Homem diz que foi raptado pelo próprio carro, um MG ZS EV
Com tanta tecnologia que hoje equipa os automóveis, será que podemos desconfiar que essa tecnologia poderá "assumir o controlo"? Um homem diz que o seu automóvel deixou de responder aos comandos que dava e "raptou-o".
MG ZS EV é um carro elétrico... mas não tem condução autónoma
Tudo aconteceu na Escócia, com Brian Morrison, de 53 anos a ter que ligar para a polícia quando o automóvel deixou de responder aos comandos que passava para o veículo. Segundo revela o jornal Cornwall Live, o carro manteve uma velocidade constante de 50km/h e para evitar acidentes, Brian ligou para a polícia para que o ajudassem a parar o carro.
Percebi que algo estava errado quando me aproximava de uma rotunda e tentei diminuir a velocidade, mas não consegui. Ouvi um barulho alto que pareciam as pastilhas dos travões, mas como era um carro novo, sabia que não poderia haver problema com eles. Consegui contornar a rotunda a cerca de 50 quilómetros por hora e depois tinha uma longa estrada pela frente, então presumi que o carro iria abrandar se eu não acelerasse - mas isso não aconteceu. Tenho problemas de mobilidade, então não consegui nem sequer saltar para fora do carro, estava completamente preso
A polícia rapidamente colocou em prática um plano que permitiu ao carro, que circulava em piloto automático, embater numa carrinha, sem causar danos de maior. Apesar de ser um carro elétrico, este não tinha condução automática disponível, o que é estranho.
O carro elétrico em causa era um MG ZS EV, da marca britânica MG Motor, subsidiária da chinesa SAIC. Ao jornal Daily Star, o fabricante disse que "tem tentado entrar urgentemente em contacto com o Sr. Morrison para que o veículo possa ser totalmente inspecionado pela equipa de engenharia".
Foi o hacker Rui Pinto que pirateou o carro, concerteza…
Quero um vídeo ou é apenas uma daquelas histórias que é boa para contar no bar a beber uns copos, e toda gente se ri da situação…
aconteceu com ele o mesmo que com o carro, avariaram os 2
Pode muito bem ser possivel. Nao estamos e habituados a pensar nesse cenario, mas e so a moda pegar. Quando compramos um carro, agora ninguem sabe do que pode ser capaz. Nem os vendedores vos dizem tudo o que pode ser feito atraves do carro. E nem eles proprios podem saber dessas caracteristicas.
O carro não têm drive-by-wire, nem os travões são eletrónicos.
Pode ter acontecido o que pode acontecer a todos os outros carros que é o sinal do pedal ter ficado avariado e indicar constantemente uma velocidade de 50km/h.
Daqui o condutor só têm duas opções:
– Desliga o carro ou coloca a marcha em Neutro.
No entanto desligar o carro, colocar em neutro, travar com o pedal e travão de mão deveria ser o suficiente para travar o veículo.
Possivelmente ligou o Cruise control e não sabia como desligar.
Admira-te que tenha sido isso mesmo.
O cruise control desliga-se se carregar no travão…
Não percebi…por um lado “carro, que circulava em piloto automático..”mas depois “Apesar de ser um carro elétrico, este não tinha condução automática disponível“…???? Quer dizer o carro não tem condução automática , mas evoluiu sozinho para piloto automático ?…..deve ter inteligência e aprendeu com o dono a conduzir….
Já vi um filme com essa sinopse. Mas o casal, neste caso, não sobreviveu para dizer que foi raptado. Bom filme!
Se era um autocarro, o filme era o Speed…
Não. Era o Upgrade. Mas não digo mais porque é SPOILER!!!!!!!!!
Depois acordou…
um familiar meu teve um problema em que o carro acelerou sozinho e nem era elétrico, mas a gasolina, na realidade foi um problema no acelerador que só se resolveu na marca.
mode intrigas: ON
Soa a um pouco historia mal contada: pois a marca tentando saber melhor e querendo inspeccionar e resolver o problema o condutor nao se demonstra disponivel.. mto estranho.
quase parece daquelas cenas pagas pra afastar consumidores de mudar pra electricos