no mercado de usados…

        • JL says:

          Que tem o preço da bateria a ver ?

          Então quanto custa uma bateria, assim vemos já se o seu argumento é verdadeiro.

          Dado como ? um carro tem bateria tem o valor sem a bateria, em que só existe uma marca e um modelo onde pode ser vendido sem ela.

        • Dinis says:

          E quantas vezes compras um carro em segunda mão e tens que mudar tudo? Um amigo meu vendeu o carro que tinha porque na BM pediam-lhe +5000 euros para uma revisão de um carro… porquê? porque nessa revisão diz lá no livro que é para substituir o turbo ou algo assim…

          • Yamahia says:

            O turbo faz parte da manutenção programada? Ora foscasss looolooolool

          • André says:

            Então não é revisão.

            Quando as pessoas não sabem do que falam, só escrevem disparates

          • JL says:

            O turbo tem revisão sim, se não tiver em condições ou com desgaste é substituído, e até tem um filtro, qual a novidade disso ?

            Se não tivessem não havia falta de casas a recondicionar turbos e a vende-los novos e recondicionados.

          • Yamahia says:

            Nc fiz revisão ao turbo. Se um dia partir logo se vê eheh

          • JL says:

            Claro que não fez, quem faz são as oficinas.

          • Yamahia says:

            Nc dei por cobrarem o que quer que fosse sobre intervenções nesse item

          • JL says:

            Procure nos fóruns nos bmw e encontra,

          • PorcoDoPunjab says:

            Dinis, E porque razão haveria de fazer a revisão na BMW?
            Não pode ser feita cá fora por metade do preço?
            Qual o valor por hora na BMW?
            Nem sei, mas sei o valor por hora que o mecânico dos meus carros cobra e deve ser para aí metade…
            Antes que diga que cá fora não sabem fazer a manutenção de BMW, a oficina dele está cheia de VW, AUDI, Mercedes e BMW, velhos e novos.
            Tem máquinas para tudo e mais alguma coisa.

            Nas oficinas da marca é só gatunagem.
            Já para não falar quando cobram por uma peça… que não colocaram, como aconteceu com um amigo meu.
            Como é que ele descobriu?
            Simples, marcou a peça que deveria ser substituída e quando recebeu o carro foi ver a peça e a marca estava lá…
            Já para não falar que se alguém da oficina tiver um veículo igual ao seu e precisar de uma peça que no dele está para avariar, troca as peças e vc fica com a peça prestes a dar o berro e ele a rir-se com uma peça nova…
            Como sei disto? Foi-me dito cara a cara por um amigo que trabalha numa oficina que não vou dizer o nome mas é bem conhecida e aqui de Lisboa…
            Diz ele que principalmente nos carros do renting ou ald ou lá o que é é com cada saque que até dói..

            Enfim, há que ter um pouco de sorte tb onde se deixa o carro…

          • Dinis says:

            PorcoDoPunjab então também eu posso mexer n um carro electrico. é bem mais fácil que um a combustão…

  3. Joaocesar says:

    Ninguem lhes pega ! por isso estão mais baratos.

    • JL says:

      Era a conclusão que você queria, mas o que se passa é outra coisa:

      “sto pode ser um sinal de que as fabricantes conseguiram acelerar o ritmo de produção, abrandado no ano passado pela falta de componentes, e de que podem, agora, satisfazer a procura mais rapidamente. Consequentemente, possibilitam a concorrência no mercado dos carros elétricos em segunda mão com unidades imediatamente disponíveis.”

      • Yamahia says:

        O “pode ser” tem muito que se lhe diga. A verdade é que cada vez mais, menos pessoas arriscam 1 carro eléctrico, sobretudo se este for em 2ª mão.
        Vc nem sequer consegue enxergar que apesar da maior oferta o mercado caiu quase 40%?! A isso chama-se fanatismo, troca um facto evidente por um desejo!
        Já tínhamos falado disto aquando da publicação da Fleet:
        https://fleetmagazine.pt/vendas-carros-eletricos-usados-mercado-portugal-indicata/

        • JL says:

          Fanatismo de quem ? da sua parte ? Que nem consegue analisar que o mercado teve muita oferta de novos a preços mais baixos ?

