Carro da Tesla tem acidente e autoridades culpam o marketing “piloto automático”
Apesar de ser um veículo muito seguro, possivelmente dos mais seguros que circulam nas estradas, os Tesla continuam a esgrimir-se com as autoridades face à legitimidade do uso da terminologia Piloto Automático. Num acidente ocorrido no passado dia 23 de junho, um Tesla de 2016, que vinha em piloto automático, não detetou um camião parado e colidiu com o veículo. O erro será da tecnologia, do condutor ou do marketing?
A culpa do acidente é do carro ou do condutor?
O caso é fácil de contar. David Clough, um jovem de 18, estava ao volante de um Tesla de 2016 e fazia uma viagem na interestadual I-76 no distrito de Plum, Pensilvânia. A certa altura o jovem "perdeu o controlo" do seu Tesla quando este, com o Piloto Automático ativo, não detetou um veículo dos serviços de manutenção das estradas que desviava o trânsito.
O veículo parado, um camião, encontrava-se na faixa do meio a fornecer indicações aos condutores para o desvio necessário daquela faixa. Segundo o relatório da polícia, o Tesla seguia por essa via e não viu o camião. A Polícia Estadual citou Clough por condução imprudente.
Não houve feridos em qualquer dos veículos, apenas danos materiais, apesar de não se saber que tipo de danos. Contudo, o relatório disse que os agentes que desviavam o trânsito foram socorridos por um serviço de reboque e pelo corpo de bombeiros local.
Autoridades: Tesla não deveria chamar-lhe "Autopilot (piloto automático)"
Esta discussão já não é de agora. Aliás, a própria Tesla refere que o Autopilot e o Full Self-Driving "destinam-se a ser utilizados com um condutor totalmente atento, que tem as mãos no volante e está preparado para assumir o controlo a qualquer momento". Mas muitos proprietários destes elétricos confiaram demasiado nas funcionalidades de assistência ao condutor. Muitos julgam mesmo que o carro tem capacidade de condução totalmente autónoma.
O acidente da Pensilvânia está longe de ser o primeiro em que um veículo Tesla embateu num carro parado. A Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) tem estado a investigar "acidentes em que os modelos Tesla de várias configurações encontraram cenários com veículos prioritários e não foram capazes de reagir, resultando em acidentes". A análise está a centrar-se em 16 colisões com veículos de socorro e de manutenção de estradas.
O secretário dos Transportes, Pete Buttigieg, diz que está preocupado com a comercialização do sistema pela Tesla, que está a ser investigada pelo seu departamento em relação a acidentes que causaram pelo menos 14 mortes.
Noticiou a Associated Press no mês passado.
Não acho que algo deva ser chamado, por exemplo, de Autopilot, quando as letras miúdas dizem que o condutor precisa ter as mãos no volante e os olhos na estrada o tempo todo.
Disse Buttigieg à AP.
Os dados da NHTSA mostram que o Teslas a usar o piloto automático resultaram em 273 acidentes entre julho de 2021 e 15 de maio de 2022.
Este artigo tem mais de um ano
Este tipo de comentários não faz sentido, o piloto automático nunca em circunstância alguma automatiza por completo algo, na aviação tradicionalmente apenas mantinha. Altitude, direcção e velocidade, permitindo o piloto focar a atenção em outras atividades necessárias e reduzindo a fadiga da tarefa.
O público tem é uma ideia completamente errada do que é as capacidades à conta de Hollywood.
Mesmo aviões mais recentes que já têm capacidade de aterrar sozinhos em determinados aeroportos quem faz a aterragem não é o piloto automático mas sim o sistema de auto aterragem.
O nome é adequado, o piloto automático da tesla mantém direção e velocidade de forma tipicamente segura, mas apenas isso.
Além disso existe n avisos no sistema que o condutor tem que estar atento…
“O público tem é uma ideia completamente errada do que é as capacidades à conta de Hollywood.”
@Rui. Não amigo, a marca passou a mensagem de que o carro podia fazer tudo sem intervenção do condutor. Agora depois das broncas é q está a tentar dar a volta ao texto.
A Tesla tem vindo claramente a afastar-se da teoria que “autopilot” é “autossuficiente” antes não era assim.
A tesla nunca na vida disse que o carro era completamente autónomo disse sim que no futuro iria ser, se não porque raio é que a tesla obriga os condutores a meter as mãos no volante ?
Isso é tretas, a Tesla teve durante anos um vídeo no seu site em que demonstrava o Autopilot com a mensagem no início do vídeo:
“A pessoa no lugar do condutor é apenas por motivos legais. Ele não está a fazer nada. O carro está a conduzir sozinho.”
