Quantcast
PplWare Mobile

Projecto Titan – Apple pode estar a preparar-se para criar um carro eléctrico

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. FG says:

    Daqueles rumores que toda agente sabe que não vai dar em nada…

    Apesar da Apple ter um protótipo que não poseram as imagens…

    http://pixhst.com/avaxhome/2007-09-05/RS.BP0.jpg

  2. MAX says:

    Fica mais barato comprar um tesla de certeza, pelo menos nao somos obrigados a comprar pneus apple..

  3. jafOSteS says:

    iLetric iCar on the street

    • rmcrys says:

      Se vier com 1 GB RAM se calhar quando se ligar o ar condicionado o carro pára para meter a app, e só depois se pode conduzir outra vez.

      E com sorte vem com tomadas proprietárias da Apple e só funciona em estações de carregamento Apple e só liga se detectar um iPhone, se o dono tiver um outro smartphone, bem que fica em terra.

      Pior vai ser se sair um update de software: lá se vai ter que ir buscar um computador e ligar por cabo, ou então apagar as estações de rádio e as músicas armazenadas para deixar fazer o update …

  4. Rui Silva says:

    Continuo a preferir combustíveis renováveis/não-renováveis ao invés de elétricos/autónomos.

    O Álcool ou o Biodiesel são boas alternativas limpas. No futuro seria possível vermos automóveis a consumir 1L/100 Km e a emitir 20g/Km. Não vejo o interesse em eletrizar tudo. Se bem que nós, humanos, ao expirar também expelimos CO2.

    Gosto de carros com forte carácter, tais como o Toyota GT86, Porsche Cayman GT4, Ferrari 458 Italia, Toyota Land Cruiser V8, Mitsubishi Outlander 2.2 DiD, Jeep Wrangler,…

    Não gosto de carros de betinho, tal como os atuais Mercedes (em todos os modelos não há um que se aproveite), Lamborghini (não são tão interessantes), Seat (especialmente o Ibiza), …

    Sou a favor do tuning invisível. Este termo pode parecer estranho, mas gosto do esquema de alterar somente debaixo do capot e peso. Passa despercebido, o que dá para enganar alguns (semáforos/outros).

    Para finalizar digo que se for empregue em Taxis ou pessoas incapazes de conduzir tudo bem. Agora comigo não.

    • zéi says:

      Carro com forte caracter era o meu Simca 1100 que só andava quando lhe apetecia !

    • Nunes says:

      já ficou bem demonstrado que o biodiesel tem o potencial para se tornar um desastre ambiental e socio-económico. Simplesmente não há terra que chegue para substituir os combustíveis fósseis dessa forma sem criar problemas de escassez alimentar e uso excessivo de terras – até mesmo só como uma pequena percentagem já tem consequências!
      O interesse nestes carros é ambiental e na eficiência energética. Mesmo uma central termoeléctrica é muito mais eficiente que um motor de combustão num automóvel, e um motor eléctrico é muito mais eficiente que um motor de combustão.
      Por aquilo que se pode ler dos carros da Tesla não parece haver motivos de queixa em termos de desempenho. Só o abastecimento é que coloca entraves a estes carros, mas é uma questão de tempo até que surjam melhores baterias e se crie a infra-estrutura necessária!

    • JJ says:

      Entendo o que dizes…
      Mas dizer que os modelos da Mercedes não há nenhum que se aproveita, acho que tens andando um pouco desactualizado em relação aos últimos modelos.

      Mas, pronto é a tua opinião…

      • Rui Silva says:

        Eu sei que estão muito bons. Mas simplesmente nunca achei piada à marca, mesmo com o novo design. E nos dias de hoje são carros com amor ao mecânico.

        Bom em interiores e tudo mais. Em motor…

        Há quem diga que os AMG são bons. Em velocidade até poderá ser verdade. E em fiabilidade? Muito perfomantes muito problemáticos.

    • Sergio J says:

      Ainda há quem defenda os biocombustiveis? Eu sempre fui contra este tipo de combustíveis.As pessoas não percebem o questão da escalibilidade e da sustentabilidade.

    • Ana says:

      Na realidade as energias “alternativas” como as temos na actualidade nao passam de tretas. O objectivo é continuar com o petroleo como principal fonte de combustivel.
      Ja vi coisas interessantes em carros, até com energia magnetica, que por ventura será o futuro. No entanto continuamos com a eletricidade e solar que são energias bem fracas para mover automoveis.