          Sim, parece ser esse o seu desejo e de muitos, que nem leu todos os parágrafos desse artigo já com meses e agora vem comparar com um mercado que é muito diferente do nosso.

          Sim, já tínhamos falado e a conclusão é a mesma.

          • Yamahia says:

            Analiso perfeitamente. Analiso que os valores baixaram 40% nos usados e continuam na prateleiras a criar pó looolooolool

          • JL says:

            Já chamam inventar de análise ? Loool

          • André says:

            Os eléctricos, actualmente são um poço de dinheiro: atiras lá para baixo e nunca mais o vês.

            Não são fiáveis, não são bonitos esteticamente, a cada pouco tempo tens que pagar grande parte do preço total do carro para trocar as baterias, …

            São um falhanço em termos de negócio pois só os fanboys compram. Não é por acaso que a maioria dos eléctricos vendidos em Portugal é Tesla. Foram comprar o iphone dos carros. Tudo só para show off. Não é porque precisam ou porque entendem que polui menos (outra mentira que dão às pessoas).
            As outras pessoas que já compraram eléctricos, muitos deles foram parar a locais de venda em segunda mão e trocaram por híbridos ou só motores a combustão novos.

            Isto são factos. Não são análises nem estudos nem invenções.

          • JL says:

            @André, então quer dizer que você é um hater eléctrico ? fanboy da combustão ?

            Que experiencia tem com eles para saber tão pouco sobre ?

    • João says:

      Entre um Diesel PSA que gasta 400€ por ano em manutenção, adblue, etc, ou um carro elétrico…1000x o elétrico

    • fm says:

      pouca procura se o preço nao descer muito

    • Mario says:

      @André, se quiser, vendo-lhe um Peugeot 208 que até agora só leva 1200€ por ano entre seguro, manutenções e IUC, além de deposito adblue, filtro de particulas e catalizador, tudo na módica quantia de 3500€ já gastos nele. Ainda não vi um elétrico gastar isso…

      • Yamahia says:

        Qual é o valor do seguro e porque trocou o catalisador?

        • JL says:

          É a mesma questão que eu faço sobre a bateria, porque dizem ser preciso trocar, é que é exatamente pela mesma razão. Loool

          • Yamahia says:

            A vida útil bater estimada de uma bateria são 10 anos em tempo e entre 160 e 280 mil kms(dependendo da capacidade) em kms.
            São coisas diferentes.
            Um catalisador, se não dor roubado dura mais que o carro. Não tem prazo de validade ao contrário das baterias.

          • JL says:

            Estimada por quem ? por você ? LOOOOOOOOOL

            Então a que tem qui com 344 mil aconteceu o quê ? MILAGRE..

            Dura ? então porque vendem tantos pela internet ?

            Enfim.

          • António Vasco says:

            Yamahia, onde está escrito isso?
            Não me parece nada verdade:
            – duvido muito que as marcas dessem de garantia total 160.000 a 190.000km , se corriam o risco de pelo menos 20ou30% daa baterias vendidas tinham que ser substituídas
            – não faltam videos na NET de taxistas a venderem os Testa 3 com 250,000km e ainda não vi nenhum a dizer que a bateria estava a dar o berro

          • Yamahia says:

            A bateria foi entretanto substituída e de caminho 1 ou 2 motores loolool

          • Yamahia says:

            @António Vasco, dão garantia SE a bateria estiver com menos do que 70%da sua capacidade original. Ora nós sabemos que uma bateria com 80% de capacidade já está toda mamada. Fará a 70%.
            Já o DaciaSpring só arrisca 120 000 kms pq a bateria é mais pequena, mas os mesmo 8 anos.
            Portanto tudo gira em torno do tamanho da bateria vs kms e do tempo… mesmo que não usadas, as baterias degradam-se ma mesma.

