“A indústria automóvel está de rastos”, alerta executiva
Temos acompanhado os desenvolvimentos do setor automóvel e as decisões que têm sido tomadas, nomeadamente em matéria de estratégia e despedimentos, refletem o período conturbado que as fabricantes estão a viver. De facto, segundo a diretora-executiva da Ineos Automotive, Lynn Calder, "a indústria está de rastos".
Com a União Europeia (UE) a forçar uma transição energética, procurando que as vendas de gasolina e gasóleo sejam gradualmente eliminadas em 2030 para os veículos de passageiros e novamente em 2035 para os veículos comerciais, muitos têm sido os apelos para, não apenas amenizar as medidas, mas alargar o horizonte, indo além dos carros totalmente elétricos.
Em mais um aviso deste tipo, a diretora-executiva da Ineos Automotive, Lynn Calder, alertou que "estamos num mundo em que a política está a definir o que as pessoas devem comprar, e as pessoas não o querem".
Mais um aviso sobre a imposição de carros elétricos
Na cimeira do Financial Times sobre o futuro do automóvel, este mês, a executiva manifestou a sua preocupação relativamente aos regulamentos que procuram impulsionar a eletrificação.
Penso que os clientes não querem escolha, precisam de escolha, [e] o quadro político que está em vigor com este tipo de datas de entrega e uma solução de tecnologia única é concebido inerentemente para não dar essa escolha.
Na perspetiva de Calder, citada pela imprensa, a procura por uma solução de "tecnologia única" está a matar o progresso (e a indústria automóvel).
Além disso, não vê "qualquer hipótese" de termos "apenas carros elétricos" no mercado quando terminar o prazo de 2035 estabelecido pela UE.
No ano passado, foram investidos 4,5 mil milhões de libras no mercado britânico para levar os clientes a comprar carros elétricos.
Desde [a pandemia], as condições económicas têm sido terríveis, a política relativa aos grupos motopropulsores tem sido difícil e confusa, [com] uma regulamentação incessante sobre supostas caraterísticas de segurança que todos querem desligar - e depois [temos] uma guerra comercial.
Explicou Carlder, dizendo que "a indústria está de rastos", porque "perdemos de vista [o cliente]", e alertando que corremos o risco de "os consumidores manterem os automóveis mais antigos e menos eficientes durante mais tempo".
Temos de reconhecer a procura dos consumidores, a popularidade dos híbridos. Mas isso teve um grande custo, o investimento em [múltiplas] opções de grupos motopropulsores: as fabricantes gastaram dezenas de milhares de milhões em estratégias que não estão a funcionar.
Para a diretora-executiva da Ineos Automotive, a regulamentação deve ser "tecnologicamente agnóstica" e a indústria deve ter como objetivo veículos com emissões mais baixas e não veículos com emissões zero.
Afinal, indo ao encontro de um problema amplamente apontado, Calder sublinhou que aqueles que adotam os carros elétricos a bateria "estão em cidades com capacidade de carregamento, mas [fora disso] não há um verdadeiro investimento em infraestruturas e não há verdadeiros incentivos para se tornarem elétricos".






















“estamos num mundo em que a política está a definir o que as pessoas devem comprar, e as pessoas não o querem”.
Chama-se ditadura, neste caso do politicamente correcto.
Se não querem não comprem, será que ele quer que todos comprem veículos todo o terreno ?
E é isso que está a acontecer, quem não quer não compra e o resultado é a crise automóvel europeia e os carros na estrada serem cada vez mais velhos.
Os construtores foram obrigados a seguir este caminho em que a esmagadora maioria dos clientes não quer comprar o que foram obrigados a fabricar com estas políticas extremistas impostas às marcas.
É que nem sequer é uma questão de poluição, estes políticos não querem saber da poluição. São, só na aparência, obcecados pelos CO2 e «aquecimentos globais». As palavras «poluição», «salvar o planeta» ou «CO2», quando saem da boca deles, não passam de desculpas, de palavras bonitas para incutir medo e solidariedade para com esta ideologia. Afinal, quem não quer “salvar o planeta”? Só um doido não quer salvar o planeta!
Entretanto arrebanham impostos e controlam as pessoas e as industrias. Como resultado, à custa de toda esta loucura, destroem a indústria europeia, não só a automóvel. As restantes industrias também são afectadas gravemente na competitividade, não admira que tudo seja muito mais barato noutros cantos do mundo.
Esta teoria faz-me um bocadinho de impressão….. perdoem-me a expressão, mas a indústria europeia está à rasquinha porque existem novos players a entrar que apresentam propostas muito disruptivas e de excelente qualidade. E estamos a só a começar. A maioria do novos players são chineses com uma proposta de valor muito atrativa, principalmente nos carros electricos.
Mas os fabricantes europeus põem as culpas na regulação e na definição de metas para a electrificação. E se olhassem para a concorrência? Não perceberam como é a que a produção vertical integrada trouxe competitividade à indústria chinesa? O mundo mudou mas há quem tente parar o vento com as mãos. Não costuma dar grande resultado!!!
Completamente de acordo.
Com certeza que, tal como diz, há novos players. Isso é inegável mas a regulamentação excessiva e imposição, na Europa, de regras e limites cada vez mais apertados e irrealistas tem retirado qualquer hipótese de concorrência aos fabricantes europeus. E depois vêm as tarifas, mais um custo a somar a todos os outros em que tentam nivelar os preços… infelizmente para cima em vez de descerem com a salutar concorrência com todos em pé de igualdade (ou mais ou menos em pé de igualdade).
Boa parte do custo de desenvolvimento e posterior fabricação (que é depois passado aos clientes) vai precisamente para satisfazer toda essa regulamentação e todos esses limites.
Subscrevo
Então afinal escolhem o que querem.
