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ACP quer plano de abate para veículos em fim de vida

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Baptista da Costa says:

    Nem todos os veiculos com mais de 10 anos estão em “fim de vida”. Qualquer clássico tem 30 ou mais anos e se for pré-clássico, mais de 20.

    • JL says:

      Não é 10, é 13, mas também não é muito diferente.

    • Oscar says:

      Para eles isso não interessa, apenas lhe interessa é reduzir a idade media do parque automóvel…

      O problema é que todos sabemos que trocar de carro não é como eles pensam…

      • Robin7 says:

        o que lhes interessa é encher os bolsos e depois vêm com desculpas e o que dizer de um carro com 3 anos e 800.000 km pra esta gente deve ser novo.
        ja estou cansado do discurso de gente quem não percebe nada de carros mas vem esta faladura. parecem os vendedores de automoveis das revistas semanais.

  2. João Cardoso says:

    Faz todo o sentido quando se verifica que os carros antigos poluem bem mais, ainda por cima quando não existe qualquer controlo sobre os carros que circulam sem catalisador. Algo que deveria ser punido severamente

    • Oscar says:

      Então para ti o que faz sentido é a poluição, está certo, se os carros fosse mais acessíveis e o povo tivesse ordenados decentes se calhar trocava de carro com regularidade e não precisava de manter o carro tantos anos e ter de existir trafulhices como tu dizes…

    • Robin7 says:

      vai mas aprender mecanica

    • Norberto UNI says:

      Ganda lol, mas tu mandas nos carros dos outros agora? Se eu quiser andar com um carro a gasóleo dos anos 90, sem catalisador que nem é obrigatório, o problema é meu, não dá chatices, se avariar é barato de arranjar, etc LOL

      Essas conversas da carochinha é que se esquecem que os aviões e os barcos só um apenas de um deles equivale a mais de uma frota de carros. Se achas que eu tou a contribuir para a camada de ozono e essas tretas todas é porque pouco ou nada percebes do mundo atual e de como um carro funciona comparado a um avião ou barco.

      • JL says:

        Tem a certeza sobre os navios ? Não se esqueça dos que trazem combustível.

        • Pois, Pois says:

          Deixo-te dois artigos para leres (são pequenos):

          https ://automais.autosport.pt/noticias/opiniao-eletricos-sim-mas-tambem-ha-verdades-inconvenientes/

          https ://eco.sapo.pt/2021/09/29/industria-dos-cruzeiros-deve-ser-controlada-para-conter-poluicao/

          • JL says:

            Opiniões ? Já me contento com as que andam por aqui.

            A indústria dos cruzeiros já é controlada desde os anos 70, muito antes dos carros, só tenho pena que os carros não tenham a eficiência e emissões que têm os motores dos navios. Provavelmente nem se falava de eléctricos hoje em dia.

          • Pois, Pois says:

            Quando te agrada são artigos científicos, quando não te agrada são opiniões.
            Nada que me admire em ti…

          • JL says:

            Se agrada ou não, não sei, nem sequer a li, vi que no link que era opinião , passei à frente.

          • Pois, Pois says:

            Temos bruxo.. não lê mas sabe que são opiniões e que são diferentes das dele…

          • JL says:

            Ainda mais uma opinião infundada sem fontes, tal como este disparate comunal:

            “Se todos, neste momento, no mundo, passassem a usar carros elétricos, isso iria reduzir o consumo de petróleo no mundo em cerca de 10%. Leu bem. 10%. É alguma coisa, mas faltariam 90%…”

            Então os carros detêm a maior percentagem de emissões e são os que consomem mais ? Ainda quer que continue a ler a “opinião” ?

            https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/society/20190313STO31218/emissoes-de-co2-dos-carros-factos-e-numeros-infografias

          • JL says:

            Correção:

            Então os carros detêm a maior percentagem de emissões e são os que consomem menos? Ainda quer que continue a ler a “opinião

          • Pois, Pois says:

            Fico pasmada com a tua (falta) de inteligência, criticas o artigo que coloquei e de seguida colocas um a dizer a mesma coisa, fantástico, estás de parabéns. Para não me ficar pelos elogios, vamos ao “teu artigo”, que diz:

            “O transporte rodoviário representa cerca de um quinto das emissões da UE.
            As emissões de dióxido de carbono dos transportes de passageiros variam significativamente mediante o meio de transporte. Os carros são os maiores poluentes, uma vez que perfaziam 60,6% do total das emissões de dióxido de carbono em transportes rodoviários na Europa em 2019.”

