BYD: maior navio de transporte de carros do mundo zarpou para a primeira viagem
Com 9200 lugares de estacionamento - ou o suficiente para encher 20 campos de futebol, segundo a BYD - o novo navio de transporte de automóveis da BYD é, agora, o maior do mundo. De nome Shenzhen, este gigante dos mares zarpou para a primeira viagem ao estrangeiro.
O Shenzhen da BYD está na sua viagem inaugural rumo ao Brasil, após ter zarpado no dia 27 de abril.
O navio, que carrega o nome da cidade natal da empresa e procura demonstrar "a firme determinação da BYD em promover o desenvolvimento sustentável no Brasil", transporta mais de 7000 veículos de energia nova (em inglês, NEV), incluindo veículos elétricos e veículos híbridos elétricos plug-in.
Segundo a BYD, numa publicação no chinês Weibo, este é, até agora, o maior lote único de NEV exportados da China.
A informação avançada diz que o novo barco é o quarto navio de transporte de automóveis da BYD e o maior do mundo, com capacidade para transportar 9000 veículos.
Shenzhen integra uma lista de quatro navios da BYD
A BYD lançou o seu primeiro navio de transporte de automóveis, o Explorer n.º 1, em janeiro de 2024. Desde então, este já realizou várias viagens, nomeadamente à Alemanha, Espanha e Brasil.
O segundo, de nome Changzhou, partiu em dezembro de 2024, seguido pelo Hefei no início deste ano.
Os três navios podem transportar até 7000 veículos, sendo o Shenzhen o maior até à data.
Entretanto, a BYD está a preparar-se para lançar mais dois navios: Changsha, que se espera que seja lançado em breve; e o Xi'an, que foi apresentado no dia 2 de abril.
Chineses estão a outro nível, aqui nem conseguimos resolver problemas de electricidade durante horas…
Aqui na europa e tudo preocupado em tampas de garrafas agarradas e boa vida. So vem para a europa quem não quer trabalhar. Em Portugal basta rejeitar ofertas de emprego que nos dao casa paga e 800 euros por mes para alimentacao e so curtir heiheuheu
Raphael, quer fazer prova de alguma dessa informação que partilhou? Não lhe fica bem falar sem saber.
Fake Raphael
Faz me imensa confusao os meus produtos eletronicos e tesla model y virem da china em navios desses no meio do mar com ondas a riscar o carro. Deus me livre
Isso não é motivo de preocupação. Os carros que vêm montados na origem e transportados por via marítima são preparados de modo a não haver nenhum estrago nos mesmos. O meu veio montado do Japão há 7 anos e chegou/está impecável. Esses Chineses e Japoneses não brincam em serviço.
Quando aos outros, não sei.
Em Portugal fazem se barcos maiores no estaleiro de Viana do Castelo mas a maioria dos portugas é ignorante e nem sabe disso
Podes dar exemplos?
Lol, quando chamas os outros de ignorante e tu és o ignorante.
BYD Shenzhen
Comprimento -219 metros
Largura 37,7 m
Maior construído em Viana de Castelo:
World Explorer
Comprimento -126 metros
Largura ~19 m
+1
+2
+3
temos em Viana dos melhores construtores navais do mundo
Curioso, pensei que os estaleiros navais de Viana do Castelo tinham sido extintos. Aliás, nem o website que existia está disponível.
A doca seca da WEST SEA tem 200m de comprimento.
Imagina este ocupa 219 metros, é outra escala completamente diferente.
Este da BYD dá para meter dentro dele quase 2 dos maiores navios feitos em Viana do Castelo.
Claro, por isso o comentário do “Pinto” é sem sentido. E, tendo 200m (medições do GOOGLE MAPS), o casco do navio não pode ter 200m, tem de ser algo inferior.
Muito espertos os Chineses, descarregam BYD e carregam Vokswagen, BMW e Mercedes.
Não me parece. Estive na semana passada em Xangai e muito raramente se vê um Tesla, mais raro ainda um VW, Mercedes ou BMW. E olha que estou a falar numa das mais poderosas cidades da China. Eles já estão noutro patamar.
