Hyundai NEXO: combina hidrogénio e +700 km de autonomia com carregamento de 5 minutos
No seu evento de lançamento global, no Salão da Mobilidade de Seul, na Coreia, a Hyundai Motor Company apresentou o novíssimo veículo elétrico a pilha de combustível (FCEV) Hyundai NEXO, um SUV de tamanho médio de vanguarda. Segundo a marca, o lançamento representa um marco significativo na mobilidade a hidrogénio.
O novo Hyundai NEXO oferece flexibilidade, eficiência e segurança, o que o torna uma escolha interessante para os primeiros utilizadores de FCEV. Com a sua tecnologia de pilha de combustível, o Hyundai NEXO não emite gases de escape.
Com este modelo, a Hyundai procura proporcionar mais de 700 km de autonomia com um carregamento de cinco minutos, bem como obter classificações de segurança de alto nível, graças às caraterísticas de segurança abrangentes.
O Hyundai NEXO de segunda geração reflete a liderança da Hyundai Motor Company na mobilidade a hidrogénio e 27 anos de experiência em tecnologia de células de combustível.
Este novo modelo sublinha, também, o compromisso da empresa com uma estratégia diversificada de eletrificação de veículos, que inclui não só veículos elétricos a bateria (BEV) e híbridos, mas, também, FCEV.
Design exterior "Art of Steel" e conforto interior melhorado
Baseado no conceito INITIUM revelado em outubro de 2024, o novo Hyundai NEXO incorpora a nova linguagem de design "Art of Steel" da Hyundai, refletindo a força inerente e as formas naturais dos materiais.
O novo Hyundai NEXO apresenta um design robusto e sofisticado, com linhas arrojadas e uma estrutura sólida. Os padrões de ranhuras horizontais do novo Hyundai NEXO nas portas realçam a durabilidade do veículo.
O exterior do veículo, que chega sob o mote "Hidrogénio para a Humanidade", é definido pelas suas lâmpadas "HTWO", criando um design distinto específico para FCEV.
O Hyundai NEXO de nova geração estará disponível em seis cores: Creamy White Pearl, Phantom Black Pearl, Amazon Gray Metallic, Ocean Indigo Matte, Ecotronic Gray Pearl e Goyo Copper Pearl. Esta última cor foi inspirada na natureza e na cultura da Coreia, incorporando a essência do "Koreanism".
O Hyundai NEXO utiliza um processo de pintura de três camadas, criando um efeito multidimensional em que a cor da carroçaria muda consoante o ângulo da luz e o ambiente circundante.
Interior igualmente requintado
No interior, o Hyundai NEXO oferece um ambiente espaçoso, concebido para aumentar o conforto e a comodidade dos passageiros.
A marca utiliza estofos de alta qualidade e macios com padrões que evocam o calor e o conforto de uma casa.
Um ecrã curvo, centrado no condutor, controlos intuitivos e uma consola central tipo ilha com um impressionante espaço de arrumação são as principais caraterísticas.
Os ecrãs digitais dos espelhos laterais integram-se perfeitamente no painel de instrumentos, maximizando a abertura e o carácter prático.
O novo Hyundai NEXO é mais comprido, mais largo e mais alto do que o seu antecessor, o que resulta num maior conforto para os passageiros e numa maior capacidade de carga traseira, com um máximo de 993 litros.
A plataforma recém-implementada na área da bagagem foi concebida para permitir aos utilizadores selecionar e utilizar livremente acessórios adaptados às suas necessidades.
Encontram-se soluções de arrumação inteligentes em todo o habitáculo, e a iluminação ambiente ligada aos alertas de limite de velocidade na estrada contribui para a experiência premium do novo Hyundai NEXO. O teto panorâmico aumenta a sensação de espaço interior.
São utilizados materiais sustentáveis em todo o veículo, incluindo couro de processo biológico, couro PU biológico, tecido PET reciclado, tecido de linho, plástico biológico, pele TPO biológica, tinta biológica, espuma PU biológica e resíduos de plástico automóvel reciclados.
Sistema de células de combustível proporciona melhorias no desempenho
O novo Hyundai NEXO apresenta avanços significativos a nível da cadeia cinemática. Estes avanços centram-se na célula de combustível (FC) e nos sistemas de eletrónica de potência (PE), que foram melhorados para aumentar a potência e o desempenho.
Um novo sistema de motor complementa estas melhorias, aumentando a potência do sistema PE e a capacidade da bateria.