            Então, os transporte são responsáveis por um quinto do total de emissões de CO2, o que quer dizer que são responsáveis por 20% (o mesmo que um quinto). Como destes 20%, os veículos ligeiros são responsáveis por 60,6%, quer dizer que os veículos ligeiros são responsáveis 12,12% do total das emissões de CO2.
            O artigo que postei falava 10%, portanto pouco diferente dos teus 12%, e no caso do artigo que citei era supostamente referente a todo o mundo, enquanto que o teu é da EU, logo, o que é dito no artigo que dizes ser opinião, coincide com o teu “paper” científico.
            Bravo…

          • JL says:

            Mas não é 1/5, é 1/4.

            O que eles diz é bastante diferente, ele diz que:

            ““Se todos, neste momento, no mundo, passassem a usar carros elétricos, isso iria reduzir o consumo de petróleo no mundo em cerca de 10%. Leu bem. 10%. É alguma coisa, mas faltariam 90%…”

            Desde quando as emissões são só do petróleo ?

            Realmente essa cabeça é que não funciona bem.

          • Pois, Pois says:

            Entre aspas está a citação exacta do “teu artigo”, por isso o “um quinto” não é da minha autoria…

            Há aí algum atrofio, só pode, se concordas que a totalidade das viaturas ligeiras são responsáveis por 12% das emissões de CO2, então se todas fossem para abate qual o ganho nas emissões de CO2? não era de 12%? E já nem falo nos 10% do outro artigo…
            (em rigor seria menos, porque obviamente os EV’s também produzem CO2, logo a substituição de ICE por EV daria um ganho inferior a 12%)

            Se o consumo de combustíveis fósseis está directamente relacionado com a emissão de CO2, então, uma redução de 12% no consumo teria uma redução de emissões de CO2 sensivelmente do mesmo valor…

            Os conceitos matemáticos não parecem ser o teu forte…

          • JL says:

            Mas nao sao 12%, você só está a inventar mais um número para ver de fica com a razão do artigo de opinião, mais um sem fontes e sem fundamento.

            A confusão está em si, se usa um valor de 60 % para os carros, tem de usar 1/4, já que nesse gráfico estão os rodoviários e os não rodoviários, como aviões e navios. Se tirar os aviões e navios é que é 1/5.

          • Pois, Pois says:

            A ver se é desta…
            Eu não estou a inventar nada, tenho usado os dados do teu artigo científico e apenas me preocupei com o valor aproximado, mas ok, vamos lá usar os teus valores rigorosos, diz o artigo:

            – “Os transportes foram responsáveis por cerca de um quarto das emissões de dióxido de carbono (CO2) na União Europeia (UE) em 2019, 72% das quais provêm dos transportes rodoviários.”

            Ou seja, os transportes na sua totalidade são responsáveis por cerca de 1/4 das emissões de CO2, 25% portanto. Destes 25%, 72% “cabem” aos transportes rodoviários. Isto significa que os transportes rodoviários são responsáveis por cerca de 18% (25*0.72) das emissões de CO2.

            – “Os carros são os maiores poluentes, uma vez que perfaziam 60,6% do total das emissões de dióxido de carbono em transportes rodoviários”

            Como os transportes rodoviários são responsáveis por 18% da totalidade das emissões de CO2, e como destes, os carros são responsáveis por 60.6%, significa que da totalidade das emissões de CO2 produzidas pelos transportes rodoviários, os carros respondem por 10.908% (18*0.606).

            Portanto, em vez dos 12% calculados de forma mais aproximada, ficaste agora com 10.908%, parece-me que o que querias ainda ficou pior, já que me começo a convencer que achavas que os carros eram responsáveis por 60% do total das emissões de CO2 (como os haters dos ICE costumam querer fazer parecer, mas não, não é verdade, são apenas por cerca de 10% a nível mundial).

          • JL says:

            Para mim 60% de 25% são 15 e não 10.

          • JL says:

            Além de que misturou novamente todas as percentagens só porque sim, então de os carros são 60 de todos, como é que tirando os navios e aviões continua a ser 60%? Loool

          • Pois, Pois says:

            Lamento, fica com esta do “teu” artigo, porque não te dou mais palha:

            “… PERFAZIAM 60,6% DO TOTAL DAS EMISSÕES de dióxido de carbono EM TRANSPORTES RODOVIÁRIOS…”

            Rodoviários = 71.7%
            60.6% + 27.1% + 11.0% + 1.3% = 100 %

            Se o artigo não te agrada arranjasses outro… vai ser burro para outro lado…

            (podes fazer os comentários que quiseres porque não te respondo mais, és um caso perdido)

          • JL says:

            Hum, já percebi onde está o erro, faltam os ligeiros, esses também são para abater em 2035, então adicione mais 11%.