Não, a industria foi forçada a produzir veículos com menos emissões, já assim o é há mais de 33 anos.
Se não querem comprar, comprem outros, oferta não falta.
Se não querem saber da poluição então porque os ambientalistas lhes dão razão ?
Que eu saiba impostos são pagar despesa dos estados, tem a certeza que sabe como funciona o mundo à sua volta ?
De facto se existe alguem que é especialista a ver o mundo á sua volta, és tu meu caro.
Obrigado.
Escolhem o que querem dentro do que podem escolher. Escolhem até híbridos mais caros do que os unicamente a combustão para depois nem utilizarem as baterias. Isto também faz parte da realidade. E ainda diz que oferta não falta?!
Pelo menos admite que a industria foi forçada. Mas a questão é que foi forçada a limites irrealistas, completamente desproporcionais e que levaram ao estado actual de crise industrial (não apenas na industria automóvel).
O meu mundo, caro JL, não é o mundo de fantasia em que você vive com os seus dois Teslas na garagem!
Então afinal existe escolha.
Sim, oferta não falta, tivessem comprado sem ser híbrido e sem bateria.
A indústria foi forçada a cumprir normas, como qualquer indústria, isso não é fabrico e tráfico de droga.
Desproporcionais ? Como assim, até foram os EUA que começaram tudo isto com o dieselgate, têm memoria curta ?
Mas existe crise onde ? Existe é oferta vinda de outros lados que antes não havia.
O meu também não é de fantasia, daí não inventar mundos e argumentos que não existem nem fazem sentido.
Sem esquecer o que causou isto tudo: os combustíveis com chumbo.
A comparar com os gases tóxicos e venenosos emanados pelas baterias dos carros elektros e estacionárias a arder, o chumbo é (foi) um menino de coro.
As baterias não têm escapes.
E quem é q falou em escapes?
Você.
Sim, as baterias deviam ter um escape para tratar os terríveis gases mortais q emitem qd ardem.
Então mostre lá quantas pessoas morreram à conta disso ?
A gente compra o outros usados e bem usados porque a indústria europeia, nem a Chinesa tem preços para os europeus pobres.
Vendam-me um elétrico novo do segmento B por 15K…não há, então venha o mégane dci de 2015!
Como sempre aconteceu.
Porque não compra um segmento B a combustão por menos que isso ?
E é o que farei.
Então existe escolhe, vocês é que não os compram.
Nem andam a impingir nada JL. Só tu é que não entendes isso.
Basicamente ou compram elétricos ou compram elétricos.
Ainda hoje vi um Tesla a ser abastecido por energia produzida a FUEL, numa das nossas ilhas…. Malvados.
Não, ninguém anda a impingir nada, senão vejamos, qual é o seu eléctrico ?
Então qual eléctrico comprou ?
Então e depois ? Nunca viu um a combustão ser abastecido por uma bomba eléctrica ?
Nunca impingiram e você não respondeu á questao. Já os elétricos só falta dizer ou compras ou compras. Mas você ainda não viu isso.
Qual questão, não está ali nenhuma questão.
São como os a combustão, ou compras ou compras.
Mas qual é o seu eléctrico ?
Eu não, tanto que comprei o que quiz ? Você não ? Então qual é o seu eléctrico ?
Entretanto metem taxas de 12 a 38% às marcas Chinesas, para não entrarem na Europa e rebentarem com as marcas europeias.
A BYD tem uma taxa de 18%, a Geely tem uma taxa de 20% e a SAIC com taxas de 37.5%…
São taxas que o consumidor paga para os estados protegerem empresas que num mundo globalizado não são viáveis. Achas que isso é sustentável por muito tempo?
Então e a narrativa de deixarem o consumidor escolher, cai por terra?
Para mim é mais ultrajante o contrário. Enquanto o meu carro nem 1 kWh gasta para ser abastecido.
Obviamente que andam a impingir a partir do momento em que tem discriminação positiva para os elektros. Eu, como empresa devia ter igual vantagem em comprar um carro a combustão ou um elétrico e isso não acontece. Tal como se eu for particular, só tenho vantagem se comprar elétrico..
No meu dicionário isso é impingir.
Mas gasta muito mais para se produzir o combustível, são cerca de 5 kwh por cada 3.8 litros.
Quer dizer que andaram a impingir veículos a diesel e híbridos também ? porque não se vira para esses também ?
E teve igual vantagem em comprar um a gasolina ou gasóleo ?
Mas o mundo não é apenas o seu, é de todos, dai se usar uma linguagem que todos entendem.
É como os esgotos que é obrigado a pagar porque o estado simplesmente não o deixa atirar a sua merda para a rua! Impostores! Eu tenho de mijar e cagar onde quero, o estado não manda em mim! LOL
Não gasta? Hahahahaha
Como é que se mantém uma petrolífera a trabalhar? Com uma roda de hamsters para criar energia?
basicamente querem eletrificar tudo, numa maneira simples de dizer, para ganharem muito dinheiro com isso e poderem vir a criar uma muito maior dependência do estado e das corporações utilizadas para controlarem as populações.
por exemplo, as eólicas qu querem instalar ao lado da costa portuguesa irão dar cabo da pesca costeira tradicional, irão afetar a reprodução e o habitat de muitos peixes e isto tem mão de Bruxelas. o objetivo é claro: dinheirinho e mais poder e Portugal e todos os que da pesca costeira dependem e, em última instância, os portugueses de uma maneirageral, irão ser penalizados!
Felizmente o grupo Patriots for Europe (de direita) estão a tentar combater isso e a lutarem para repor a soberania dos estados nesse e noutros quesitos, contra esta União Europeia que manda nos países e nem sequer foram eleitos por nós!
Criam maior dependência com algo que até consome uma energia que eu posso produzir ? Então mais valia terem proibido a electrificação.
Curiosamente esse grupo defende a electricação, como qualquer outro.
