Baterias de eletrólito sólido Toyota oferecerão 1.200 km de autonomia em 10 minutos de carga
A Toyota não está de todo afastada da guerra do mercado dos elétricos. Apesar de nos últimos anos o foco da empresa nipónica estar virado para o hidrogénio, o foco nunca deixou de estar na modernidade do segmento automóvel. Nesse sentido, a empresa apresentou as suas baterias de eletrólito sólido que oferecerão uma autonomia de 1200 km, serão recarregadas em 10 minutos e terão um preço mais barato que as atuais.
Toyota não desistiu dos elétricos, bem pelo contrário
No mês passado, a empresa nipónica havia levantado o véu sobre uma nova tecnologia de bateria que estaria a preparar. Agora, a Toyota apresentou mais informações sobre os avanços no sector das baterias.
As duas novas gerações de baterias que estão a ser trabalhadas caraterizar-se-ão pela sua elevada densidade energética e compatibilidade com o carregamento ultrarrápido.
O construtor japonês alargou a informação sobre o seu trabalho, destacando informações relacionadas com a sua produção e o seu custo.
Baterias que poderão revolucionar o mercado dos carros elétricos
Na terça-feira, o fabricante japonês confirmou ter conseguido um avanço na tecnologia das baterias que lhe permitirá produzir células com metade do peso, do volume e do custo, o que poderá abrir caminho a avanços no sector dos automóveis elétricos e da mobilidade em geral.
A Toyota tinha anteriormente revelado planos para lançar novos modelos que utilizarão baterias avançadas de eletrólito sólido a partir de 2025. Uma química que oferece muitas vantagens em relação às baterias de eletrólito líquido.
Uma das principais, para além da densidade de energia melhorada, é o facto de a Toyota ter conseguido simplificar o processo de produção dos materiais utilizados para fabricar estas baterias, chamando a esta descoberta um grande avanço que pode reduzir drasticamente os tempos de carregamento e aumentar a autonomia.
Mais autonomia com baterias mais baratas que as de iões de lítio
A empresa japonesa desenvolveu processos para oferecer baterias com mais de 1.200 quilómetros de autonomia para um automóvel médio, com um tempo de carregamento de 10 minutos ou menos, e para o fazer com células que utilizarão menos material e serão mais baratas do que as baterias de lítio.
E é precisamente aqui que entra o principal argumento da Toyota, que procura desenvolver um tipo de bateria que melhore as células de lítio em todos os seus aspetos, algo que, segundo os especialistas, ajudará sem dúvida a melhorar a proposta dos automóveis elétricos e a impulsionar as vendas.
No entanto, ainda teremos de esperar para ver estas baterias no mercado, uma vez que a Toyota indicou que os primeiros carros a serem equipados com elas não chegarão ao mercado antes de 2027.
Isto significa que as baterias de lítio continuarão a evoluir durante os próximos quatro anos, a fim de reduzir as presumíveis vantagens do eletrólito sólido.
Este artigo tem mais de um ano
Fantástico. Acho que tão cedo não precisamos melhor do que isto.
Vamos apostar na extração de lítio, e vai ser um tiro nos pés!
O lítio ainda vai estar por cá muitos anos em baterias.
A custo de muitos habitats, ecossistemas e populações
Assim como a extração refinação e transporte de petroleo
Nem mais.
No meio do mar, afecta muitas populações!
Achas que as alterações climáticas não afetam as populações?
Lá porque é feito no meio do mar não significa que não te afete diretamente.
O que teve de impacto já foi, além de ter sido bem menor do que o impacto de extração de lítio em massa vai ser, estamos a falar de extração mineira a céu aberto com lavarias químicas a poluir rios e lençóis freaticos, querem transformar isto nos EUA onde quase não existe água mineral, toda a água é purificada
Ah sim, entao prove la isso senhor ambientalista ?
Ainda tou para saber, quantos de nós na hora de comprar carro vai olhar para quanto CO2 foi gasto na sua produção, quanta energia foi gasta na produção e transporte, quantos habitats foram dizimados para construir a extração e refinação de crude.
Na hora da compra, para a a larguissima maioria (se não todos) de todos nós, o que conta é o valor que vamos pagar, nada mais.
Se tivermos um carro que polua 100gr/CO2 e custe 5000€ e outro que polua 50gr/CO2 e custe 10000€, qual vão comprar?
