Carregadores rápidos de carros elétricos são “pontos poluentes”, afirma estudo
Um estudo da UCLA descobriu que os carregadores rápidos têm o dobro da poluição atmosférica por partículas finas do que as áreas urbanas. Os investigadores disseram que isto pode dever-se a um “problema de engenharia” com os armários de energia dos carregadores.
Descobertos novos “pontos poluentes”
O artigo de investigação, intitulado “Emissões de material particulado fino de estações de carregamento rápido de veículos elétricos”, baseou-se em avaliações de amostras de filtros integrados de 50 estações de carregamento rápido CC em 47 cidades do Condado de Los Angeles, Califórnia.
Terá encontrado concentrações diárias de PM2,5 entre 7,3 e 39,0 microgramas por metro cúbico, o que, em termos simples, é “significativamente mais elevado” do que nos “locais de fundo urbanos” e na estação de monitorização da Agência de Proteção Ambiental mais próxima de cada estação.
A título de comparação, os locais urbanos sem estações de carregamento rápido apresentaram concentrações de PM2,5 de apenas 3,6 a 12,4 microgramas por metro cúbico. Para referência, PM2,5 é o termo utilizado para descrever partículas microscópicas do ar que podem representar uma ameaça para a saúde humana.
Origem nos carregadores rápido de carros elétricos
Curiosamente, a equipa de investigação acredita que esta redução da qualidade do ar não se deve ao facto de os próprios carregadores rápidos estarem a produzir diretamente estas partículas. Em vez disso, afirmam que pode ter algo a ver com um problema de hardware encontrado em muitos carregadores rápidos.
Yuan Yao, investigador da UCLA e primeiro autor do estudo, disse que pode ter a ver com os ventiladores de arrefecimento das fontes de alimentação, que essencialmente recirculam o pó e as partículas que, de outra forma, se depositariam.
Yao disse: “As nossas descobertas sugerem que estas minúsculas partículas provavelmente provêm da ressuspensão de partículas em torno dos armários de energia do DCFC. Estes armários convertem a eletricidade da rede elétrica na corrente contínua necessária para carregar as baterias dos veículos elétricos.
Os armários também contêm sistemas de arrefecimento para evitar o sobreaquecimento dos componentes eletrónicos, e estes ventiladores de arrefecimento podem levantar pó e partículas das superfícies internas”.
Um problema que pode ser resolvido
Yao acrescentou que esta poluição atmosférica está localizada numa área relativamente pequena em redor dos armários de energia, afirmando: “Medimos a diferentes distâncias dos carregadores. As medições mais elevadas [15-200] foram feitas nos armários de energia dos carregadores. Felizmente, a poucos metros de distância, as concentrações descem bastante.
A algumas centenas de metros de distância, não há diferença notável em comparação com os níveis de poluição de fundo”. Apesar disso, acredita que isto pode ter um efeito negativo nos condutores que utilizam carregadores rápidos de corrente contínua, uma vez que os expõe a uma poluição potencialmente perigosa.
A equipa de investigação concluiu afirmando que o problema poderia ser resolvido graças a alguns ajustes nos sistemas de arrefecimento dos armários de energia. No artigo, afirmaram: “Embora algumas estações DCFC tenham filtros na entrada de ar para impedir a entrada de partículas em suspensão na unidade, os fabricantes também poderiam adicionar filtros para impedir que as partículas ressuspensas regressem à atmosfera”.
Recomendaram ainda que os carregadores rápidos CC fossem estrategicamente posicionados a uma maior distância de áreas densamente povoadas, escolas, lares de idosos e outros edifícios públicos.






















Epá tipo… o desespero já é assim tão grande?
Mais estudos da treta só para impedir e evolução e ganhar pontos para os petroleiros.
Se for assim então é melhor andarmos de carroça, mas cuidado não vá aparecer um estudo que os gases dos peidos dos cavalos vá ser muito poluente.
Mas esse estudo já existe os peidos das vacas são “Durante a digestão, bois e vacas produzem muito metano, um gás que contribui com 23% do efeito estufa e é 21 vezes mais ativo que o gás carbônico na retenção dos raios solares que aquecem o globo! No … “
Eu sei desse estudo.
Por isso é que brinquei lol.
e se fizerem o estudo a volta de um varredor de rua, os valores vao ser centenas de vezes mais altos…
Uma ventoinha levanta/circula pó… fantastico…
Então quer dizer que a fonte das partículas não são os carregadores. Enfim, já andam desesperados….
Logo vi que você vinha dizer que é mentira.
Onde disse que era mentira ?
afinal chega-se à conclusão que sabes ler mas ou não sabes interpretar ou manipulas as coisas à tua vontade para criar ruído.