E se lhe proibirem de comprar painéis e baterias? Como a produz?
Com aqueles que já tenho.
Hídrico ou Eólico…
Já os moinhos trabalhavam dessa forma para triturarem trigo.
Para além disso uma bateria não produz energia, é um sistema de armazenamento.
Uma barragem é basicamente uma bateria mecânica, que armazena a força da água para a transformar mais tarde em energia. Por falar nisso, se te proibissem as baterias também não ligavas o carro ou tinhas telemóveis, ferramentas e outras coisas do género…
Sabe que o gás natural se nao for consumido tem que ser queimado de qualquer forma. Veja uma plataforma petrolífera.
Mas vá diga que é mentira só para levar a sua avante.
Exato, portanto é um problema associado aos combustivels.
Já disse qual a mentira, é ver no tópico em questão.
não jovem… não mistures assuntos, o meu comentário era para veres a jusante!
os patriots são a favor da eletrificação mas determinantemente contra este abuso das costas marítimas e das motivações políticos por detrás disso! só os papalvos acreditam que não há uma agenda para o incremento do poder e dependência das populações em geral. Não é pelo facto de teres uma aparente liberdade agora enquanto consumidor que daqui a uns anos a terás… isso já são outras conversas!
Mas quando houve menos liberdade, no passado ou no presente ?
É que falar de futuro é melhor ir falar com a Maya.
E petroleo que temos obrigatóriamente de comprar aos preços que os EUA definem?! Não te preocupa? Preocupam-te as eólicas que matam os peixes!!! Meu deus!!! Tirem os teclados a esta gente! A estupidez está a ganhar!
O que está a dar é fazer material de guerra é ecologico ! e depois quando tiver feito é preciso alimentar a guerra com carne humana temos muito politico e cientista a dizer que tem de se reduzir a população por isso é que estão a apostar na guerra.
Isso aplica-se como uma luva aos SUVs e outro lixo que as pessoas são obrigadas a comprar para terem “sucesso” e aprovação social.
Extremismo ideológico dá nisto. Os burocratas Comunistas também definiam quanto aço a produzir e quanto prego, parafusos e porcas, não tinha nada que ver com a necessidade mas eram promovidos por cumprirem as quotas……
Isto pode acabar com a União Europeia e a AFD chegar ao Governo Alemão. O centro destrói a industria, mas os outros é que são extremistas.
WTF? É que não se percebe nada do que dizes….
Não gosta de ler as verdades?
E tu quem és? Tira o chapéu de alumínio da cabeça ou não te reconheço….
E não é que não gosta mesmo!!!
E se não gostar qual é o problema? Siga….
Falo gajo que desenvolve tecnologias para veículos de todo o terreno. Lol
Na europa mataram a galinha dos ovos de ouro que era a industria automovel e andamos sempre preocupados com as empresas americanas, como diz o outro habituem-se.
Não foi na Europa que as vendas caíram e causaram problemas, mas sim no maior mercado do mundo, a China, onde as marcas obtinham 40 a 50% das suas receitas e agora deixaram de vender…
Não diria melhor. Ainda há gente com uma visão abrangente do que se está aqui a passar. Haja Deus
Acho muito bem que os alucinados sejam denunciados.
“…corremos o risco de “os consumidores manterem os automóveis mais antigos e menos eficientes durante mais tempo”. …”
Nem de propósito, ainda há pouco comentava:
https://pplware.sapo.pt/motores/momento-historico-tesla-ultrapassada-pela-byd-na-europa-pela-primeira-vez/comment-page-1/#comment-3684957
É só olhar para a Noruega
“…uma regulamentação incessante sobre supostas caraterísticas de segurança que todos querem desligar …
Na mouche.
Verdade já amplamente divulgada por aqui.
Por exemplo:
https://pplware.sapo.pt/informacao/byd-revela-expansao-da-gama-06-em-xangai-de-carrinha-hibrida-a-berlina-eletrica/comment-page-1/#comment-3665568
De facto os secretariados alucinados da UE que não conduzem e têm que ser conduzidos, que não sabem para que servem um volante, 3 pedais e uma manete, são terríveis com estas decisões patetas
Desculpa, mas os números dizem que a venda dos carros elétricos está a subir e a dos carros ICE está a descer. Além disso, as pessoas estão a escolher carros elétricos e híbridos. Ninguém obriga ninguém a comprar um tesla, um byd. Há muitas alternativas ICE no mercado mas, os teimosos dos clientes querem escolher por si. Que mania! Ainda um dia destes passei numa zona cheia de concessionários automóveis e tinha lá muitos carros ICE. Não estão escondidos e acho que estão para vender. Agora os clientes também escolhem. As marcas europeias andam há uns 10/15 anos a lançar modelos hibridos e elétricos para fazer de conta, só para enganar as normas das emissões e dizerem que xx% dos carros são elétricos. Agora deram por ela que afinal há clientes (esses malvados) que querem mesmo comprar carros elétricos. Só que as marcas europeias têm poucos modelos e pouco apetecíveis. Há alternativas mais interessantes para os clientes, e isso é o ponto principal. Quando um cliente escolhe um BYD, um Xiaomi ou um tesla, é porque tudo analisado achou que é melhor (para si) do que um Cupra, um BMW, um Cayenne ou um R5. É a vida, mas o cliente ainda tem direito de escolha. Ou vamos agora também começar a ouvir a Nokia chorar porque a Xiaomi ou a Huawei vendem mais?
@Ze, claro que vendem, mas o parque envelheceu.
Isso é mais uma questão económica e social que outra coisa.
1 – A malta cada vez liga menos ao carro
2 – Não guito
A Noruega não está a manter carros antigos, está sim a diminuí-los.
De facto os alucinados andam a ver coisas que não existem.
