BMW quer convencê-lo a deixar os motores de combustão: app mostra como é ter um elétrico
Pelas estradas, há muitos condutores que não se deixaram convencer pelos carros elétricos, impondo vários entraves à sua adoção. Para desmistificar alguns mitos, a BMW adicionou um novo recurso à sua aplicação: os proprietários que conduzem um carro com motor de combustão poderão simular a condução de um veículo totalmente elétrico.
A nova função de Análise de Veículo Elétrico da aplicação MyBMW permite aos clientes que conduzem um BMW com motor de combustão simular a adequação de um modelo totalmente elétrico ao seu perfil de condução pessoal.
Os veículos elétricos já podem ser perfeitamente incorporados na rotina diária de muitos clientes - só que a maioria deles ainda não o experimentou. A Análise de Veículos Elétricos da nossa aplicação ajuda os nossos clientes a fazer um julgamento informado na sua escolha do sistema de condução.
Explicou Dirk Wiedmann, vice-presidente sénior de Direção e Estratégia de Vendas, Digitalização.
Por forma a realizar a simulação, o cliente deve, dentro da app, selecionar um modelo BMW elétrico como veículo alternativo. Depois de o seu modelo com motor de combustão ter efetuado pelo menos 200 viagens e percorrido uma distância de 2000 quilómetros, a análise mostrará claramente o número de viagens que poderiam ter sido efetuadas com o veículo elétrico selecionado com um único carregamento.
A ferramenta de decisão visa "combater a ansiedade relativamente à autonomia e às preocupações sobre a praticidade quotidiana dos veículos totalmente elétricos, que ainda hoje prevalecem", conforme lamenta a BMW, num comunicado de imprensa.
Para a simulação, a aplicação da BMW utiliza os dados de condução reais do modelo com motor de combustão, gerados pela função "As minhas viagens". Graças a esta base de dados individual, a Electric Vehicle Analysis é capaz de fornecer ao cliente uma base sólida para decidir qual o tipo de condução a escolher no seu próximo veículo.
O objetivo da BMW é que a funcionalidade cresça, no futuro, e sejam adicionadas avaliações do tempo em que os veículos não estão a ser utilizados e das viagens de longa distância, combinadas com informações sobre as instalações de carregamento e o tempo necessário para completá-lo.
Para utilizar a Análise de Veículos Elétricos, os clientes devem ter um BMW com motor de combustão e o Sistema Operativo BMW 7 ou posterior e também consentir que os seus dados de condução sejam utilizados para efeitos da análise.
Além de esta nova funcionalidade, a BMW carregou a sua app com várias outras, que procuram esbater a ansiedade associada à adoção de carros elétricos.
Basta ver quem vem para aqui dizer bem dos elétricos tem uma empresa…. Metem tudo na empresa e depois choram que têm uma carga fiscal elevada.
Mas a empresa até as férias paga.
Lol. Propaganda de religião no sei melhor.
Tenho um carro que quando encho o depósito fica com 1050 km de autonomia. Não vou trocar por menos.
Se os faz, isso é outra história.
Faz pois. Médias de 4,0 e 4,2.
Depende do carro, é certo que os a combustão andam por ai a 90 kmh na auto-estrada, mas também não abusem.
Cada um anda à velocidade que quiser dentro dos limites.
Nem mais.
Não deixa de ter piada. Não era da BMW que vinham conselhos para repararmos os nossos veículos porque há peças, e os motoes a combustão ainda tinham muito para dar? Sim, foi alguém lá da BMW que o disse, mas parece que mudaram de ideias. Tem mesmo piada.
Arranje um Nick para si.
Porque não mudas tu o teu? Sei lá, para algo como Rei dos Watts, Paladino voltáico, Mestre do Amper, etc…
Porque o meu já cá andava.
Mas ok, vou mudar para um igual ao seu.
Os vendedores de carros a pilhas estão desesperados! Não vendem como esperavam, porque será?
Só uma questão para quem defende os carros eléctricos sem fazer contas. Por exemplo o Mercedes EQB 250+ custa 60.000€, as baterias têem uma garantia de 8 anos e substituí-las custa……. 28.000€!!!!! Sabem que 28.000€ a dividir por 8 anos (neste caso 96 meses), dá quase 300€ por mês?!?!?! Quem gastar mais do que isso em combustível até compensa, mas……. caramba!!!!!
