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Hyundai NEXO: combina hidrogénio e +700 km de autonomia com carregamento de 5 minutos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Jota says:

    Aqui está o futuro da mobilidade. Agora venham daí os comentadores adeptos das baterias viciadas…

    • JL says:

      Estes também têm baterias, e tem mais 2 componentes que também viciam, as fuel cell e os tanques de combustível.

      • João says:

        As fuel cell também viciam?!?!

        Dessa não sabia!!!

        Estes detalhes são a parte que ninguém conta…

        Mas há uma coisa que não faz grande sentido: como é que os tanques de combustível viciam???

        • JL says:

          Óbvio que degradam, tanto que têm uma duração menor que as baterias.

          Conta, tanto que basta ver a garantia da fuel cell e da bateria do mesmo carro, na Toyota é só o dobro para a bateria.

    • JL says:

      Mas já agora, se é futuro porque não é presente ? Porque não tem um ? Assim podia falar da sua experiência.

    • Realista says:

      Podes ficar com esse carro elétrico sem locais para abastecer…

      Na Alemanha 25% das bombas do país (22 estações) vai fechar em Junho porque não possuem viabilidade comercial. Ao dinheiro que a UE enterrou para as abrir (os custos andam à volta de €3 Milhões cada posto) tinham coberto o país todo de postos de carregamento elétrico…

  2. Martins says:

    Cuidado com os carros movidos a hidrogênio, além de ser caro abastecer é muito difícil encontrar uma bomba para por hidrogênio. Aqui na Alemanha onde estou a viver, tem estado a fechar os postos de abastecimento de hidrogênio.

  3. Grijó says:

    Isto sim, já me convence mais do que os carros a pilhas!

    • JL says:

      Mas estes é que são a pilhas, enfim, nem sequer leu o artigo, tal é o preconceito.

      • Grijó says:

        qual preconceito. Acho-te uma graça fazeres juízos de valores sem me conhecer de algum lado.
        Para tua informação sempre achei a tecnologia a hidrogénio melhor do que os VE tradicionais. Ainda a Tesla andava a saltar do esquerdo para o direito já eu pensava assim.
        Portanto…
        Cresce e aparece! Toma pumba! 😉

        • JL says:

          Não fiz juízo de valor, fiz uma analise simples ao que disse aqui.

          Mas porque acha melhor ? já a testou ? é que eu já.

          Pensava como, se os teslas apareceram primeiro que a tecnologia de hidrogénio ?

          Portanto continua com o preconceito, e pior, com muito desconhecimento.

  4. Rui says:

    O hidrogénio é menos eficiente que o petróleo.

  5. Antonio Vasco says:

    Sim, aí está o D. Sebastião da mobilidade… o hidrogênio, eheh.
    Caro pra burro e é quase como trazer uma bomba debaixo do carro, mas enfim, quem não sabe…

    • Yamahia says:

      Adoro observar a desorientação dos discípulos elektros sempre que se fala no H2.
      Parecem D.Quixotes a lutar com moinhos de vento.

      • JL says:

        Adoro observar a desorientação dos discípulos ice sempre que se fala no H2.
        Parecem D.Quixotes a lutar com moinhos de vento.

        • Sr. Dr. Professor says:

          Caros JL e Yamahia, o símbolo químico do hidrogénio é H e não H2. O símbolo químico H2O (água) é o resultado da junção de 2 átomos de Hidrogénio e 1 de Oxigénio. Fica a correção!

          • JL says:

            Correção de ? O gás que se usa nestes veículos é H2, não existe qualquer correção.

          • Yamahia says:

            Caro @Sr. Dr. Professor
            O “H”sozinho representa o elemento químico hidrogénio, mas o que realmente é usado nos carros movidos a célula de combustível é o gás hidrogénio molecular, que é composto por duas moléculas de hidrogénio (H2). Depois basta uma de “O” para que saia H2O pelo tudo de escape.

             

        • Yamahia says:

          Vc já parece um papagaio.

      • Rui says:

        Os veículos elétricos mataram os carros a hidrogênio. Sabe por quê? Têm o dobro da eficiência! O hidrogênio está morto! São menos eficientes na conversão da energia da célula para o motor (sim, o motor é elétrico) e ainda mais caros. Os elétricos ganharam há muito tempo!

      • Antonio Vasco says:

        Só com um certo tipo de baterias, não se esqueça, e essa tecnologia está acabando. A LFP não tem esse problema, e as semi sólidas também não.
        Todas as tecnologias emergentes teem os seus problemas no início, precisam de ser melhoradas e é o que está a acontecer. Mas tem 10 vezes mais probabilidades de morrer queimado num combustão que num eléctrico, e 16 vezes mais num Hibrido

    • Rui says:

      E os veículos elétricos? Esses são ainda piores!

      Quando aquilo começa a arder, liberta mais de 100 substâncias tóxicas, como o gás carbónico, cianeto e metais pesados.

      O fogo cria um efeito dominó. A bateria pode voltar a arder por horas, dias e até semanas depois!

      • JL says:

        Estes também são eléctricos, qual é a diferença ?

        • Rui says:

          Triângulo do fogo:
          calor + oxigénio + combustível (baterias)

          Para apagar, é preciso remover o calor ou oxigénio. Nos carros elétricos, remover o oxígenio não basta. As baterias entram em fuga térmica, libertam calor e oxígenio. Mesmo depois de apagado, as baterias voltam a aquecer (calor), e o fogo começa de novo. É uma reação em cadeia.

          • JL says:

            É isso que tem de remover destes carros que também são eléctricos, caso não exploda antes os tanques de hidrogénio e fique um buraco no chão..

  6. Anung says:

    Ponham mas é o combústível barato e deixem de inventar.

    • JL says:

      Como se pode por algo barato que é caro ? Fazer como fazem nos combustíveis fósseis ? Com subsídios ?

      • AA.Gumane says:

        Os subsídios de que tanto fala estão mais na sua cabeça e de alguns “líderes” da UE. Quando a UE fala de acabar com os subsídios aos combustíveis, o que quer dizer é que se deve taxar mais. O preço dos combustíveis está “nas alturas” precisamente por causa de “intermináveis” taxas. Já muitos aqui explicaram lhe isso, mas a explicação teria tido melhor proveito se tivesse sido dada a uma parede que ao @JL. A parede, ao “responder ” com silêncio, demonstra inteligência, ao contrário de JL que, mesmo não tendo argumentos, responde só para dizer que ganhou a discussão. Das poucas vezes que comento o que escreve, não costumo dar réplica, além de ser desperdício de tempo, também alimento sua mania de responder para dizer que ganhou a discussão.

        • JL says:

          Na minha não estão, não sou eu que falo deles, é o FMI, a T&E e outras entidades.

          Estava mais na alturas se não fossem os subsídios.

          Mas quer silêncio porquê? Porque sabe que estou a dizer uma verdade ? Tudo normal então.

          Nem precisa de réplica, eu vou repetir o mesmo e vezes sem conta.

          Eu respondo cada vez que entender, é isso que se chama de liberdade de expressão.

    • Grunho says:

      Pois claro, os capitalistas do negócio dos combustíveis vão já a correr para o por barato. É mesmo para isso que eles lá estão.

  7. cAPEX says:

    700km? RIP Tesla!

    O Musk anda a dormir!

  8. PJA says:

    O hidrogénio poderá ter o seu lugar em veículos de grande tonelagem, como porta-contentores, barcos cruzeiro, camiões TIR de grande curso, etc. Agora na Indústria aeronáutica e no automóvel não me aparece muito viável. Mas se a Hyundai acha que tem futuro, quantas mais opções melhor.

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