Banco de Espanha confirma que os incentivos para adoção de elétricos foram um fracasso
A Europa tem incentivado os seus membros a implementar medidas de incentivo à adoção de carros elétricos. Se países como a Noruega têm colhido os frutos desta ação que levam a cabo há vários anos, outros, como é o caso da nossa vizinha, não estão no mesmo caminho. Aliás, o Banco de Espanha confirmou o fracasso do programa de subsídios para elétricos.
Um relatório divulgado pelo banco revelou que o impacto do programa tem sido quase nulo.
Espanha tem vindo a implementar um programa de ajuda para a compra de carros elétricos. No entanto, de acordo com um relatório do Banco de Espanha, o impacto das vendas de automóveis elétricos aprovadas em 2020 foi nulo em 10 comunidades, onde as vendas quase não aumentaram. Aliás, apenas três registaram um crescimento mínimo, com as Astúrias a liderar, com 2%, enquanto nas Ilhas Baleares, Madrid e Navarra os registos aumentaram apenas 1%.
O relatório adiantou que, nas restantes regiões, os 100 milhões de euros destinados a ajudar a adquirir um carro elétrico não permitiram o crescimento nem de 0,5% no total das vendas. Ou seja, o impacto do programa tem sido praticamente nulo.
Um dos principais problemas poderá ser o preço dos veículos, bem como o próprio programa que Espanha implementou. Isto, porque o último implica que o cliente pague 100% do valor e aguarde pelo reembolso no valor da ajuda, e porque o primeiro não permite que as classes com rendimentos médios/baixos paguem a totalidade de um carro elétrico, ainda que tenham a garantia de que vão receber, eventualmente, o valor do subsídio.
A par desta ajuda que, conforme revelou o relatório do Banco de Espanha, não tem tido sucesso, existe também o problema da rede de carregamento que, por falta de legislação, não vê a sua expansão acelerada e não dá resposta à necessidade que se quer crescente.
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Os EV não são o futuro.
E com esta crise, boa sorte. Muito poucos têm 40-50k para derreter num EV.
Precisamente…
Há 100 anos atrás: “os automóveis não são o futuro. Ninguém tem dinheiro para comprar automóveis, não há onde abastecer gasolina, esta é mais cara do que manter um cavalo, da mais despesa e é complicado de reparar que uma carroça e nunca vai durar tanto como uma boa carroça. “
E também há 100 anos atrás: o primeiro EV…que foi um fracasso.
Hoje estamos em 2022 e ainda não é 100% viável.
Qual é que foi um fracasso ?
Ahah nem mais 😀
Exatamente, o preços dos EVs são completamente proibitivo, para não dizer impossíveis, para os portugueses, a menos que uma pessoa não se importe de se endividar até ao pescoço!
Foi apenas um subsidiários aos ricos pois ao preço que os eletricos têm pois a tecnologia ainda não está pronta para as massas é proibitivo para todas a limitações que tem. Em vez de dar descontos na compra dos carros devia ter investido em infraestrutura. É aí onde os paises podem fazer diferença e convencer o pessoal a “investir” num eletrico.
Os EV NUNCA foram o futuro.
São apenas protótipos para outra tecnologia mais avançada e barata.
Os EV so são futuro para quem os promove, para fabricantes e vendedores. E tb para aqueles que já compraram um e não querem dar o braço a torcer
Que tecnologia é essa ?
Em Portugal, o valor do incentivo repercutiu-se exatamente no aumento que os automóveis tiveram, ou seja, se um carro estava à venda por €25 mil, esse mesmo carro passou a custar €29 mil, ou seja, quem teve o beneficio do incentivo foram as concessionárias de automóveis e não o público!
Em portugal, na America e provavelmente em muito mais locais.
Exactamente o mesmo que aconteceu com os combustíveis.
A moda é as ‘ajudas’ serem absorvidas por outras entidades que não o comum do cidadão para quem elas foram feitas.