Tb serve para si
https://pplware.sapo.pt/motores/a-industria-automovel-esta-de-rastos-alerta-executiva/comment-page-1/#comment-3685425
Envelheceu não, renovou, coisa que não acontecia há anos.
Por outro lado, se a Noruega – que possui 100% de vendas de veículos elétricos e o parque automóvel está a envelhecer – pode-se tirar a ilação de que os veículos elétricos duram mais que os carros a combustão…
hahaha
É uma no cravo e outra na ferradura.
@Realista, que raio de lógica. 😛
Já foi informado que a idade média do carro elektro na NO ronda os 3 anos. Logo o factor de envelhecimento do parque tem a ver com a manutenção e/ou importação usado dos carros velhos a combustão.
Oh realista, se a Noruega é tão amiga do ambiente tbm devia dizer….vamos parar de vender petróleo..e não o faz..
Se quer que eles parem de vender, porque não pára de o consumir ?
Aconteceu-me uma vez, há uns anos, ficar sem combustível. Arranjei boleia, fui à bomba e perguntei se vendiam um jerrican de gasolina. “Não, não vendemos, mas vá ali buscar uma garrafa de água de 1,5 L, deite a água fora e encha com gasolina”. Assunto resolvido.
Nos elétricos, na Grande Lisboa e no Grande Porto o ACP tem um serviço de desempanagem com carregamento de emergência até 30 minutos. Diz-se que a Brisa também tem nas suas autoestradas. O resto é reboque – e andar com o carro no reboque à procura de um posto de carregamento disponível.
Max:
É proibido vender gasolina a quem não tenha um recipiente adequado e homologado para o efeito. E acho muito bem. E feitas as contas, ficar sem combustível ou sem energia, a culpa é do condutor. Pode ser mera distração, acontece. Mas será que a malta dos cavalos também dizia que podia trazer um fardo de palha na carroça?
Não é melhor nem pior. Os tempos evoluem e não podemos ser Velhos do Restelo.
Contei o que se passou. Não tinham jerrican. Não vi problema nenhum – desde que não haja chama próxima.
Para o caso de pensarem que a gasolina é um combustível qualquer, do tipo do petróleo iluminante (que acende com uma chama) – não é. Toda a gente devia assistir a uma experiência que é regar um fio de gasolina numa extensão bastante grande – e pegar fogo numa ponta e ver que se espalha instantaneamente.
Já tem acontecido alguém deitar gasolina a monte de lixo para queimar – e ficar com o recipiente de gasolina na mão. Quando incendeia o lixo- explode-lhe o recipiente na mão e fica com queimaduras graves. É preciso extremo cuidado com a gasolina – mas também não é o que se vê nos filmes em que o de depósito de gasolina explode por tudo e por nada.
Não é por aí. Claro que a gasolina é perigosa, já “usei” algumas vezes para fazer “queimadas”, por exemplo.
Mas usando recipientes “não próprios” podemos estar a colocar gasolina em qualquer coisa e uma criança ou um adulto podem inadvertidamente beber. Certa vez o meu pai achou por bem encher uma garrafa de plástico (de água) com aguardente para ter na “oficina” dele lá de casa e bebericar um pouquinho quando tinha “sede”. Um dia a minha mãe foi lá procurar qualquer coisa e deu-lhe sede mesmo… lol Por sorte era só aguardente. Se fosse gasolina (que era bem possível que também houvesse que o meu pai era engenhocas) a coisa era bem pior.
Quando é que ficou sem bateria num carro eléctrico?
Aliás, é possível ficar sem bateria ?
Ó enguia, vê o vídeo: ACP – Assistência a Elétricos
https://www.youtube.com/watch?v=uGRGS7Pnlrw
Já me deixei de dar trela ao tresloucado eletrificado JL, é um verdadeiro ultracrepidário, para ele só já contribuo com uma vaquinha para o internar num hospital especifico.
Então porquê? Porque vocês não conseguem atingir a realidade do mundo ?
Pode espernear à vontade, isso não vai alterar nada, pelo menos em mim
o ACP (e outros) também têm assistência à troca de pneus. Acho melhor não comprarmos carros com pneus.
Ah uauu, simularam um carro sem bateria para poderem anunciar o serviço. Boa.
Estes “executivos” já não têm mais a que se agarrarem. Agora virem dizer que tiveram que diversificar a oferta e blah, blah… Idiotas é o que são. Então antes não tínhamos carros a gasolina, carros a gasóleo, carros com turbo, carros com commom rail, carros TDi, SDi, PDi, FDP e sei lá que mais. Cada modelo de carro tinha umas 5, 6, 7 e mais motorizações diferentes, tinham não sei quando “submodelos” com variantes. E agora a culpa é dos elétricos que, na minha opinião, ainda é mais fácil de ter customização, basta mudar o “bloco” das baterias ou o software. A BYD quantos modelos tem? A tesla quantos modelos tem? E a VW, renault, citroen? Têm muitos mais.
Bem vimos a falta de interesse que houve nos carros a GPL. Muito poucas foram as marcas com ofertas a GPL. Algumas ainda permitiam a transformação de um carro a gasolina para GLP aquando da venda, mas a maioria não deixava por questões de garantia… E nos carros elétricos andaram a olhar não sei para onde. As normas da EU já estão lançadas há anos e anos e as grades marcas… nada! Passaram estes anos todos a reclamar e não se mexeram. Mas curiosamente, quase todas têm carros elétricos e híbridos há anos (ou pelo menos no papel). Mas optaram por fabricar carros caros, de nicho e sem prepararem produção em massa de carros acessíveis. Andaram a “lançar” modelos elétricos e híbridos para enganar as normas europeias e dizerem que xx% dos modelos são isto ou aquilo. Agora ter produção, tá kéto!!