          • Yamahia says:

            @JL admitindo que sim que estão à venda pq? Porque estão avariados? Não me parece. Se é uma empresa fidedigna, é pq é uma sucateira que aproveitou e vende diversas peças, entre as quais o catalisador.
            Se for um site duvidoso é alguma organização do gamanço do OLX que em vez de vender no mercado negro para destruição e aproveitamento de metais preciosos por 150 ou200,00€, vende a um papalvos qq por 250 ou 300 a quem eles próprios fanaram a peça.
            Infelizmente as autoridades nada fazem para por cobro a isto. O que interessa é catar o cidadão trabalhador que vai para o emprego a 20kms/h acima do permitido.

          • JL says:

            Foi ? Só porque você se lembrou ?

          • JL says:

            Uns porque avariaram e recondicionados, e outros porque foram retirados de carros de sucata.

          • JL says:

            Você sabe ? Como ? Conhece um bom exemplo que está a 60% e continua a rodar, inclusivé tem um artigo de um engenheiro bem conhecido a dizer o mesmo, que a bateria pode ser usada nem que seja com 10%, desde que sirva para os proprietário.

            Isso é invenção sua, nada mais.

  4. Zé Gato says:

    E o mercado ainda não está inundado de eléctricos, quando acabarem os rentings das empresas e os começarem a trocar, ainda se vai acentuar mais esta desvalorização.

    • ollei says:

      O problema é que isto acarreta muitas outros problemas que ainda não estão resolvidos, com a massificação, desde condições para realizar carregamentos, preços das baterias que andam estratosféricos, o EV neste momento é uma moda cara e que não serve o proposito de todos, é natural que apareçam cada vês mais usados, mas continuam a querer demasiado dinheiro por um eletrodoméstico que tem despesas associadas que não é para qualquer bolso.

      • JL says:

        O seu problema com eles não é o preço, é o preconceito, os combustíveis e os motores dos a combustão também andam a preços estratosesfericos, no entanto aí você não não lhe chama electrodomésticos.

        • ollei says:

          Homem ganhe juizo, já se sabe que você é um vendedor e sabe nada do que anda a falar e pensa que os outros são parvos que aqui andam, você só aparece nestes tópicos e sempre a defender os veículos elétricos como se fosse a ultima maravilha e nada mais presta, pois bem ganhe juízo que existe aqui mais malta informada que você, e não se tente de fazer de esperto que que só se entala cada vez que vem com confrontos para fazer valer a sua fraca opinião…

          • JL says:

            Já se sabe ? Prove lá isso ?

            Então quer dizer que você também é vendedor, já que vem atacar quem tem eléctricos, ou vende combustíveis e está incomodado?

            Para mim são bons, tem razao de queixa ? Então qual teve e não prestou ?

            Eu disse que mais nenhum prestava ? Onde ?

            Entalo como ? Está me a intimidar para ver de eu me calo e assim consiga vender o seu peixe ?

    • JL says:

      aos anos que isso acontece, leasing não é novidade de agora, e já se veem muitos a venda, esse é o motivo dos zoe com aluguer e especialmente os da burla.

  5. Andre says:

    Falam do aumento da eletricidade, eu nunca paguei tão pouco. No primeiro semestre paguei a uma média de 2 cêntimos kWh, no segundo a 0.12. E nunca paguei tão pouco como este ano. Quanto a combustíveis já n posso dizer o mesmo.
    Mas há quem goste da EDP.

    • Yamahia says:

      @Andre, tens a sorte de estar num mais de camelos que roubam aos pobres para darem aos ricos! Ou seja dos 11 mil milhões de impostos sobre os combustíveis 3,3 mil milhões foram entregues de mão beijada ao sector elétrico.
      Vai para Itália, faz contas e depois passa por aqui a dizer o que achaste:
      https://pt.globalpetrolprices.com/Portugal/electricity_prices/

      Mas atenção que isto não é para continuar, que a “Lagarta” já veio informar que estas benesses são para cortar!