Como resultado, a potência total foi elevada de 135 kW para 190 kW, enquanto a potência da bateria duplicou de 40 kW para 80 kW.
Estas melhorias contribuem para um tempo de aceleração 0-100 km/h mais rápido de 7,8 segundos, em comparação com os 9,2 segundos do anterior Hyundai NEXO.
A pilha de células de combustível de hidrogénio fornece uma potência máxima de 110 kW, um aumento de 16%, enquanto o novo motor elétrico fornece até 150 kW. Esta apresenta, também, melhorias no funcionamento a baixa temperatura e na durabilidade, incluindo a membrana, e uma estrutura uniforme de desempenho da célula.
A função anti-congelamento da pilha "Wake Up" e outras otimizações do sistema melhoram a condução a baixas temperaturas e a facilidade de arranque durante todo o ano.
Além disso, o novo Hyundai NEXO oferece uma maior capacidade de armazenamento de combustível sem comprometer o espaço do habitáculo.
A competitividade do sistema de autonomia totalmente elétrica (AER) é assegurada através de uma maior eficiência de combustível, bem como de uma maior capacidade do depósito de hidrogénio e de uma maior densidade de armazenamento de hidrogénio.
As melhorias aerodinâmicas, incluindo otimizações na parte inferior da carroçaria e melhorias na gestão do fluxo de ar, reduzem a resistência e melhoram a eficiência.
O desempenho avançado do veículo em termos de ruído, vibração e aspereza (NVH) é reforçado por tecnologias como o controlo ativo do ruído na estrada (ANC-R) e pneus que absorvem o som, melhorando o refinamento do veículo - especialmente durante a aceleração e em estradas irregulares.
Para melhorar ainda mais a facilidade de utilização, os modelos de especificação europeia do novo Hyundai NEXO oferecem uma capacidade de reboque de até 1000 kg.
O sistema pioneiro e-Handling do novo Hyundai NEXO melhora ainda mais o desempenho da condução através do controlo do binário do motor para um melhor comportamento. Ao ajustar a potência do motor, o sistema otimiza a aderência, aumentando a resposta da direção e a estabilidade.
O novo Hyundai NEXO utiliza um Sistema Regenerativo Inteligente (SRS) para melhorar a experiência de condução, ajustando automaticamente a travagem regenerativa com base nos dados de navegação e na distância aos veículos da frente.
Tecnologia melhora a experiência do veículo elétrico a hidrogénio
O novo Hyundai NEXO oferece uma gama de caraterísticas centradas no consumidor, concebidas para tornar a experiência de condução elétrica a hidrogénio intuitiva e conveniente.
- Alavanca de mudanças do tipo coluna que aumenta a comodidade do condutor e a facilidade de utilização da zona envolvente do habitáculo.
- Planeador de rotas FCEV do veículo ajuda os condutores a chegar aos seus destinos, incorporando as estações de carregamento necessárias nas rotas quando os níveis de energia são baixos.
- Sistema ccNC (Connected Car Navigation Cockpit) apresenta um ecrã curvo que combina um painel de informações do condutor de 12,3 polegadas e um monitor de infoentretenimento de 12,3 polegadas.
- Sistema de infoentretenimento com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, juntamente com um sistema de som premium Audio by Bang & Olufsen com até 14 altifalantes.
- Função de reconhecimento de voz com Inteligência Artificial generativa, com capacidades avançadas no seu assistente de voz.
- Head-up display (HUD) projeta informações essenciais do veículo no para-brisas.
- Sistema duplo de carregamento sem fios, localizado na consola central, permite o carregamento a alta velocidade de smartphones.
- Função de vehicle-to-load (V2L) que fornece soluções de energia versáteis tanto no interior como no exterior do veículo.
- Espelho central digital (DCM) que melhora a visibilidade traseira através da utilização de um sistema de câmara-monitor.
- Sistema de espelho lateral digital (DSM), em vez dos tradicionais espelhos óticos em alguns mercados, oferece uma visão traseira mais ampla e clara.
- Built-in Cam 2 Plus oferece captura de vídeo de alta qualidade através das câmaras dianteira e traseira, incluindo capacidades de gravação de voz.
- Sistema de autenticação de impressões digitais que oferece maior comodidade e segurança ao integrar a autenticação de impressões digitais como parte do sistema áudio, visual, de navegação e telemática (AVNT) topo de gama.