Fora os carregamentos, revisões, pneus…
Esqueci-me do seguro:)
Dos a pilhas sim, por exemplo a Toyota já os dá.
Já agora, a BMW apesar de ter um a pilhas não o vende.
Mas as coisas avariam ao fim da garantia ?
Então quanto custa um motor para um diesel da Mercedes ? E qual a garantia, para fazermos a mesma conta ? E depois somamos o custo do combustível.
A questão é que a probabilidade de um motor a diesel avariar é muitíssimo inferior a ter uma perda total porque o carro levou um beijinho na traseira.
Não, não é.
Cerca de 6/7000 euros e para o teres de trocar completamente tens de te estampar!
Não, meta mais 10 mil em cima disso.
Lol, não se muda motores completos sem ser por acidente.
Ou mudas bloco (que deve fazer mais de 1 milhão na boa), injeção/alimentação, etc….
Um motor tem várias peças, se estragares um piston não mudas o bloco, mudas o piston. se for válvulas mudas a cabeça….
Sem ser por acidente nunca vais precisar de mudar o motor completo.
Já uma bateria 🙂
Então porque havia de comprar uma bateria nova ?
Bloco ? Quem é que muda blocos hoje em dia ? Já nem rectificação funciona em motores mais recentes.
Já uma bateria é a mesma coisa, até se vendem os módulos em separado.
Já agora, onde viu esse preço? Não é normal a bateria custar metade do carro, o normal é custar 1/4 a 1/3 do preço do carro novo.
Notícias fresquinhas dadas a mim próprio pela própria Mercedes, porque pedi orçamento e test drive do EQB 250+
Esta informação foi dada ainda à menos de uma semana pelo concessionário oficial da Mercedes. Mas se tem informação diferente, coloque aqui.
Não é tão anormal assim, já que substituír as baterias do Tesla custam entre 15 a 25.000€!
O que eu acho é que quem compra um carro eléctrico, ou o faz através de uma empresa (como eu também posso fazer) e ír buscar o IVA de todas as despesas, ou então acho que quem compra um carro eléctrico não sabe fazer contas!!!!!
Mas substituir as baterias do tesla não custa 15 a 25 mil, portanto posso assumir que continua a inventar números sem os ter.
Também podia ir buscar nos diesel durante muitos anos, e ainda pode ir buscar 50% do IVA nas reparações e no combustível.
https://carbuzz.com/features/tesla-battery-replacement-cost/
Lamento, mas o sr. rui tem toda a razão
https://www.recurrentauto.com/research/tesla-battery-replacement-costs
https://www.cardino.de/en/blog-posts/ev-battery-replacement-guide-germany
Não, não tem.
https://pt.linkedin.com/pulse/qual-%C3%A9-o-custo-das-baterias-de-ve%C3%ADculos-el%C3%A9tricos-f%C3%BAlvio-ztf8f
E depois tem estas opções:
https://ibb.co/3FScrHw
No entanto foi reparada por pouco mais de 700 euros fora da tesla.
Isto assume que as baterias morrem ao fim de 8 anos. Que raio de ideia. A idade media de uma bateria é 15 anos. Sim, com menos autonomia, mas ainda com autonomia que chegue para a maior parte das viagens. Se fazes o país norte a sul todos os dias, um electrico não é para ti. Respira fundo e refaz a matemática.
Quantas pessoas ficam com carros mais de 10 anos? O preço do seguro num carro desses é o dobro de um carro novo se não for só contra terceiros.
Quase todos os carros a combustão que tive ou com que lidei começam a precisar de manutenção a fundo ao fim de 3 ou 4 anos. Falamos de 1000 euros por ano um VW golf carrinha e 5000 (!!!!) num Alfa Romeo 159. E um megane 1.5dci que não custou muito, mas teve que levar um motor novo que foi mais de 7000 depois do serviço concluído. Se tivesse 8 anos de garantia seria de graça ;). Curiosamente o único carro que tive que não me deu problemas foi um kia RIO que andou 5 anos em que só paguei a manutenção anual.
Falar do preço das baterias ignorando tudo o que um carro a conbustão nos suga anualmente é um pouco desonesto.
Você tem UPS a alimentar um bastidor? Quanto duram as baterias da(s) sua(s) UPS? E quanto tempo dura a bateria do seu telemóvel?
O problema de um carro eléctrico é que a cada dia que passa, você tem menos autonomia!!!!!!