E sim, é verdade que a industria europeia automóvel está com dificuldade (não diria de rastos). Agora estão por culpa própria. É absolutamente ridículo que as grandes marcas europeias tenham andado a chutar para canto quando podia (e deviam) ter-se mexido e apostado mais no mercado dos elétricos. As empresas chinesas começaram “do zero” e conseguiram passar-lhes à frente em menos de um pau de fósforo.
E feitas as contas, as vendas de carros não desceram. As pessoas continuam a comprar carros. Só que “agora” também se compram carros elétricos e também se compra carros feitos na china. Não conseguiram, quiseram ou souberam acompanhar o mercado e agora choram??? Já quase tudo é feito na china, só não viu isto quem não quis ou quem pensou que a maminha iria durar para sempre.
E outra. Acho que algumas empresas chinesas tiveram muito mais capacidade em dar às pessoas os carros que elas querem, ao invés de algumas marcas europeias que gostam de dizer às pessoas que carros comprar.
A BYD chinesa vende que se farta e fez o impensável há 2 dias e o mercado tremeu todo com este anúncio (descontos até 34%).
Até admira isto passar ao lado do pplware.
https: //exame.com/invest/mercados/descontos-da-byd-derrubam-acoes-e-reacendem-guerra-de-precos-entre-montadoras-na-china/
Os chineses querem arrebentar com tudo. 🙂
Não passou, mas nem tudo o que acontece no mercado chinês interessa ao nosso público. Até porque essa ação não é nova, assim como outras dedicadas à conversão do mercado automóvel local. Mas atenção, não deixa de ser uma notícia a estarmos atentos, apesar de em breve o mercado europeu ir receber tamb´rm 😉 novidades!.
Quando à tua última frase, a China faz o que sempre fez, tenta exportar o tanto de tecnologia que sabe fazer e o tanto que consegue produzir como excedente ao consumo interno. Aliás, tal como todos tentam na China.
Pode querer significar que estão a ter dificuldades de escoamento e portanto vendem os excedentes na origem a qq preco.
https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-caiu-na-europa-apesar-de-as-vendas-de-carros-eletricos-a-bateria-terem-aumentado/comment-page-1/#comment-3684826
Ou não. Aliás, a realidade que eu vi das estradas na China, pelo menos nas cidades que visitei, entre elas Xangai, é que há uma forte pressão do governo para a adoção dos elétricos. Estradas silenciosas, menos poluição e aposta no fabrico nacional de elétricos.
O que esta gente inventa quando as notícias não lhe sabe bem, ainda mais dito por alguém que costuma meter 6 zero a mais nos números. Looooooooool
Independentemente do exagero dos zeros do @Rocha:
-Há aqui 2 verdades que não podem ser desprezadas:
1ª A BYD está a rebentar com o mercado na China ao cortar preços de rajada na ordem dos 30% e arrasta outras marcas q se querem manter à tona no mesmo mercado.
2ª As marcas chinesas , por esta altura, esperavam estar a exportar muito mais do q está a acontecer. Por muito q lhe custe isto trás consequências no acumular de stocks. As linhas de produção não podem parar e a produção tem q ser escoada.
O problema é que eles são eficientes demais, produzem mais que aquilo que vendem.
Podem parar podem, o custo é que é maior.
A indústria estão com problemas mas vendem-se mais carros. Será que a culpa é das pessoas que teimam em comprar os carros que querem em vez de comprar os carros que a industria automóvel europeia quer?? Que mania de acharem que têm direito de escolha.
https://autogear.pt/vendas-de-automoveis-novos-na-uniao-europeia-crescem-13-em-abril/
Por falar em políticos de Bruxelas, alguém daqui votou na Von Der Liar ou no Monhé ?
Só curiosidade, é para um amigo…
Ah já percebi, escolhem-se a eles próprios, à là King Jun…
Onde é que já vi disto?
Não, são escolhidos por aqueles que você escolheu.
JL, não escolhi nenhum.
Ninguém escolhido por mim votaria no Monhé.
Portanto, voltamos ao mesmo, elegem-se entre eles.
Já parece a URSS…
Ó tempo volta para trás.
Se não escolheu foi porque não quis, foi-se dado esse direito.
Não, somos nós que os elegemos, quando votamos.
Na URSS é muito diferente, pensam que votam mas não votam…
JL, todos nós sabemos muito bem que uma coisa é o que os políticos fazem e outra é o que o povo quer.
Nestes tempos estranhos os partidos políticos têm uma agenda própria em que basicamente não querem saber da vontade popular para nada.
As pessoas querem uma coisa e os políticos depois de eleitos fazem outra.
Veja-se o caso do chanceler alemão, antes das eleições dizia a alta voz que iria reduzir e impor entraves à imigração.
As pessoas votaram nele e no dia seguinte às eleições, que venceu, exactamente no dia seguinte, já disse que imigração era para continuar.
Quando lhe perguntaram porque é que não disse isso durante a campanha, respondeu que se o fizesse as pessoas não teriam votado nele.
Portanto, este asno nas próximas eleições já sabe que não engana ninguém.
Cá pelo burgo, anda tudo admirado com a votação que o Chega teve.
Em vez de atenderem as necessidades das pessoas, não, nós, políticos que temos motorista e vivemos em condomínios de luxo é que sabemos o que vcs precisam.
Depois admiram-se…
Sou só eu que acho estranho que regiões de Portugal, que tradicionalmente nas últimas décadas foram sempre feudos de outros partidos, de repente passe tudo a votar no Chega?
Percebe agora porque as pessoas que vc elege não correspondem ao que vc espera delas?
Eles fazem a agenda deles, vc só conta para votar.
Se não votar, não faz mal, votam eles neles próprios e ganham nem que seja com uma abstenção de 99.99%…
No limite, tudo isto é uma farsa.
Os políticos são eleitos pelo povo, eles são eleitos de acordo com aquilo que se propõe a fazer, se num mandado não cumprem, para o próximo saem fora. Simples, não há melhor sistema.
