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41% dos leitores acreditam no fim dos carros movidos a combustão no futuro

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Realista says:

    É bastante provável que acabem mantendo-se apenas alguns tipos de veículos que circularão com combustíveis sintéticos do tipo:

    – Veículos de Policia/Emergência
    – Veículos Militares
    – Carros Clássicos
    – Navios
    – Aviões/Aeronaves *
    – Veículos de Corrida/Desportos Motorizados.

    Como neste momento não existe quantidade de fornecimento global para alimentar um país pequeno com combustíveis sintéticos, quanto mais o mundo todo, seria necessário desenvolver novas fabricas em vários pontos do globo ao mesmo tempo para acompanhar a procura, isto sem falar do preço.

    Desta forma a construção dessas industrias iria levaria décadas e como tal a massificação dos carros elétricos e constante expansão da rede de carregamento, assim como o desenvolvimento de novas tecnologias para armazenar e transmitir eletricidade vai acabar por ditar o fim dos veículos pessoais movidos a combustível fóssil num prazo mais curto do que estamos a contar.

    Para além disso, neste momento o combustível sintético custa €40/L portanto abastecer um carro normal com 60L ficaria por €2.400… e para quem diz que os EV são caros: “outch”. Sem contar que um veículo normal, movido a combustível sintético, continuaria a libertar gases nocivos, isto é, se te fechares na garagem com o carro ligado morres na mesma sufocado e estás exposto a gases venenosos o que também não é bom para as cidades tanto a nível de poluição como a nível de ruído.

    No entanto o impacto global para o planeta seria o mesmo uma vez que no processo produtivo – da mesma forma que os EV – se se utilizar fontes renováveis para a sua produção o impacto é nulo.

    • Realista says:

      Correção:

      O preço atual já anda à volta dos €10/L o que atualiza o preço para 60L nos €600.

      Preço EX-Works, isto é, sem impostos, subsídios, custos de transporte, sem custos de armazenamento e sem margem do retalhista.

      A estimativa é que os preços do e-fuel fossem iguais aos combustíveis atuais em 2050.

      • JL says:

        Com as estimativas que mostram, nessa altura andar de VE é praticamente à borla.

        • Realista says:

          De borla não acredito, até porque os VE vão começar a ser taxados pelos governos não tarda nada…

          • JL says:

            Falando apenas em energia.

          • Realista says:

            Como assim? Não entendo como posso circular de borla…

          • JL says:

            Não disse que era, mas quase.

            Uma boa parte do custo de produção do efuel é a energia que usa.

            Portanto se agora custa a produzir cerca de 10 euros, como fala a Porsche, quanto custa a eletricidade para produzir numa situação em que o custo é idêntico aos de agora ?

            Não esquecer que o custo dos atuais combustiveis, gasolina e gasóleo, anda nos 0.8 a .85 euros por litro.

  2. Pedro says:

    Eu não só acredito no fim dos carros movidos a combustão no futuro, como de todos os carros, aviões, barcos e comboios!

  3. deepturple says:

    59% dos leitores não acreditam no fim dos carros movidos a combustão no futuro!

    Este é que deveria ser o título!

    • Vítor M. says:

      Não, porque a pergunta não foi se não acreditavam. A pergunta foi se acreditavam.

      • Ana Rita says:

        Entao e na pergunta “Vai continuar com a sua conta netflix depois do fim das contas partilhadas?”
        Porque é que ai a logica do titulo dos resultados nao foi que 18% vai continuar, mas sim.que 82% cancelou?

        Ou o mesmo.n questao do equipamento tecnologico amigo do ambiente em vez de dizerem que 20% escolheu que sim, meteram o titulo da negação da pergunta?