O vídeo que já não está disponível porque veio-se a saber que foi altamente editado e que o veículo até teve um acidente durante a gravação do vídeo. No entanto qualquer pessoa que veja o vídeo da Tesla fica com a clara ideia que segundo a Tesla o sistema é capaz de conduzir sozinho e ter alguém no lugar do condutor com as mãos no volante é apenas uma questão legal.
Nunca disseram isso, inclusive o carro até alerta para isso a cada minuto de condução.
Fizeram sim promessas que um dia seria assim, e não houve marking disso além da que fazem na própria página. Se houve alguém que andou a “espalhar” essa informação, não foi a tesla.
Na aviação existe piloto automático, não só para manter altitude, direção e velocidade, mas para quase tudo.
A (grande) diferença é que “no ar” alguém controla o trafego de todos os aviões e ninguém partilha a mesma rota no mesmo período de tempo.
Além disso há manobras e situações que têm de ser obrigatoriamente realizada em modo (mais ou menos) manual, ou mesmo 100% manual.
O musk é que disse que com essa tecnologia era possível ir da cidade x a cidade y sem qualquer intervenção humana.
Lembro-me de ele dizer “sem intevensão” mas não me lembro de dizer “sem supervisão” .
Já foi garantido que o carro estava em autopilot ? noticias destas há muitos e depois lá se chega à conclusão que não estava.
Mas mesmo que estivesse o carro obriga a colocar as mãos o volante de x em x tempo se o condutor mesmo assim não estava atento só há um culpado, mas se acham que o problema é do nome mudem lá o nome de autopilot para laranja fresca que ninguem se chateia com isso
“A certa altura o jovem “perdeu o controlo” do seu Tesla quando este, com o Piloto Automático ativo, não detetou um veículo dos serviços de manutenção das estradas que desviava o trânsito”
Certo isso é o que diz o artigo, mas não diz que as autoridades o comprovaram.
Basta pesquisarem e encontram uma série de acidentes em que os condutores também afirmavam que vinham com o Piloto automático ativo e a Tesla veio desmentir tal afirmação… Falar é de graça e a Tesla sabe muito bem disso, dai já se ter safado de N casos á pala de conseguirem ver se o PA estava ou não ativo naquele momento.
Por acaso documentos internos da marca vieram comprovar exactamente que a Tesla anda a esconder este tipo de acidentes causados pelo veículo.
fonte?
Como é que se esconde acidentes deste tipo e descobre-se isso em “documentos internos” tu queres ver que cada vez que um tesla bate na estrada a tesla vai la com um pano preto a volta para ninguem ver, mata as pessoas destrói o carro e coloca isso em documento internos
Deixa quieto! Os neurónios fritam para entender o que tu disseste…
Um Tesla, quando activas desde o autopilot ou simplesmente o mais básico – cruisecontrol e manter “nas linhas” já avisa que é preciso ter as mãos no volante e de x em x tempo, se não sente “pressão” o veiculo lança avisos para mexer o volante.
Pelo artigo não percebi se estamos numa situação em que o veiculo está em Full Self-driving ou autopilot básico/aperfeiçoado. Ainda assim, acho muito estranho este “jovem” ter perdido o controlo do carro quando se o veiculo estava na faixa do meio então o condutor devia ter visto o carro já com alguma distancia. Ou seja, muito provavelmente o condutor não ia sequer a olhar para a estrada (o que vai contra o que a própria marca diz sobre utilização do veiculo em modo piloto-automatico).
Eu ficaria mais preocupado se a noticia fosse que o condutor ia a conduzir o veiculo e o carro fez uma manobra que causou o acidente. NEste caso o que vejo é simplesmente negligência.
Qual é o vin do carro?
Tanta conversa e ninguém passou pela situação do acidente. Eu passei.
Quando se vem da Calçada de Carriche para o Campo Grande, no Lumiar, à várias faixas a subir. Via os carros da faixa onde ia uns a mudar para a faixa da esquerda e outros para a direita, até que o carro que seguia à minha frente também mudou de faixa – e dou de caras com um carro parado à minha frente. Travei (não mudei de faixa porque não tinha noção do trânsito nas faixas ao meu lado).