é irrelevante se se trata do carregador em si já que os “carregadores” são um conjunto de equipamentos que incluem o carregador em si, diverso hardware e outros sistemas de apoio diverso. um carregador é isto e os armários de energia fazem parte do sistema de carregadores.
aliás, experimenta retirar todos os equipamentos que não o carregador em si e depois tenta carregar o carro. podes começar pelo cabo 😉 o cabo não é o carregador…!
Então mas afinal o que disse de errado ?
Não se esqueça que o combustível é aquilo que mete no tanque do carro, mais todo o equipamento que foi preciso para o fazer chegar lá.
Como vê, até entendo. Lol
É preciso dizer que os carregadores nos EUA são de menor qualidade que os europeus e chineses devido às regras serem menos apertadas nos EUA.
Os EVs e tudo o que os rodeia (materias primas, produção, etc), poluem mais!
Onde dizem isso ?
https://youtu.be/SNag4j0nmKU
Estudo patrocinado por uma companhia petrolífera. Li e reli e não dá para acreditar por onde querem embirrar com a transição para a mobilidade elétrica.
Há tanta coisa que se pode embirar, desde perda de autonomia em AE ou tempos de carregamento, e por ai fora, a questão é se realmente vale a pena embirrar com o que quer que seja, o pessoal ainda não percebeu cada um compra o que pode, creio que a maioria dos Tugas, não compra o carro que quer mas sim o que pode, e as necessidades de cada um é diferente, e como em tudo na vida há pros e contras em cada uma das opções VE ou combustão.
Não faz sentido nenhum esta troca de argumentos, para quem gosta de viajar de carro o VE ainda não é opção, ou só é opção para uns, para quem anda mais em cidade e pode carregar em casa, só um “tolo” é que não compreende as vantagens do VE.
Tantas famílias têm dois carros , não será mais inteligente a quando da troca de um dos carros optar por um dos carros ser VE?
Tendo condições de carregar em casa não compreendo é como é que não há mais famílias com esta opção, assim ficam todas as necessidades resolvidas, um carro a combustão para as viagens e passeios de fim de semana e um VE para a vida em cidade.
Mas eles não perdem autonomia em AE.
Sim, parece que muitos ainda não entenderam isso, e continuam a embirrar com quem compra.
É opção pois, mais válida que outras, e mais econômica, nunca vi tantos a ir para tão longe como agora com estes.
Provavelmente porque ainda não precisam de trocar de carro.
“Mas eles não perdem autonomia em AE.”
Ok, vamos concordar em discordar, um familiar têm o Mercedes EQC, que alegadamente faz 700km com uma única carga mas para vir de Braga a Lisboa, na AE não pode passas dos 110 kmh se não têm de para para recarregar e são 366 km, mais coisa menos coisa e faz pelo menos este percurso uma vez por semana, dai ter optado por VE e pelo Mercedes, mas na realidade não faz.
O eqc faz mais mais que isso a 130 kmh, não entendo essa dos 110kmh.
Portanto ele não perde autonomia, gasta é mais, nunca ouvi ninguém a dizer que os a combustão perdem autonomia na ae ou em cidade em relação onde consomem menos, estradas nacionais.
Perder autonomia ou gastar mais é uma questão de semântica, no final das contas não fazes os Km e a diferença é muito grande, o meu carro se andar com mais velocidade também gasta mais, mas nunca perde metade da autonomia como num VE.
Por isso digo se a ideia ao comprar VE é fazer grandes viagens, podes fazer desde que sejas paciente.
Vê a diferença de quem faça Porto, Albufeira num ZOE ou num Clio.
Eu que sou alguém que por norma a minha velocidade em viajem é 100 ou 110 Kmh, ir fazer uma viagem destas mas de VE ainda vou demorar muito mais tempo.
São coisas diferentes, já ouviu alguém a dizer que perde autonomia na cidade quando usa um a combustão ?
É igual, todos consomem mais quando precisam de mais energia.
Por isso mesmo é que não tenho um clio ou um zoe, e se fizesse essa viagem num clio a gasolina também era preciso paciência.
Tempo é relativo, porque num carro como um clio a viajar não dura muito tempo dentro dele, vai ter de parar na mesma.
O que tu queres tentar convencer-nos é que os carros eletricos gastam mais quando andam mais rápido, é isso?
Acho que é uma evidência que um carro a grande velocidade gasta mais que um carro a baixa velocidade, o que tedigo é a diferença da perda de autonomia num VE vs combustão, dai o exemplo que dei do meu familiar, para teres de atestar o depósito de um a combustão de Braga a Lisboa, tem de ser um V12 e vires feito louco na AE.