        Aqui se ve que os titulos sao consoante a mensagem que o autor quer vingar

        • Vítor M. says:

          Errado, de novo apanhado a dizer coisas erradas. O título da questão é “Com o fim das contas partilhadas na Netflix…” Depois, com os vários resultados, a resposta foi “82% cancelaram a conta na Netflix depois das alterações nas contas partilhadas”. Não há dúvida, foi a resposta que as pessoas mais votaram. Na questão semanal não existe aqui o “achismo”, ou é ou não é. Não é vinculativo a nada, é apenas uma resposta livre dos utilizadores. Depois, mediante o foco da questão, a conclusão é apresentada. Mas estão lá os dados de todas as respostas. 😉 Não mistures as coisas para baralhares as pessoas.

    • Anastacio Vitorino says:

      +1

  4. Joao M says:

    Sobre o tema dos carros já se falou muito. Cada um tem a sua opinião. Na maneira como as coisas estou é mais preocupado com o CaaS –> Car as a service; ou carros em que os serviços são pagos (BMW já tem isso). Isso sim é, para mim, mais preocupante do que se vou ter um carro a pilhas, hibrido ou a combustão.

    Quanto ao tema do TIk-TOK – “Deveria Portugal também proibir o TikTok nos equipamentos oficiais dos funcionários do Estado?”:
    – Sou da opinião que qualquer equipamento do estado, ou empresa, pode e deve ser protegido – porque o maior problema de cybersegurança não está no departamente de IT mas, sim, entre a cadeira e o teclado. Se o TikTok tem um grave problema de risco de segurança então pode e deve ser proibido em equipamentos de serviço. Aliás, se não é para alguém que usa para marketing, qualquer app (de caracter pessoal) deveria ser bem monitorizada caso usada em equipamentos de serviço.

  5. tumba says:

    https://youtu.be/VUKN3m8wD2Q
    A Porsche já fez uma parte do trabalho.
    Eu acredito que os preços irão baixar significativamente ao longo dos anos

  6. AAAND says:

    Mais um título de notícia publicado” ao contrário”, mas cada um manipula a informação como quer ou lhe convém.

    • Vítor M. says:

      Não, a pergunta está na positiva, e a resposta responde a essa pergunta. A pergunta “Acredita no fim dos carros movidos a combustão no futuro?” A resposta “41% dos leitores acreditam no fim dos carros movidos a combustão no futuro”. Na escola era assimq ue se respondia. Alhos com alhos, bugalhos com bugalhos. Alguns é que insistem em misturar alhos com bugalhos e ainda dizem que é manipulação 😀

  7. SANDOKAN 1513 says:

    O Vítor Martins está correcto.A pergunta do questionário era essa.Eu votei,na altura,no “Não”,mas a maioria votou no “Sim”,que se lhe há-de fazer ?? Quanto à pergunta deste questionário “Deveria Portugal também proibir o TikTok nos equipamentos oficiais dos funcionários do Estado?” eu não me vou pronunciar porque ainda nem sei bem para que serve o TikTok.A falar a sério.

  8. PorcoDoPunjab says:

    Eu acredito que os motores movidos a combustão, produtos derivados do petróleo. irão acabar, até porque o petróleo não dura para sempre.
    Existe o que existe e mais o que falta descobrir até chegar o dia em que eventualmente não haverá mais nenhum poço novo.
    Todos sabemos de onde vem o petróleo e essa matéria é finita, logo, o petróleo tb o será…

  9. André says:

    Porque chamam combustíveis “fósseis”? Que se saiba ainda ninguém sabe qual a sua origem. Também encontraram hidrocarbonetos num planeta qualquer, isso significa que lá existiram dinossauros? É mais fácil fazer vocês acreditar na história do pai natal.

    • JL says:

      Não sabem, ou você não sabe ?

    • Mr. Y says:

      O Google ou o ChatGPT respondem-te a isso 😉

    • Stanley says:

      Quem lhe disse que o petróleo advem dos dinossauros?