Desde quando devemos “incentivar” as pessoas com € a tomar escolhas? (a mim soa a corrupção)
É óbvio que estão a financiar mercados, tal como fizeram com o imobiliario, com juros negativos tanto tempo….
Ainda por cima estes incentivos à compra são um financiamento a ricos, porque conheço muito pouca gente com capacidade financeira de comprar um carro novo, muito mais a estes valores.
Então porque incentivam os diesel ? E até iva do combustível e viaturas.
Desde sempre, existem incentivos para muita coisa, até para o que disse anteriormente.
Só para ricos como, se para carros acima de um certo valor não existe.
Acho injusto da mesma forma o incentivo ao diesel. Era apenas para financiar os maiores produtores, que eram construtores europeus.
Os eléctricos não será assim, mas nisso já entramos noutro tópico
Talvez o próprio estado comprar os veículos a empresas que os produzam em Espanha, e depois oferecer a contribuintes aleatórios que tenham os impostos em dia e que não recusem participar no concurso, para aumentar as chances de que as pessoas realmente fiquem com eles e os usem.
Se quiserem aliciar ainda mais os contribuintes podem isentar esses veículos de contar para o pagamento de impostos (em termos de património da pessoa) por um período de tempo de por exemplo 5 anos enquanto for utilizado e mantido pelo contribuinte vencedor.
Seriam talvez uns 2000 novos veículos para distribuir à malta contribuinte.
E assim faziam de conta que estavam a promover os eléctricos.
Toda a tecnologia nova é dispendiosa nas suas primeiras versões.
Foi assim com o rádio, depois com a televisão, telemóvel, smartphone, etc. Penso que já perceberam onde quero chegar.
Tudo tem os early adopters e os céticos.
O que vai prevalecer? Só o futuro o dirá.
Há que ter humildade para perceber que sem revolução não há evolução e que a estagnação nunca é a melhor solução.
Foi com os electricos como foi com os incentivos aos melhoramentos de eficiencia das casas. Se os paineis custavam antes um preço, durante o tempo da campanha de apoio subiram o preco no valor do apoio. A mesma coisa com as janelas e portas mais eficientes. Em Portugal é asim, os incentivos não ajudam as pessoas a terem melhores condições, são engolidos directamente pela industria visada pelo apoio. E reparem que não devia ser assim, porque a industria tambem beneficiaria, naturalmente, com o aumento das vendas, ao haver mais pessoas a adquirir os produtos/bens/serviços…..
depois admiram-se de não sairmos da cepa torta….
Não, por acaso diminuíram de preço.
É facil, a maioria dos Espanhois e Portugueses tem uma mentalidade muitoooo pequena e pouco positiva do futuro (esta mais do que visto pela situacao do pais (e nao estou a falar do governo).
Os EV sao mais caros pq tambem trazem mais coisas que os fumarentos…
Andar de mota elétrica não te faz bem…
E o fumo não lhe tem feito bem. Mas isso passa no final do ano.
E será que é mesmo preciso? Não preciso de minhoquices como bancos aquecidos, tv cabo e demais parafernália que só dá problemas.
Depois pedem-me 15 000€ por uma bateria… Tenho um familiar que tem um parado na garagem á 4 anos porque não esteve para dar esse valor pela bateria de um leaf.
Onde é que pedem 15 mil por uma bateria ?
Isso é mentira, a bateria do leaf custa 7 mil + mão de obra + iva.
Nem mais.
E que tal ler a notícia toda em vez de mandar bitaites?
“…Um dos principais problemas poderá ser o preço dos veículos, bem como o próprio programa que Espanha implementou. Isto, porque o último implica que o cliente pague 100% do valor e aguarde pelo reembolso no valor da ajuda…”
As ajudas só eram válidas para quem comprasse o carro a pronto.
Certo ou fui eu que compreendi mal?
Subsídios para ricos portanto
Nao, para pobres, já que carros de valor alto não têm direito a incentivos, ao contrário do que acontece com carros a gasóleo.