      • JL says:

        O seu argumento é o preço da energia em Dezembro ?

        • Yamahia says:

          Quer pagar as 40 patacas necessárias para saber como evoluiu o preço nos últimos 8 neses?!
          Força! Eu n preciso, basta observar as vendas de BEV em Itália, participação nas vendas de uns míseros 3% , para perceber que eles não roubam aos pobres para dar aos ricos.
          Preparem-se que essa postura vai cá chegar, inevitavelmente. Não é possível tapar o sol com a peneira durante muito tempo.

          • JL says:

            Claro que não precisa, quando se trata de inventar só é preciso criatividade.

            Mas agora o argumento é Itália? Num assunto dos EUA ?

            Que preço está o pão na Austrália ? Para saber onde amanhã vou comprar. Looool

      • Mario says:

        Epah Yamahia não sabia que o Kosta como voces gostam de chamar já define preços elétricos! Atualmente pago a 0.13€ o kwh, e está caro? Mas pronto eu não dou dinheiro diretamente á EDP.
        Epah mas a Itália está a colocar um imposto nos Bancos, oh wait.. são um governo de direita… se fossem de esquerda já estava tudo aqui a dizer mal deles.

  6. Rui says:

    E se baixarem mais um bocadinho e encontrar um bom negocio vou buscar mais 1 farto de pagar impostos ao costa cá em casa já só há o velhinho a GPL e um elétrico se aparecer um bom negocio lá vai o velhinho

    • Yamahia says:

      Quando fores buscar já deverão ter cortado os subsídios à electricidade e levas com a ripada!

      • Rui says:

        Já tenho painéis solares ahah quem leva a ripada é o costa que eu não lhe pago mais impostos nos combustíveis

        • Yamahia says:

          Tem painéis solares para carregar de dia e andar à noite. Mas reze para que faça sol. Caso contrario, nem à noite. Ah, e não se esqueça de ir lavar os painéis às 6da manhã para maior eficiência. looolooolool

          • Rui says:

            Claramente não tens a mínima ideia do que é ter painéis solares.
            1º Tenho painéis há 5 anos limpo 1 vez por ano a não ser que vivas no deserto não é preciso mais que isso
            2º O maior rendimento do painel solar é na primavera e outono ahah no inverno o rendimento é menos mas dá perfeitamente a diferença é que em vez de meter a maquina da roupa e da louça ao mesmo tempo tem de ser uma de cada vez para dar

          • Rui says:

            Para carregar o carro é fácil eu trabalho em casa portanto está o dia todo a carregar do painel a minha namorada é enfermeira portanto quando vai fazer noite ainda leva o carro carregadinho em vez de levar o velhinho a GPL

          • JL says:

            Lavar os painéis ? Looool, a chuva costuma fazer isso, os meus já não era limpos há um ano, e há uns dias fiz o teste, quanto produziam a mais depois de limpos , medi antes e depois, sem diferença que desse para notar, talvez uns 50 w em 3200 de painéis.

            É o costume, só fala quem não tem, típico do tuga.

          • Yamahia says:

            @Rui por acaso já tive mas desisti. Era suposto serem suficientes para as águas de banhos e aquecimentos através de um termoaculudar ligado a eles e ao gás (para dias sem sol, lool).
            Conclusão…nc gastei tanto gás na vida. As x’s 200€ não chegavam. loolool
            Além disso cada reparação ao sistema, quase que me levavam o escalpe e foram várias em pouco tempo.
            Portanto desisti.
            Hoje em dia 50€ chegam e sobram para o gás e não tenho chatisses.
            Siga.

          • JL says:

            Até parece verdade, esses sistema até avariam muito. Looooool

          • Yamahia says:

            É pura das realidades @JL .

