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BMW quer convencê-lo a deixar os motores de combustão: app mostra como é ter um elétrico

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Mário says:

    Basta ver quem vem para aqui dizer bem dos elétricos tem uma empresa…. Metem tudo na empresa e depois choram que têm uma carga fiscal elevada.
    Mas a empresa até as férias paga.

  2. Elonao says:

    Lol. Propaganda de religião no sei melhor.

  3. JL says:

    Não deixa de ter piada. Não era da BMW que vinham conselhos para repararmos os nossos veículos porque há peças, e os motoes a combustão ainda tinham muito para dar? Sim, foi alguém lá da BMW que o disse, mas parece que mudaram de ideias. Tem mesmo piada.

  4. Rui says:

    Os vendedores de carros a pilhas estão desesperados! Não vendem como esperavam, porque será?

    Só uma questão para quem defende os carros eléctricos sem fazer contas. Por exemplo o Mercedes EQB 250+ custa 60.000€, as baterias têem uma garantia de 8 anos e substituí-las custa……. 28.000€!!!!! Sabem que 28.000€ a dividir por 8 anos (neste caso 96 meses), dá quase 300€ por mês?!?!?! Quem gastar mais do que isso em combustível até compensa, mas……. caramba!!!!!

    • Luís says:

      Fora os carregamentos, revisões, pneus…

    • JL says:

      Dos a pilhas sim, por exemplo a Toyota já os dá.

      Já agora, a BMW apesar de ter um a pilhas não o vende.

      Mas as coisas avariam ao fim da garantia ?

      Então quanto custa um motor para um diesel da Mercedes ? E qual a garantia, para fazermos a mesma conta ? E depois somamos o custo do combustível.

      • Mario says:

        A questão é que a probabilidade de um motor a diesel avariar é muitíssimo inferior a ter uma perda total porque o carro levou um beijinho na traseira.

      • Anung says:

        Cerca de 6/7000 euros e para o teres de trocar completamente tens de te estampar!

        • JL says:

          Não, meta mais 10 mil em cima disso.

          • Anung says:

            Lol, não se muda motores completos sem ser por acidente.
            Ou mudas bloco (que deve fazer mais de 1 milhão na boa), injeção/alimentação, etc….
            Um motor tem várias peças, se estragares um piston não mudas o bloco, mudas o piston. se for válvulas mudas a cabeça….
            Sem ser por acidente nunca vais precisar de mudar o motor completo.

            Já uma bateria 🙂

          • JL says:

            Então porque havia de comprar uma bateria nova ?

            Bloco ? Quem é que muda blocos hoje em dia ? Já nem rectificação funciona em motores mais recentes.

            Já uma bateria é a mesma coisa, até se vendem os módulos em separado.

    • JL says:

      Já agora, onde viu esse preço? Não é normal a bateria custar metade do carro, o normal é custar 1/4 a 1/3 do preço do carro novo.

    • David says:

      Isto assume que as baterias morrem ao fim de 8 anos. Que raio de ideia. A idade media de uma bateria é 15 anos. Sim, com menos autonomia, mas ainda com autonomia que chegue para a maior parte das viagens. Se fazes o país norte a sul todos os dias, um electrico não é para ti. Respira fundo e refaz a matemática.

      Quantas pessoas ficam com carros mais de 10 anos? O preço do seguro num carro desses é o dobro de um carro novo se não for só contra terceiros.

      Quase todos os carros a combustão que tive ou com que lidei começam a precisar de manutenção a fundo ao fim de 3 ou 4 anos. Falamos de 1000 euros por ano um VW golf carrinha e 5000 (!!!!) num Alfa Romeo 159. E um megane 1.5dci que não custou muito, mas teve que levar um motor novo que foi mais de 7000 depois do serviço concluído. Se tivesse 8 anos de garantia seria de graça ;). Curiosamente o único carro que tive que não me deu problemas foi um kia RIO que andou 5 anos em que só paguei a manutenção anual.

      Falar do preço das baterias ignorando tudo o que um carro a conbustão nos suga anualmente é um pouco desonesto.

      • Rui says:

        Você tem UPS a alimentar um bastidor? Quanto duram as baterias da(s) sua(s) UPS? E quanto tempo dura a bateria do seu telemóvel?
        O problema de um carro eléctrico é que a cada dia que passa, você tem menos autonomia!!!!!!

        • Joao says:

          As baterias de uma UPS são de uma tecnologia primitiva em termos de duração. Ainda são usadas em UPS por serem muito baratas.
          Tenho um telemóvel guardado na gaveta com 12 anos e a bateria continua a aguentar muita carga.
          Sobre perder autonomia, sim aí tem razão, o que importa é avaliar se a perda de autonomia daqui a 10 anos lhe permite continuar com ele ou não e também saber se realmente mantém um carro novo por mais de 10 anos, muita gente troca nesse prazo.
          Lembrar que a tecnologia de armazenamento de energia está a evoluir rapidamente, daqui a 10 anos se for necessário trocar a bateria já será por uma muito mais barata, provavelmente de estado sólido

        • David says:

          A diferença é que uma UPS está sempre a 100% e isso danifica a bateria. O seu telemóvel também carrega até 100% e provavelmente passa a noite a 100%. Muitas vezes está ao sol e sobreaquece.

          Logo para começar, o valor bruto da bateria de um carro electrico e o valor utilizável não deixa carregar até 100%. E a boa prática é carregar só até 80%, a não ser que vá de viagem e precise dos 100%. As baterias têm também ventoinhas para estarem a uma temperatura normal.