Exato, por isso é que já lá não está.
Pois…pois…agora a desculpa é a falta de escolha…. 🙂 Tem alguma razão ! Com tantos carros europeus a custarem muitos milhares de euros e muito luxo se calhar não existem assim tantos milionários para compra 🙂 Talvez a China e não só que faz carros para pobres e remediados esteja a ter mais sucesso 🙂 Possivelmente as pessoas normais precisam de carros para se deslocarem….não para passagem de modelos 🙂
Com tantas imposições colocadas em cima dos fabricantes europeus de automóveis compensa mais apostarem em segmentos mais altos do que em carros para o povo.
São as mesmas que existem há cerca de 30 anos, com diminuição dos patamares ao longo do tempo de desenvolvimento.
Se os patamares mudam então as imposições deixam de ser as mesmas.
Sempre foram as mesmas, redução de emissões nos motores, e ajustaram conforme a tecnologia evoluiu.
O JL só fica contente quando tem a última palavra mesmo que essa palavra seja no fundo a concordar com o seu “oponente”.
Só repeti o que já tinha dito, porque parece que não tinha entendido.
As imposições são iguais, para europeus e para orientais(não existe só a China, não esqueçam os coreanos que andam aqui há muito tempo), mas os chineses oferecem muito mais por muito menos, portanto é a lei do comércio, os consumidores têm o poder de escolha
Sejam competitivos com o mercado chinês. E não, não estou a falar dos apoios que as empresas chinesas têm do seu adorado líder. Estou a falar em cortar um pouco os lucros que têm tido, ano após ano, nas últimas décadas. Estou a falar na redução da carga fiscal sobre os veículos. Não tenho muitas dúvidas que um veículo (seja ele eléctrico ou a combustão) que seja minimamente equilibrado (que não seja uma casca de noz 1000cc ou um EV com autonomia de 250km..), terá bastante sucesso nas vendas Europeias. Não sou dono da verdade, nem tenho o dom de inventar a pólvora…mas julgo que esta opinião não será tão descabida.
Acho que o problema é o contrário. Andam a impingir carros de 40/50 mil euros quando a malta quer carros mais baratos (decentes). Por alguma razão a Dacia tem sido lider de vendas na EU. É das mais acessíveis. As marcas europeias apostaram na venda de elétricos “premium” e os clientes foram atrás do mais acessíveis que vêm cada vez mais da china, de onde já vem muita coisa.
As grandes marcas não souberam foi ler o mercado, achavam que continuavam a ser os donos disto tudo.
Por exemplo, a Seat nem sei se tem carros elétricos (acho que só hibridos), mas os Cupra 100% têm vendido bem (para a gama, claro). O “chefe” não é o mesmo?
Mas foi exactamente essa a minha perspectiva. Um carro minimamente equilibrado, que não seja uma estupidez de preço.
Isso mesmo. Se calhar percebi mal.
No ano passado estive a “apreciar” um Dacia Spring. Apesar de não estar em altura de trocar de carro, acho que o Spring seria mais que suficiente para mim (se a prancha couber dentro ou der para levar barras). De resto, tem cerca de 150kms de autonomia que é o que faço numa semana. Dá para ir ao shopping ao fim de semana e dar umas voltinhas. Não dá para ir direto ao Algarve, mas em vez de gastar 2 depósitos de gasóleo a ir ao Algarve e voltar, chamo um uber ou bolt, meto-me num easyjet e vou passear a uma qualquer cidade europeia que a viagem (e provavelmente o alojamento) fica bem mais barata.
Apoios que as empresas chinesas têm ?
Conhece o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) , Portugal 2030 e por ai fora ?
Esse tal apoio que é essencialmente constituído por empréstimos dos quais Portugal anda a pagar juros astronómicos? É a esse PRR que se refere?
A industria automóvel está de rastos por causa do incremento de preço dos carros, que nos últimos 10 anos, não acompanhou o aumento dos salários! Isso e cada vez mais a falta de qualidade. Por isso as pessoas não compram carros novos e decidem manter o carro por muito mais tempo. Esta é a realidade não só em Portugal, como na Europa em geral! Baixem os preços dos carros e vão ver que a industria automóvel deixa de estar de rastos…
Ou então chegaram finalmente a conclusão que é o pior investimento que fazem na vida é comprar um carro, e por isso estão a manter os carros mais tempo ou a minimizar o estrago e a comprar o mais barato possível.
Acho que não há uma só resposta para as quebras de vendas.
Ainda à dias estava a ver no YouTube um Brasileiro a falar do caso do Brasil , a BYD enviava milhares de carros todos os meses para o país e os números não batiam certo envios e vendas e discrepância era gigantesca e ele fazia a pergunta até quando se consegui esconder o assunto, lembra-se da empresa Evergrande que era a maior construtora do mundo, vejam como acabou, típico de ditaduras, embelezar tudo e esconder ao máximo as derrotas.
Acho que também se está a ver isso. É um mix de razões.
Por um lado, quem tem dinheiro hoje em dia (os cotas) não se preocupam muito em ter carros novos ou têm dinheiro para modelos “premium”. A malta mais nova, simplesmente ou não tem guito, ou não quer sequer ter carro (ou uma mistura das duas coisas). Quem fizer vida de “cidade” não precisa do carro para nada. Além de poupar. Eu trabalho 1 mês por ano só para manter o carro (seguro, impostos, legalidade, manutenção “regular”) e outro para o combustível. Se o carro tiver uma avaria ou uma manutenção maior é pior.
