Alemanha abre a primeira estrada eletrificada para camiões com sistema da Siemens
Os veículos elétricos ligeiros estão a alcançar um compromisso interessante, contudo, nos pesados ainda não se vislumbra uma alternativa viável. Além disso, quando se fala em poluição, este meio de transporte é um dos mais poluentes. Nesse sentido, a Alemanha, que está num processo enérgico contra as emissões, vai abrir uma estrada eletrificada para pesados.
Um sistema de catenárias foi desenvolvido pela Siemens e permite que os pesados sejam alimentados de energia por essas linhas elétricas.
eHighway - Siemens cria sistema de catenárias idêntico aos comboios
Os camiões e os pesados, em geral, estão a consumir cada vez mais diesel. Comportamento que poluiu mais as cidades e originam a temida, mas garantida, alteração climática. A Alemanha entende que poderá ter encontrado resposta a este fator recorrendo a linhas elétricas aéreas sustentadas por grandes plataformas.
Esta não é, contudo, uma ideia nova. Já em 2016, na Suécia, a Scania modificou os seus camiões para, em determinados troços, aproveitar a energia fornecida também pelas catenárias. Em abono da verdade, desde então, nunca houve um eco de grande sucesso.
Alemanha fornece energia elétrica que vem sobretudo de fontes poluidoras
Segundo informações, a Alemanha recebe grande parte da sua energia gerada através de centrais que consomem combustíveis fósseis e nucleares. Mesmo estando a fazer um esforço para aumentar a produção de energias renováveis, o carvão, o lignite e o gás natural são os mais utilizados.
Portanto, a energia elétrica é ainda bastante poluidora. Contudo, o país tem metas justas para diminuir drasticamente a utilização dos combustíveis fósseis até 2030. Este sistema é mais um passo nessa direção.
Camiões extraem energia dos cabos aéreos por cima das estradas
A Siemens criou um sistema que permite aos pesados extrair energia elétrica de cabos aéreos. Este método já entrou em operação num troço de 10 quilómetros nesta passada terça-feira, de acordo com o governo alemão.
A tecnologia foi desenvolvida pela Siemens e o sistema permite que grandes plataformas com equipamentos especiais montados nos pesados, nos tejadilhos, se liguem às linhas elétricas enquanto viajam a velocidades de até 90 quilómetros por hora.
Os camiões funcionam com motores elétricos quando ligados às linhas aéreas e um sistema híbrido quando voltam à estrada tradicional. Os sensores detetam quando os fios aéreos estão disponíveis.
Sistema permite uma redução acentuada de emissões de CO2
A gigante alemã de tecnologia refere que o sistema eHighway combina a eficiência com a flexibilidade do transporte por camião. Outro benefício é uma redução acentuada nas emissões de CO2 e óxidos de nitrogénio.
Além dos benefícios para o ambiente, a empresa refere que o sistema pode ser adaptado à infraestrutura rodoviária existente. Assim, torna-se uma forma prática de reduzir as emissões e o consumo de energia em locais onde as ferrovias não são viáveis.
O trecho da estrada inaugurado na terça-feira faz parte de um elo crucial entre o aeroporto de Frankfurt, um centro global de cargas e um parque industrial próximo. Mais dois trechos da rodovia com o sistema serão abertos em breve.
O governo alemão gastou 70 milhões de euros para desenvolver camiões que possam usar o sistema. Deste modo, a Siemens referiu que o proprietário de um camião poderia economizar € 20.000 em combustível ao longo de 100.000 quilómetros.
Impulso ambiental
O transporte por camiões é a fonte de procura de petróleo que mais cresce no mundo, de acordo com o Fórum Internacional de Transporte, que faz parte da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Segundo o grupo, o transporte rodoviário de mercadorias também responderá por 15% do aumento projetado das emissões globais de CO2 até 2050.
Reduzir as emissões de carbono do transporte, é uma parte fundamental do Acordo Climático de Paris de 2015.
Projetos como o da Alemanha podem ser parte de uma solução que inclui o aumento do uso de veículos elétricos e ferroviários.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Siemens
Neste artigo: alemanha, camiões, catenárias, elétricos
Lembram-se dos trolley cars no Porto e em Coimbra? E era nos anos 60 e 70 do século passado!
