Alemanha já recebeu a sua primeira estação de troca de baterias, com assinatura da NIO
Depois de equipar, ainda que de forma subtil, a Noruega, a NIO chegou à Alemanha, com uma nova estação destinada à troca de baterias de carros elétricos. Esta solução é um sucesso na China e surge como alternativa ao carregamento que conhecemos.
A estação já abriu oficialmente, antes mesmo de a marca dar as suas cartas no mercado alemão dos elétricos.
Em agosto deste ano, noticiamos que a NIO iria trazer mais estações de troca de baterias para a Europa, mesmo não sendo uma prática comum por cá. Esta decisão foi tomada depois de o conceito se provar um sucesso, na China, oferecendo uma alternativa às estações de carregamento que conhecemos.
Mais de um mês depois, faltando apenas uma semana para a entrada oficial da empresa de elétricos no país, que acontecerá no dia 7 de outubro, a NIO abriu a primeira estação de troca de baterias, na Alemanha. O projeto demorou três meses até estar concluído e foi estabelecida uma parceria entre a empresa chinesa e a alemã TSG.
Embora a data esteja próxima, a verificação das instalações ainda não está concluída, estando em falta os testes de calibração, que têm de ser efetuados em todos os equipamentos onde vão ser colocados carros, para que lhes sejam trocadas as baterias.
A estação de troca de baterias da NIO está localizada em Zusmarshausen, na Alemanha, na Autobahn A8, entre Ulm e Augsburg, é uma parceria com a empresa Sortimo, e poderá garantir 312 trocas por dia. Este valor é consideravelmente mais alto do que aquele assegurado inicialmente, de apenas 120 trocas. Na China, já existem mais de 1000 estações semelhantes em funcionamento.
Agora, a Europa possui três estações de troca de baterias, com as duas que a Noruega já recebeu também. O plano da empresa passa por ter 4000 estações de troca de baterias até 2025, sendo que, dessas, 1000 estarão fora da China.
Este artigo tem mais de um ano
Putin pos arrebentar com as baterias na Alemanha!
Mais uma área em que os chineses dão cartas. E ainda há quem diga que os chineses só sabem copiar …
O concceito não é novo a israelita Beter Place foi precursora do conceito,
Uma aberração, agora vão instalar uma coisa destas em cada estação de serviço? Fica baratucho…
Mais uma prova que os EVs são uma treta.
Qualquer CI abastece em 2-3 minutos.
Se são treta não compre.
Tanto tempo ? eu perco no máximo 20 segundos por semana.
RC,
A gente já discutiu este tema quase até a morte..
A eletricidade a maioria é gerada a partir de Gás Natural, na melhor das hipóteses..
A EU não tem Gas natural…eu não entendo para que querem as baterias, a eletricidade não cresce nas árvores..se pusermos tudo elétrico… nem eletricidade há..
Tínhamos a hipótese do Nuclear, mas a EU está a dar cabo de tudo..
Não querem o Nuclear, não querem Gás,Não querem carvão, não querem barragens porque estraga a biodiversidade..como raio é que esta gente vai gerar eletricidade??
O problema das baterias, e sua qualidade existe e é valido, mas apenas depois de resolvermos o problema de …a EU não ter energia…caso contrario de que serve falar nas baterias, se não há eletricidade??
Eu não entendo a vossa lógica..não consigo..como vão carregar as baterias de toda a gente??Onde vão roubar a Eletricidade??
Não, nao é , a menor parte vem do gás natural.
Então a solução é hidrogénio e combustíveis sintéticos ?
Já agora qual o aumento no consumo com todos os carros eléctricos ?
Assim ficamos a saber de pesca alguma coisa do assunto.
Quanto às baterias, estão boas e cada vez vão estar melhores.
Não cheguei foi a entender que esse assunto tem a ver com o que disse.
Onde vais arranjar eletricidade para tanto carro, essa é a minha pergunta..
Onde ? aos locais habituais, até parece que os carros quando forem todos eléctricos, daqui a 30 ou 40 anos não existe muito mais produção.
Tenha calma, não é já amanha, mas já agora tem ideia de qual é o aumento no consumo se todos passassem de hoje para amanha para eléctricos ?
Cerca de 30% da energia pode vir da que se gasta atualmente com combustíveis, sim, refinar usa muita energia, cada litro usa mais de 1 kwh, portanto a cada 5 litros já são pelo menos 5kwh, já é 1/3 do que gasta um VE para fazer o mesmo.
E já agora se apenas 10% fosse a hidrogénio e outros 10% a combustíveis sintéticos ?
É que existem dados sobre isso, e dito por várias entidades.
A menor parte da eletricidade vem do gás natural? Incrivel, tanta ignorância.
Minha fatura da EDP de Setembro de 2022. Na última página vê-se um gráfico com o título “de onde vem a minha eletricidade?” e que diz respeito ao mix energético que gerou a eletricidade que a EDP forneceu/fornece. O que está no gráfico (origem da eletricidade) é o seguinte:
– Gás Natural – 57,96%
– Hidrica – 10,88%
– Eólica – 7,56%
– Nuclear – 7,22%
– Cogeração Renovável – 5,16%
– Outras Renováveis – 4,14%
– Cogeração Fóssil – 3,46%
– Carvão – 2,66%
– Resíduos Sólidos Urbanos – 0,95%
Ou seja: dos 100% de eletricidade disponibilizada pela EDP, (que é só e apenas o maior fornecedor de energia elétrica de Portugal), 57,96% foi conseguida através de Gás Natural.
Mas depois temos estes génios a afirmar o contrário só porque lhes dá jeito para o que querem argumentar na defesa dos carros a “pilhas”.
Patético!
Isso é a sua, só conta com a sua, a minha não tem gás natural e segundo a APREN que deve saber mais que você, são estes dados.
https://www.apren.pt/pt/energias-renovaveis/producao
“Entre janeiro e agosto de 2022 foram gerados 27 822 GWh de eletricidade em Portugal Continental, dos quais 59,4 % foram de origem renovável.”
Quererem defender os ICE com argumentos sobre a origem da energia, quando qualquer pessoa com 2 dedos de testa sabe que são muito mais eficientes até a consumir energia produzida por simples geradores a diesel.
https://datahub.ren.pt/pt/eletricidade/balanco-mensal/?date=2022-09-30
Patético.
Se te parece que 6 minutos é muito…
Encher e pagar em 2/3 minutos?! Duvido…
https://youtu.be/VmWL1hZQmD0