          • Rui says:

            Yamahia Resumindo gastavas mais com painéis do que sem paineis ahahahahahah nem que metesses os painéis numa cave isto poderia ser verdade.
            2º Um termoacumulador é a eletricidade e não a gas, a gas é um esquentador e nesses casos tem que ser esquentador solar
            3º O melhor é um bomba de calor
            4º Os meus em 5 anos nunca avariaram se os teus no pouco tempo que os tivestes avariaram assim tanto era porque quem os mantinha também não era grande espingarda mas também o que seria de esperar de alguém que diz que usa mais gas num termoacumulador com painéis solares em casa

        • Antonio Vasco says:

          Ollei, se você estivesse caladinho era um favor que fazia a todos, ou então dialogue como deve ser, com argumentos válidos e construtivos

      • JL says:

        Já cortaram, que é diferente, e não é um subsidio à eletricidade, isso é invenção sua, o que beneficiaram foi a tarifa de ligação à rede, que nada tem a ver com eletricidade, taxa que já devia ter baixado à muito.

  7. Naodouonome says:

    Estão mais baratos porque a Tesla baixou drasticamente os preços pra conseguir vender mais. Logo os automóveis em segunda mão tem que desvalorizar

  8. Ze do telhado says:

    Pra mim até podem ser dados ….
    Como não faço absolutamente tensões de arranjar seja o que for a pilhas.

  9. João Carlos says:

    Para quem não sabe já se pode trocar módulos das baterias a preços acessíveis e a bateria fica com mais de 90% da capacidade

  10. alberto says:

    Lógica americana. Nada a ver com o mercado nacional, onde um usado vale quase tanto como um novo.

  11. Andre says:

    Muitas pessoas recusam comprar um carro elétrico usado, devido às baterias, ponto! Quem vier para aqui argumentar o contrário, das duas uma, ou é vendedor de automóveis EV ou então, é tão cego que não tem noção da realidade.

    • JL says:

      Eu não sou vendedor e todos os que comprei eram usados.

      Esse argumento de quem não compra é vendedor não serve, até porque não tenho nenhum à venda.

    • Dinis says:

      Seja lá pelo que for, pessoas que não compram um elétrico são burras e ponto!
      Já disse aqui e volto a dizer, o Ford modelo T quando foi feito tinha 200 milhas de alcance (320km) com a gasolina que levava (na altura uma loucura) e NÃO HAVIA BOMBAS!!!! Nunca viram num filme o actor tirar a latinha de gasolina e ir a pé à procura de uma bomba?
      Os carros a combustão tem quase 200 anos de desenvolvimento e os elétricos, nem com 50 anos, já fazem mais que o Ford T em alcance para não falar de velocidade e conforto…
      Quando os eléctricos tiverem 200 anos de desenvolvimento vão fazer 1000km com uma carga e dar 400km/h.
      Além disso, com auto produção de electricidade vai ser à borla andar neles…

      • Kush says:

        Tens que te informar melhor sobre os primeiros carros elétricos, caso contrário estás a espalhar falsas informações. Informa te antes de dizer asneiras

      • Ze do telhado says:

        O ideal mesmo é arranjar um fatinho para te proteger da radiação , porque pelos vistos não conta nada , já se sabe a muito que não se deve morar debaixo de linhas de alta tensão mas o pessoal imenso de carros electricos as lavagens mentais dão sempre efeito em muita gente.
        comprem, comprem , eu se o quero .

        • JL says:

          O que as linhas de alta tensão têm a ver com o caso ? mostre lá um estudo que comprove que é nefasto e qual a ligação a estes veículos, porque sinceramente não estou a ver qual a ligação. Secalhar em sua casa não deve usar aparelhos eléctricos, já que emitem radiação eletromagnética, deve viver à luz de vela ou então à luz dos carneirinhos, as escuras.

          • Yamahia says:

            Convenhamos que vc gasta durante um mês, digamos 200 kWh numa casa e consegue gastar os mesmo 200 kWh numa simples viagem num carro durante um dia. Mais um assunto que merece ser escalpelizado, looolooolool

          • JL says:

            Se fizer 1250 kms num dia gasto. Mas eu gasto bem mais em casa, com o dinheiro desses kms nem 250 kms faço.