- Digital Key 2 permite a entrada e o arranque do veículo através da comunicação sem fios com o smartphone, com controlo remoto de curto alcance e RSPA (Remote Smart Parking Assistance) 2.
- Sistema de Alerta de Ocupantes Traseiros foi concebido para evitar incidentes de segurança através da deteção de crianças deixadas no veículo.
Caraterísticas avançadas de segurança e assistência ao condutor
O Hyundai NEXO possui uma estrutura integrada e até nove airbags para a proteção dos passageiros e do depósito de hidrogénio do novo Hyundai NEXO.
Está ainda equipado com as mais recentes tecnologias do Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) para prevenção de colisões.
Além disso, foi construído por via de estampagem a quente e materiais de alta resistência para aumentar a rigidez da carroçaria e garantir uma forte segurança passiva através de uma proteção eficaz do espaço dos passageiros.
A utilização de aço de ultra-alta resistência de terceira geração melhora significativamente a rigidez em comparação com o aço de primeira geração.
Características do ADAS
- Assistente de Travagem Autónoma de Emergência (FCA) 1.5/2. 0;
- Assistência à manutenção na faixa de rodagem (LKA);
- Assistência à prevenção de colisão no ângulo morto (BCA);
- Aviso de saída em segurança (SEW);
- Assistência à saída em segurança (SEA);
- Assistência Inteligente ao Limite de Velocidade (ISLA);
- Alerta de Fadiga do Condutor (DAW);
- Monitorização do Ângulo Morto (BVM);
- Assistência de Máximos (HBA);
- Cruise Control Inteligente (SCC);
- Paragem de emergência, Cruise Control Inteligente com base na Navegação (NSCC);
- Assistência de Acompanhamento da Faixa de Rodagem 2 (LFA);
- Assistência à Condução em Autoestrada (HDA);
- Monitor de Visão Traseira (RVM);
- Câmara de Visão 360º (SVM);
- Assistência à Prevenção de Colisões por Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA);
- Aviso de Distância de Estacionamento Frontal/Lateral/Traseiro (PDW);
- Assistência à Prevenção de Colisões em Estacionamento Frontal/Lateral/Traseiro (PCA);
- Assistência Remota Inteligente ao Estacionamento 2 (RSPA).
O Hyundai NEXO deverá chegar aos mercados globais no final deste ano (ainda por confirmar a presença nos diversos países europeus), enquanto testemunho da liderança da empresa no mercado global de hidrogénio.
Aqui está o futuro da mobilidade. Agora venham daí os comentadores adeptos das baterias viciadas…
Estes também têm baterias, e tem mais 2 componentes que também viciam, as fuel cell e os tanques de combustível.
As fuel cell também viciam?!?!
Dessa não sabia!!!
Estes detalhes são a parte que ninguém conta…
Mas há uma coisa que não faz grande sentido: como é que os tanques de combustível viciam???
Óbvio que degradam, tanto que têm uma duração menor que as baterias.
Conta, tanto que basta ver a garantia da fuel cell e da bateria do mesmo carro, na Toyota é só o dobro para a bateria.
Mas já agora, se é futuro porque não é presente ? Porque não tem um ? Assim podia falar da sua experiência.
Podes ficar com esse carro elétrico sem locais para abastecer…
Na Alemanha 25% das bombas do país (22 estações) vai fechar em Junho porque não possuem viabilidade comercial. Ao dinheiro que a UE enterrou para as abrir (os custos andam à volta de €3 Milhões cada posto) tinham coberto o país todo de postos de carregamento elétrico…
25% ? Na zona de Berlim e numa área de 300 KMS circundantes está tudo fechado.
Cuidado com os carros movidos a hidrogênio, além de ser caro abastecer é muito difícil encontrar uma bomba para por hidrogênio. Aqui na Alemanha onde estou a viver, tem estado a fechar os postos de abastecimento de hidrogênio.
Na zona de Berlim foram fechadas há cerca de 4 meses, devido a incidentes, não há previsão para abrirem.
Isso vai mudar.
Em breve teremos postos de H2 a cada 100kms nas principais estradas e à entrada e saida das principais cidades.
Eles também já tiveram….
Vai de demorar, vai vai ser viável. As baterias são algo já obsoleto.
Mas estes também são a baterias, o hidrogénio é só para as carregar..
Isso é porque antes não havia NEXO…
Tem estado a fechar porque acabou o período que tinham que estar abertos depois de sacar os fundos europeus.
É tudo um esquema para sacar fundos, todos os projectos de hidrogênio fecham quando não tem mais fundos.