      A ideia de combinar gasolina com eletricidade é boa e penso que os modelos actuais se provaram boas alternativas.

    • Mikes says:

      Sabes que a produção de biodisel é actualmente um dos grandes responsáveis pela destruição da Amazónia?

    • Rui Silva says:

      Falei de 2 combustíveis alternativos. Não de apenas 1.

      –> Álcool;
      –> BioDiesel.

      Se o BioDiesel é mau sempre temos o Álcool, uma alternativa ainda melhor que o GPL. Pelo que vejo, se o Diesel já tem os dias contados então o BioDiesel…

      Ninguém chegou a comentar sobre este combustível com forte destaque no Brasil, a partir da cana-de-açúcar.

      Preferem eletricidade que um combustível renovável e limpo?
      Os desatentos vão passar a andar mais atentos nas passadeiras (uma vez que não faz barulho)?
      Um carro calado dá emoção ou diversão?

      Os elétricos são muito pesados e a bateria não é a mesma coisa que o depósito de um automóvel.

      Fica com pouca bateria –> O mesmo peso
      Tempo de vida –> Uns 100.000 Km
      Uma nova –> Uns 10.000€ ou aluguer? Sabendo que se o contrato de aluguer não for renovado ou me esquecer de pagar o mesmo não carrega? Não quero um carro assim!

      • Sergio J says:

        Escalabilidade: Ora tenta massificar lá a cana de açucar e vê até onde poderias produzir.
        Sustentabilidade: Sabes quantos milhões de pessoas somos? Queres roubar terras de cultivo para produzir combustível?

      • Nunes says:

        :S o problema com o Biodiesel é o mesmo com o álcool: Uso de campos agrícolas afectos à alimentação ou deflorestação para ter mais espaço para a cultura da cana de açúcar! Mesmo no Brasil os automóveis funcionam com mistura de álcool/gasolina – usam sempre combustível fóssil

        “Preferem eletricidade que um combustível renovável e limpo?”
        Electricidade pode vir de fontes renováveis. Não há neste momento combustíveis renováveis, só misturas!

        “Os desatentos vão passar a andar mais atentos nas passadeiras (uma vez que não faz barulho)?”
        há legislação preparada ou já em vigor que regula as emissões sonoras mínimas por parte dos veículos eléctricos – terão que ser desenhados para não ser silenciosos!

  5. comentador says:

    O estilo deve ser tipo smart.

  6. Marc Solèr says:

    Um dia os carros não precisam de condutores… Vai ser uma seca… Pelo menos a gente pode ir a noite beber e sem problema ir para casa…

    Depois se a policia mandar parar invez bufar ao balão é preciso mostrar se temos o ultimo update instalado? xD

    • Vera says:

      Porque há de ser uma seca?
      Dantes as pessoas tinham de conduzir o cavalo até aparecerem as deligencias e outros meios de transporte colectivo… e a maior causa de acidentes de viacão é o erro humano.

    • rmcrys says:

      Marc: uma coisa é o condutor näo o ser (carro 100% automático), outra é um carro que pode conduzir por ele mesmo *SE* o condutor o quiser.

      Eu por exemplo conduzo imenso, e se há alturas que adoro e quero conduzir, há outras que adorava ligar o “piloto-automático” e ir descansado a ler as notícias, tirar um cochilo, etc.

      Uma coisa é ter opcäo, outra é näo ter.

  7. Nunes says:

    Tudo isto parece pura especulação iniciada por algo que se veio depois a constatar que só pode estar relacionado com um projecto de mapeamento da Apple e não com desenvolvimento de carros…
    Nem a Apple ter contratado pessoas a empresas do ramo automóvel é nada do outro mundo… a pessoa que supostamente estará a liderar o projecto já está na Apple há mais de uma década [depois de ter estado na Ford]! Há simplesmente alguma sobreposição em certas áreas profissionais, como se pode constatar pela Tesla ir buscar funcionários à Apple.

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Já passei essa fase. Estou convencido, pelas notícias que têm sido publicadas, que a Apple está a trabalhar num automóvel eléctrico, provavelmente sem condutor (embora o com/sem condutor possa coexistir).

      Ao ponto a que chegaram as notícias – “Tim Cook autorizou o projecto há um ano”, “já tem centenas de pessoas afectas”, “as instalações são em …”, etc., se não existisse nada a Apple tinha desmentido. .