            Esse é apenas um argumento, porque os outros ainda são mais ridículos, e não esquecer que 2050 é para tudo, incluindo os pesados.

          • JL says:

            *ligeiros de mercadorias

  3. Grunho says:

    Nem pensar. Isso queriam os sem vergonhas do lobby automóvel. Mas não pode ser. Deitar fora carros a andar é um crime ambiental e económico. Nem o estado pode prescindir dos impostos de matrícula, e ainda por cima agora que andou a dar borlas fiscais aos eléctricos, nem as pessoas têm 40 e tal mil para andar a comprar carros novos.

  4. João Carlos says:

    13 anos é velho? O meu com mais de 20 à beira de muitos parece mais novo que os mais novos.

  5. 0º0 says:

    O meu carro tem 23 anos, deita mais fumo que um comboio a carvão, se o governo me der um carro elétrico de 40k eu prometo que mando o meu carro para abate.

  6. Naodou says:

    Porque raio vou abater um veículo com 20 anos, com 0 problemas, fiável, a gasóleo que faz 4l/100, turbo original, amortecedores originais,que está em bom estado de conservação?
    porque não traz dinheiro ao estado é verdade….

  7. Baptista da Costa says:

    Refere-se aos clássicos? Os seus detentores deveriam see “punidos severamente”? Que sugere: pena de prisão, confisco da viatura?

  8. io says:

    Ate 30% da poluiçao total do carro vem da sua fabricaçao, entao forçar uma troca de veiculo nao reduz muito a poluiçao geral…

  9. TiagoR says:

    Associados do ACP são dos que mas poluem ! Basta ver os eventos que patrocionam ! Agora querem “borlas” !!!

  10. Jorge says:

    Eu sei que a ideia supostamente é ter carros menos poluentes na estrada, mas um carro com 13 anos é um carro que pode facilmente andar mais 13 anos sem problema nenhum, principalmente se tiver pouca quilometragem. E depois tem mais uma coisa, sabem o que polui mais do que andar 100000 km com um carro velho? Produzir um carro novo. Daí abater um carro que ainda tem muitos anos nas rodas é tudo menos ecológico.

    • Grunho says:

      A ideia é os sem vergonhas do lobby automóvel terem mais negócio e facturarem mais. Vender mais carros, mais créditos ao consumo, mais seguros e tudo o resto. Pouco importa a poluição de produzir o carro novo e de descartar o carro velho. “Tens de gastar, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a andar e os capitalistas a facturar”.

  11. André says:

    Não existe provas científicas sobre as emissões dos veículos fazem. Ficam todos pela arte do provável. Agora que interessa a muitos ganhar dinheiro sobre o pobre isso sim. Qual o carro de hoje faça menos de 6/7 l aos 100km? Esses valores eram os dos 1.4 a gasolina à 20 anos! Os a gasóleo Renault 1.5 fazem menos de 5. Qual “ecologia” hoje? Não interessa, o importante é endividar se para agradar à ACP. Bela ditadura “verde”, de dinheiro.

  12. Baptista da Costa says:

    Ideologia ou antes religião “verde”? Como essas não estão sujeitas a demonstração.

  13. Miguel says:

    O plano é simples, pelo que tem sido adiantado para o numero médio de anos do parque automóvel português que são 13 anos
    O incentivo ao abate é… castigar os carros antigos com aumentar o IUC de forma a “convencer” quem os tem ou tornar demasiado caro continuar a tê-los, fazendo contas fica sempre mais barato aumentar impostos do que conceder incentivos e ganham dos dois lados, ganham com os que mantêm os carros e ganham com os que decidem trocar

  14. Júlio Martins says:

    há alguns dias li numa revista francesa que os cerca de 270 navios de cruzeiro da msc poluem tanto como aproximadamente 1000 milhões de automóveis … a meu ver, o problema dos transportes não está nos veículos “velhos” 😉

    • JL says:

      Poluem em termos de ?