Há muita coisa a melhorar, claro que sim. Que temos que andar para a frente, claro que sim. Agora este tipo de discurso, não traz nada de vantajoso.
Apenas a minha opiniao.
exacto…
Realista, mesmo que as alterações climáticas fossem da responsabilidade do homem sabes qual o impacto de co2 na atmosfera devido a transportes terrestres? Menos de 3%.. pois…
Então mesmo que fosse esse número, porque está tão preocupado com veículos eléctricos ?
Pensei que a limpeza dos tanques petroleiros em alto mar contasse…
Sendo assim como é longe da costa não conta, certo?
Litio é o que elas menos usam nos dias de hoje, o componente chave aqui é o sódio.
Para quem dizia que a Toyota estava atrasada no que diz respeito aos elétricos aqui está a resposta.
Eventualmente a industria em geral está demasiado adiantada e agarrada a baterias “convencionais”
A Toyota dizia que os EVs não era o futuro, mas sim o hidrogénio. E havia quem dissesse que a Toyota é que sabe. A verdade é que já viram que com o hidrogénio nos ligeiros não vão longe. A tecnologia de baterias vai evoluir é natural, a Samsung já há algum tempo que desenvolve baterias de estado sólido, bem como outros fabricantes. Obviamente que o lítio é apenas uma tecnologia de transição. Vamos ter baterias mais baratas, mais fiáveis, com carga mais rápida e maior autonomia, mas isso demora tempo até chegar ao mercado. Até lá iremos ter o lítio.
Todas as marcas do mercado estão a apostar nos elétricos. Mudaram as infraestruturas e investiram biliões com isso. É óbvio que agora vão ter que rentabilizar os elétricos a toda a força até recuperarem o que gastaram.
Isso não invalida que o hidrogénio seja melhor, que o é, na minha opinião.
Mas as marcas apostaram possivelmente no cavalo errado e agora vão com aquele cavalo até ao fim. A Toyota vai ter de ir também porque ser a única marca a investir no hidrogénio é remar contra a maré.
Este é o meu ponto de vista.
Por acaso não é a única que já apostou em hidrogénio, e não conheço nenhuma grande marca que não tenha apostado no passado em hidrogénio.
Por ser uma má opção é que deixaram de investir em algo que não faz qualquer sentido para veículos.
As marcas não apostaram todos nos elétricos em detrimento do hidrogénio por acaso não fizeram moeda ao ar e calhou baterias apostaram porque é sem duvida muito superior ao hidrogénio, e alias já existem em alguns países tanto carros como bombas de hidrogénio basta ver os preços e forma de produção para perceber porque é que não é rentável
Isso era uma declaração um pouco inventada pelos média, já que os a hidrogénio sempre foram e são EV’s. Fora uns testes que a toyota fez com combustão que são um autentico fracasso com resultados ridículos.
A Toyota está atrasada no que diz respeito aos eléctricos. Quantos modelos possuem á venda?
Esta notícia diz respeito a algo que no mínimo só existirá daqui a 4/5 anos isso se não mudarem de idea até lá.
A Toyota tem 5 veiculos electricos a venda. E os restantes, maioria são hibridos.
E ha hibridos que tem quase 20 anos de mercado, Prius.
Ja acabaram com o diesel.
Mas a Toyota esta atrasada… Lol
Atrasada está a ferrari, que o primeiro sairá em 2025.
Mas o Toni da Adega é que sabe
E alguns deles com baterias e motores da Tesla.
As baterias dos Teslas, sao todas feitas pela japonesa Panasonic. Quando a Tesla surgiu , fez uma parceria com a Toyota, além da 1a fábrica da Tesla, ser uma antiga fábrica da Toyota! A Tesla teve uma influência dos métodos Toyota no fabrico de automóveis!
Não é bem assim. Quem forneceu a toyota com motores e baterias para os Rav 4 ev foi a tesla.
Toda a montagem da bateria, electrónica e firmware é da tesla.
Possuem o Toyota bZ4X faz 1 ano que está no mercado e Proace Electric.
Quais são os outros 3 modelos?
Cá não existiram, foi o RAV4 EV, o Mirai, e aquele do segmento a que não me lembro o nome, também existia em ev.