E eu não sou contra os VE bem pelo contrário apenas acho que não é para quem viaja muito é apenas a minha opinião fundamentada no meu familiar
Dizer que cada um compra o que pode é a verdade de la Palice (se bem que não é bem assim, porque quando se trata de ostentação – telemóvel, carro, etc.. há quem compre acima da possibilidades).
Dá para perceber que ainda percebeu a finalidade do surgimento dos VEs, não teve nada a ver com o “gostar mais ou gostar menos”, não surgiu como uma alternativa aos carros a combustão, mas sim como necessidade.
Obviamente que nunca poderia ser possível todos terem um carro eléctrico no imediato, mas há muita gente que o poderia ter já hoje, mas não têm por preconceito, falta de informação e por essa ideia errada de que VE ou combustão é só uma questão de gosto.
Queres tu dizer que quem compra um Clio ou um Zoe, está a comprar o carro dos sonhos dele?
Atenção que não estou a desprestigiar nemhum deles, são apenas exemplos, acho que ‘todos’ gostaríamos de ter um Ferrari,
Mas querem obrigar isto como se fosse a melhor bolacha do pacote XD
Obrigar a quê?
Os governantes da europa estão a obrigar o cidadão a comprar carro elétrico AKA banha de cobra.
Muitos não caem na armadilha.
Carro a gasolina é a melhor solução hoje em dia a num futuro a longo prazo.
É a melhor solução se gostas de deitar dinheiro ao lixo
Então qual é o seu ?
Qual armadilha ?
É melhor em quê ?
A UE não está a obrigar ninguém a comprar veículos elétricos, compra quem quer. Agora concordo consigo para quem não tem local para carregar, e pouco dinheiro, a única opção é o veículo a gasolina.
Realmente esses carregadores nunca me cheiraram lá muito bem.
Ainda por cima abatem árvores centenárias para instalar carregadores. (ex SUC de Fátima)
Essa indústria odeia as árvores e o ar puro.
As árvores não foram abatidas, foram movidas, e no mesmo local plantaram novas, que vão fazer mais pelo ar que as que lá estavam.
Sim, a indústria da combustão odeia ar puro.
Preferível estar junto a um posto de abastecimento de combustível. Pelo menos o ar é mais limpo e sem cheiros horríveis
Faz o seguinte, vai para uma garagem fechada e liga o teu carro a combustão. Podes fazer o mesmo com um eléctrico e depois diz qual deles não gosta de ar puro.
Ainda vão a tempo de descobrir que tudo larga “particulas finas”….
Microplásticos, microradiação, etc
Do micro-ondas ? LOOOOL
E um dia de vento que levanta pó não é poluente? Só me gozam…
Esta malta pensa que o aparecimento dos carros eléctricos é para proteger o ambiente, GARGALHADAS é o que eu dou quando ouço algo assim!!!!! todo o mal do mundo fossem os carros a combustão, HIPOCRITAS, nao tem outro nome!
Onde falaram em carros a combustão ?
Caro JL, veja se entende uma coisa, o aparecimento de carros electricos ou de outra qualquer forma de energia, deviam complementar o que existe e não fazer a todo custo que desapareça o que já existe, entende? como sendo o mal de toda a humanidade a existencia de carros a combustão e tudo em nome do AMBIENTE!!!
Só é pena é que os carros a combustão com mais de 10 anos sejam totalmente proibidos
Devia dizer antes assim, o aparecimento de carros a combustão é que vieram complementar os eléctricos, afinal os eléctricos apareceram primeiro.
Mas onde dizem que têm de desaparecer ?
Mas se são o mal de toda a humanidade, não deviam ter sido já proibidos?
Do ambiente ? Desde quando é em nome do ambiente ? Pensava que era em nome da saúde das pessoas.
Haja paciencia, com as proibições em todo lado aos carros a combustão, com todas as taxas CO2 etc etc nao é querer fazer desaparecer com eles? querem obrigar as pessoas a comprarem todas electricos, tou desconfiado que voce é um caso perdido, mesmo perante evidencias. E nao, nao sao o mal de toda a humanidade, embora façam parecer que são!!!! todos os carros a circular em portugal durante 1 ano inteiro a fazerem todos 15 mil km, libertam menos CO2 que os fogos deste ano!!! um carro a combustao na estrada para durar 30 anos, nao é preciso fazerem mais nenhum, quantos electricos tem de durar 30 anos?? quantos tem de ser feitos? p*ta que os pariu, querem la eles saber do clima pah, querem é estar sempre a fabricar mais e mais e mais, nao entendeu isso ainda. Hoje nada se repara, é tudo a empurrar para carros novos sempre.
Há proibições onde ?
Não, tanto que continuam a vender, serve para pagar o mal que fazem sem os limitarem.
Sou um caso perdido ? Não, tanto que digo factos.
