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Acredita no fim dos carros movidos a combustão no futuro?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. JPR1974 says:

    Acredito a longo prazo, no entanto vão continuar a existir os que já foram vendidos.
    Este ano já foram vendidos mais carros elétricos em Portugal que carros a gasóleo, há 4 anos era no maximo 10%, com a redução de carros a combustão a circular as bombas de combustível vão começar a fechar e vai ser mais difícil abastecer um carro a combustão.
    A Toyota também não acreditava e agora já teve que mudar de CEO e ficou espantada quando desmontaram um Model Y.
    Pode haver outras soluções sem ser elétricos a bateria, mas a combustão vão ficar só mesmos o classicos.

    • jão says:

      Não, isso não vai acontecer, oque dizes é mera propaganda EV, tens noção do impacto economico para diversos países se deixarem de vender petroleo para ser usado na industria automovel? Nunca vão deixar isso acontecer, aliás, a lei que irá sair em 2035 para acabar com os veiculos a combustão já deu que falar, inclusive a Alemanha já afirmou que isso não vai acontecer em 2035 ( https://observador.pt/2022/06/22/ministro-das-financas-alemao-diz-que-carros-a-combustao-nao-acabam-em-2035/ ) quanto muito, oque podem fazer é investir nos combustiveis sintéticos por causa da poluição, e tens outra, não faz sentido acabar com os carros a combustão se o principal motivo é o ambiente, a produção de baterias para EV´s também polui e a produção dos mesmos também, se pesquisares no youtube, tens malta a desmontar motores tesla para perceber como são construidos, e advinha oque está lá dentro ? exacto Oleo.

      • Realista says:

        Se abrires uma porta também tens lá óleo. O óleo serve para várias coisas, inclusive para lubrificação.

        E sim, os EV são mais poluentes no inicio mas no fim do ciclo de vida apresentam uma redução significativa. Mas o que vai fazer o pessoal mudar não é as questões ecológicas ou ambientais, é carteira porque custa €1 fazer 100km…

        • jão says:

          custa 1€ agora…

          • RC says:

            Quando fora mais de 1 euro, aí Jesus combustíveis, sintéticos e hidrogénio, que todos dependem dela.

          • Pedro says:

            A eletricidade não vai mudar assim. Mas digo-te já que se o teu problema é o preço é muito simples. Colocas quatro painéis solares com um bom inversor e 100km é 0€.

            Outro dia fui de Lisboa à Lourinhã pela nacional e custou .97€. Se há soluções perfeitas? Não, não há. Mas que esta é melhor isso ninguém tem dúvidas. Só os céticos.

          • Mr. Y says:

            A longo prazo, a electricidade vai ficando mais barata porque vai sendo cada vez mais produzida apartir de fontes renováveis.

          • Yamahia says:

            @Mr Y o problema são e vão continuar a ser as subvenções lool
            Só este ano foram doados a essa freguesia 3000 milhões de €. eheh

          • RC says:

            E quantos desses foram usados na energia que eléctricos gastam e na energia que os a combustão gastam ?

      • Nuno says:

        Meu deus nao acredito :OO encontraram oleo para lubricar peças de metal meu deus isto é um escanda-lo a nivel mundal temos de enviar isto imediatamente para o telejornal

      • Grunho says:

        Que interessante! Quanto custa uma mudança de óleo num Tesla? e quantos kms faz entre mudanças? E que especificações tem o óleo? E depois o óleo velho não é reciclado?

      • Stanley says:

        Se tem plástico tem petróleo.

      • Artur says:

        As bicicletas também têm óleo, nos cubos das roda, no eixo pedaleiro, etc.
        Se andares a pé, o calçado tem ou usa óleo na produção

    • Rui says:

      Se estivessemos a fala de telemóveis, que muita gente muda todos os anos, até acreditava em si, mas nos dias de hoje não compramos carros todos os anos!

      Com uma frota de 5,6 milhões de veículos, e ao ritmo de 200 000 por ano, mesmo que fossem todos eléctricos, quantos anos precisa para substituír a frota?

      E já agora, onde é que Portugal produz tal energia?
      Num prédio de 200 famílias, os 5 primeiros comprar um eléctrico e lá conseguem carregar à noite e……………. as outras 195 famílias? Sabe quantos kw precisa de ter permanentemente para abastecer tal frota?

      Se avançarmos para reactores nucleares, eu até tendo a concordar consigo! Mas….. e a frota de camiões, autocarros, aviões e navios? Conhece alguma alternativa já hoje?