E deixa de ser vdd? Isto é uma noticia para um carro daqui a 5 anos, a tesla lançou o 1º model S em 2013 em 10 anos vê lá o que as coisas já mudaram agora imagina a tesla e as outra marcas todas daqui a 5. A Toyota tentou apostar no hidrogénio e nada contra isso, eles acreditaram naquilo agora já perceberam que não é grande coisa e já voltaram para os elétricos, estão atrasados é um facto mas perfeitamente a tempo de apanhar o comboio mas não é agora com uma noticia para daqui a 5 anos que já vão estar a frente ahah noticias destas sobre baterias todos os anos há mas depois quando chega à altura nunca é bem assim mas vamos estar cá para ver mas garanto-te que nestes 5 anos os outros não vão andar a dormir e numa tecnologia em evolução constante 5 anos é muito tempo
A questão é saber quanto vai pesar tudo isso na balança e no bolso. De qualquer forma, se carrega em 10 minutos, ninguém com pasta vai querer comprar das outras.
Já tenho dito que um carro eletrico a meu ver só irá compensar quando a autonomia fizer pelo menos 1000k e for carregada em pouco tempo. Até lá, vou ficar pelo hibrido
Tens noção que os numeros que tu exiges como minimos, já são superiores (E MUITO) ao que 99,999999999999999999999999999999% dos carros a combustão conseguem atingir?????
Um carro a combustão normal, tem uma autonomia de uns 700-800km MAXIMO….
Os carros a baterias, quando a tecnologia evoluir mais um bucado, vão COMPLETEMENTE eclipsar a autonomia de QUALQUER veiculo a combustão……
Com a evolução absurda, que vimos na ultima decada, daqui a uma decada temos baterias que pesam menos que as que temos agora, e devem atingir uns 2000km de autonomia (o triplo do que um carro normal a combustão faz…….)
Um dos meus carros a combustão é normal e há disso para ai aos pontapés. Não é dos mais económicos pq é segmento D, e se o levar aos vapores faz quase 1400 kms. Em que mundo vives?
Se eu meter um atrelado com um tanque de combustível o meu secalhar até faz 5 mil mas o que é que me vale se depois gasto 500€ para encher os depósitos ahahah mas estou curioso para saber qual é esse carro
Pois faz, e depois até a circular a 150 kmh.
LOOOOL
Golf 4 com depósito atestado 1200km e sem acender reserva
Em cima de um reboque também eu faço 1400km de bicicleta…
Quando é para dizerem que andam mais depressa que os eléctricos, andam todos a 150-160 kmh, quando é para falarem de autonomia, fazem todos mais de 1000 kms.
Loooooool
E a que velocidade?
Quem falou em 150?
50% EN Costa Vicentina ir e vir, 25% urbano Tavira e 25% urbano AML.=1275 kms até à reserva. Já lhe tinha dito. Ficaram 10 litros que davam de sobra para mais 200kms.
A 150 esteja descansado que dá para 900+100 urbano em Almeria e ainda ficam lá os 10litros para o que der e vier…facto que tb já lhe tinha transmitido.
Nenhum eléctrico faz isso e de momento só temos wishful thinking.
Mas dado o nome que está por trás, Toyota, dou o benefício da dúvida; Mas só vendo e comprovando é que acredito. Infelizmente só lá para 2027…
usas o WLTP mas criticas que divulguem dados WLTP…
Hahahahaha
Lá se foram os 160km/h durante 1000km das bexigas d’aço.
Exacto, como de costume os eléctricos consomem sempre o que faz um
Volvo na a4, nos a combustão já se usa wltp combinado. Looool
Você é que fala sempre que anda a 150 kmh, até tem a aplicação a avisar quando passa os 150.
É mentira ?
Agora que anunciam ve’s com 1200 kms já anda mais devagar não é ?
LOOOOOOOOOOOOOL
Quando anunciavam 600 kms: “ahh e tal, o meu faz 900 a 1000 kms na boa”, agora já vão nos 1400, daqui a pouco estão nos 2000, nunca os a combustão consumiram tão pouco. LOOOOL
Não ser consistente naquilo que diz e mudar a argumentação conforme lhe dá jeito é prova que apenas têm um problema contra os carros elétricos.
Aliás basta ver que reclama com os tempos de espera nos carregamentos mas se for preciso está 10 a 15 minutos a andar às voltas com o carro porque o sistema começou a regenerar o filtro de partículas, de forma a evitar despesas avultadas em reparações.