As baterias de uma UPS são de uma tecnologia primitiva em termos de duração. Ainda são usadas em UPS por serem muito baratas.
Tenho um telemóvel guardado na gaveta com 12 anos e a bateria continua a aguentar muita carga.
Sobre perder autonomia, sim aí tem razão, o que importa é avaliar se a perda de autonomia daqui a 10 anos lhe permite continuar com ele ou não e também saber se realmente mantém um carro novo por mais de 10 anos, muita gente troca nesse prazo.
Lembrar que a tecnologia de armazenamento de energia está a evoluir rapidamente, daqui a 10 anos se for necessário trocar a bateria já será por uma muito mais barata, provavelmente de estado sólido
A diferença é que uma UPS está sempre a 100% e isso danifica a bateria. O seu telemóvel também carrega até 100% e provavelmente passa a noite a 100%. Muitas vezes está ao sol e sobreaquece.
Logo para começar, o valor bruto da bateria de um carro electrico e o valor utilizável não deixa carregar até 100%. E a boa prática é carregar só até 80%, a não ser que vá de viagem e precise dos 100%. As baterias têm também ventoinhas para estarem a uma temperatura normal.
Daí a bateria de um telemóvel só ter garantia de 80% em 2 anos e a de um carro ter entre 70% e 80% em 8.
E sim, a autonomia desce. Assim com a dos carros a gasolina. Carros velhos produzem menos cavalos do que carros recentes e gastam mais gasolina para conseguir manter o mesmo nível de velocidade.
Os carros electricos não são perfeitos, mas os maior problema é realmente a falta de informação e os saltos de raciocínio com informação incompleta que muita gente faz.
Você não usa os carros, você destrói carros!!!!!
Alfa Romeo é verdade, por experiência própria, é um carro absurdamente caro de manter, mais que um BMW ou Mercedes! Com enormes desgastes e avarias que não lembram a ninguém!!!!!
No meu caso desligava a direcção assistida com o carro em andamento!!!!!! Tinha de parar o carro, desligar a chave e voltar a ligar!!!!!!!
Essas contas estão mal feitas, não são 96 meses são 97, a bateria é substituida exactamente 1 mes depois da garantia. Quem tem 1 carro sabe disso 1 mes depois da garantia tudo deixa de funcionar
se oferecerem fico com um para vender
“conduzem um carro com motor de combustão poderão simular a condução de um veículo totalmente elétrico.:”
Como não tenho BMW, fiz um exercício semelhante e escolhi o I-Pace que lancei na app MIIO.
Não correu bem para o I-Pace.
Se começou logo mal, é natural que acabe mal.
O I-Pace deve ser dos piores carros do mercado, até um Dacia spring consegue ser melhor. Pelo menos um Dacia consegue aguentar mais de 3 meses sem morrer
“Condutores impondo vários entraves à sua adoção” É tudo uma questão de matemática e Euros. O meu Yaris(1.5 gasolina) tem 4 anos e 20.000km, custou 13.000€ novo e tem uma autonomia de 650km. Quando houver um elétrico com esta autonomia pelo mesmo preço já vou pensar 2x, mas duas vezes porque faço viagens grandes e gosto de ter 10 bombas disponíveis na mesma localidade para encher o depósito, não quero ir “à sorte” com um elétrico e não saber se vou esperar 5 minutos ou 2 horas só para continuar a minha viagem.
Não és claramente o caso de uso. 100% electrico é para quem faz a maioria das suas viagens na cidade.
Consigo-te dizer que um electrico em portugal me custa 3€ aos 100km na cidade, carregando em casa. Um equivalente a gasolina fazia 12€ aos 100km.
Se fazes norte a sul todos os dias, não compres electrico. Se fazes norte a sul uma vez por semana e andas na cidade, compra um hibrido plugin-in, os modernos têm 100km de autonomia electrica e poupa-se imenso. Se nunca andas na cidade, não andes de electrico.
Não sabe fazer contas! Tem de incluír no preço a substituição das baterias e que custam 1/3 a 1/2 do preço do carro!!!!!
Meta esse custo ao km e vai ver com que contas fica?!!!
Mas tem de incluir porquê?
Quando quero apurar os custos por km de um veículo a combustão, introduzo na equação as revisões e desgaste dos pneus. Se um componente que custa quase 50% do veículo dura entre 8-10 anos, para mim é para ter isso em consideração para apuramento dos custos
Mas não custa 50% nem dura apenas 8 a 10 anos.