Não, fecharem porque houve incidentes e explosões.
Fecham porque não são rentáveis.
Isto sim, já me convence mais do que os carros a pilhas!
Mas estes é que são a pilhas, enfim, nem sequer leu o artigo, tal é o preconceito.
qual preconceito. Acho-te uma graça fazeres juízos de valores sem me conhecer de algum lado.
Para tua informação sempre achei a tecnologia a hidrogénio melhor do que os VE tradicionais. Ainda a Tesla andava a saltar do esquerdo para o direito já eu pensava assim.
Portanto…
Cresce e aparece! Toma pumba! 😉
Não fiz juízo de valor, fiz uma analise simples ao que disse aqui.
Mas porque acha melhor ? já a testou ? é que eu já.
Pensava como, se os teslas apareceram primeiro que a tecnologia de hidrogénio ?
Portanto continua com o preconceito, e pior, com muito desconhecimento.
Agora fazer uma observação é fazer um juízo de valor… enfim.
O hidrogénio é menos eficiente que o petróleo.
Sim, aí está o D. Sebastião da mobilidade… o hidrogênio, eheh.
Caro pra burro e é quase como trazer uma bomba debaixo do carro, mas enfim, quem não sabe…
Adoro observar a desorientação dos discípulos elektros sempre que se fala no H2.
Parecem D.Quixotes a lutar com moinhos de vento.
Adoro observar a desorientação dos discípulos ice sempre que se fala no H2.
Parecem D.Quixotes a lutar com moinhos de vento.
Caros JL e Yamahia, o símbolo químico do hidrogénio é H e não H2. O símbolo químico H2O (água) é o resultado da junção de 2 átomos de Hidrogénio e 1 de Oxigénio. Fica a correção!
Correção de ? O gás que se usa nestes veículos é H2, não existe qualquer correção.
Caro @Sr. Dr. Professor
O “H”sozinho representa o elemento químico hidrogénio, mas o que realmente é usado nos carros movidos a célula de combustível é o gás hidrogénio molecular, que é composto por duas moléculas de hidrogénio (H2). Depois basta uma de “O” para que saia H2O pelo tudo de escape.
Vc já parece um papagaio.
Assim não perco tempo com argumentos sem nexo, é só copiar, porque servem para ambos.
Os veículos elétricos mataram os carros a hidrogênio. Sabe por quê? Têm o dobro da eficiência! O hidrogênio está morto! São menos eficientes na conversão da energia da célula para o motor (sim, o motor é elétrico) e ainda mais caros. Os elétricos ganharam há muito tempo!
Só com um certo tipo de baterias, não se esqueça, e essa tecnologia está acabando. A LFP não tem esse problema, e as semi sólidas também não.
Todas as tecnologias emergentes teem os seus problemas no início, precisam de ser melhoradas e é o que está a acontecer. Mas tem 10 vezes mais probabilidades de morrer queimado num combustão que num eléctrico, e 16 vezes mais num Hibrido
E os veículos elétricos? Esses são ainda piores!
Quando aquilo começa a arder, liberta mais de 100 substâncias tóxicas, como o gás carbónico, cianeto e metais pesados.
O fogo cria um efeito dominó. A bateria pode voltar a arder por horas, dias e até semanas depois!
Estes também são eléctricos, qual é a diferença ?
Triângulo do fogo:
calor + oxigénio + combustível (baterias)
Para apagar, é preciso remover o calor ou oxigénio. Nos carros elétricos, remover o oxígenio não basta. As baterias entram em fuga térmica, libertam calor e oxígenio. Mesmo depois de apagado, as baterias voltam a aquecer (calor), e o fogo começa de novo. É uma reação em cadeia.
É isso que tem de remover destes carros que também são eléctricos, caso não exploda antes os tanques de hidrogénio e fique um buraco no chão..
Ponham mas é o combústível barato e deixem de inventar.
Como se pode por algo barato que é caro ? Fazer como fazem nos combustíveis fósseis ? Com subsídios ?
Os subsídios de que tanto fala estão mais na sua cabeça e de alguns “líderes” da UE. Quando a UE fala de acabar com os subsídios aos combustíveis, o que quer dizer é que se deve taxar mais. O preço dos combustíveis está “nas alturas” precisamente por causa de “intermináveis” taxas. Já muitos aqui explicaram lhe isso, mas a explicação teria tido melhor proveito se tivesse sido dada a uma parede que ao @JL. A parede, ao “responder ” com silêncio, demonstra inteligência, ao contrário de JL que, mesmo não tendo argumentos, responde só para dizer que ganhou a discussão. Das poucas vezes que comento o que escreve, não costumo dar réplica, além de ser desperdício de tempo, também alimento sua mania de responder para dizer que ganhou a discussão.