Depois ainda temos o problema do turbo que após andar às voltas ainda é preciso mais 5 minutos com o carro ao ralenti para a arrefecer e quando dá por ela gasta 20 minutos (e combustível e adblue) nessas situações.
E ainda nem sequer estamos a falar das situações quando pega no carro de manhã e precisa de esperar uns minutos para o motor aquecer…
Ele esquece-se que o pessoal que tem EV’s nunca teve um carro a combustão durante décadas.
Irra q este pessoal deturpa tudo e veem logo aos 3 de cada vez , já parecem os mosquiiiiteiros looolool
Ah agora, já não lhe dá jeito !!!
Veja a coisa pelo lado positivo, agora até os a combustão têm mais autonomia, é só vantagens. Loooool
Não me dá jeito pq?
Não tenho é tempo para responder. Qd arranjar um tempo livre trato disso. looolooolool
Pois, é preciso tempo para inventar….
tudo o que dizes está certo mas esqueces-te de dois factos importantes:
. a rede de abastecimento é incomparável entre as duas tecnologias;
. o tempo de abastecimento de combustível é incrivelmente menor do que o de carregamento de baterias.
sou um grande defensor de carros elétricos e cá por casa usam-se, mas admito que é completamente estúpido para quem quer ir de aveiro até ao algarve de fim de semana ou passar umas férias demorar 7 horas (sim conheço pessoalmente vários casos) porque precisa de carregar, o carregamento demora e, pior, os postos estão todos ocupados…
com mil km de autonomia a flexibilidade é outra e por isso, sim, hoje e ainda durante umas décadas faz sentido que os elétricos tenham uma autonomia superior aos térmicos. tudo isto muda logo que estas baterias de toyota, ou quaisquer outras que cumpram as promessas destas, passem a equipar os elétricos.
agora em percursos urbanos e semi urbanos não há nada melhor do que um elétrico.
A rede de abastecimento é (cada vez menos) incomparável agora, porque à medida que os elétricos substituírem os outros vão começando a fechar postos de combustível. Além disso, vai custar muito menos fazer chegar a electricidade a pontos de carga que fazer chegar camiões cisterna, sobretudo a postos distantes e de pouco movimento, que vão ser os primeiros a fechar.
-Onde fecham postos?
Eu só vejo a abrir mais. Aqui em Loures mantêm-se todos e está para abrir 1 da Shell. Construido de raiz.
Qd passar lá mando-te uma foto para a posteridade loolool
Até pq, se reparares bem, os combustão então a ganhar fatia de mercado por toda a UE. Não é só em PT. A propaganda ao atirar-vos com percentagens, baralha-vos a moleirinha toda eheheh
Loures não é um local distante nem com pouca densidade populacional…
Começas por afirmar “os números já são superiores (e muito) a 99% dos carros a combustão” para logo a seguir dizeres “os carros a bateria, quando a tecnologia evoluir, vão eclipsar a autonomia dos carros a combustão”.
Em que ficamos afinal? Já são superiores ou afinal ainda temos de esperar que evoluam? Dás uma no cravo e outra na ferradura.
E já agora… “evolução absurda” das baterias nos últimos 10 anos? Vives em que planeta? A tecnologia de baterias de lítio que usamos atualmente em praticamente todos os dispositivos, incluindo nos EV’s, é do início da década de 90, a única grande evolução foi a de substituir a utilização de carbono por grafite e mesmo isso foi feito também na década de 90.
Deves viver numa realidade paralela.
Por acaso a tecnologia que os carros usam não é da década de 90, onde havia na década de 90 baterias NCA, NCM e LFP ?
Carbono por grafite ? há aqui com cada disparate…
Quem vive é você, as baterias têm duplicado de capacidade a cada 5 anos.
só 700Km800Km? ja fiz 1300 com um Kia Ceed a diesel, tudo depende da conducao. E na minha carrinha se fizer uma condução cuidada, o que é dificil facilmente faço mais de 1400Km
@SestoPT, não foi evolução nenhuma. Foi apenas aumento no tamanho e peso das baterias e consequentemente carros cada vez maiores e mais pesados tb.