    • Pedro says:

      Ficaram espantados ao desmontar um Tesla Model Y? Ai se eles fizessem o mesmo a um e-tron, q8 e-tron, q4 e-tron ou qualquer alemão. Aí entravam em depressão.

  2. _RJCA_ says:

    Votei “NÃO” porque para todos os efeitos, veículos a combustão existirão sempre nem que seja enfiados num museu. Logicamente só o futuro o dirá mas se o ser humano não explodir o planeta Terra, esses veículos existirão sempre…

  3. barra says:

    Não, até porque para a produção/mineração dos componentes para as baterias, são usada máquinas de grande porte que precisam de motor a combustão.
    Além do mais, elétrico não é futuro, o futuro é o hidrogénio.

    • SMGor says:

      Hidrogénio? Só se for para os camiões pois nos carros não é viável. Um carro movido a hidrogénio custa mais a fabricar que um carro movido a eletricidade. O hidrogénio nunca será usado como combustível nos automóveis pois eles não vão existir.

      • CarlosD says:

        Parece que ainda há pouco ouviamos isto acerca dos elétricos.

        • SMGor says:

          Foram os construtores que o disseram e um deles até construiu um mas passado algum tempo disse que não era viável pois o carro não ficava a menos de 67 mil euros e o preço do H ronda os €15.67 por kg noutras palavras pagas €87,75 só encheres o deposito do Mirai e depois de 402 kms tens de meter mais. Se por mês fizeres 804 kms fica-te em €175,50 sendo que por ano vai aos €2106. Então é viável?

          • SMGor says:

            correção 600kms e não 402 kms

          • RC says:

            Por acaso disse bem, são 400 reais, a média anda entre os 350 a 450 kms de autonomia.

            Isso era na nessa altura, agora já vai nos 26.75 dólares nos EUA, na mais velha rede de abastecimento do mundo, na Europa ainda se encontra a 13 euros o kilo mas apenas na Alemanha, onde 50% do valor dele é subsidiado.

      • Barta says:

        O problema da células de combustível é que não são um negócio para os grandes contrutores/operadores de energias, porque esses carros já existem e curculam em países evoluidos.

        • RC says:

          São o melhor negócio que existem, elas duram pouco, consomem muito, os tanques também ao fim de 5 anos também já foram, e além disso vendem lhe um combustível que você nao tem como produzir em casa.

          Logo é o melhor negócio de todos os tempos.

      • Grunho says:

        Dizer que hidrogénio não é viável para carros e sim para os camiões é o mesmo que dizer que os camiões deviam andar a gasolina e não os carros. É precisamente o contrário: nunca vai ser utilizado em camiões porque sai caríssimo, mesmo antes de impostos. A única vantagem é o tempo de carregamento, mas como os motoristas têm sempre que fazer pausas de descanso de X em X horas, nem isso é vantajoso.

        • RC says:

          Que estão a perder rapidamente, atualmente um electrico já consegue ser mais rápido.

          Não me refiro aos 5 minutos, mas sim ao processo completo, basta chegar atrás de um que acabou de abastecer e vai esperar 15 minutos.

          Concordo.

    • JPR1974 says:

      a pergunta é carros e vai ler que há maquinas grandes com motores elétricos 🙂

    • Nuno says:

      Duvido mas é uma hipótese, no fundo é igual é elétrico só muda a forma de armazenar a eletricidade

      • RC says:

        Certo, mas em teoria diz-se que o hidrogénio é o meio como se transporta a energia, que por acaso é um dos menos eficientes, menos até que a gasolina.

        Quem tenha curiosidade veja as publicações do Prof Joaquim Delgado, um doutorado em sistemas de energia.

        • Grunho says:

          Em termos de eficiência em carbono, o motor a gasolina de última geração, como o de ignição por compressão da Mazda, já faz ela por ela com o gasóleo, se tivermos em consideração que o litro é 15% menos denso em carbono que o de gasóleo. A “falta de eficiência” da gasolina vem toda do imposto brutal que paga para meter no bolso de alguns subsidiando-lhes fiscalmente o gasóleo barato.

          • RC says:

            Exato, quem anda a gasolina anda a pagar parte do custo a mais que o gasóleo tem, com a desculpa que é para os “transportes”.

    • RC says:

      Hidrogénio não é eléctrico na mesma ?

      Além disso usa mais recursos e mais energia.