            No mês passado gastei 504 kwh, dos quais cerca de 120 kWh foram para o carro, os restantes foram fora de casa (trabalho e SuC).

          • António Vasco says:

            Yamahia, 200kw são uma viagem de 1200km, a gasoleo gastaria 150€grosso modo, 200€ a gasolina.
            De facto muita casa em Portugal que não gasta nada disso, mas o eléctrico ficaria por 40€ e portanto a diferença dava para pagar a electricidade da casa pelo menos 1 mês

          • Yamahia says:

            @António Vasco, vc não consegue gastar os 200 kWh a andar ás voltinhas de casa durante um dia. Para isso vc tem que ir para longe e aí já nao carrega a esses valores, se é que me faço entender.
            No entanto o q estava em discussão era a quantidade de energia envolvente entre electrodomésticos presentes numa casa vs um automóvel.

          • JL says:

            Então e para comparação quanto gastam os electrodomesticos a combustão, assim fazemos uma comparação sensata.

            E não me venha dizer que não dá, porque dá.

          • António Vasco says:

            Yamahia, claro que não se faz 1200.km num dia,e se fosse levava um a diesel, isso é certo. Mas não interessa comparar carros a combustão com electricos, e meter no meio gastos de torradeiras, secadores, e por aí fora. Então se comparar com o gato do seu telemóvel, deve dar para um século, eheh.
            O que interessa é a comparação em euros, que é o que toda a gente quer saber, o resto é folclore

          • Yamahia says:

            @JL falava-se de radiações. Apenas comentei que temos que escalpelizar o impacto.

            @António Vasco idem. Vcs é que levaram o tema para outras vertentes.

          • JL says:

            Radiações ? que é isso ? há dezenas de tipos de radiações, até a luz é radiação.

            O impacto já está mal que calculado, confundem radiação ionizante com radiação eletromagnética.

          • António Vasco says:

            Yamahia, radiações? Mas esse era tema de quê,aqui?
            De qualquer forma, não se a meta nessa discussão que disso pouco percebe. Se a radiação dos cabos fosse assim tão mortal, as cegonhas que fazem lá os ninhos morriam todas, já para não falar dos filhotes

          • Yamahia says:

            @António Vacco, não fui eu quem levantou a questão com as radiações no entanto achei pertinente até pq já evitei comprar casa sob cabos.
            Entretanto as cegonhas. Ao provam nada:
            “lei que dita que as novas linhas de alta e muito alta tensão não podem passar sobre hospitais, escolas, lares de terceira idade, parques infantis, instalações desportivas e edifícios residenciais”
            https: //www.google.com/amp/s/www .dn.pt/dinheiro/amp/ren-e-edp-rejeitam-hipotese-de-enterrar-cabos-eletricos-no-solo-9212793.html
            Como em muitas outras coisas relacionadas com a ME…td se resume a dinheiro.

          • JL says:

            Qual é a diferença de passar por cima ou por baixo ? Loooool

            Se resume a dinheiro porque não comprou um a gasolina ?

  12. Arthhuralbarrote says:

    Lembrem-se… Isto dos carros Eletricos já não é de agora…. O problema é que num carro elétrico temos uma probabilidade astronómica de ficar apeados por motivos diversos… Bits, falhas nas atualizações e outras dezenas de cavadas de software… Apesar de todos poderem ser avisados porque os protocolos de segurança não são eficientes ( IOT) por exemplo… As baterias terem “ciclos” cada entrada ou saída de energia é um ciclo… Quando uma bateria ou modo de condução estiver no “regenerar” faz um ciclo porque está a fazer carga… Um carro com 4 anos numa empresa de táxi por exemplo está em fim de vida em termos de bateria…. Tal e qual os telemóveis…podemos equiparar mesmo aos telemóveis… A privacidade? Quem garante que tudo que lá fazemos dentro sendo tudo feito na China que não nos espiam em tudo que fazemos para vender tudo a outras entidades… Estudos de campo electromagnético dentro do carro? Força ai com isso… Quando não existir diesel ou gasolina ando de bicicleta… mas nunca terei um carro 100% elétrico… E não terei mesmo

    • JL says:

      Bolas, não acertou uma.