    • PorcoDoPunjab says:

      André, o petróleo tem como origem restos orgânicos de animais e plantas.
      Portanto, um poço de petróleo equivale a milhares ou milhões de árvores e animais que ao serem soterrados e por outros factores, deram origem ao petróleo, gás, etc…

      Só que este processo demorou centenas de milhares ou mesmo milhões de anos.
      Poderá dizer que neste momento há petróleo a ser ” construído ” devido aos mesmos processos?
      Há, só que é um processo muito muito lento…

      Agora imagine o seguinte, se na Arábia Saudita existem as maiores reservas e aquilo é um deserto, há milhões de anos aquela zona de deserto não tinha nada e deveria ser uma floresta tropical ou algo do género…

    • JL says:

      Boa desculpa da Allianz para aumentar os prémios, onde até meteu uns foguetes de pirotecnia para “embelezar” a coisa.

      Simples, é só não fazer o seguro com eles.

      • JL says:

        …pirotecnia num tesla model S para “embelezar” a coisa.

      • Realista says:

        Na verdade a forma como constroem os EV é que os torna mais caros para as seguradoras. Por exemplo existem construtoras como a Dacia e Nissan que metem os carregadores na frente do veículo, assim em caso de acidente, porque o mais provável é bateres de frente, danificas a porta de carregamento. No entanto essa porta de carregamento não é vendida em separado e tens de adquirir mais componentes que são caros. Para teres uma ideia, só para substituir a porta de carregamento de um Dacia Spring custa €3600, se tiveres de substituir mais componentes como o radiador, parachoques, etc, o custo de uma “pequena” reparação ascende os €5000…

        Óbvio que isto torna o seguro mais caro para alguns veículos por culpa das construtoras que parece que querem ganhar dinheiro na forma como desenvolvem veículos para irem ganhar na venda das peças de substituição.

        • Realista says:

          Para além disso, ainda existem o problema de existirem componentes que apesar de serem catalogados e identificados as construtoras não querem vender peças de substituição. Assim em caso de dano por colisão nessa peça o carro todo têm que ser dado como perda total porque não existe forma de reparar. Como é óbvio isso encarece o seguro para quem compra essas marcas…

          • JL says:

            A dacia parece que não vende o cabo, mas a Renault vende.

            Concordo, a porta de carga na frente nem só é mau para isso, como também para uso nalguns carregadores.

            A porta devia ter local padrão, atrás do pilar C na esquerda.

    • yamahia says:

      Ah poizé bebé.

  10. João Silva says:

    https ://eco.sapo.pt/2023/03/20/seguradoras-pressionam-fabricantes-de-automoveis-eletricos/

    Ecológicos dizem eles…. Reparação zero no caso da tesla…. Muito bem! E a culpa segundo os fanáticos dos elétricos é de quem…. Das seguradoras!

  11. B@rão Vermelho says:

    Na minha modesta opinião os carros a combustíveis ainda por cá vão andar muitos e longos anos, há países que não têm qualquer tipo de condições nos próximos 100 anos de poder trocar carros a combustão por carros VE, nos países mais desenvolvidos até pode acontecer mas até nesses tenho as minhas duvidas.
    Mas venham lá os VE, assim que acabar a construção da minha nova casa faz hoje um ano que começou vai ser das primeiras compras, o mais provável é ser o Dacia Spring, para o meu dia a dia chega e sobra.

    • Mr. Y says:

      É esse o erro de muita gente. Os carros exclusivamente a combustão vão acabar (se acabarem) a muito longo prazo, talvez daqui a uns 30-40 anos. Já vemos que as fabricantes estão a mudar as linhas de produção e a fazer híbridos ou totalmente eléctricos. Por isso, se deixar de haver oferta é lógico que deixam de circular.
      A única possibilida de os veículos a combustão não morrerem de vez é com os combustíveis sintéticos que, por enquanto, parecem não ser viáveis. Mas há uns anos também diziam que as baterias eram uma utopia.

      • JL says:

        Exacto, por isso estarem a criar um combustível que servirá, no caso da prosche para os seus clássicos, tal como sempre apontaram. E para outras aplicações como navios e aviões, com amónia e eQerosene.

    • Valdemar Santos says:

      +1

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