    • Artur says:

      Pois, o hidrogênio vem da torneira lá de casa

  4. Sabe-se lá says:

    Eles existir, vão sempre existir, nem que seja no museu.
    Mas para andar na estrada, é preciso que alguém venda o combustível…

  5. SNunes says:

    Os que já foram vendidos até não serão o problema principal. Tudo termina a seu tempo embora venham a persistir as marcas de um passado que nos permitiu chegar onde estamos.
    Acredito que em uma ou duas gerações os elétricos ou sucedâneos possam finalmente prevalecer.
    Mas ainda vamos morrer todos até lá chegarmos, enquanto humanidade, claro.
    Também não creio que as baterias sejam uma solução a longo prazo. A atual situação litio/fósseis faz lembrar um pouco a situação do saltar da frigideira para o fogo. Ou vice-versa.
    Vamos indo e vamos vendo.
    Por via das dúvidas tenho um híbrido desde 2014 e tenciono mantê-lo enquanto der.
    Mas não tenho dúvidas de que poupei e continuo a poupar muito dinheiro.
    Talvez possa vir a comprar um elétrico mas não será um Tesla for sure…

  6. They say Im mad says:

    O mundo precisa de uma saga mad max com carros electricos, quero ver visões pós apocalipticas com novas tecnologias.

    • jAr says:

      Está mesmo a pedir uma comédia. É pena o Mel Brooks já ter morrido. Paravam a meio de uma perseguição porque a autonomia a velocidades altas ou temperaturas extremas decresce muito rapidamente e depois ia a pé.
      Adoro a idea dos motores eléctricos, o problema é como é que os vamos alimentar.

    • JPR1974 says:

      não acontece o mad max é o fim dos combustíveis foceis nos elétricos qualquer um pode produzir a energia para andar.

    • Stanley says:

      Montar fortificações para carregar os elétricos! furto de baterias. Autoexplosões veiculares. Lol

  7. lumia says:

    O futuro passa pelos “combustíveis sintéticos” serão a próxima alternativa aos “combustíveis fosseis” para os motores a combustão atuais e futuros e o “hidrogénio” mais uma opção e uma ajuda no produção destes…

  8. Qual é mesmo a questão? says:

    pergunta muito mal feita e sem hipoteses condizentes. o que é o futuro? em 2030? 2040? 2080?
    eu não acredito que em 2030 ou 2040 tenham desaparecido os carros a combustao. até porque ainda continuam a ser vendidos. no mínimo existirão em circulação. ou pergunta é só para os que se vendem? lá está… não define.
    Acredito que os carros electricos em 2040 já possam ser a maioria dos carros vendidos. acredito que em 2070/2080 não existirão carros a combustão.
    A pergunta devia definir metas temporais e /ou hipoteses deviam reflectir estas variantes. Eu respondi mas sinceramente nem sabia bem que resposta dar. Pensei que o futuro pode ser 2080 e respondi sim. Ou 2200 claramente não existirão carros a combustão. Se não se define um ano…. pode ser no infinito…

    • Qual é mesmo a questão? says:

      acredito que em 2070/2080 não existirão carros a combustão a ser vendidos. em circulação provavelmente existirão alguns clássicos

      • RC says:

        Também acredito no mesmo, há carros do início do século 19 ainda funcionais.

      • Yamahia says:

        Até os foguetões vão ser eléctricos em 2070/2080 vc “vai a ver” eheh
        E depois há mundo para além da UE da Califórnia e da Noruega. Caso ainda não tenha reparado lool

        • RC says:

          E não são ? Alguns usam hidrogénio; logo são eléctricos.

          Loool

          Olhe que existe muita investigação sobre outros tipos de sistemas de propulsão, alguns só usam electricidade.

          Deixe o preconceito de lado, já viu que sem ela não escrevia aqui. Lol

  9. Só eu sei, porque não fico em casa! says:

    Não é uma questão de acreditar é uma questão de quando termina!

  10. Alex says:

    o futuro será o combustível sintético, aliás a Porsche já iniciou a produção do mesmo:
    https://pplware.sapo.pt/motores/porsche-ja-iniciou-a-producao-industrial-de-combustiveis-sinteticos-no-chile/

    • RC says:

      Sim, para eles, até porque a quantidade que anunciam de possível produção nem para eles chega.

      É o futuro para quem acha que a gasolina está barata, até porque já existem há muito tempo, o problema foi sempre o mesmo. Preço….

    • Artur says:

      Uma ideia interessante, mas quanto custa 1 litro de sintético?