      Onde está o contador de ciclos da bateria ? Mostre um exemplo de um carro que tenha isso é que influa na duração.

      São todas feitas na China ? Desde quando ?

      • Kush says:

        Tens cá uma pachorra para andar a virar a cabeça a negacionistas, daqueles que haa, vi isso no face, no TIC toc… Deixá-los andar nas bombas, pois tem que existir alguém que pague impostos

        • Ze do telhado says:

          Ainda vamos ter muita gente verdadeiramente marada dos corn quando perceberam a quantos têm sig enganados e como têm sido uams ovelhas obedientes em tudo ao sistema que lhe vai dano lavagens ao cerebro os negacionistas e aqueles que são rotulados de conspirações vão-se de fatar de rir ao ver os ditos inteligentes levarem banhos de agua fria nas suas ideias formatadas e olhem que neste momento só falta uma peça cair do dominó para isto vir em catadupa vai ser surpresa em surpresa tal vai ser que alguns vão ter um treco .

          • JL says:

            Quais ? aqueles que como você vêm falar de radiação ? LOOOOL

            Depois chama os outros de carneirinhos ? AHAHHAHAHHAHAHHAH

            Nota-se bem quem são, aqueles que têm muito medo de qualquer mudança, os chamados velhos do restelo.

  13. Jo says:

    Resumindo e concluindo. Parece que os eletricos nao prestam até ter um….

  14. Miguel says:

    Eu jamais compraria um elétrico usado. Já novo fiquei desiludido. Para mim é a autonomia vs tempos de carregamento numa rotina de muitos quilómetros por dia.

  15. Mario says:

    O Yamahia é anti elétrico!
    @Yamahia, esse artigo não é exemplo para ninguém… os franceses não sabem fazer carros, quanto mais conduzi-los. Peugeot, Citroen, Renault foi trampa que nunca prestou!

  16. Hugo says:

    Irra que este vendedor de eletrodomésticos (já sabemos que o é, porque se descaiu num dos comentários anteriores), é chato! O peopleware deveria ter atenção com este tipo de utilizadores, que mais nada fazem, roque vender a banha da cobra. De resto já percebemos que grande maioria das pessoas estão bem informadas e já se percebeu o que se passa aqui com este indivíduo.

    • Vítor M. says:

      As pessoas, se forem educadas, se tiverem a sua opinião sem tentar castrar a dos outros, e se trouxerem informações verídicas, não tentando passar fake news, podem comentar como entenderem. Uns a favor, outros contras, desde que seja útil.

    • JL says:

      Eu não sou vendedor de electromesticos, esta a ser mal educado ao chamar nomes aos outros.

      Já sabemos que o é? Onde ? Eu disse que vendi um carro e comprei outro, isso é ser vendedor ? Nunca trocou de carro na vida? Duvido, e então também é vendedor de fogoes, portanto aguente-se.

      Você bem informado ? Parece que não.

    • Antonio says:

      Subscrevo! Já agora, peço desculpa, mas apenas um conselho. Não discuta com idiotas…

  17. Antonio says:

    Só uma ressalva (sou a favor do Hugo).

  18. PorcoDoPunjab says:

    Se esses carros eléctricos usados estiverem a bom preço até sou bem capaz de comprar um ZOE.
    Como é pequeno coloco-o ao alto na cozinha, corto o tejadilho por 3 lados, ligo-o à tomada e eis um belo frigorífico, personalizado, para guardar as minhas grades de cerveja…

    Mas que bela ideia que me ocorreu agora… Ainda falava eu mal dos EV. Chama-se a isto um verdadeiro multiusos, tanto é carro como electrodoméstico.

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