      • João says:

        Poluem, talvez em termos de poluição, lol.
        Só quem anda muito desinformado não repara nisso.
        Uma obsessão com os automóveis, mas não falam da poluição dos grandes navios e aviões.
        Se aos cargueiros reconheço utilidade e necessidade, não entendo porque ainda não há nenhum controle sobre os cruzeiros.
        Aliás, sabe que 70% das viagens de avião são desnecessárias? Ou são para férias, ou para ir tomar café a Londres e coisas do género.
        Tem notado algum travão nestas duas áreas? Não, o problema são os carros..enfim.

        • JL says:

          Só quem anda desinformado é que nao sabe separar os tipos de poluição.

          Dos carros falam muito da poluição co2, SOx, NOx e partículas. A poluição que os navios fazem a mais que os carros é em termos de SOx, e está nessa notícia, só quem não a leu não deu por isso. É porquê? Porque os navios consomem um combustível que é o resíduo da refinação dos combustíveis mais limpos como a gasolina e gasóleo, e até querosene, ou seja, para os carros não terem tantas emissões de sox, os navios acabam por consumir esse combustível sujo.

          Portanto agradecem aos navios esse consumo de um resíduo que tinha de ser queimado ou largado no mar, ou então consumido nos carros e outros veículos, se meterem os navios, que também transportam combustíveis, engraçado que se esquecem sempre destes, a poluição que eles fariam eram 60x inferior, já que o consumo destes é nessa proporção em termos daquilo que transportam.

        • JL says:

          Se meterem os navios a consumir gasóleo…..

        • JL says:

          E sim, tem notado e muito, para quem segue essas tecnologias, já que evoluíram muito mais os motores e propulsores dos navios e aviões que aquilo que evoluíram os dos carros, até porque em termos de normas de emissões são bem mais velhas, desde os anos 70, que existem normas de emissões para estes veículos, enquanto carros só a partir dos anos 90.

          Tanto é que em muitos portos não podem atracar navios com os motores ligados, e não os podem ligar enquanto não tiverem a x distância do porto, atracados muitos já têm alimentação electica pelo porto, no de Lisboa está a ser feito isso até com painéis solares e baterias estacionárias.

          • Norberto UNI says:

            És uma pessoa extremamente desinformada, mas isso já é de esperar aqui pessoal que nem está na área a dizer barbaridade dessa maneira, sinceramente alguém que reveja os comentários deste utilizador e os apague que não fazem sentido algum.

          • JL says:

            Se estou desinformado, contraponha os meus argumentos em vez de ficar só a chorar.

          • JL says:

            Ah, o seu argumento é nao fazer sentido, portanto para si está desinformado quem diz coisas que para si não faz sentido. Looooooooool

  15. mikado says:

    O meu ainda anda com 17 anos de existência, quase com 18 anos. Se querem alterar a idade do parque automóvel em deem carros mais recentes às pessoas.

    • Grunho says:

      O negócio deles não é dar carros mais recentes às pessoas. É vender-lhos à força, obrigando as pessoas a deitar fora os carros que já têm. Continuem a votar nos partidos coniventes com os sem vergonhas do lobby automóvel, continuem.

  16. Helio says:

    nem quando tiver dinheiro, substituo o meu mercedes 190D.

    O gasto energético para produzir outro carro tão bom como este é bem superior à diferença de CO2 e poluição que se criaria para conduzir mais uns anos valentes.

  17. Robin7 says:

    Os gajos do ACP e sucedaneos têm é substituir a cabeça !

  18. Nuno says:

    Não percebi uma questão, quais os veículos que fazem mais poluição?os carros que muitos do povo podem pagar e ainda usar,mesmo que já não sendo para todas as zonas do pais,por causa das restrições aplicadas á matricula,ou aqueles que a industria oculta da ue e outros países para dizerem que os carros da marca deles não poluem como dizem,para os mais esquecidos podem ser que o nome de dieselgate diga alguma coisa ou aqueles ainda que dizem que so gasta electricidade,mas quer ainda ninguém sabe realmente qual o impacto das baterias quando passarem a ser milhares nos pseudo aterros para baterias e vfv

  19. Sandro Pato says:

    Parabéns, é isso mesmo , o unico comentário de jeito que vi aqui

  20. Baptista da Costa says:

    O OE para 2024 já vai penalizar as viaturad anteriores a 2007. Felizmente as viaturas de colecção estão isentas.