  11. dfs says:

    Depende de quando é o futuro.
    O futuro tem várias incógnitas, mas se os carros a bateria ficarem mais baratos, se continuar a aumentar a autonomia e a velocidade de carramento, e se os carros a hidrogénio ficarem viáveis, acredito que em poucos anos a venda de carros a combustão seja residual.
    Estima-se que o hidrogénio verde fique mais barato que o gasóleo ainda este ano. Agora falta é ter postos de abastecimento e mais modelos de carros a preço mais competitivos.

    Havendo carramento ultra rápido e carros a hidrogénio, desaparece o problema de falta de local para carregar em casa, embora provavelmente carregar em casa será a solução mais económica.

    Em 2022 10% dos carros vendidos foram elétricos. Em Portugal aeste ano a percentagem vai em 15%.

    • RC says:

      Estima-se se os governos continuarem a dar grandes subsídios para eles, porque mesmo com a electricidade a 1 cêntimo o kWh, dificilmente fica ao preço do gasóleo.

      Neste monento ronda os 20 a 26 euros o kilo, isso é o que gasta um mirai a fazer 100 kms fora da AE.

  12. nuno a says:

    o fim da combustão nao vai acontecer, o que vai acontecer é o fim dos combustiveis á base do petroleo

    • RC says:

      Pois, e haver algum combustível à base de electricidade. Tudo tende para isso.

      • Grunho says:

        A questão é eles perceberem que sentido faz gastar 3 ou 4X mais electricidade para percorrer a mesma distância em relação à utilização directa em bateria. É claro que para os donos dos Porsche a questão não se põe: “tenho pasta e compro combustível sintético, seja lá o que eles cobrarem”. O problema é que os pontos de abastecimento vão ficar cada vez mais escassos e mais afastados, e disso ninguém os vai safar.

  13. Lucas Caminhante das Estrelas says:

    Um carro a hidrogénio não queima hidrogénio para produzir eletricidade?
    Então é um carro elétrico, certo?

  14. Xfera says:

    Gostaria que: 🙂
    No curto/médio prazo, elétricos (mais direcionados para pequenas deslocações e ambiente citadino) simultaneamente com combustíveis sintéticos nos gasolina e gasóleo nos existentes. No longo prazo, hidrogénio a alimentar pilha de combustível e motor elétrico.

    • RC says:

      Hidrogénio em carros não faz o mínimo sentido, gastar 5x mais de electricidade e recursos para ter a mesma autonomia, têm apenas uma vantagem que estão a perder rapidamente, de abastecer, em alguns casos especiais, mais depressa.

      O futuro tende para a eficiência, e esses já estão no passado.

  15. Joel says:

    Quem já comprou um eléctrico jamais voltara a um carro a combustão (falo por experiência própria). À medida que mais pessoas experimentem um eléctrico mais rapidamente desaparecerá à procura por carros a combustão.
    Por isso inevitavelmente haverá um tempo em que os carros a combustão deixarão de ser produzidos.
    As baterias evoluirão ou até podem ser substituídas por células de combustíveis, mas continuar com uma tecnologia com 100 anos não faz sentido nenhum.

  16. KodiakShadows says:

    Os transportes elétricos não é de agora, alguns até antes de se pensar nos derivados de petróleo. Se acabar é por pressão dos governos e que já não é para mim, daqui a 70 anos vão deitar as culpas a alguém que já morreu.

  17. Joel says:

    Não é abandonar o carro a combustão por um elétrico, mas sim comprar um elétrico para quem precisa de trocar de carro. Quantos aos preços no futuro serão mais baratos que os de combustão até lá são o mesmo preço que os Audi/bmw/Mercedes e pelo o que vejo na estrada o que não falta é carros dessas marcas.

  18. Jk says:

    Acredito que no futuro só os ricos e que vao poder usufruir dos carros em combustao

    • Grunho says:

      E mesmo esses precisam de ter postos de abastecimento em quantidade suficiente. O que vai acontecer, mesmo com os tais combustíveis sintéticos, é os postos serem cada vez menos e mais afastados.

