Carros elétricos: Apple é mais ameaçadora que Toyota, diz a Volkswagen
Nos últimos dias, a Apple esteve debaixo dos holofotes do mercado automóvel. Noutro ponto do planeta foi a Toyota que alfinetou os seus concorrentes do mercado dos carros elétricos. Agora, em jeito de resposta, o CEO da VW vem afirmar que os gigantes tecnológicos, como a Apple, porque levam mais a sério os desafios a que se propõe, são mais ameaçadores que a Toyota.
Esta opinião do homem forte do poderoso grupo automóvel alemão vem aumentar a pressão ao aferir o poder da marca americana de tecnologia.
Volkswagen: Apple poderá ser um poderoso construtor automóvel
Há quase 10 anos que a Apple está (supostamente) a preparar o projeto Titan. Este ambicioso desafio e ainda amplamente desconhecido, deverá ter como objetivo apresentar um carro elétrico. Contudo, este rumor já foi forte, depois fraquejou e agora parece estar de novo a ganhar corpo.
Nesse sentido, o CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, admitiu que a tecnológica Apple, muito rica em dinheiro, pode tornar-se um adversário de respeito na indústria automóvel, mais temível do que a Toyota.
Segundo a Bloomberg e perante a entrada para breve da empresa de Cupertino na indústria automóvel, Diess declarou que acolhe com prazer “novos concorrentes que vão acelerar alterações na indústria e contribuir com novas soluções e tecnologias”.
O CEO da Volkswagen AG reconhece que “a inacreditável valorização bolsista e um acesso praticamente ilimitado a fundos incutem, em todos nós, muito respeito”.
Os mesmos desafios no mundo automóvel, mas novas ameaças
Diess, de 62 anos, recebeu um novo voto de confiança do conselho supervisor da VW neste mês. A seu novo cargo está o desafio de tornar o poderoso grupo industrial mais ágil depois das disputas internas que assustaram os investidores. A VW enfrenta um ano crítico em 2021 com a missão de aumentar o seu fornecimento de carros elétricos com novos modelos como o SUV compacto ID.4 e uma versão mais espaçosa do Porsche Taycan.
Contudo, este mercado está mais atrativo a marcas que se estão a criar do zero, sem amarras do passado. O caso mais paradigmático é o da Tesla, mas a Apple e outras empresas com muito dinheiro podem em breve ser poderosos construtores automóveis. À medida que a tecnologia toma conta do segmento automóvel, estas empresas, tomadas por fortes ambições, poderão mudar completamente o paradigma do mercado dos veículos elétricos.
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A ultima imagem é um Tesla Model 3 com o simbolo da Apple. LOOOOL
Sim sim, vão todos estar cheios de medo de fabricantes que nunca fabricaram carros…. imaginem a xiami cheia de medo que a vw vai passar a fabricar telemóveis. looool
Steve Ballmer és tu?
Não, sou pior que ele. hahaha
Se um computador da Apple custa 1500 então um automóvel da Apple vai custar 100 mil euros portanto a Volkswagen não precisa de ficar preocupada com a Apple.
Acho que estás errado. O iPhone custa o que custa e vende mais que todos os outros. Portanto, o preço não é impedimento quando o produto é bom. Sim, a VW e as restantes sabem que a Apple (entre outras) podem ser concorrentes de peso, num segmento completamente novo e mais fácil de entrar. 😉
Não sei… Há quem se endivide para comprar telemóveis de 1000 €, e os bancos até vão emprestando…
Já carros no valor de casas não sei não… por essa ordem de ideias quem tem um iphone também poderia viver em boas casas, e muitas vezes não é isso que se verifica.
Exacto, os iphones custam o que custam porque não têm concorrência, e calma, não tenho nenhum iphone, tenho um que acho melhor para mim, e também não é android.
Concorrência é bom para todos, tanto para fabricantes como para clientes.
A apple não vende mais que todos os outros, está atrás da samsung, huawei e xiaomi está a 2% market share de ser passada pela Oppo…
“O iPhone custa o que custa e vende mais que todos os outros”. Desculpa? Não são esses dados que têm sido reportados, até aqui no pplware.
À parte isso, comparar o potencial de vendas de telemóveis de 1.000 – 1.500 euros com automóveis de mais de 100.000 euros, é totalmente absurdo (se é que o possível futuro carro da Apple tiver esses valores). É que para os 1500, têm as Cofidis, Cetelem, etc. Para 100.000, as exigências são outras, e não é assim tão fácil. Agora, claro que haverá idiotas dispostos a fazerem um crédito/leasing por 10 anos (ou mais) para terem um carro desse valor.