      Agora, o desenvolvimento dum projecto destes dura anos e pode ter várias vertentes. Uma há-de ser a das parcerias com os construtores existentes apenas para instalarem o CarPlay.

      Um dia já toda a gente tem computadores/ tablets / smartphones, smartvs e smartwachs, não quer comprar mais nada. Os carros (e transporte de pessoa) são um grupo de bens de consumo de massas. Está dentro da lógica da Apple aproveitá-lo (o contrário é que seria estúpido).

      P.S. Quando vêem a Google de volta do Google Car não a vêem preocupada com o bem-estar da humanidade – vêem (ou deviam ver) que anda há procura da diversificação das fontes de receita. Idem para a Apple.

      • Nunes says:

        :S
        que notícias é que apareceram que dão algum dado concreto e verosímil?
        Tudo isto começou com a notícia dos carros estranhos da Apple… que depois se veio a constatar que andam em tanto lado e já fora dos Estados Unidos, que não pode ter nada a ver com projectos de carros eléctricos ou autónomos – a única explicação viável é para mapeamento.
        Depois apareceram comentários duvidosos de supostos funcionários da Apple a dizer que a Apple estava a desenvolver um carro que iria pôr a Tesla “em sentido” – ninguém se lembra de alguma vez ter aparecido um comentário público deste género vindo de alguém dentro da Apple, sem haver dados concretos do produto, especialmente com algo que deveria se manter secreto durante algum tempo!
        Seguiram-se notícias de supostas fontes a falar de centenas de pessoas a trabalhar algures, num projecto que começou há meses e que pode não dar em nada! Fontes, provas?? Fácil atirar para o ar esse tipo de informação! O que é estranho é falarem que já há mil pessoas a trabalhar em algo com poucos meses e ainda dizerem que pode não dar em nada! Mil pessoas é muita gente para um projecto que pode não dar em nada! E mais uma vez muito estranho já haver alguém da Apple a dar com a língua nos dentes sobre algo que supostamente está numa fase tão inicial! Como digo falar é fácil!
        A contratação de funcionários aos construtores automóveis não tem nada do outro mundo e nem é de agora. Não só há áreas profissionais comuns como a Apple já tem projectos públicos ligados ao ramo automóvel.

        ” se não existisse nada a Apple tinha desmentido. .”
        não é o tipo de notícia que a Apple necessite ou tenha interesse comentar, simplesmente não afecta as suas operações actuais nem põe em causa a vendas das seus produtos. Não dizer nada mantém tudo no mundo da especulação, e enquanto falarem é boa publicidade para a Apple

        • Benchmark do iPhone 6 says:

          Junta a Reuters às fontes das notícias: “Two different sources have told Reuters that Apple has tried to recruit auto industry experts in areas such as robotics.”

          Anda toda a gente (é mesmo toda, é difícil dizer quem não anda) ou à volta dos carros eléctricos ou dos carros sem condutor ou dos carros eléctricos sem condutor. Uma coisa é certa – a Apple anda à procura da diversificação das fontes de receita, a prazo, como anda a Google. E tipos de bens de consumo de massas não há assim tantos.

          Achas que a presença da Google nos automóveis é só uma ideia maluca de Larry Page, igual às outras? Ou pode dar dinheiro?

          http://uk.reuters.com/article/2015/02/14/uk-apple-autos-idUKKBN0LI0IN20150214

          • Nunes says:

            e…? um dos vice-presidentes da Apple que já lá está há mais de 10 anos esteve na Ford, e a Tesla vai buscar pessoal à Apple! Será que isto quer dizer que a Apple já andava a “ver” carros quando ainda nem tinha recursos para o fazer? Será que a Tesla vai construir um concorrente ao iPhone ou Mac?
            Ou será que estas companhias têm simplesmente algumas áreas profissionais/especialização em comum e vão atrás dos melhores??
            Procura pelos rendimentos que os construtores automóveis mais abastados conseguem e verás como não parece ser um ramo muito atractivo em termos de margens face ao que a Apple consegue! A Apple terá muito mais interesse que a maioria dos construtores incorporem a sua tecnologia para tornar os seus produtos mais apetecíveis ao máximo de clientes possíveis, do que andar a competir na construção de carros.

            vê o artigo que deixei noutro comentário

          • Benchmark do iPhone 6 says:

            Estes tipos têm uma certa tendência a pensar o mesmo que eu – e o mercado automóvel nos EUA vale 500 mil milhões de dólares (por ano).

            http://appleinsider.com/articles/15/02/16/as-mysterious-minivan-sightings-proliferate-rumored-apple-car-seen-as-50b-us-opportunity

          • Nunes says:

            Que importância tem o mercado automóvel ter esse valor em vendas quando as margens das companhias mais rentáveis, como a Mercedes, são muito mais pequenas do que o normal para a Apple???
            E se a Apple construir um carro isso coloca-a como um concorrente das empresas que tem que aliciar para manter os clientes dos iPhones e companhia satisfeitos quando viajam.
            Mais depressa vejo a Apple a tentar desenvolver componentes e software para automóveis do que querer construir um.

      • Zero Zero Sete says:

        A Apple não desmente isso…

        Deixa-os andar, assim as pessoas já se vão habituando a não dar importância aos rumores…

      • Nunes says:

        tens aqui um bom artigo de alguém que trabalhou anos na Apple a desconstruir a ideia que foi gerada na última semana.
        http://www.mondaynote.com/2015/02/15/the-fantastic-apple-car/

        apresenta igualmente bons argumentos para não haver grande interesse económico por parte da Apple para passar a construir carros – especialmente a ter que demorar anos até conseguir ter alguma produção significativa.

        • Benchmark do iPhone 6 says:

          Argumentos do melhor mesmo 😉

          Então este é de grande visão e alcance: “Apple’s life today is relatively simple. It sells small devices that are easily transported back to the point of sale for service if needed. (…) And consider the trouble Tesla faces with entrenched auto dealers who oppose Tesla selling cars directly in some states. Apple doesn’t need these headaches.”

          À pergunta estratégica (que dá para tudo e mais alguma coisa): “Onde é que quer estar daqui por 5 anos?” – não vi resposta no artigo. Vi uma coisa do tipo, deixem-se estar na zona de conforto o resto da vida – porque ninguém vos continuará a ameaçar nos “small devices” e toda a gente vai comprar meia dúzia todos os anos.

          Já os do AppleInsider dizem que falaram com investidores que perceberam lindamente a ideia dos carros e gostaram.

          • Nunes says:

            ignoras o resto que é dito, e a pessoa que foi na Apple – não é qualquer um que o diz!
            O que ele pergunta é onde é que estão os lucros no ramo automóvel que façam sentido à Apple!?
            Aponta tb para o caricato da presunção que tanta gente anda a fazer da Apple querer construir um carro só por contratar pessoas que passaram por companhias automóveis, quando há outros projectos e áreas na Apple que podem absorver essas pessoas!
            etc
            As dores de cabeça com a logística e manutenção dos carros são reais. A Apple demoraria anos e anos não só para desenvolver o carro mas para poder ter infra-estrutura instalada em diferentes países para suportar as vendas… e isto para depois não ter muitos lucros face à sua situação financeira actual.

            “Já os do AppleInsider dizem que falaram com investidores que perceberam lindamente a ideia dos carros e gostaram.”
            Tal coisa não é dita no Appleinsider! Apenas citam uma nota da Piper Jaffray que especula sobre o que isto poderia significar para os investidores… A Piper Jaffray que tanto gosta de criar expectativas positivas da Apple para a valorização das acções – o seu ganha pão!

          • Nunes says:

            ignoras o resto que é dito, e a pessoa que foi na Apple – não é qualquer um que o diz!
            O que ele pergunta é onde é que estão os lucros no ramo automóvel que façam sentido à Apple!?
            Aponta tb para o caricato da presunção que tanta gente anda a fazer da Apple querer construir um carro só por contratar pessoas que passaram por companhias de automóveis, quando há outros projectos e áreas na Apple que podem absorver essas pessoas!
            etc
            As dores de cabeça com a logística e manutenção dos carros são reais. A Apple demoraria anos e anos não só para desenvolver o carro mas para poder ter infra-estrutura instalada em diferentes países para suportar as vendas… e isto para depois não ter muitos lucros face à sua situação financeira actual.
            “Já os do AppleInsider dizem que falaram com investidores que perceberam lindamente a ideia dos carros e gostaram.”
            Tal coisa não é dita no Appleinsider! Apenas citam uma nota da Piper Jaffray que especula sobre o que isto poderia significar para os investidores… A Piper Jaffray que tanto gosta de criar expectativas positivas da Apple para a valorização das acções – o seu ganha pão!