  19. JP says:

    Outra forma de pensar e abordar as energias, pesquisem por engenheiro maxwell chikumbutso

  20. ramar says:

    Tal como ainda existem pessoas a andar a cavalo, carroça, charrete; carros a vapor, carros eletricos com mais de 100 anos … enfim no futuro quase tudo será eletrico apenas tempo e ritmos diversos em partes diversas das sociedades, culturas e civilizações culminam na eterna certeza da mudança de fundo que tudo leva.
    Agora quando é que no meio automovel a maioria dos veiculos serão eletricos? ai por 2050 +-3.
    A distancia do tempo é interrompida pelo esquecimento geracional, lembrando o Carl Sagan…

  21. G says:

    Fazendo algumas contas básicas:

    2021 80 milhoes de carros fabricados
    uma bateria de 50 kw/h necessita de 10 kg de lítio em média
    1 carro eléctrico médio tem 60kwh
    1 carro em média 12 kg
    2021 extração de lítio 200.000 toneladas de lítio.
    com isto podes fabricar 17 milhões de carros.. 21% da produção mundial total de carros. Onde se vai buscar mais lítio ?

    Os Pontos de carregamento em toda a Europa não são nem perto suficientes para uns meros 2% do parque automóvel.
    A exemplo em Espanha numa hora os postos de abastecimento conseguem abastecer 1.7 milhões de veículos ao passo que a rede eléctrica uns meros 15 mil.. O passo a dar é enorme.

    A energia para carregar não é de todo viável que possa ser toda renovável.
    Os Governos não vão prescindir das taxas nos combustíveis logo que estes sejam em número suficiente.

    Acho ainda curioso e considero a Noruega como um dos países mais hipócritas do mundo ocidental. Fomenta o uso de eléctricos enquanto toda a sua economia se assenta no petróleo e o edge found que tem apenas 1% é de renováveis. Mais os estudos sobre os combustíveis sintéticos foram financiados pela industria petrolífera Norueguesa, já se pode adivinhar o resultado.
    Mais a Noruega já cortou nos incentivos aos eléctricos e podera um imposto pelo peso, o que se pegar moda prejudica imenso os utilizadores.

    A solução mais viável seria a coexistência de hibridos, eléctricos e combustão continuando a investir em tecnologia de redução de emissões. Esta imposição é absurda e vai ser um tiro nos pés.

    • RC says:

      Pode deixar fontes de todas essas informações ? Senão não passa de achismo.

      • G says:

        RC existem inúmeras fontes na internet fidedignas, statista, dados de fabricantes automóveis, associações mineiras, world trade forum. Os dados de extração de minério até pecam por excesso os dados variam mas fui optimista e coloquei um valor generoso.

        Em Espanha os dados são de associações de postos de combustíveis não é dificil pesquisar, não encontrei dados em PT.

        Os dados sobre a Noruega são também públicos bem como a sua posição referente aos combustíveis sintéticos.

        A Industria automóvel de carros passa a vender electrodomésticos com 4 rodas e a margem de lucro é brutal, basta ir ver aos maiores grupos o crescimento que tiverem em termos de lucro. (Empresas cotadas em bolsa dados são obrigatóriamente publicados)
        É efectivamente muito mais barato produzir um carro com luzinhas a piscar que um carro a combustão mas estamos a dar tiros nos pés.

        A acrescentar ao caldo China tem quase o monopólio da produção de baterias e materias primas para energias renováveis. A Siemens por exemplo tem tido prejuízos astronómicos com as eólicas pelo preço das materia primas outras similares na europa passam pelo mesmo purgatório. Não é dificil de obter esta info.
        Abraço

        • RC says:

          Ah sim, entao deixe aí alguma para eu ver.

          A Noruega tem 98% de renováveis. Entre muitos outros pontos que estão errados.

          É porque são fidedignas, porque lhe dizem o número que você quer ?

          • G says:

            Caro RC não tenho que lhe dar coisa alguma. Se quiser pesquise ou investigue ou contraponha com outros números aguardo. Relativamente á Noruega é completamente hipócrita, o país vive do Petróleo e do edge found que criou com base nos lucros do petróleo. Caso não tenha conhecimento era dos países mais pobre da Europa e a logo a seguir á Irlanda foi a maior comunidade emigrante nos USA. Sem petróleo valem zero.

          • Mr. Y says:

            @G
            Não entendo essa mania de falar dos eléctricos como carros a pilhas ou com luzinhas a piscar. Ninguém aqui está a falar dos a combustão como fumarentos ou barulhentos. Isso é argumento de fanboy ou fanático.

            Quanto ao lítio (e outros materiais), todos sabem que também é um recurso limitado e poluente mas é possível de ser reciclado e à desenvolvimentos para as baterias usarem outros materiais mais ‘limpos’. Mas convém não esquecer que a extracção do petróleo, o transporte, a sua refinação e a queima do combustivel polui. Isso tem de ser posto na balança.