Um amigo meu tem quase 40 anos. Adora conduzir… mas mora e trabalha no centro de Porto, de onde sai por vezes para o estrangeiro. Na cidade anda de metro/autocarro. Vai visitar os cotas de comboio. De vez em quando crava o carro do Pai para dar uma volta, mas ter um carro no centro de uma grande cidade é masoquismo. Já eu dificilmente passaria sem carro. Aqui na minha térrinha tudo é “longe” e os transportes públicos miseráveis (já foram piores). Mas também é uma cidade a crescer e já estamos melhor que antes. Os transportes públicos têm melhorado muito um pouco por todo o lado. Não fosse ter de andar de motorista do puto até fazia bem vida de bicicleta que gosto bastante. Nas férias, lá pensava no assunto.
Mas também acho que tem havido uma alteração nas prioridades das pessoas, em que ou não querem carro ou compram um só para desenrascar. Damos (como sociedade) menos importância a ter um “bom” carro. E também os jovens não querem ter coisas. Preferem em muitos casos não ter carro e viajar. Mudam de país, trabalham remotamente 3 meses aqui, 3 meses acolá. Não compram casa para não ficarem “presos”. Não é uma crítica, é o evoluir dos tempos e são pensamentos diferentes. Eu sinceramente até gostava de ser mais despegado como alguns amigos que tenho.
Pode mandar tudo aqui pro Brasil que elas vão se recuperar rapidinho, o brasileiro é tão burro que paga 95 mil reais em um carro de entrada, pé-de-boi que não vale mais do 20 mil reais (que já é bem caro para um fiat mobi), e pra piorar os trouxas tem orgulho de poder pagar caro, tem trouxa que fala como se fosse uma baita vantagem que pagou 300, 400, 500 mil reais em um automóvel, quando me falam isso eu fico só pensando como o sujeito foi enganado fácil, mas como disse o CEO de uma certa montadora uma vez quando o perguntaram porquê os automóveis são tão caros no Brasil, a resposta dele foi curta e grossa: “Porque o brasileiro paga”.
“INEOS
A global petrochemicals manufacturer (…)”
lol
https://www.acea.auto/pc-registrations/new-car-registrations-1-2-in-april-2025-year-to-date-battery-electric-15-3-market-share/
BEV já passou os PHEVS e já passou os diesel em 2025 e apesar do mercado estar a contrair, estão a vender-se mais 100% elétricos.
Gasolina e gasóleo em tendência de queda.
E tu votas-te no Montenegro ou no Ventura ou outro qualquer?
Não, votas num partido que depois vai eleger as pessoas que vão constituir o governo, eu ainda não compreendi o vossa duvida, a única pessoa que eleges diretamente é o presidente da republica, o resto votas nos partidos.
Não é votas-te. É votaste! Nesta altura do campeonato ainda escrevem fizes-te, votas-te, andas-te, comes-te…Não conseguem ver a diferença?
No entanto, o principal que foi dito está certo, que é a eleição por sufrágio indireto…
Thank God I’m not alone..
O truque para distinguir é: se tem hífen lê-se como se fossem duas palavras separadas, assim não há como enganar.
É um erro que se vê com muita frequência mesmo, não é só um ou dois comentadores e nem é só aqui, aparece por todo o lado. Até já o vi em artigos de vários jornais, portanto, escritos por jornalistas que deviam saber melhor.
Por fim.
já estou a imaginar a solução. Vão meter tarifas de 90% em carros eléctricos vindos da China?
A ELITE decide o que nós (povo) devemos comprar ou não.
Também já decidiram colocar uma taxa de 2€ eu cada encomenda vinda do Temu e do Aliexpress.
Qual é o próximo passo? Decidir qual papel higiénico vamos usar para limpar o rabo? Só podemos usar os da “Renova” e s outros serão taxados 30%
:-))
Na Europa a culpa tem um nome:
Comissão Europeia!!!
É o mundo real que vai ensinar os carneiros que seguem as instruções da ditadura europeia.
Qual ? A russa ?
A União Europeia e o seu planeamento estatal está cada vez mais parecida com a União Soviética. Tudo para o bem do povo, claro.
A Tesla está cada vez mais no fundo. O Musk arrebentou com aquilo.
Na minha opinião, as empresas europeias estão de rastos porque são uns dinossauros. Não têm agilidade para se adaptar. Nunca acreditaram que uma empresa americana de um gajo qualquer consegui-se mudar a humanidade, e a sua arrugancia fez com que entrassem na corrida tarde. Agora ficaram para tras e choram. Ate a china ja faz carros mais apelativos que os europeus. É simllemente o ciclo das empresas
A indústria automóvel vai ter aquilo que procura, tentam impingir veículos elétricos, que o mercado não quer… Só não vê quem quer e podem por este post para daqui a 20 anos lerem… O elétrico não foi, não é e nunca será o passado, presente e futuro do automóvel.
Agora venham daí os discípulos da eletricidade, podem escrever dizer tudo o que acham, mas o mercado é soberano!
Tem razão, o mercado é soberano, por isso as vendas dos eléctricos sempre a subir e os combustão sempre a descer
A grd subida dos elektros na UE data de há 2 anos a esta parte onde atingiram 20%das vendas em determinado mês.
O que se assiste agora são recuperação tímidas face às enormes quedas do ano passado. Contudo insuficientes para cumprir objectivos traçados pelos alucinados.
Cheira-me q vamos chegar a 2927 e as metas vão ser novamente adiadas. Ninguém foi multado em 2025, ninguém será multado em 2027.
Então vendam mais híbridos que cumpram as normas.
Ainda bem, assim ficam com mais dinheiro para investir naquilo que interessa.
O que parece não querer é veículos a combustão, tanto que estão há anos a cair nas vendas.
Só não vê quem não quer.
Então consultou a Maya e acreditou ?
Agora vêem os discípulos da combustão fazer muros de lamentações. Looool
Oh JL tu que és um gajo que nunca se engana, estás sempre certo, porque é que a empresa que ganhou os transportes públicos na minha zona, uma multinacional, só comprou autocarros a gasóleo? Devem ser uns gestores incompetentes para só comprarem autocarros a gasóleo não achas?
