Noruega faz história: Carregadores elétricos substituem bombas de combustível
O paradigma automóvel no mundo, como temos referido, está a mudar rapidamente. Países como a Noruega, onde mais de metade dos carros vendidos já são elétricos, começa a ser necessário adaptar os postos de abastecimento. Desta forma, o país está já a substituir bombas de combustível por carregadores rápidos para carros elétricos.
Com o parque automóvel elétrico a aumentar, começa a fazer sentido ter mais oferta de carregadores. Na Noruega esse desafio, de acabar com os carros a combustão de combustíveis fósseis, vai a bom ritmo.
Empresas que vendem combustível fóssil querem agora vender energia
Uma empresa de estações de serviço de combustível na Noruega fez história recentemente. Assim, a Circle K decidiu substituir todas as suas bombas de combustível, numa das suas estações em Oslo. No seu lugar estão agora carregadores rápidos para carros elétricos.
Apesar da Noruega ser uma forte país vendedor de petróleo, a verdade é que dentro de portas o país continua o seu plano agressivo de adoção de carros elétricos. Um exemplo taxativo desse empenho são as vendas recordes dos Tesla Model 3. Este é um dos carros elétricos mais populares neste país escandinavo.
A empresa por trás dessa iniciativa única é a Circle K, um dos fornecedores de gasolina e gasóleo do país. O Circle K possui uma grande rede de cerca de 16.000 postos de combustível em todo o mundo, e a maioria dos negócios da empresa vem de combustíveis fósseis.
No entanto, o vice-presidente do Círculo K, Sverre Rosén, disse num comunicado à imprensa que a carga rápida de carros elétricos registou um aumento da procura na Noruega, especialmente quando o país pressiona pela adoção generalizada de tecnologias transporte limpo.
Nós nunca fizemos isso antes. Há batalhas nos metros quadrados de postos de combustível, e as bombas de gasolina são o principal produto. Mas agora há um desenvolvimento na Noruega. O carregamento rápido é muito procurado e há um crescente segmento de clientes. É bom ser pioneiro.
Referiu Sverre Rosén.
Exemplo poderá incentivar outras gasolineiras
Segundo Christina Bu, secretária geral da Associação Norueguesa de Veículos Elétricos, esta é uma decisão histórica. Isto porque a Circle K está a mudar literalmente a face do seu negócio. Nesse sentido, esta pode ser a ignição para que outros empresas possam igualmente fazer a transformação já no próximo ano.
A decisão da Circle K de substituir todas as bombas de combustível na estação Alexander Kiellands por carregadores de carros elétricos é um bom presságio para carros elétricos na Noruega. Pese o facto de ser apenas um pequeno passo, a jogada mostra, contudo, que as empresas de combustíveis fósseis estão dispostas a mudar a favor do transporte sustentável.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Kommunikasjon
Fonte: Kommunikasjon
Basicamente a caminho de um desastre ecológico…
lol
A fabricação de baterias e desmantelamento de baterias para carros eléctricos acarreta outros problemas ambientais que tem de ser revisto…a melhor forma é porém certos protótipos de novas baterias para carros eléctricos. . nomeadamente com grafeno… carregamento ultra rápido e grande autonomia e materiais menos corrosivos para o meio ambiente e maior duração das mesmas… isso sim e terá de ser assim o futuro da mobilidade eléctrica
Tu também é terraplanista né?
Deixa lá… a miudagem acha que pagar 90000 euros por um carro eléctrico, que vai precisar de 80000 euros de manutenção, entre 5 a 8 anos, e precisam de descobrir se a Índia ainda consegue despejar mais 500000 milhões de toneladas de chumbo para os rios, onde já queimam pessoas que lá metem as patas, sem saber a sopa que os telemóveis lá criaram. Quando o Índico estiver cheio disto, será o novo mar morto e vai-se expandir para o Atlântico e Pacífico. Mas, isso não interessa.
@Miguel Sousa como te sentes sabendo que tudo que acabaste de dizer ‘e mentira?
@Miguel Sousa, a miudagem é a única que está realmente preocupada com o planeta. Provavelmente faz parte do lote de pessoas que tem mais de 65 anos e acha que “como sempre fez assim na vida vai fazer sempre igual”.
É daqueles que, provavelmente, chegou a uma altura da vida que acha que “não vai aprender mais”. O mundo está a mudar e já não é preciso vir a Greta dizer isso.
É fundamental mudar para alternativas de transporte mais verdes. Os veículos elétricos são perfeitos? Não. São, no entanto, sem dúvida melhor que o seu carro a diesel.
Isso do ser melhor tem muito que se lhe diga. Este paradigma das baterias não é sustentável e só adia graves atentados ao ambiente. O Miguel tem razão… Agora, que os combustíveis fósseis têm que acabar, disso também não sobram dúvidas.
o miguel deixa alguns mudarem assim são menos a gastar gasoleo assim fica mais barato devido a menor procura os meninos ricos tem sempre ideias diferentes pois é o papá que paga porque eles ainda vivem á conta da mesada do papá nem sabem o que significa trabalhar
Num país, dos maiores produtores de petróleo do mundo. Muita coisa não bate certo.
sao os mais inteligentes do mundo!
exportam petróleo e td aquele dinheiro nao vai para a construção do prédio mais alto do mundo ou o maior centro comercial do mundo…mas sim vai para melhorar o futuro
A construção de atrações turísticas é um investimento no futuro, numa economia de turismo em alternativa aos lucros do petróleo quando caírem.
sim ate concordo contigo mas turismo nao vai ser a salvação dum pais que esta situado no deserto. Quando o petróleo acabar naqueles lados quem vai querer morar la? E depois quem vai querer visitar uma cidade morta?