          • Mr. Y says:

            O que é que o petróleo da Noruega tem a ver?
            Se investiu em produzir electricidade exclusivamente usando energias renováveis é porque se quis tornar totalmente autónoma em termos de produção de energia. Isso também deverá ter sido feito para compensar o custo da taxa de carbono que a extracção do petróleo implica.

          • RC says:

            Não tem porque não consegue, e inventou alguns números.

            Mas quem decide que são fidedignas ? É você ?

            Hipocrita ?

            Não entendi, eu produzo feijões, não gosto de feijões, não os posso vender ? Sou hipocrita por não querem consumir feijões ? É assim ter um rendimento extra ?

            São hipocritas porque querem vender aquilo que têm que para outros vale mais que para eles ? Já que , e como mal referiu, a Noruega tem 98% de renováveis ?

            Portugal é que é hipocrita, tem recursos que os podia explorar e vender para fora e não o faz, no entanto depois importa de fora.

    • Júlio Costa says:

      Alguém, com alguma noção da realidade.
      Todos referem a Noruega como um exemplo, quando é dona das maiores reservas petrolíferas do mundo. Ui ahaha

  22. André says:

    Ainda temos os eFuel. Acredito que o eDiesel ainda vai dar que falar. Aproveita o motor existe e quase sem CO2. Como benefício tem o (re)aproveitamento do carbono existente. A Alemanha sabe disso!!!

    • RC says:

      vai dar que falar porquê? Devido ao preço ?

      Sim, vão ser alternativa para algumas aplicações.

      Eu só me farto de rir quando veem com a conversa que não vai haver energia eléctrica para carros eléctricos e a solução são os efuels. Loooooool

      • Mendes says:

        Os efuels ou Hidrogenio precisa muita energia para ser criado.
        exemplo : Por cada 1kw de Hidrogenio tens de por 4kw de eletricidade . Os carros a Hidrogenio tambem tem um motor eletrico.
        Para efuels precisas de sintetizar o Carbono da atmosfera para isso precisas muita eletricidade tem uma eficiencia de 1 por 8 (em Joules).
        Os motores de combustão também não são muito eficientes , o melhor e de 22%. Na realidade os motores combustão são Aquecimento que anda para a frente .

        • RC says:

          Nem mais; por cada litro de combustível fuel são em torno de 27 kWh; por cada kilo de hidrogénio são cerca de 50 kwh; isto sem processos de arrefecimento e compressão.

  23. RS says:

    Extinção dos veículos a combustão é algo demasiado radical. Para obter zero emissões, não é necessário que o veículo seja elétrico.
    O motor de combustão a hidrogénio é praticamente igual ao de combustão de gasolina, logo parece-me que vai ser uma outra opção no futuro, até porque em termos de carregamento é bem mais rápido.

    Outra questão é que se a origem da eletricidade não for limpa vai dar exatamente ao mesmo problema de emissões em questão.

    • RC says:

      Então e os NOx ?

      Combustão de hidrogénio ? Então os eléctricos e os elecricos a hidrogénio têm autonomia a mais e gastam de menos ? Tem ideia de quanta autonomia tem um carro desses e quanto custa por 100 kms ?

      Então e a origem da electricidade para produzir hidrogénio ? Deve ser ainda mais limpa, já que ele gasta muito mais.

  24. Miguel A. says:

    Eu votei não. Há 120 anos atrás, ditou-se o fim do cavalo por causa do carro, e mesmo assim, ainda há zonas que usam os animais em vez do automóvel. Quanto mais fazer uma transição de carro a combustão para carro elétrico. Não acredito que deixe de haver carros a combustão nos próximos 200 anos. Pena não estarmos cá pra verificar essa previsão.

  25. João says:

    Portugal é o país da Europa com mais horas de sol por ano; É um dos países com maior costa a nível europeu, se calhar é desta que vão começar a usar a energia solar e a América das marés para produzir a tal “falta” de energia elétrica de que fala

    • G says:

      Kms de costa:

      1 Norway 58,133
      2 Greenland 44,087
      3 Greece 13,676
      4 United Kingdom 12,429
      5 Italy 7,600
      6 Croatia 7,368
      7 Denmark 7,314
      8 Iceland 4,970
      9 Spain 4,964
      10 Metropolitan France 4,853

      Portugal tem 1700?