          • Benchmark do iPhone 6 says:

            À questão estratégica “Aonde é que quer estar daqui a 5 anos”, vejo duas respostas:

            – O mercado automóvel nos EUA vale 500 mil milhões de dólares/ano – queremos 10%, daqui a 5 anos:

            – Do outro: isso só ia dar dores de cabeça (citando o teu “brilhante” articulista), vamos continuar a fabricar só “small devices”.

            No dia em que a Apple continuar a pagar principescamente aos seus executivos para não terem dores de cabeça “está-feita-ao-bife”. Pelo contrário, tem por obrigação estar a aproveitar o dinheiro que lhe está a dar os “small devices” para preparar um produto a lançar daqui por 5 anos. Se conheceres um melhor que os automóveis/transporte de pessoas dá notícias.

          • Nunes says:

            e tu a dares com os 500 mil milhões de dólares/ano!
            Isso não são lucros!!!!!!
            Pega numa companhia do ramo automóvel com sucesso e vê as margens que consegue ter! 9-13% de percentagem operacional versus 28-32% de percentagem da Apple!
            Pega na grande quantidade de companhias que fabricam carros de gama alta e bom desing há décadas e verás a enorme concorrência que é preciso ultrapassar para ter volume de vendas significativas para uma empresa como a Apple.
            Pega na alta exigência em termos de engenharia mecânica do automóvel e vês que os pontos fortes da Apple não bastam para se garantir um bom carro!
            Nada disto se compara com os desafios e opções tomadas pela Apple ao longo da sua história.
            E por último, não caias no ridículo de chamar ao homem articulista!!! Não só foi alguém importante dentro da Apple, como mantém bons contactos na Apple! Não é um corretor de bolsa à procura de ganhar dinheiro!

            “para preparar um produto a lançar daqui por 5 anos”
            essa é para rir certo?? Quem te ler pensa que a Apple já não tem alternativas para o futuro a não ser construir um carro!

          • Nunes says:

            e tu a dares com os 500 mil milhões de dólares/ano!
            Isso não são lucros!!!!!!
            Pega numa companhia do ramo automóvel com sucesso e vê as margens que consegue ter! 9-13% de percentagem operacional versus 28-32% de percentagem da Apple!
            Pega na grande quantidade de companhias que fabricam carros de gama alta e bom desing há décadas e verás a enorme concorrência que é preciso ultrapassar para ter volume de vendas significativas para uma empresa como a Apple.
            Pega na alta exigência em termos de engenharia mecânica do automóvel e vês que os pontos fortes da Apple não bastam para se garantir um bom carro!
            Nada disto se compara com os desafios e opções tomadas pela Apple ao longo da sua história.
            E por último, não caias no ridículo de chamar ao homem articulista!!! Não só foi alguém importante dentro da Apple, como mantém bons contactos na Apple! Não é um corretor de bolsa à procura de ganhar dinheiro!
            “para preparar um produto a lançar daqui por 5 anos”
            essa é para rir certo?? Quem te ler pensa que a Apple já não tem alternativas para o futuro a não ser construir um carro!

  8. André says:

    Se tiver a mesma autonomia que os iphones vai ser um sucesso para ir ao pão com iStyle

  9. Carlos says:

    Uma coisa são telephones, ipads, e relógios feitos na china. Agora carros feitos na China a ser vendidos em nome da marca da Apple? Alguém compraria um carro feito na China? Se calhar os fans da Apple compram e não vão se preocupar muito. Acho que me fico pelo meu carro alemão…..
    BBforever.

  10. Sergio J says:

    Nem Apple, nem Google tem know how para produzir carros.Poderão ser empresas importantes para a incorporação de tecnologia, não para produção de carros.

    • Nunes says:

      eu não iria por aí! O conhecimento e experiência pode ser adquirido com o tempo e parcerias, tal como a Tesla quando iniciou!
      Aqui a única questão é se os rumores têm algum fundamento, e por enquanto tem muito aspecto de ser pura especulação.

    • Susana says:

      Nem a swatch tinha competencia e no entanto vendem smarts ao pontapé.
      As joint-ventures existem para isso mesmo.