Amanhã vou lá ralhar com eles de terem o desplante de terem 200 autocarros no parque, e movidos a gasóleo.
Nem sabem gerir e comprar elektros. Malvados.
Onde me enganei ?
Eles lá sabem, e porque tinham de comprar outros ?
Então vá, já que é tão ambientalista..
já que você só vê elektros á frente, porque não haveriam de comprar elekros?
È mais barato segundo as suas pseudo análises.
Então onde só vi eléctricos à ? Deve estar a falar de si, até andou aqui a inventar que andou num.
Cada um decide o que deve comprar, nunca me vai ver a impingir como você faz.
Eu não impinjo nada a ninguém. Olhe tive nas ilhas e andavam de land Cruiser veja lá…. Não andavam a passear se em teslas para dizerem que são amigos do ambiente.
E é td verdinho @Mario. Até dá gosto respirar aqueles ares. Isto pq lá não há pão para malucos à conta de espelhos e ventoinhas que dizimam florestas e assassinam animais.
Já aqui no continente, em vez de ar fresco, cada vez levamos com mais pó e dizem sempre que a culpa é do norte de África lol.
Só hoje tive que virar 3.
canecas só para limpar a garganta.
Alucinados do car@il. Velhos tempos q bastava ir a Belém ao passeio dos tristes para respirar ar fresco. Hoje nem no Meco e qq dia nem na Comporta que já estão a tratar de plantar espelhos ao longo da Costa, até passar Sto André e se calhar até Vila Nova ou mesmo São Torpes.
Lamentável, alguém tem q parar esta loucura.
E cá também podem andar de land Cruiser, já viu alguém a proibir ?
Mas há lá teslas, se não os vê é falta de visão.
Então mostre lá onde estão os espelhos e ventoinhas a caminho de Belém ?
Sim, parece que ninguém lhe vai parar essa loucura, no entanto fico a aguardar que me diga qual o gerador que usa para alimentar a sua casa.
Estas poeiras repentinas vêm ali do Saara da Torre Bela… Deixa-te de ser Calimero.
Claro que vêem, que mais podiam ser. Looool
Deixo pois, já lhe disse que não pertenço a rebanhos.
“…veículos a combustão, tanto que estão há anos a cair nas vendas…”
Para mal dos seus pecados não estão. Ainda representam 85% na UE. O que é épico e prova resiliência num espaço onde se queima montanhas de dinheiro a ostracizar os combustão.
Mas estão, há vários anos.
Errado, já são menos de 50%.
Ahahahsha 50% kkkkk
Nem a 40% chegam já.
A fatia de elektros é 15%, temos pena. Tudo o resto é combustão para serem proibidos após 2035 pelos alucinados.
É pois, mais uns menos noutros, no entanto a crescer, ao contrário dos outros.
Se são elektros, tenham a coragem de autorizar a venda de novos híbridos depois de 2035.
Para quê tanta conversa @JL? Eles próprios admitem q são carros a combustão.
Para quê? Quem nessa altura vai querer híbridos ? Agora já poucos os escolhem.
Lol. São só 3x’ mais que os elektros.
São 3x mais contando com os micro híbridos.
São todos aqueles que a canalha chama elektros para parecerem muitos.
Não, a esses ninguém chama eléctricos, só se for você.
Para parecerem muitos e os combustão parecerem menos. Vc não pára de confirmar isso e é o espelho disso.
Nalguns países só os bev são mais de 50%, híbridos uns 25% e noutros até estão a desaparecer.
A Ineos produz o Land Rover Defender antigo e o dono é o maior accionista da indústria do petróleo e gás na Inglaterra. Notícia tendenciosa com objetivos próprios. manter lixo em produção a matar as crianças com o fumo.
Conclusão precipitada.
A Ineos é credora de créditos de carbono. Só por aqui já fostes.
Qualquer um pode ser credor de créditos, basta comprar.
https://www.ineos.com/our-businesses/
“Businesses
INEOS operates 36 individual business units covering the chemical and oil & gas industries, together with a number of consumer brands. Our chemical businesses are combined into a number of larger financial groups including INEOS Group, INEOS Styrolution, INOVYN and INEOS Enterprises. We operate a number of oil & gas businesses in the North Sea, together with the Forties Pipeline System and a refining joint venture, Petroineos.”
Só por aqui já foste…
Esqueceste o H2 pq?
É o que diz no site deles, está lá o link.
Em alternativa pergunta-lhes diretamente:
https://www.ineos.com/contact/
E a produção das baterias não mata crianças? Simplesmente o land Rover defender antigo se calhar é mais amigo do ambiente que outros veículos produzidos mais recentemente.
Dou lhe um exemplo, nas ilhas é consumido fuel para produção de energia porque é mais eficiente… Já se começam a introduzir baterias mas ainda é complicado manter um sistema isolado con 100% renováveis.
Pelo que estive a ver, este Land está homologado para circular na UE. Logo não deve emitir nada de especial.
Já as pick-up fabricadas em PT só podem ser vendidas depois de passar a fronteira da UE.
Deixa lá, isto é td dor de cotovelo por não terem nenhum elektro com capacidades off-road como o Land.
Diga me você que é o ambientalista de serviço !
Não é porque é mais eficiente, é porque é mais barato.
E não é fuel, é gasóleo.
Não tem nada a ver com emissões ,tem a ver com não ter sistemas antipoluição, entre outros sistemas que são obrigatórios na Europa, coisa que não é preciso para o mercado de destino.
Exacto, se passar a fronteira, deixa de ser um problema para o planeta e para o aquecimento global.
Se quer viver como eles porque não vai para lá ? É uma terra tão prospera.
Diga me você que é o ambientalista de serviço !
Não é porque é mais eficiente, é porque é mais barato.
E não é fuel, é gasóleo