  26. G says:

    Não RC não inventei os números, se quiser pesquisar , pesquise se não quiser tanto me faz. Como está a dizer que inventei fica por aqui a conversa para não usar nenhum termo desagradável.

    Comparar feijões com renováveis e energia limpa parece-me um pouco tonto.
    A Noruega dá a sua imagem de pais cool e green quando depois lucra com a energia fóssil, isso tem um nome hipocrisia. O $ fala sempre mais alto, sempre.
    Os incentivos aos também já lentamente terminaram e a frota andará nos 22% (pesquise os dados não é um número inventado) na EU rondará os 2% (também pode pesquisar..mas por teimosia não lhe vou dar nenhum link, procure a informação que ela existe..)

    Sobre a fidelidade dos dados. EY, dados da UE, dados de Associações da Indústria , automóvel, mineira. Considero fidedignas e não vou sequer discutir isso com um Tozé qualquer atrás do teclado. Com base na informação disponível eu concluo que a medida é demasiado irrealista e pouco plausível de se concretizar por imensas variáveis.
    Para compor o ramalhete qualquer Zé faz um electrodoméstico com 4 rodas, a China já percebeu isso e brevemente começará a inundar o mercado europeu com propostas muito bem concebidas que arrasam a concorrência europeia em termos de preço qualidade. Empresas Chinesas que fabricam baterias e toda a tecnologia perceberam isso.. se já fazem tudo toca a fazer o carro completo. E não estão nada mal feitos. Um carro é mais complicado de fazer que um electrodoméstico de 4 rodas e exige um investimento brutal.

    • RC says:

      Por pesquisar é que lhe pedi esses dados. Como viu falhou em vários.

      Sobre o imposto do peso, outra, esse imposto já existe, é apenas para os combustão, desde 2014 que muitos dizem que querem meter impostos nos ve, no entanto quem os têm levado são os a combustão.

      Sao hipocritas por vender um recurso que os outros necessitam ? Então era melhor deixarem de produzir ?

      Nao entendo onde está a hipocrisia, até porque continua a ter grande emissões resultantes da sua extração.

      Então e qualquer Zé não faz um combustão de 4 rodas ?

      Então e empresas fora da China que produzem baterias ? Como tesla, lg, Panasonic, entre muitas outras, nao contam.

      Curioso, porque tanto a bmw como outras marcas europeias produzem há muito na China, isso já não interessa.

      Mas se tem os dados porque não os apresenta em links ?

      Bem me parecia que era preconceito.

  27. G says:

    @mr Y o caso da Noruega é aqui mencionado pelo lobby e campanha que fazem para os dois lados. Subsidiando estudos que criticam os combustíveis sintéticos, e dando a imagem de pais limpinho enriquecendo com o petróleo.

    Desde 1800 que usam fontes renováveis porque tem condições geográficas excelentes para isso. Tal como alguns outros países que usam tanto ou mais energia renovável que a Noruega (98%):
    Islândia quase 100%
    Escócia 97
    Uruguai 98
    Costa rica 98
    New Zealand 84

    E no entanto o líder mundial em produção de energia solar e eólica é a China por larga vantagem.

    Alguns dados de produção energética são de 2021 outros de 2022 por não haver dados disponíveis

    • RC says:

      Subsidiam estudos ? Então mostre lá provas disso também .

      Entao se sao os que têm mais renováveis, são os que têm melhores condições para ter sintéticos, porque haviam de subsidiar estudos contra ? Se fosse a favor ainda vá.

  28. G says:

    @Mr. Y carros com luzinhas a piscar porque qualquer Zé faz um carro electrico. Mais simples e barato de fabricar com larga vantagem para os fumarentos. Um carro electrico é mais um electrodoméstico de 4 rodas. É inevitável a longo prazo (não 20235) mas é o que é. Tens meia dúzia de fabricantes de motores eléctricos que é algo simples. Baterias e o resto é meter tablets e luzinhas.. a condução autónoma ainda tem um longo caminho. De momento é o que há.

    • RC says:

      Se é mais simples porque os fabricantes europeus dizem que é mais caro de produzir ?

      Não consegue deixar de lado o preconceito e pensar racionalmente ?

      • G says:

        Porque os resultados líquidos mentem e provam o contrário.

      • G says:

        O que fica caro é as baterias que os fabricantes maioritariamente não produzem. A produção do carro global é brutalmente mais barato. Desde a concepção e estudo até ao produto final.

        • RC says:

          Brutalmente como ? Não entende que ainda não chegamos ao ponto do break even do investimento vs vendas ?