Em Coimbra ainda circulam !
Nas décadas de 80 e 90 já nós tínhamos autocarros a usar eletricidade através de catenárias. Afinal nunca os devíamos era ter abandonado…
Pois.
Acho mesmo que essa solução (ou uma híbrida com baterias) poderia ser muito interessante. Os autocarros passariam a elétricos que carregavam via cantenárias e com a ajuda de baterias podia fazer troços de ligação onde esses [as cantenárias] não existissem.
A cidade só ganhava: menos poluição quer sonora quer atmosférica!
Bem visto, nem tinha pensado nisso. Mas parece ser uma boa solução voltarmos a ter esse tipo de transportes assim poderiam ter baterias mais pequenas e serem mais baratos.
Se formos nós é antiquado, sendo os Alemães é inovação.
que coisa mais idiota !!! vamos voltar aos trolleybus !!! agora vao encher as estradas de cabo ! PQP
depois querem que eu acredite em evolucao das especies ???
Excelente ideia. Pena os vistas curtas dos STCP que retitaram as catenárias do centro do Porto
E porque não voltar a idade da pedra? Reduzia-se a poluição a 100%.
E porque não voltar a idade da pedra? Reduzia-se a poluição a 100%. Que absurdo!
Ridiculo, querem nível de vida mas nao querem poluição e desgaste ambiental? Cansado já destas ideas de elétricos. Quando as pessoas começarem a ser atropeladas mais porque nao ouvem o carro chegar perto delas, ou porque estes falham miseravelmente, ai quero ver como vai ser.
Viva o belo som dos V8, morte aos progressistas caviar!
+1
Ideias de quem pensa que nível de vida é viver sem barulho e poluicao.
Querem nível de vida que se mudem para o centro da cidade principalmente em hora de ponta, é só abrir a janela e curtir.
E digo mais, esplanadas em centro de cidade com zonas pedonais ou bloqueadas ao transito (como agora é moda), é para esquecer. Esplanada para ser boa tem que ser em rua movimentada.
Visionário! A UE já lançou a lei que a partir de 2021 todos os carros eletricos vão ter um som digital.
Abraço e cuide do planeta.
Desde miudo que aprendi que antes de atravessar a estrada tenho de olhar para os dois lados e que se estiver a andar na estrada (acontece em sitios sem passeio) devo andar do lado em que os carros vem de frente; isto aprendi tinha eu menos de 10 anos… a malta hoje é que passa a vida a olhar para o telemovel ou atira-se para a estrada sem olhar e os carros que façam o favor de parar…
A Alemanha com o compromisso de acabar as centrais nucleares, fazendo a vontade aos “ecologistas”, está construir centrais a carvão do pior, que é a tal lignite.
Mas a propaganda só fala a Alemanha vai acabar com o nuclear…
Afinal isto do elétrico não é assim tão ecológico. Como podem ver a maior parte da eletricidade bem de formas bem poluentes, e quanto maior a necessidade de eletricidade mais produção de eletricidade poluente é necessária…
Acho engraçado é a Siemens dizer: “Deste modo, a Siemens referiu que o proprietário de um camião poderia economizar € 20.000 em combustível ao longo de 100.000 quilómetros.”
Isto…quando a autoestrada só tem 10 kms disponiveis… é mesmo mandar areia para os olhos das pessoas, dos donos das empresas de camionagem e tudo o resto… 😀 😀
Isto dos electricos só vai começar a ter impacto a sério lá para os anos 2050/2060…basta pesquisarem pela net fora os milhares de testes que já fizeram com baterias…de todo o tipo!
Grande verdade!
Se a ideia é ter troços de estrada com este sistema onde um camião eléctrico percorre X quilómetros por forma a carregar as baterias (apesar de ir em movimento) para chegar ao destino (como se fosse um posto de abastecimento móvel) se calhar a ideia não é assim tão estúpida…
Será que deveriamos apostar na energial renovável e limpa e com menos custos como as das celulas fotoelétricas, que são carregadas /alimentadas pelo Apollo? Sem o uso exagerado de lithum e sem hridogénio e sem combustiveis fosseis?
” Os camiões consomem cada vez mais gasóleo”. Mentira! Se me disserem que cada vez existem mais camiões, aí estou de acordo.