  21. Nuno says:

    Peço desculpa, acabei por esquecer de umas coisas no meu comentário anterior, o que estes senhores vão fazer aos automóveis velhos e fora de prazo dos seus associados do clube de clássicos:)?Esta ideia é só para os carros de terceiros pobres ou menos remediados incluído aquela suposta classe média e escalões abaixo em Portugal? Será que estão interessados em abrir mais um serviço na sua associação que é passar a serem um VFV também, pois verificaram que a sucata dá mais dinheiro que umas quotas de clássicos, ou pretendem sacar mais uns trocos na venda de carros? Bem gente preocupada em Portugal são uns quantos, vejam pela quantidade de políticos que se preocupam onde gastamos o dinheiro que ganhamos, já agora vão matar a frota de todos os veículos acima dessa idade incluído os carros velhos do estado e vão vender os carros de luxo dos políticos e trocar tipo 1 de topo por 500 passes sociais para os políticos passarem a andarem em transportes públicos amigos do ambiente? Eu mando abater o meu carro se for o caso e ate ando de transportes públicos, mas os políticos e afins vão ter que passar a fazer o mesmo.

  22. Pois, Pois says:

    Se o estado estivesse preocupado com a poluição arranjava maneiras efectivamente atractivas para o abate de viaturas ditas poluentes, mas não, viu foi uma desculpa para sacar mais dinheiro à população, ainda por cima aos de menor capacidade económica.
    Ou será que acham que é por pagar mais imposto que os carros vão ser menos poluentes? Ou que os 25€ anuais de aumento, até próximo dos 200€ daqui a três ou quatro anos, dão para essas pessoas trocar de carro? Claro que não, é só mesmo sacar mais dinheiro às pessoas…
    Se quisessem ser mais justos passariam a cobrar IUC aos eléctricos, até porque ao serem mais pesados que os equivalentes ICE, provocam maior desgaste nas vias…

    • Nuno says:

      Esta a falar dos carros ou dos sacos plásticos?Ou de tudo o resto que o estado não perde a oportunidade de meter a mao no bolso,estes aumentos e taxas é isto que ajuda a manter todos os boys ao serviço na nação ou será´mesmo ao serviço deles mesmos???

    • Pois, Pois says:

      De facto é de tudo, o governo percebeu que basta dizer que por causa da poluição ou do ambiente e todas as medidas passam a ser justificadas e ainda garantem o apoio dos normalmente ceguinhos do ambiente, que era bom que se vissem ao espelho…

    • JL says:

      Tanto arranjava que arranjou.

    • JL says:

      Ja agora, pagar mais imposto nao deixam de ser poluentes, no entanto incentiva o seu abate e arranjam mais dinheiro para os incentivos por novos.

      • Pois, Pois says:

        Já pensaste que é mais poluente trocar de eléctrico de três em três anos do que usar um ICE durante 10 anos…

        • JL says:

          Mas não tem de trocar de eléctrico de 3 em 3 anos, quem faz isso ? Acabei de comprar um em segunda mão com 9.

          • Pois, Pois says:

            Considero que se pode dizer que o relativo “boom” de venda dos VE’s terá quatro anos, a correr bem. Por isso, passa nos stands, e nos sites de venda de usados, e verificarás a quantidade de carros elétricos usados com matrícula de 2019/2020 que lá há, é que já são aos pontapés…
            Por isso, parece-me que anda muita gente a trocar de carro de 3 em 3 anos, o que não admira, a grande maioria das compras de VE´s está concentrada nos leasing’s/renting´s das empresas (para deduzir o IVA) e já sabemos que estes contratos têm como duração mais usual os 36 meses

          • JL says:

            Então e a combustão não têm nenhum dessa idade ?

            provavelmente porque gostaram tanto que agora vão para outros com outras potencialidades ? é normal que isso aconteça, até porque têm evoluido muito depressa.

            Está concentrado ? mostre lá provas disso ?

          • Pois, Pois says:

            Estão nos artigos, inclusive aqui no pplware.

          • JL says:

            Aqui tem:

            http s://www.razaoautomovel.com/noticias/orcamento-do-estado-2024-incentivo-ao-abate/

          • Pois, Pois says:

            @ Vítor M., como disse algures acima, isso é conhecido há uma semana, mas é vago, muito vago, de facto as regras/critérios ainda não são conhecidos, são apenas especulações ou intenções vagas, existindo até quem diga que são elegíveis todos os de 2007 e outros que falam que serão apenas os matriculados até 30/06/2007 (numa colagem à questão do IUC). Em todo o caso, se existem 1,2 milhões de carros com mais de 20 anos, parece que programar um incentivo para abate de apenas 45000 (3.75%) parece “poucoxinho”.

          • Vítor M. says:

            Sem dúvida, é muito pouco, é sempre deficitário, face à carga fiscal que se abate todos os anos sobre os portugueses.

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