@Gonçalo isso já são outros 500. Claro que se a Electricidade passar a levar com os impostos que levam os combustíveis e deixar de beneficiar 3,3 mil milhões de € só num ano num país como PT. Já não sei o que sairá mais barato.
Ainda assim se carregares na rede publica, fica ela por ela e o tempo que se gasta na operação de recarga tb custa dinheiro. Pelo menos a mim custa-me e muito.
O preço em casa realmente compensa mas é mais vontade política (na Venezuela e outros o preço do combustível é 0,04€/litro) que outra coisa e limita as deslocações a viagens ao redor do quarteirão, que não serve a muita gente que tem que se deslocar para longe.
É um motor 2.0TDI numa A4 avant. Portanto uma carrinha igual a tantas outras e com motor igual montado em inúmeros modelos mais pequenos, leves e tendencialmente ainda mais económicos, podem é ter depósitos mais pequenos que lhes limite o alcance.
Por acaso não. Os carros estão a ficar mais leves devido ao aumento de densidade, basta comparar o que saiu ao longo dos anos.
Os combustíveis também beneficiaram desses benefícios, já que também usam energia eléctrica, não me refiro na refinaria, mas sim nos postos e locais de venda. Além daquilo que também pagam em casa. Portanto todos beneficiaram e não venha culpar apenas a minoria.
Já agora, esses benefícios já acabaram.
Os combustíveis são vergonhosamente tributados no mundo ocidental. Não venha com tangas. Na Venezuela e outros são a 4 cents o litro!
São só precisos 2 dedos de testa para se perceber o que se está aqui a passar.
A Venezuela é um dos maiores produtores de petróleo…
E na Vezenuela vendem com prezuizo, porque nem sequer têm refinarias lá. Mas o tempo dos 2 cent tb já lá vai.
O preço de custo é cerca de metade do preço que pagamos.
Claro, está sempre livre de ir viver para esse paraízo que dá pelo nome de Vezenuela!
É como a eletricidade, custa mais a a taxa de acesso à rede do que a própria eletricidade, portanto não se ria.
Mas por acaso os combustiveis são muito subsidiados, quem o diz é o FMI, já que os impostos que têm não pagam os estragos que causam na economia, ambiente e social.
Eu não sou grande exemplo muito raramente excedo os limites de velocidade de carro, e ainda há dias fiz uma viagem de 5 dias ao norte do país e com um deposito fiz 970km e ainda não estava na reserva, e de volta a casa com o segundo depósito fiz mais de 1000km, mas como digo a minha média de velocidade em viagem ronda os 100 ou 110 km.
Já dá para fazer Lisboa- Andorra directamente sem andar a parar para carregar. Agora sim vai ser viável para uma utilização diária
É um grande erro pensar na autonomia de um carro elétrico, até porque ao aumento da autonomia é feito à custa de mais peso que por sua vez reduz a própria autonomia.
O tempo de recarga é que é o grande problema dos elétricos, mas 10 minutos já é um valor bem aceitável.
Nem por isso, as baterias têm aumentado a sua densidade energética, o que quer dizer que com o mesmo peso levam mais energia.
Geralmente não é recomendado fazer mais do que 2 ou 3 horas seguidas de condução. Se a cada período desses, que são cerca de 300 ou 400kms, se parar meia hora e nesse tempo se conseguir carregar 200 ou 300 kms (o que já acontece), já me parece uma solução mais do que boa.
Qq carro que faça 50okms reais a 120kms/h e tenha tempos de carregamento dos 20% aos 80% em meia hora serve para quase toda a população.
Pq essas 2a 3 horas? Saiba que num TIR o tacografo autoriza 5 horas seguidas. E um camião cansa muito mais que um ligeiro minimamente decente.
Eu muitas x’s faço 6 horas depois do trabalho e ainda vou para a disco qd chego. Fresquinho que nem uma Alface.
O que tens dito, onde tens dito, e quem ouviu e a importância que tem?
Carrega em 10 minutos mas não e em casa! Esses postos devem ser super caros, devem carregar a 500kwh ou mais
Postos desses são utopias.
Infrastrutura dessas não existem e não vão existir durante muito tempo.
São utopias porquê ? quantos quer em Portugal ? de 2000 kw ?
Como assim, postos de 2mwh!lol os mais rápidos e a 150kwh, como diz o Hugo, infraestruturas desse calibre e muito difícil, ou os preços vão escaldar!