Na minha não estão, não sou eu que falo deles, é o FMI, a T&E e outras entidades.
Estava mais na alturas se não fossem os subsídios.
Mas quer silêncio porquê? Porque sabe que estou a dizer uma verdade ? Tudo normal então.
Nem precisa de réplica, eu vou repetir o mesmo e vezes sem conta.
Eu respondo cada vez que entender, é isso que se chama de liberdade de expressão.
Pois claro, os capitalistas do negócio dos combustíveis vão já a correr para o por barato. É mesmo para isso que eles lá estão.
eheheh… esse discurso parece a cassete a cheirar a bafio do partido comunista e outros desse lado 🙂
700km? RIP Tesla!
O Musk anda a dormir!
O Musk não aposta em tecnologias obsoletas.
O hidrogénio poderá ter o seu lugar em veículos de grande tonelagem, como porta-contentores, barcos cruzeiro, camiões TIR de grande curso, etc. Agora na Indústria aeronáutica e no automóvel não me aparece muito viável. Mas se a Hyundai acha que tem futuro, quantas mais opções melhor.
Grande curso ? Com autonomias baixas ?
Se não é viável em ligeiros muito menos é em pesados, nujca
Nunca uma tecnologia cara e que também e que também usa um combustível caro teve hipóteses em grandes transportes, é por isso que o gasóleo é dos combustíveis mais subsidiados.
Só se for o gasóleo usado nas termoeléctricas porque o que é usado no transporte rodoviário mais de metade do que se paga são impostos. Isto na UE, obviamente.
As termoeléctricas não usam gasóleo, portanto é impossível.
Então pagam menos que a electricidade usada pelas empresas, que é muito mais usado.
Não usam?
Veja lá bem aquilo que anda praí a espalhar.
Isso é mania ou uma vontade incontrolável de enganar as pessoas?
“…Neste momento a produção através da energia térmica com utilização de gasóleo representa 70%…”
Também gostei desta:
“..Destes, cerca de 70 milhões foram perdidos na rede de distribuição. …”
LOOOLOOL
“https://madeira.rtp.pt/sociedade/producao-energetica-atraves-do-vento-e-da-agua-aumenta-na-madeira/
Não, não usam.
Portanto não são termoeléctricas, são geradores a gasóleo.
70 milhões de quê?
Quando é para dizer disparates já pode ir buscar notícias de 2017 ?
Olhe aqui
https://infogram.com/smart-regions-hydropower-madeira-1h8n6m3d937gj4x
Não usam só pq vc não quer.
Diesel do bom 😛
E no ano seguinte aumentou 9% para 72,2% e as renováveis diminuiram para míseros 27%
https://estatistica.madeira.gov.pt/en/drem/organizacao/planeamento-e-gestao/220-press-release/electric-energy-press/4384-05-02-2024-in-2023-the-electricity-production-in-the-autonomous-region-of-madeira-increased-by-2-7-compared-to-the-previous-year.html
Termoeléctricas não usam gasóleo, os geradores é que podem usar, não leu o que eu disse ?
Mas a Madeira é o mundo ? Portanto o continente também usa, é isso ?
Olha, afinal está a diminuir:
https://www.dnoticias.pt/2025/2/3/436724-producao-de-energia-electrica-na-ram-aumentou-20/
Yá, houve mais gás e mais chuva. Nem todos os anos são iguais. No fundo 2024 equiparou a 2022.
Ainda assim estamos a discutir preciosismos. 67 não é muito diferente de 70.
Quanto às termoeléctricas a Diesel, está no “seu” texto que as termoeléctricas usam Diesel.
“…sendo que o gás natural serve essencialmente para abastecer a central térmica da Vitória (Socorridos) em alternativa ao fuelóleo…”
Não sei o que lhe vai na cabeça.
Na realidade as termoeléctricas queimam o que lhes derem desde que seja combustível.
E não usam, em lado nenhum dizem que usam diesel em termoeléctricas, o que usam na madeira são geradores a diesel, isto porque não fazia sentido usar diesel em termoeléctricas.
Pois, eu também não sei o que lhe vai na cabeça para inventar tanto.