No caso do Tesla, não era um carro, normal, parado numa faixa do meio, era um veículo com sinalização para se mudar de faixa, para o ultrapassar pela esquerda ou pela direita. A situação é diferente da minha porque eu não via o veículo parado mas havia de ver o veículo de sinalização mais alto. Não me custa a crer que, numa situação, semelhante à minha, o piloto automático do Tesla se tenha espetado. “Ah mas, como diz o manual da Tesla, o condutor deve ir com as mãos no volante, atento e pronto a assumir a condução”. A questão é que embora tecnicamente (e em termos legais) seja o condutor que vai a conduzir, na prática não vai, não vai a recolher e a processar toda a informação, parque não dizer que vai distraído. Quando se apercebeu que o autopiloto se ia espetar nada podia fazer, a não ser travar.
Quanto à trafulhice da Tesla, há anos que Musk anda dizer que até final desse ano o Tesla será completamente autónomo. Está marcado para julho um julgamento sobre esta publicidade enganosa.
Publicidade enganosa da tesla e do cilit bang porque esses também deviam ser julgados porque eles mostram no anuncio que limpa tudo e é falso não limpa nada espero bem que todas as marcas sejam processadas por publicidade enganosa ah não espera isso são todas as marcas do mundo que fazem publicidade enganosa
Essa técnica de “Uma mão lava a outra e as duas batem palmas … não se passa nada … todas as marcas fazem publicidade enganosa” – não resulta em tribunal. Os advogados da Tesla não queriam que Musk depusesse, alegaram que os vídeos em que ele aparece a fazer promessas do carro autónomo “ainda este ano” e as citações do que disse foram alterados. O juiz não aceitou, vai ter que depor.
O curioso é que ação em tribunal foi posta por um acionista da Tesla que alega que as promessas, não cumpridas, de um automóvel autónomo acabam por prejudicar a Tesla.
É uma promessa não cumprida de facto mas uma promessa não cumprida é crime agr ? é que se fosse crime o Musk já estava em prisão perpetua ou pena de morte ahahah
Tem havido mortes sim, de pessoas que confiavam que estavam a ser conduzidas num carro autónomo.
Os casos vão a tribunal, de pessoas que pedem indemnizações, mas a Tesla tem-se safado com as letras pequenas do manual de utilização em que diz que o carro não é autónomo e que o condutor deve ir com as mãos no volante, atento e pronto a assumir a condução a qualquer momento.
Se no julgamento de julho a Tesla for condenada por publicidade enganosa, ou seja, apesar do que diz nas letras pequenas, enganar as pessoas, nas declarações de Musk e em publicidade quanto à capacidade de condução autónoma, por certo os julgamentos em casos individuais serão vistos nesta perspetiva.
Onde está essa fonte que tem havido morte ainda há algum tempo tiveste aqui noticia que morreram dois e depois lá se veio provar que o carro não estava em autopilot dá me lá a fonte em que foi provado que o carro teve um acidente em autopilot é que todas as que se vê mais tarde têm sido todas provadas que não estava esta vai ser só mais uma 98% são pessoas que se despistam e depois tentam meter a culpa no carro a ver se se safam com uns milhões na conta.
De qualquer das maneiras a tesla tem razão está escrito no manual e o carro obriga a meter as mãos no volante se alguém consegue ter uma acidente é por culpa própria, mas também o que se pode esperar de um atrasado mental que confia num anuncio de televisão e vai apostar a sua vida num anuncio, é como diz o outro se aconteceu foi escolha natural
Fico então a aguardar a fonte do acidente mortal que se provou estar em autopilot
https://pplware.sapo.pt/motores/autopilot-da-tesla-ilibado-de-acidente-mortal-que-remonta-a-2021/
Deixo te aqui um pequeno bombom que houve mais d 100 noticias a dizer que o carro estava em autopilot depois la se provou que não estava, outro exemplo desses foi o carro que parou no tunel o condutor disse que o carro parou sozinho depois lá se provou que não estava em autopilot.
Outro foi o do carro dos bombeiros que na altura ate se chegou a dizer que a tesla disse que o carro estava em autopilot quando era falso a tesla inda nem tinha visto o carro mas esse a investigação se estava ou não ainda está para sair
Contas duas histórias. Há muitas mais, que estão sob a investigação da NHTSA.
O acidente do túnel que referes é este:
https://pplware.sapo.pt/motores/full-self-driving-da-tesla-provoca-choque-em-cadeia-no-dia-em-que-foi-disponibilizado-video/
A NHTSA concluiu que o Autopilot/Full Self Driving não estava ligado? A notícia que encontrei diz o contrário:
https://www.notebookcheck.net/Government-investigation-finds-Tesla-FSD-was-indeed-engaged-during-the-Bay-Bridge-pileup.682641.0.html