      • Francisco Pinto says:

        *Susana os smarts são da Mercedes… 🙂

        • Luis M says:

          os smarts sao chineses da nikon, falam por falar..mais valia estares calado

          • Francisco Pinto says:

            Calado devias estar Tu! E não os smarts(O carro) não são chineses nem da Nikon são da Mercedes…….!!!!

          • miguel says:

            LOOOL dizer que os smarts(carro), são da nikon/ nissan/ Swatch(pior ainda).

            É mesmo preciso ser muito inculto e nunca ter saído de casa.

            É o mesmo que dizer que que o iphone é da google ou dizer que é da honda.

            1º mesmo que se seja muito inculto, nos stands da Mercedes, tem sempre uma bandeira da smart/ carros smart.

            2º quando ha propaganda na Radio/Tv, sobre serviços de manutenção da Mercedes, fala-se que a mesma promoção é valida para os smarts.

            3º mesmo sendo aluado, é só somar 2+2

          • Zero Zero Sete says:

            Nikon?

            LOL!

          • Nunes says:

            @ miguel
            “/ Swatch(pior ainda)”
            Foi a Swatch que teve a ideia da criação do carro da Smart e teve a iniciativa de procurar por parceiros para a sua construção! Acabou por ter a Mercedes como parceiro maioritário, e uns anos mais tarde vendeu o resto da sua posição à Mercedes.

        • Susana says:

          Calado fazias melhor figura…
          A marca Smart resulta de uma join venture entre a Mercedes e a Swatch… (o nome indica isso S+M+art)
          Ate fazendo uma pesquisa no google descobrias isso.

          • Francisco Pinto says:

            Se tivesse procurado um bocado mais saberias que a Mercedes ficou com o projecto, apesar de ter surgido com a swatch! Deve haver algum lag aí no teu Android…ilol

        • Susana says:

          Francisco, usas a net mas nao procuras nos sitios correctos:
          In the late 1980s, SMH (makers of the Swatch brand of watches) began developing an idea for a new car using the same type of manufacturing strategies and personalization features used to popularize Swatch watches. He believed that the automotive industry had ignored a sector of potential customers who wanted a small and stylish city car. This idea soon became known as the “Swatchmobile”. Hayek’s private company Hayek Engineering AG began designing the new car for SMH, with seating for two and a hybrid drivetrain

          • Francisco Pinto says:

            Susana como disse no post anterior e nisso tens razão o Smart surgiu de uma parceria com a swatch mas a Mercedes comprou a parte da swatch! Logo o Smart é da Mercedes
            The car launched successfully in nine European countries in October 1998, but the final design did not fulfill Hayek’s expectations. Hayek pushed for a hybrid drivetrain but the final product used a relatively conventional gasoline engine. Shortly afterward Daimler-Benz bought out SMH’s remaining stake in the company.[20] MCC was now a wholly owned subsidiary of Daimler-Benz (which soon merged with Chrysler Corporation to become DaimlerChrysler). The office in Biel was shut down and operations were consolidated at the MCC GmbH design centre in Germany. On January 1, 1999, MCC GmbH changed its name to MCC smart GmbH,[21] and by 2000, it dropped the last vestiges of the association with SMH, becoming smart GmbH.[22]

          • Susana says:

            A questão não é quem é o dono da marca SMART mas sim que através de uma joint venture uma marca de relogios conseguiu criar um carro de sucesso.

            Da mesma forma a Apple não vai agora comecar a construir carros mas sim criar algo que depois pode propor a um parceiro com competencias nessa área.

  11. Pisca says:

    Eh pá o 28 para a Graça que se cuide, vai perder clientes

  12. Não Não says:

    Rolls Royce, Ferrari, Porsche, Mercedes, BMW, e amigas que se cuidem então… lol…

  13. Zefra says:

    O meu Toyota continua a ser a melhor maquina que existe. O resto é tudo bla bla bla bla

  14. City says:

    Ha algum tempo atraz que se dizia que apple estaria interressada em comprar o desenho do T.25 idealizado por Gordon Murray, claro que a estetica sofreria mudanças.

  15. Pedro Moreira says:

    Se seguirem as guidelines dos iPhones, vai levar alguns anos até existirem postos de abastecimento suficientes para evitar que os condutores fiquem a pé.

  16. DASSE says:

    Pfffff, Apple a criar um carro eléctrico….. A Apple inventou o carro eléctrico, brevemente a patente será atribuída…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.