O carro mais vendido é o Tesla Model Y passou o Wuling mini em grande escala, digo te que é do carago se não vês um Tesla …Fonix 🙁
Garanto-te. Aliás, os dados são públicos. Em Shanghai a BYD é a líder destacada, com quase 40% do mercado em 2024. No geral, dizem os números, a marca vendeu mais de 4,2 milhões de veículos elétricos e híbridos. Depois, há uma crescente “procura” pelos Xiaomi, é verdade que entrou recentemente no setor, mas já causou impacto com o modelo SU7. E nos shoppings da cidade (e arredores), existem N de carros em exposição, o que não deixa de ser extraordinário.
Mas, há mais. Por exemplo, nas estradas viam-se muitos Geometry e NIO. Esta última era referida pelos chineses como uma marca que oferece tecnologia avançada e serviços inovadores, claro, destacam aquela característica da troca rápida de baterias. Viam-se muitos XPeng, Zeekr e Buick. Aliás, os Didi que apanhamos em grande parte eram Buick ou Chery.
Tesla, Volvo, VW, BMW, Mercedes, etc… viam-se poucos, face ao geral. É um mito que se veem muitos Tesla nas estradas chinesas. E com os incentivos à aquisição de marcas chinesas, parece-me que ainda iremos ver menos Tesla no país.
É bom sabermos que apesar do desenvolvimento extraordinário dos Chineses a Europa/Alemanha mantem competitividade e vende muitos carros na China. As 15 marcas mais vendidas na China no primeiro semestre 2024:
• 1 – BYD – 1,607 milhão
• 2 – Volkswagen – 1,266 milhão
• 3 – Chery – 1,057 milhão
• 4 – Geely – 955 mil
• 5 – Changan – 809 mil
• 6 – Toyota – 644.700
• 7 – GWM – 467.400
• 8 – Honda – 444.700
• 9 – Tesla – 426.600
• 10 – SAIC – 331.500
• 11 – Wuling – 331.300
• 12 – Nissan – 328.300
• 13 – BMW – 316.000
• 14 – Mercedes-Benz – 278.700
• 15 – GM – 225.600
Na prática, cada vez menos temos carros ocidentais nas ruas chinesas. E lá, não é assim no excel dos números, eu também tinha essa ideia 😉 de excel, lá, ao vivo, percebemos que o ocidente cada vez mete menos carros e tecnologia em geral na China. Não se enganem, lá as coisas são de outro modo. Os números de excel valem o que valem, muitas vezes nem têm do lado estatal correspondência. Ver é uma coisa, ler excel é outra. Acredita, também tinha essa ideia desfasada da realidade da China. 😉
PS: a com os novos BYD no mercado chinês, duvido que a Tesla se aguente (mas vamos ver os próximos dois anos para tirar teimas) 😉
Mais 9200 veículos vendidos abaixo do custo de fabrico, graças aos subsídios do Governo Chinês, com o objectivo de destruir a indústria automóvel ocidental. Tudo com o beneplácito da Van der Layen e do Costa Chamuças. E depois atirem se ao Trump…
Roubam tecnologia e propriedade intelectual com total impunidade, manipulam os mercados fazendo dumping dos seus produtos, e aqui aplaude-se enquanto destroem as nossas indústrias.
Não, nós sabemos que fomos lá fabricar porque era barato, não interessava se comiam uma malga de arroz. Eles primeiro copiaram mal, depois copiaram bem e agora superaram-nos. A culpa é deles? Não, os burros não foram eles. Não acordem não!
Já viram algum chinês aqui em Portugal andar de BYD? Nunca! Sempre MB BMW e afins
Tantos, Paulo! Vais, por exemplo, à zona da Póvoa de Varzim, o que não faltam são famílias chinesas com BYD. Claro, os mais ricos, e há muitos também nessa zona (dos armazéns de Mindelo), vês muitos com Mercedes e BMW, até mais os antigos, os que virem no início dos anos 2000.
Pois se calhar estou enganado porque os que conheço já moram cá há muitos anos.
Vai ser 1 negócio de trampa! Fiquem com as chinesices! Se é chinês então prefiro nao ter!!