Não estou a comparar nada mas quem vende algo pequeno a mais de 1000 pode vender algo grande a mais de 100 mil euros. A Apple é a marca que vende tudo mais caro portanto não me admirava que vendessem o automóvel a 100 mil euros, um Porshe ou um Ferrari ainda são mais caros.
Samuel, o meu comentário era resposta ao Vitor M., não a ti. Mas, pegando nos exemplos que dás, claro que haverá sempre quem comprasse o AppleCar a 100.000,00. Mas quantos venderiam? O suficiente para derrotar o grupo VW? Claro que cada venda feita seria um sucesso, pelo preço pedido. Só que enquanto qualquer iPhone (bem como qualquer outro smartphone) está ao alcance de qualquer um, o mesmo não se passa com carros de 100.000,00.
“Não são esses dados que têm sido reportados, até aqui no pplware.”
Estás errado. Uma coisa são as vendas por trimestre, outra coisa são as vendas anuais. Vai ver anualmente e verás que a Apple é quem mais tem vendido nos últimos 5 ou 6 anos (se não mais).
Mas afinal estamos a falar de carros ou de tlms??
Aquele comentário delicioso do Vitor M. em que diz que a apple não vende mais em nenhum trimestre mas vende mais no anual… Caro Vitor 4 trimestres consecutivos é um ano m8 como vende mais num ano se não vende mais em nenhum dos trimestres bud?
A Apple vende um produto a preço hiper inflacionado que não tem correspondência na qualidade, no produto, no desempenho. Tenho um telefone de 100 euros que funciona melhor que o ífone . Os telemóveis acabam por funcionar como as jóias. Como instrumentos de exibição, mas nas viaturas a racionalidade é outra.
Não queria ser desmancha prazeres mas a Apple já nem no top3 está e na minha opinião cada vez vai baixar mais as pessoas já abriram os olhos a cada ano o iPhone promete muito e oferece pouco é sempre ecrãs AMOLED 120hz baterias de 5000 Touch id no ecra e dps quando sai é outra vez outra desilusão
São as tuas desculpas, esfarrapadas, mas são as que te ajudam a superar. Respeito isso.
sim claro, a apple tem toda a experiencia necessaria para produzir carros electricos. Um telemovel só nao tem 4 rodas, de resto é igual. O que é a toyota à beira da apple no sector automovel hein?! Se a apple atingir 15% do mercado de carros eletricos (tal como o iphone nos teleles) será um verdadeiro sucesso, sem duvida
Pode não ter, enquanto empresa que desenvolve tecnologia para computadores, smartphones, tablets, smartwatches, auscultadores, colunas de som, ecrãs, ratos, teclados, carregadores e um vasto leque de outros gadgets. Tudo isto parte do desenvolvimento tecnológico dos engenheiros da marca e depois é fabricado, mediante supervisão da empresa, por empresas terceiras. Basicamente como a Tesla nasceu e cresceu (e cresce). Por trás tem de haver uma ideia, dinheiro, e clientes. Depois é deixar fluir.
Não sei se a Apple irá ter um carro ou se vai fazer parte de algum projeto com alguma outra empresa, mas tem poder financeiro e tecnológico para isso. Imagina, a título meramente especulativo, que a Apple compra as estruturas (projetadas por si) à Mercedes, as baterias à LG Chem, tecnologia auto à Bosch, Magneti Marelli e interiores à Coindu, pneus à Pirelli, Continetal, Michelin e Bridgestone… tudo isto são o “normal” em qualquer marca 😉
A Apple vende um produto a preço hiper inflacionado que não tem correspondência na qualidade, no produto, no desempenho. Tenho um telefone de 100 euros que funciona melhor que o ífone . Os telemóveis acabam por funcionar como as jóias. Como instrumentos de exibição, mas nas viaturas a racionalidade é outra.
Não é verdade. Tem correspondência em qualidade ao ponto de serem produtos amplamente vendidos uma, duas 20 vezes se versões houver. A tua opinião é só tua, rebatida por um mercado planetário. Logo, em geral, tem o valor que tem 🙂 mas é tua e respeito.
Um iPhone (como outros smartphones) é uma peça de tecnologia inovadora. Mas o caminho dos smartphones foi iniciado em 2007. Desde então cada um tem marcado o mercado versão após versão. O iPhone 12 voltou a marcar a evolução tecnológica, com a utilização pela primeira vez de um SoC de 5nm… entre outras coisas. 😉
Quem reduz a uma joia tem um débito grande de conhecimento.