Não ligue, ele gosta de se esticar.
Ninguém falou em KWh, parece que as unidades andam todas trocadas por aqui.
SIm, existem hubs em Portugal com 2MW, muito dificil como se existem ? Os hubs têm essa potência instalada, com vários carregadores de 250 kw e até de 350 kw.
Esticar ?
Com pelo menos 1500 kw
https://www.mobie.pt/w/ministro-do-ambiente-inaugurou-hub-de-carregamento-em-loures
https://www.regiaodeleiria.pt/2021/12/leiria-inaugura-primeiro-hub-de-carregamento-para-veiculos-eletricos-na-cidade/
Fora dos da Tesla que são todos de 1200 a 2400 MW.
Não se esqueçam que eu falei da potência do hub, a potência está lá distribuida por vários postos, o que não invalida de trabalharem todos em conjunto, que já se faz, um posto super-rápido não é mais que que várias unidades de menor potência em paralelo.
Calma, enganei-me na unidade.
É sim 1200 kw a 2400 kw, ou 1.2 MW a 2.4 MW.
Sr JL os hubs são para servir vários BEV em simultâneo. A questão coloca-se só para um BEV.
Não vai ter ao mesmo ?
Se despachar mais carros em menos tempo, o resultado é o mesmo número de carros carregados, como menos tempo de espera por cada 1.
A pergunta que alguém fez la em cima era a possibilidade de carregar a essas potências, o que afinal é bem possível e já existe.
Encontras PT à venda no OLX de 600kw…
Na Suécia e Noruega já existem estações para camiões a carregar na casa dos 1000kwh. E têm muito movimento, logo, compensam em relação ao diesel.
Como assim ?
A tesla já tem carregadores de 250Kwh instalados para ligeiros daqui a 5 anos não descabido estarmos perto dos 500
O tesla semi tem carregadores de 1Mw mas pronto aqui vou dar o beneficio porque é um pesado
E os v3 da tesla permitem somar a potência de vários.
Têm hubs de carga com 2mw instalados já em Portugal.
A tecnologia da bateria é diferente, logo o carregamento tb é diferente, estás a falar do que não sabes.
E energia da lua ou de Marte?
e é preciso que não haja uma fila daqueles que demoram 1 hora para carregar o mínimo, ou que tenham ido descansadamente almoçar.
Quais ? Onde as encontrou ?
Agora? quando ainda há só “meia duzia de gatos pingados” eletricos?Espere até a balança estar um pouco mais equilibrada em termos de quantidade, e verá do que falo.
Bem me parecia que não conhecia nenhuma.
Então e o número de postos não aumenta ?
Daqui a pouco vai dizer que o futuro é algo que nem tem onde carregar/abastecer. Loool
E o grande melão é a sua vez chegar e o carregador avariar ou deixar de comunicar eheheh
Esse é o grande melão que os utilizadores FCEV enfrentam todos os dias, já que não têm outra alternativa…
e se em casa demorar 8 ou mais horas a carregar está muito bom, porque a autonomia é de 1200km
Correcto. A Toyota não é o maior fabricante do mundo por não saberem do negocio, têm capacidade de investigação e raramente dão um passo em falta, foi assim com os primeiros multivalvulas de grande produção, com os hibridos, por isso acredito que vão dar este passo em frente e revolucionar o mercado dos electricos.
Os electricos actuais ainda têm muitos contras. A confirmar-se os +1000km e carregamentos em tempos tão reduzidos (falta ver que tipo de carregador consegue isso e quanto tempo demorará em casa), será um passo gigante para definitivamente ser uma opção realmente válida e preferível.
Deram um passo em falso para o hidrogénio agora é que já voltaram atras a tentar apanhar a manada nos elétricos e se isto se confirmar isto é um carro para daqui a 5 anos achas que os outros são parvos ?
Eles apenas estão a dar passos em várias direções ao mesmo tempo e entretanto continuam a ser o maior fabricante do mundo.
Alguém o seu perfeito juízo acreditava que a Toyota não estava a desenvolver modelos elétricos a bateria?
Dentro de poucos anos será o fabricante mais avançado no que diz respeito ao hidrogénio e dará um salto enorme nos elétricos que até são muito mais fáceis de desenvolver.