Então agora já não são o mal da humanidade ? Depois sou eu o caso perdido ?
E depois ? Que mal tem o país de haver gente que ateia os fogos ?
Os carros eléctricos duram mais que os a combustão, portanto se estes duram 30 anos, os eléctricos duram mais.
Eles não querem saber do clima, onde ouviu dizer esse disparate ? Eles querem é saber da saúde das pessoas.
Nada se repara ? Só se não quiser, os meus já foram reparados.
Claro que empurram para carros novos, os a combustão não prestam.
Claro que são. Só quem está totalmente desinformado é que pensa que os elétricos não poluem nada.
Toda a industria associado ao carro elétrico polui bem mais que carros a combustão.
Tudo polui, a tshirt que tens vestida só de àgua foram precisos 2700 litros! Uma simples lavagem de roupas compostas por poliester liberta 700 000 microplásticos para as aguas que eventualmente vão para o oceano, são absorvidas pelos peixes, passam para a nossa corrente sanguinea bem como o leite materno. O carro eletrico polui como qualquer porcaria que seja fabricada mas em relação a um carro a combustão é muito menos a todos os niveis, quem não sabe analisar esses dados ou é ignorante ou tem algum poço de petróleo que quer render
Então mostre lá que polui mais ?
É o mesmo que dizer que está certo e todos no mundo estão errados.
@PeterJust, nem mais.
É incrível ver como há tanta gente com este tipo de ódio aquilo que é a única forma de se livrarem do monopólio e preços dos combustíveis.
Agora surgem estes pseudo ambientalistas, preocupados com a poluição dos VEs, depois de muito provavelmente, terem retirado o filtro de partículas dos seus fumarentos, enfim.
Lembro-me que quando comprei o meu VE riam-se dos 150km de autonomia, nunca vi ninguém preocupado com questões ambientais, mas agora que a autonomia é sobretudo um problema na cabeça de quem nunca teve VE, querem fazer crer que os VEs são mais poluentes que os fumarentos, santa ignorância.
O BMW i3, ao fim de 12 anos, deve ser ainda hoje um dos carros menos poluente alguma vez produzido (materiais reciclados, fábrica alimentada por energias renováveis e processos de produção sustentáveis.
Obviamente que foi uma referência e que mostrou o caminho para a maioria dos fabricantes.
Em termos de baterias todos nós sabemos da evolução das mesmas, no sentido de serem mais compactas, eficientes e menos dependentes de materiais raros.
O VE é para já a única solução que nos permite caminhar para uma poluição cada vez menor.
O i3 deve ser dos mais poluentes, foi o primeiro EV que conduzi numa feira automóvel, ainda não tinham saído para o mercado e depois andei com eles em Munique que a bmw tinham uma cena de carros de demonstração para quem era cliente da marca e havia uma app que te dizia onde eles andavam e deixavam-te conduzir, não quero imaginar a quantidade de pessoas que deve vomitar a andar naquilo, é simplesmente horrível, até o condutor enjoa
Então o vomitado é poluição ? Loooool
Inventam com cada 1.
Venho aqui só para desabafar! Sempre tive automóveis a combustão, até ter adquirido um veículo elétrico. Muito bom, muito confortável, mas até ter o primeiro problema. Acabou a garantia e logo uma falha no limpa parabrisas… Automóvel para a oficina na marca, e fui logo avisado do valor hora de reparação de 130€/hora (porque é um elétrico)….
Depois a minha vida mudou, tenho de planear tudo, onde carregar. Na autoestrada não posso ir a mais de 120 Kms/h, caso contrário fico sem energia num instante. O AC deve estar quase desligado, também para não gastar energia. Por último, o drama dos pneus, de 15.000 em 15.000 os pneus ficam completamente lascados.
Confesso que estou a pensar despachar o atual e voltar a ter um automóvel “normal”. Fica o meu exemplo!
Então qual era o eléctrico ?
Quantos anos tinha e quantos KMS ?
Não pode ir a mais de 120 ? Porque não quer ?
Acha mesmo que alguém vai acreditar no seu testemunho ?
Caro Zeca, descreveu os problemas de quem realmente têm ou teve um EV.
Mesmo assim compensa! Não desista, porque apesar de gastar mais em pneus, de andar mais devagar, o seu automóvel vai necessitar de menos manutenções.
(Só uma ressalva, acredito no seu depoimento, pois eu a pensar de preferir EV, não sou faccioso como o outro que anda aí. A esse nem responda)
Acredita ou é o mesmo ?
Então mas ele não tem ev? mais um boneco clone. Loooool
Não há dúvida que o lobby do petróleo até droga esta gente.
https://pplware.sapo.pt/motores/fumos-do-escape-a-cor-pode-dar-indicacao-de-problemas/#comment-3749721