Respondendo ao comentário onde dizes que a apple vende mais anualmente:
Em 2 anos a apple só vendeu mais smarthphones que por exemplo a Samsung 1 vez no 2019Q4.
Neste momento a Apple está com 13,6% enquanto a Huawei 20.2%.
Comparando com a Samsung agora, a Apple vendeu menos 62% que a Samsung desde 2018 (q2).
a Apple teve 2x(2018Q4 e 2019Q4) acima de 18% vendas.
a Samsung teve 3 vezes menos de 20% em 3 Q’s e nunca a baixo dos 18% o restante tudo de 20% o que a apple esteve quase a conseguir mas falhou o objetivo.
a Apple da única vez que ficou a frente da Samsung foi no 2019Q4 em 1.1%. em 2019.
Se adicionares as vendas (%) a SamSung teve 86.6% (sumando as percentagens dos 4 Qs) fazendo uma média de 21.65% por Q.
a Apple teve 54.6% se adicionares as vendas dos Q de 2019. com uma média de 13.65% por Q.
em vendas anuais a apple em 2019 teve menos 8% de vendas por semestre comparando com a Samsung.
Source: IDC
e acredito que a Huawei irá aumentar mais esta margem este ano.
a apple tem mais lucro com os SERVIÇOS do que outra coisa. (iTunes, AppStore, iCloud, etc). porque nos smartphones esta a cair. principalmente porque utilizam produtos Samsung (ecrã) nos iphones pelo menos o 11 era assim o 12 nem perdi tempo a verificar.
Agora em relação ao preço do suposto carro…
vai ser equivalente a um um carro de 20k a valer 200k.
Basta ver pelas rodas do Mac Pro a 800+€… mais caras que a maioria das rodas para um automóvel…
fica dito.
Eu falei nos últimos 5 anos. E mesmo assim, a Samsung apresentou 3 ou 4 vezes mais equipamentos que a Apple. Apesar disso, em 2015 o iPhone mais vendido foi o iPhone 6. Em 2016 o smartphone mais vendido foi o iPhone 6S. Em 2017 o smartphone mais vendido foi o iPhone 7. Já em 2018, o smartphone mais vendido no mundo foi o iPhone X. Em 2019 o smartphone mais vendido foi o… iPhone XR. Este ano, dizem, que o mais vendido será o iPhone 11.
Em 2021, com as vendas deste ano, iremos ver o ponto do iPhone 12.
Sim, em termos de global, juntando todas as gamas (que é como se a Apple juntasse mais produtos), entrada de gama, média gama e gama alta, a Samsung tem estado sempre lado a lado com a Apple. Mas a Apple só tem gama alta. Mas não é por isso que vende menos. Tal como referido ano após ano com o smartphone mais vendido. O que dita por terra o teu último argumento.
Claro, a Huawei está a canibalizar o mercado da Samsung, e sobretudo o da Xiaomi, assim como de outros players do mercado Android, e deverá apresentar um grande crescimento.
Sobre as rodas do Mac Pro, bom isso é um produto de alto consumo (são de nicho), os iPhone são, os iPads são, os Macbook são, os iMacs são, os AirPods Max são, os AirPods são e não é por acaso que é a empresa tecnológica mais “abastada” do planeta. 😉 https://bit.ly/3nUGuEN
Fica referido.
O preço não é impedimento quando o produto é bom isso não é bem assim.
Qualquer um pode ir a um banco pedir 1500 euros de crédito para um aifone.
Não é qualquer um que lá vai e pede 100 000 para um automóvel.
Aí a conversa já é outra.
Compra quem pode e não quem quer…
E alguem perguntou a este senhor se a vw já pagou todas as indemnizações aos clientes que enganou? Há vinte e tal anos atras a vw riu-se e tentou ridicularizar o prius e agora andam a investir rios de dinheiro para tentar, ao menos, seguir de longe a toyota.
Lá vai haver milhares de patentes e serem usadas sem autorizam, dos proprietários.
Verdade.
As patentes de veículos elétricos estão na mão de quem primeiro desenvolve e pesquisa a tecnologia.
Ou seja, estão nas mãos da Tesla, Toyota, BMW, Renault, WV e mais alguma outra empresa.
A Apple chegou atrasada.
O motor eletrico que se conhece já não tem patente.
O problema do carro elétrico não é o motor mas sim a bateria.
Mas o motores elétricos usados nestes veículos tem um monte de novas inovações, todas patenteada. Sem elas não obtém os rendimentos que atualmente conseguem.
