Afinal quanto custou à Xiaomi desenvolver o SU7, o seu novo carro elétrico?
Ontem foi um dia importante para a Xiaomi e para toda a indústria automóvel. A marca chinesa, conhecida por criar smartphones, revelou ao mundo a proposta com que quer lutar contra a Tesla e a Porsche. Algo que foi revelado foi o custo deste projeto, ficando assim o público a saber quanto custou desenvolver o novo Xiaomi SU7.
Agora que se conhece muito melhor o novo carro elétrico da Xiaomi, o SU7, a marca resolveu revelar um pouco mais sobre este projeto. Quis apresentar ao mundo toda a tecnologia que está presente e que em 2024 poderá estar ao alcance dos consumidores na China.
Além de toda esta informação relevante, a marca revelou ainda quanto teve de ser investido para desenvolver este projeto. Para além do valor monetário, foi ainda revelado o volume das equipas que participaram na criação deste carro elétrico que promete revolucionar o mercado.
Foi o próprio Lei Jun, fundador do grupo Xiaomi, que revelou todos os dados numa entrevista recente que deu. Ali falou dos desafios que é criar um carro, ainda mais quando é uma empresa sem qualquer experiência no ramo. A grande vantagem, segundo o CEO da empresa, é que os carros elétricos de hoje são "essencialmente uma integração da indústria automobilística e da indústria da eletrónica de consumo".
No que toca a números, foi revelado que a Xiaomi terá alocado para o projeto de criação do SU7 um total de mais de 3400 engenheiros. Estes tiveram de percorrer todas as etapas que as marcas automóveis têm já automatizadas e onde alocam 300 a 400 pessoas.
No que toca a investimentos monetários, estes são ainda de uma escala bem maior. Do que foi revelado por Lei Jun, a Xiaomi gastou em investigação e desenvolvimento um valor superior a 10 mil milhões de yuans, ou seja, aproximadamente mais de 1,5 mil milhões de euros, cerca de 10 vezes mais do que as marcas tradicionais gastam.
Para a Xiaomi e para os seus líderes, o SU7 representa o culminar do desenvolvimento na marca e a entrada num mercado que está a atrair cada vez mais a atenção dos consumidores. Ficou a dúvida se a Xiaomi conseguirá conquistar os consumidores como já faz nos smartphones e se estes carros elétricos vão ser um sucesso de vendas e bater marcas como a Tesla ou a Porsche.
Sempre pensei que inicialmente fossem apostar numa gama para a classe média baixa.
Esperemos por outros modelos “Poco / Redmi”.
Mas não ficava admirado que vendessem que nem pãezinhos quentes em mercados como a China pois existe por lá muito poder de compra ao contrário do que muitos pensam.
Segundo as notícias que andam a circular pelos meios de comunicação, ao que parece o mercado automóvel na China atualmente encontra-se em baixo. Mas pelo preço praticado parece-me ser um grande adversário para a Tesla e Porsche
Mas o baixo deve ser equivalente a todo o mercado da UE.
o mercado de EV é tipo:
China 7M
EU 2M
EUA 1M
Tudo depende onde a Xiaomi se quer inserir, se numa marca como a Tesla ou uma marca premium como a Porsche.
Vai tudo depender da qualidade, preço e números de produção.
Parece uma copia do Tesla.
Parece-me bem mais bonito. tanto a frente do carro como as imagens que vi do interior.
bem mais broeiro…mas gostos sao gostos
Por ter jantes ou bancos?
Só se for por isso mesmo, porque de resto pode ser semelhante a outros carros mas não a um tesla.
3400 engenheiros .. fizeram a frente do McLaren 740 e a traseira da Lotus… 1 só português fazia isso… 🙂
Xiaomi SU7 na minha openião é um tiro em cheio 😛 . A Xiaomi vai ter sucesso. Para portugal já tem alguma data ?
panamera autentico