Eles estão a pensar no futuro a muito curto prazo enquanto que Noruega esta a pensar no futuro a longo prazo.
é neste momento o centro business daquela região. é um hub, não vai ser só turismo.
Até bate. É que a Noruega tem planeado construir 8 centrais nucleares de última geração (em que os resíduos vão sendo usados e reciclados até serem, praticamente, inócuos). O que dá jeito para o futuro. Nessa altura já os carros eléctricos compensam a energia gasta.
Estes noroegueses devem estar doidos, então não é que um país de petróleo tem energia limpa e continua a produzir petróleo! Deve ser isso que são pobres, nos os ricos não podemos fazer barragens, colocar torres para a eólica nem ter gás e petróleo!!!!!!!!!
Faz todo o sentido. Extraem e vendem o petróleo e gás e usam-nos para produzir electricidade em centrais eficientes, assim como usam energia solar
A produção de energia solar é menos de 0.0000001%, devido à localização do país (neste momento 15 horas são de noite, daqui a 3 meses, serão 19 a 22 horas sem luz solar). As principais são as eólicas e das marés. Futuramente é a nuclear, onde a Noruega já está a construir 3, das 8, centrais nucleares.
Não exageres tá? Vivo na Finlândia e a Noruega não é tão diferente. No pior do inverno, a maioria do território ainda terá mais de 15h de sol. Óbvio que se fores o mais possível para norte, aí sim nem terás minutos de dia
Tens que dizer em que zona da Finlândia é que vives porque em Helsinki na altura do Natal tens menos de 6h de sol. No Norte é ainda pior.
Enquanto isso no Brasil com quase r$ 5,00 o litro não se faz nada.
Seria mais fácil adaptar para hidrogênio. Será que quando toda a gente tiver carros elétricos, a energia elétrica não vai estar custando mais caro que a gasolina?
a diferença é que podes produzir a tua própria eletrecidade
ao contrario de gasolina, TODA a gente precisa de electricidade em casa.
Eles que deixem de explorar o petroleo e o gaz e o país manter o nivel de impostos que tem
É fácil para eles falarem, que são ricos. Agora num país como Portugal, onde alguns carros eléctricos custam tanto quanto um apartamento, a coisa já pia baixinho.
Eles não falam, eles fazem. Nós que não temos dinheiro para mais é que falamos… Enquanto lhes compramos o petróleo para eles terem dinheiro para fazer.
compramos lhe petróleo e bacalhau 😀
mas isso nao interessa desde que haja futebol
E já pensaste porque é que são ricos e nos pobres? São ricos porque como podes ver nesta noticia estão sempre um passo a frente, fazem projectos a longo prazo e investem neles. Consegues ver pela maioria dos comentários nesta noticia e noutras idênticas o quanto somos limitados e pouco visionários. A maioria dos comentários aqui, mostra o quanto a nossa sociedade não consegue ver mais além e tem medo do que é novo. Os combustíveis fosseis é que são bons, pois desde que nasceram é o que conhecem e não conseguem ver par além disto. Somos limitados e é isso é que nos faz ser mais pobres que os outros.
Acho bem! Daqui a somente 6 anos (2025!!) sera completamente proibido vender carros a combustão naquele pais..
País pequeno com metade da populacao portuguesa suportado com impostos altos e petroleo a suportar o país. É muito mais facil fazer destas coisas quando há dinheiro e a escala é pequena.
dei uma volta pela europa a conduzir , mais de 11k km e viaturas movidas a bateria quase zero , meia duzia em algumas cidades e praticamente nenhuma nas grandes estradas
Depende da zona da Europa.
No UK vejo dezenas de elétricos nas estradas, ou a carregar em parques de estacionamento ou estações de serviços.
Na minha empresa temos 3 postos de abastecimento e estão sempre cheios, até já temos slots de horas porque não chega para todos
quando foi isso? em 2010?
Engraçado que ainda não se lembraram de fazer parques de estacionamento para carregamentos lentos.
Carros parados das 9h às 18h não precisam de mais que isso.
Tanto quanto sei, as baterias “preferem” esse tipo de carregamento.
O futuro é mesmo eléctrico, com a electricidade a vir das eficientes centrais nucleares de última geração, das energias renovaveis, do hidrogénio ou de centrais termoeléctricas de combustiveis fósseis. A questão das baterias, com o advento do grafeno e outras tecnologias mais eficientes será resolvida sem custos ambientais, mesmo que agora não seja ainda o caso
Em Portugal faz-se muita propaganda sobre a utilização de energias alternativas, mas a instalação de carregadores avança a passo de caracol moribundo. Jogos de interesses sobre quem fica com o bolo?
Alguém me sabe dizer onde há um carregador no concelho do Seixal?
Espero que outros países lhe sigam o exemplo. Estou farto de pagar pelo petróleo a países como a Noruega. Temos que electrificar e investir em produzir formas alternativas de produzir energia autonomamente (sim, substituir a Noruega pela Fosun/EDP também não é alternativa). Dessa forma todos os milhões que gastamos na Noruega ficariam no nosso bolso. Mas que excelente ideia!