          Daí a bateria de um telemóvel só ter garantia de 80% em 2 anos e a de um carro ter entre 70% e 80% em 8.

          E sim, a autonomia desce. Assim com a dos carros a gasolina. Carros velhos produzem menos cavalos do que carros recentes e gastam mais gasolina para conseguir manter o mesmo nível de velocidade.

          Os carros electricos não são perfeitos, mas os maior problema é realmente a falta de informação e os saltos de raciocínio com informação incompleta que muita gente faz.

      • Rui says:

        Você não usa os carros, você destrói carros!!!!!

        Alfa Romeo é verdade, por experiência própria, é um carro absurdamente caro de manter, mais que um BMW ou Mercedes! Com enormes desgastes e avarias que não lembram a ninguém!!!!!
        No meu caso desligava a direcção assistida com o carro em andamento!!!!!! Tinha de parar o carro, desligar a chave e voltar a ligar!!!!!!!

    • Toni da Adega says:

      Essas contas estão mal feitas, não são 96 meses são 97, a bateria é substituida exactamente 1 mes depois da garantia. Quem tem 1 carro sabe disso 1 mes depois da garantia tudo deixa de funcionar

  5. Infinity says:

    se oferecerem fico com um para vender

  6. Yamahia says:

    “conduzem um carro com motor de combustão poderão simular a condução de um veículo totalmente elétrico.:”
    Como não tenho BMW, fiz um exercício semelhante e escolhi o I-Pace que lancei na app MIIO.
    Não correu bem para o I-Pace.

  7. Joao Magalhaes says:

    “Condutores impondo vários entraves à sua adoção” É tudo uma questão de matemática e Euros. O meu Yaris(1.5 gasolina) tem 4 anos e 20.000km, custou 13.000€ novo e tem uma autonomia de 650km. Quando houver um elétrico com esta autonomia pelo mesmo preço já vou pensar 2x, mas duas vezes porque faço viagens grandes e gosto de ter 10 bombas disponíveis na mesma localidade para encher o depósito, não quero ir “à sorte” com um elétrico e não saber se vou esperar 5 minutos ou 2 horas só para continuar a minha viagem.

    • David says:

      Não és claramente o caso de uso. 100% electrico é para quem faz a maioria das suas viagens na cidade.

      Consigo-te dizer que um electrico em portugal me custa 3€ aos 100km na cidade, carregando em casa. Um equivalente a gasolina fazia 12€ aos 100km.

      Se fazes norte a sul todos os dias, não compres electrico. Se fazes norte a sul uma vez por semana e andas na cidade, compra um hibrido plugin-in, os modernos têm 100km de autonomia electrica e poupa-se imenso. Se nunca andas na cidade, não andes de electrico.

      • Rui says:

        Não sabe fazer contas! Tem de incluír no preço a substituição das baterias e que custam 1/3 a 1/2 do preço do carro!!!!!
        Meta esse custo ao km e vai ver com que contas fica?!!!

        • JL says:

          Mas tem de incluir porquê?

          • Jorge Teimoso says:

            Quando quero apurar os custos por km de um veículo a combustão, introduzo na equação as revisões e desgaste dos pneus. Se um componente que custa quase 50% do veículo dura entre 8-10 anos, para mim é para ter isso em consideração para apuramento dos custos

          • JL says:

            Mas não custa 50% nem dura apenas 8 a 10 anos.

        • David says:

          Ao fim de 15 anos entre correias e filtros também gastaste perto de 1/3 do preço de um carro a gasolina em peças e mão de obra. Para já não falar que se, por exemplo, uma correia de direcção parte, ou o há uma fuga de óleo, vai um motor novo. A quantidade de smarts que têm que levar um manutenção a fundo aos 100000km é astronómica, porque é o tempo que as peças duram. Quase vale mais comprar outro.

          Carros electricos são muito mais simples, a tecnologia não depende de explosões e tem muito menos peças a mover. Para já não falar que se carregar em casa custam 1/4 para andar, principalmente na cidade. E a garantia é no mínimo 8 anos para a peça mais cara de substituir. Gostava de ter a mesma garantia no motor do carro a gasolina, coisa que muitos poucos dão.

        • David says:

          correia de transmissão.

        • David says:

          Já agora, uma estatística curiosa que encontrei na internet. Em média, um motor dura 8 a 9 anos e faz entre 150 000 e 200 000km.

          Exactamente o mesmo que uma bateria. Quanto custará mudar o motor de um carro, em mão de obra e peças?

    • JL says:

      Nalguns países essa preocupação já começa a ser de quem tem um veículo com motor de combustão interna, já que andam a transformar as bombas de abastecimento em postos de carga.

  8. PJA says:

    Quando se diz que há muitos condutores que não se deixaram convencer pelo eléctrico, é cerca de 98,2%. Só.

  9. opas says:

    Boa sorte com a tentativa de vendas…

  10. PJA says:

    O BEV vai continuar a ser residual até haver uma boa rede de carregamentos, algo que a Noruega e a Tesla viram, e muito bem, de imediato.
    No caso da Tesla em Portugal tem 8 super carregadores, tantos como a Espanha… só em Madrid. É um mistério, a Tesla não gosta de Portugal… ou será outra coisa.

  11. PJA says:

    Ou seja, não se resolve os problemas das pessoas. Mais uma rezão para se desconfiar dos eléctricos, a sensação que há é de que isto é mais um negócio do que uma questão ambiental e saúde.

  12. VapokaFP says:

    CI e Híbridos vão ser a solução durante décadas.
    Quando todos os benefícios fiscais do elétricos acabarem o mercado de elétricos cai 90%.

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