A Google tem passado indemnizações milionárias por causa das patentes. Está habituada.
A VW a pensar que a Toyota anda adormecida, mas anda é a estudar o terreno.
Apple a construir carros . Daqui a pouco a Kaspersky começa a produzir vacinas para o COVID.
Convém lembrar que a Toyota é pioneira no híbrido, e ninguém os faz melhor que ela.
Quanto ao elétrico….A marca nipónica já anda à muito a estudar uma alternativa melhor.
Nao sei não a Toyota está atrasada a olhos vistos e essa conversa era o mesmo que diziam da Nokia e Agr vê lá onde anda a nokia, e dizer que os Toyota são os melhores híbridos é a gozar já andei com vários e são um vergonha investirá demasiado naqueles mild hybrid que ficam baratos mas a poupança é praticamente nenhuma, acredito que a Toyota vá sofrer muito com esta mudança
A TOYOTA está mais interessada nos verdadeiros veiculos do futuro… A Hidrógenio!
A Nikola também
lol, a Nikola ainda nao produziu um único carro, nem fabrica tem montada 🙂
Sim, tal como sempre foram, desde 1966, sempre foram e vão continuar a ser, já que evoluíram pouco ou nada desde essa altura, tá tão interessada que já nem publicidade faz. LOL
Toda a gente está interessa em gastar muito para fazer 100 kms, é a minha conclusão.
Veiculo verdadeiro -> deixar de estar agarrado a um, para estar agarrado ao mesmo. LOOOOOOOOOOOOOOL
São coisas completamente diferentes. A Nokia foi “à vida” pois não quis apostar no futuro. A Toyota é (sem querer ser muito fanboy) uma marca inovadora.
Os motores elétricos só surgiram porque a Toyota apostou nos híbrido… E sim, são os melhores de mercado DE LONGE… pois a marca já anda a trabalhar neles à mais de 30 anos.
Tenho híbrido Toyota há quase 20 anos. Neste momento um PHV faz média de 1 litros/100km. A durabilidade, fiabilidade e conforto são imbatíveis. O maior problema dos eléctricos 100% é a durabilidade. Quando tiverem os EV todo o mercado, vai custar 0,5€/khw nos postos públicos ou seja 7,5€/100km.
Se existe durabilidade e fiabilidade num hídrio, quer dizer que num elétrico 100% é igual ou melhor, usa baterias maiores, logo com menos racio de descarga que um hibrido, motores maiores também, e é exactamente o que se tem visto, os electricos 100% são muito mais fiáveis que os hibridos.
Com elétricos tem sempre possibilidade de carregar em casa, e não, quando tudo for elétrico, o custo vai ser menor, porque existe mais oferta e um negocio mais implantado.
Se a energia ficar mais cara, também fica a outra.
Faz 1 litro se carregar em casa, porque só em modo hibrido sem ser plugin não o faz.
0 ppware como veículo de propaganda da applyyy…
Como insultar o verdadeiro adversário dizendo que ele mete menos medo que uma empresa que nunca fez um carro.
A Apple foi só quem estava à mão.
ultimamente a VW nao tem acertado, e parece que vai continuar assim…
Como não estou interessado em productos Apple, até pode custar 300.000 com motor opcional.
Enquanto houver gasolina ou diesel, não quero saber destes veiculos.
Comentario inutil…
+1
Também é tudo uma questão de propaganda e atitude. A alegada valorização é puramente financeira e bolsista. Uma espécie de esquema de pirâmide como o bitcoin. O futuro é que dirá se a bolha é sustentável.
“Uma espécie de esquema de pirâmide como o bitcoin”?! AHAHAHAHAH
A verdade é que a industria automóvel e o seu futuro passa pelo Hidrogénio, e nesse campo existem marcas que levam muito avanço nesta tecnologia que é bom não esquecer por enquanto… os carros ainda necessitam de rodinhas e sua tecnologia para tração ao chão. É só fazer uma pesquisa de quais fabricantes automóveis estão em campo nesta área.
Veículos a hidrogénio são veículos elétricos na mesma, portanto o senhor da reportagem não sabe a quantas anda.
Acho que se ele realmente acredita nisso. então tudo vai acabar para os alemães, se já não. As marcas alemãs devem licenciar a tecnologia da Tesla, ou seja, (Powered by Tesla) / (Tesla Inside) para serem relevantes. Eu acredito que a Apple não vai a lugar nenhum com a construção de carros. Tesla está simplesmente esmagando todos eles.
https://twitter.com/i/status/1337403374400983040
Outra vez arroz?