A perder terreno na China e na Europa, Ford vai construir fábrica de elétricos… na Indonésia
Por estar em crescimento, o mercado dos carros elétricos é aguerrido, com as fabricantes a tentarem posicionar-se. Após perder terreno na China e na Europa, a Ford planeia expandir-se num mercado cheio de potencial para os carros elétricos, mas inexplorado: a Indonésia.
Atualmente, a Ford está a conduzir cortes nos postos de trabalho na Europa e a perder quota de mercado na China. Portanto, na procura de alternativas estratégicas, a fabricante parece ver potencial na Indonésia.
Embora a Ford ainda não tenha confirmado oficialmente os relatórios, a imprensa afirma que o Governo da Indonésia já manteve conversações com várias fabricantes de automóveis globais, "incluindo o Grupo Volkswagen e a Ford".
A Ford regressou ao mercado indonésio em 2022, após uma ausência de seis anos, por via de uma parceria com o Grupo RMA, sediado em Banguecoque. A fabricante vende, agora, a Ranger e o Everest, fabricados na Tailândia, com um total de 664 entregas, até agora, este ano.
Com a Indonésia a apostar nos carros elétricos, para explorar os recursos de níquel do país e promover a criação de emprego para a sua vasta e jovem força de trabalho, a Ford parece reconhecer-lhe potencial para uma fábrica.
Indonésia quer que fabricantes aproveitem o potencial do país
De facto, a Indonésia tem tentado motivar as fabricantes de automóveis a investirem no país, promovendo a dimensão do seu mercado, a baixa penetração dos automóveis e a sua posição estratégica relativamente aos mercados do Sul da Ásia. Relativamente ao níquel, a Indonésia produz 20,6% do total mundial.
Num evento em Jacarta, Faisol Riza, vice-ministro da Indústria, disse aos jornalistas que "a Ford prometeu construir a sua fábrica e realizar o seu investimento na Indonésia até ao próximo ano", segundo os meios de comunicação locais, incluindo o The Jakarta Post e o Just Auto, propriedade da Global Data.
No ano passado, a Ford juntou-se à gigante mineira global Vale e à empresa chinesa Zhejiang Huayou Cobalt Company, para investir num projeto de processamento de níquel no valor de 4,5 mil milhões de dólares, na ilha indonésia de Sulawesi, com o início das operações previsto para 2026.
Espera-se que a mina produza até 120.000 toneladas de um produto intermédio de níquel por ano para cátodos de baterias de veículos elétricos.
O nosso objetivo é que todas as fabricantes estabeleçam fábricas na Indonésia devido ao seu elevado impacto social e económico, em especial na criação de emprego.
Disse Prabowo Subianto, Presidente da Indonésia, que tomou posse em outubro.
A industria automovel ou muda para algo como hibridos ou voadores a motor de ioes ou ninguem quer. Gastar dinheiro num carro novo para fazer o mesmo que qualquer um com 49 anos faz não vale a pena
De facto, para continuar a combustão como nos últimos 49 anos não vale a pena….
A final no que é que ficamos?
Eu ainda não percebi afinal os VE estão a crescer as vendas ou em declínio, é que parece que nos dias pares é uma coisa e nos dias impares é outra.
Infelizmente acho que a (moda) dos VE só chega a Europa, os países mais povoados vão continuar a utilizar os térmicos.
Ford mais um fabricante morto pelas políticas Europeias.
https://www.carscoops.com/2024/12/byd-outsold-ford-last-quarter-to-become-sixth-largest-carmaker/
A Ford é um problema dos EUA.Trump que o salve. Na Europa ninguém lhe criou problema. O problema deles é não terem uma oferta de modelos competitiva
Ainda vendem Ford’s em Portugal?
Contam-se pelos dedos de uma mão os Ford’s novos que se vêem na estrada, num dia…
Será pelas políticas europeias e/ou pela descida da fiabilidade?
Vende mais a ford em Portugal que a Fiat, Audi, Skoda, BYD, SEAT, Porsche, Suzuki, entre muitas outras.
E daqui a 15 anos será no Vietnam ou noutro qualquer país que vá ficando para trás. Daqui a 30 vão para outro. Parecem autênticas sanguessugas. Obviamente que vão levar alguma mais valia aos países para onde vão, mas tiram muito mais. O que interessa é manter o lucro.
No Vietname quem vende mais é a marca local, a Vinfast…
Vende mais o que, cerveja?
https://www.statista.com/statistics/1500593/vietnam-passenger-car-sales-by-brand/
Andei por lá e não reparei em nenhum, mas como te digo são cidades gigantes e há milhares de carros e milhões de motas na estradas.
Há algumas marcas Chineses que só apresenta o símbolo e como são totalmente desconhecidas para nos não sei identificar, mas ainda é muito pequeno o parque VE no Sudoeste Asiático e realmente fazia falta haver mais VE os níveis de polição são grandes.
Atenção que os níveis de poluição não é só causados pelos carros, temos também as queimadas agrícolas que na maioria dos casos até é pior que a dos carros.
Por isso mesmo é que não podes confundir transição com mudança.
São precisos muitos anos de vendas até a marca mais vendida seja substituída no total dos veículos e sem esquecer que a Vinfast só foi fundada em 2017.
O grande problema são exactamente as queimadas agrícolas, @Barão.
É como em Portugal, o grande problemas são as queimadas, mas dos carros a combustão, provocam grandes fogos, como alguns desde ano.
O lucro é muito bom. Em todos esses países o nível de vida subiu e fizeram muito mais empresas.
Por cá há uns quantos que continuam não se entender nada e a atacar tudo o que mexe.
Enquanto a adorada Cuba que não tem lucro ainda há uns dias teve um blackout quase geral, isto numa ilha que pouco consome energia.
Claro, eles a passar fome é muito melhor… As fábricas vão para lá e matam de vez, eles já são tão magrinhos…
Eles não têm petróleo para produzir electricidade ?
Nem com elétricos nem com mão de obra barata, neste caso, exploração humana.
Já foi o carro do povo e teve muito mérito na história da locomoção principalmente quando tinham trabalho escravo.
Alguma coisa não está a bater certo, porque a escravatura foi abolida nos EUA em 1865 e a Ford foi fundada em 1936…
Vai ver até a própria Ford admite ter recorrido a trabalho escravo na Alemanha de Hitler.
Realisticamente falando, a Ford em 1903 e em 1915 já andavam as estradas apinhadas de Ford T’s
É engraçado quando tanta gente diz mal dos eléctricos, mas é aí que precisamente a Europa está a perder para a China, não é na combustão. Querem chuva na eira e sol no nabal ou lá como é o provérbio?!
A Europa (e já agora o Japão) devia apostar no mercado dos híbridos HEV ou PHEV (actualmente e nos próximos anos as melhores opções) e nos EV acompanhando a China, pois as marcas que conhecemos ainda dão mais confiança do que as BYD da vida….
A explicação é que não é uma tecnologia melhor que a actual!
Entretanto começam também a perder nos a combustão, até porque já há fabricantes europeus a recorrer aos seus componentes e motores.
acabaram com o fiesta e o focus, logo, ficaram sem mercado na europa …
FORD > Fabrico Ordinário de Reparação Diária. Acho que está tudo dito