Ao fim de 15 anos entre correias e filtros também gastaste perto de 1/3 do preço de um carro a gasolina em peças e mão de obra. Para já não falar que se, por exemplo, uma correia de direcção parte, ou o há uma fuga de óleo, vai um motor novo. A quantidade de smarts que têm que levar um manutenção a fundo aos 100000km é astronómica, porque é o tempo que as peças duram. Quase vale mais comprar outro.
Carros electricos são muito mais simples, a tecnologia não depende de explosões e tem muito menos peças a mover. Para já não falar que se carregar em casa custam 1/4 para andar, principalmente na cidade. E a garantia é no mínimo 8 anos para a peça mais cara de substituir. Gostava de ter a mesma garantia no motor do carro a gasolina, coisa que muitos poucos dão.
correia de transmissão.
Já agora, uma estatística curiosa que encontrei na internet. Em média, um motor dura 8 a 9 anos e faz entre 150 000 e 200 000km.
Exactamente o mesmo que uma bateria. Quanto custará mudar o motor de um carro, em mão de obra e peças?
O mesmo nao, uma bateria dura muito mais, já temos baterias para durar um milhão de KMS.
As garantias que encontrei na internet sao 8 anos e 100 000 milhas, o que sera 160 000 km mais ou menos. Claro que podem durar mais, alguns motores tambem duram mais.
É falso.
Espera que vão falar de um amigo em que o carro fez 1 milhão de km e isso é que conta.
Nalguns países essa preocupação já começa a ser de quem tem um veículo com motor de combustão interna, já que andam a transformar as bombas de abastecimento em postos de carga.
Pode indicar fontes por favor? Espero que não seja nos países nórdicos, onde no inverno os VEs nem 1/3 da autonomia anunciada fazem…
Provavelmente os noruegueses não sabem viver no frio, aconselho-o a ir para lá informá-los de como viver no frio.
https://pplware.sapo.pt/motores/noruega-postos-de-gasolina-comecam-a-desaparecer-e-nascem-carregadores-rapidos-para-carros-eletricos/
https://insideevs.uol.com.br/news/561875/carregadores-carros-eletricos-bomba-combustivel/
Quando se diz que há muitos condutores que não se deixaram convencer pelo eléctrico, é cerca de 98,2%. Só.
Há países que são apenas 5.5 %
Países com 5% de ICE? Falso.
Com vendas de 5.5% de ice, em termos de números totais a circular já ronda os 30 %.
O único caso do mundo, a Noruega.
Na Noruega alguns modelos de VEs não conseguem 1/3 da autonomia no inverno https ://www.acp.pt/eletricos/tudo-sobre-eletricos/conduzir-um-eletrico/detalhe/o-impacto-do-frio-na-autonomia-de-um-carro-eletrico
Eles devem estar muito preocupados com isso, tanto que nos últimos meses 85% das vendas foram elétricos, provavelmente os noruegueses não sabem viver no frio.
Boa sorte com a tentativa de vendas…
O BEV vai continuar a ser residual até haver uma boa rede de carregamentos, algo que a Noruega e a Tesla viram, e muito bem, de imediato.
No caso da Tesla em Portugal tem 8 super carregadores, tantos como a Espanha… só em Madrid. É um mistério, a Tesla não gosta de Portugal… ou será outra coisa.
A Tesla ainda não arranjou solução para cumprir a lei portuguesa, que é diferente de todas as outras.
A Tesla até possui mais postos de carregamento, mas estão fechados, e está impedida de abrir mais. Mais facilmente fecham todas
Ou seja, não se resolve os problemas das pessoas. Mais uma rezão para se desconfiar dos eléctricos, a sensação que há é de que isto é mais um negócio do que uma questão ambiental e saúde.
Se fosse negócio estava mais que resolvido.
CI e Híbridos vão ser a solução durante décadas.
Quando todos os benefícios fiscais do elétricos acabarem o mercado de elétricos cai 90%.
Concordo consigo, para não referir que a rede elétrica não sustenta uma percentagem elevada de VEs e ninguém fala disto https://uk.news.yahoo.com/electric-car-chargers-switch-off-101820157.html
Noticia de 2021, então mas já foi abaixo ?
Tanto que falam que já existem soluções.