A toyota já é há muitos anos o fabricante mais avançado em hidrogénio, só que não consegue viabilizar o negócio, porque tem a cadeia incompleta e não tem dinheiro para a manter. E até têm perdido muito dinheiro com os que vende, eu tempos haviam economistas a afirmar que a toyota perdia 50 mil euros por cada mirai que metia na estrada, até que chegou ao ponto que teve de parar, neste momento já nem os vende ao público em alguns países e na teve de parar várias vezes a sua produção.
Errado, o carro a hidrogénio é muito mais complexo de fabricar, mais exigente de recursos é muito mais caro de produzir. Tanto que só conseguem fazer carros grandes com utilidade de carros pequenos, até um Opel corsa consegue ter mais utilidade e espaço.
A carregar em 10 minutos até podia ter só 700 kms de autonomia que eu não me importava. O calcanhar de Aquiles dos EV’s atuais é o ABSURDO tempo de carregamento, o dia a dia da maior parte das pessoas não é compatível com ter de estar à espera que o carro carregue ou então a não poder contar com o carro para as circunstâncias que nos aparecem.
Nem precisa de esperar, só têm de usar a cabeça.
Não me digas que se pode carregar à cabeçada 🙂
Não, mas usa-se a cabeça para ser organizado e carregar nos tempos que usamos para outras atividades.
É tudo muito bonito e fácil de dizer “1.200 km de autonomia em 10 minutos de carga” agora considerando tudo isto como real e possível, quantos ciclos faz (aprox.) até perder autonomia.
Segundo eles faz muito mais que atuais, que têm uma duração já bastante aceitável.
Apenas para que não haja duvidas nos carregamentos rápidos.
Pergunta
Baterias de eletrólito sólido Toyota vão ter vida util?
Resposta
Ainda não há informações disponíveis sobre a vida útil específica dessas baterias.
A vida útil de uma bateria depende de vários fatores, incluindo a qualidade da fabricação, o design da bateria, os ciclos de carga e descarga, as condições de operação e muito mais.
Pergunta
Carregamento rápido nas baterias é prejudicial?
Resposta
O carregamento rápido de baterias pode ter um impacto na vida útil e no desempenho das mesmas, mas isso depende de vários fatores, incluindo o tipo de bateria, e a temperatura de operação.
Temperaturas mais altas podem acelerar a degradação dos materiais da bateria e reduzir sua vida útil ao longo do tempo.
Em resumo, o carregamento rápido pode ter um impacto na vida útil das baterias.
Ups. Tocou com o dedo na ferida.
Continuem com a inovação. Bom para o ambiente sera também manter o carro corrente ate estar bem gasto. Meu foi comprado novo em 2019 e so penso trocar la para 2029 ou mais. Se la chegarmos veremos o que de melhor encontra-se disponível no mercado.
Pois é tudo muito lindo, mas que infraestruturas elétricas são precisas para carregar um carro desses em 10min?
Capacidade da bateria x 6 em termos de potência.
A maioria dos hubs em Portugal carrega 2 a 4 carros desses em simultâneo.
Basicamente acho que é um PT…
Venham. Que não seja mais uma promessa vã.
Exactamente. É a lógica das pessoas racionais. Trocar de carro em poucos anos é muito prejudicial para o ambiente.
Esta mudança que querem forçar vai matar o planeta! Os recursos e energia suficiente para a mudança, vão ser nefastos! E os aviões e os barcos, os maiores poluidores, esses não mudam???
Então qual a solução ? Aposto que vai falar numa que ainda gasta mais energia.
Se não houvesse recursos e energia não se apostava nisso.
Mudam sim, já existem vários projetos para essa mudança, por exemplo o EVE da Embraer, entre muitos outros.
As baterias nos Toyota são as blade da BYD.
A testa também usa dessas baterias em alguns modelos.
Electronica, motores, etc, fabrico BYD.
A tesla só usa baterias de outros fabricantes, toda a electrónica e motores e todo o resto é deles.
“toda a electrónica e motores e todo o resto é deles”
Loooolooool
Vc já parece o outro, vá la q vc reconhece q as baterias não sao deles. Já é um progesso ahahah
Por acaso são parte deles, já que entre a tesla e panasonic existe uma joint venture.
A última novidade em baterias são as chamadas Blade battery. Esta bateria da Toyota é futurologia, é conversa para accionistas.
Duhhh , não é esse o tema do artigo ?