          Um dia nao duvido que se chegue , aliás , a tesla já chegou, tanto que já vende eléctricos mais baratos que a concorrência e a ganhar mais.

          • G says:

            A Tesla desceu o preço antecipando a concorrência nomeadamente da China.

            O desenvolvimento de um carro a combustão é muito mais caro que um electrico. Porque acha que os fabricantes utilizam e trocam motores entre si? O desenvolvimento de um motor é extremamente complexo e caro, ao passo que um motor elétrico é muito básico quando comparado com um de combustão. Mais simples, menos peças qualquer “Zé” consegue fazer sem fazer burrada. Um de combustão que seja eficiente , ecológico, cumpra as normas, silencioso, agradável de conduzir , econômico e fiável é extremamente complexo. Daí que com todas as variáveis é mais barato fazer um electrico. Mesmo assim ainda dá para fazer “cagada” como fez recentemente a Kia com um erro de concepção entre o veio de transmissão e motor que simplesmente não tem arranjo.. felizmente o novo Ioniq já vem com outro motor/caixa

          • RC says:

            Nao, a tesla baixou os preços porque já produz praticamente tudo o que precisa nas suas fábricas, além disso inovou nos sistemas de montagem de carros, até marcas centenárias como a toyota ficam de boca aberta a desmontar teslas. Lol

            Se Qualquer Zé faz porque não fazem mais ? Estranho.

            Sabe como funciona um bms de uma bateria de um carro eléctrico ? Então explique lá, assim ficamos a saber se qualquer Zé faz.

            Acha que os motores eléctricos de carros são iguais?

            É básico para quem não entende do assunto, os atuais motores eléctricos que equipam os carros nada têm a ver com motores tradicionais, ainda menos quando se fala de controladores.

            Carros a combustão é que qualquer Zé faz, tecnologia com dezenas de anos em que pouco ou nada muda.

            Motores desses não existem.

            Tem arranjo sim, é centrarem o veio e meter rolamentos como deve ser.

            Até parece que na parte da combustão nunca cometeram erros. Lol

        • RC says:

          A bateria custa 1/4 a 1/3 do carro,’como o resto fica mais barato ?

          • G says:

            RC As BMS battery management system não é rocket science.. sobre a Tesla não divulga muito mas é conhecido que faz algum outsourcing a construtores asiáticos mesmo de motores. Apesar da construção miserável é dos que possivelmente tem o melhor conjunto motor /bateria performance, peca depois na qualidade de construção. Sobre os maiores fabricantes de motores eléctricos :Tesla
            Lucid Motors
            Zoox
            Aptiv
            Rivian
            NIO
            Nissan
            Volvo

            O bom motor a combustão não é para qualquer Zé e ainda há espaço para evoluir. A mazda em contra ciclo fez um excelente motor de 3 litros a gastar abaixo de 5 litros em condução real, para um veículo de cerca de 1700 kg existe pois espaço para evolução nos motores de combustão

          • RC says:

            Sim, mas como sabe, a tesla lidera a longos anos de distância essa e outras tecnologias usadas nos carros deles, por isso não é assim tão rocket science.

            O que é um bom motor a combustão ?

            Isso é um motor bom ? se gastasse no máximo 2 litros é que era bom, ainda assim tinha metade da eficiência de um banal, segundo você, motor tesla.

    • RC says:

      São hipocritas porque você é esse editor acham ?

      Também se manda de uma ponte abaixo se um link disser para o fazer ?

      • G says:

        São hipócritas porque penso por mim.. existem várias entidades com a mesma opinião. Não preciso de links ou editores para me dizer o que a Noruega faz. A Noruega faz aquilo que os produtores de petróleo fazem, que é enriquecer, pelo menos investiram o resultado bem, já tiveram um dissabor com o Edge found aqui há dois anos mas aguenta-se. Depois fruto de utilizarem energia renovável mete o autocolante verde como se fossem mais verdes que outros países. Hipocrisia

        • RC says:

          Mete o autocolante ou vocês é que metem ?

          Fazem eles muito bem. Se eles não extraírem o petróleo do mar deles, já alguém os tinha invadido é feito o mesmo.

    • RC says:

      Ja agora, que pensa que acontece se eles deixarem de o explorar e deixarem os mares deles livres para outros ?

      • G says:

        Lá está, conversa de wikas saketas e continuamos a abrir novas explorações de petróleo , business as usual , se isso não é ser hipócrita não sei o que é

        • Antonio Vasco says:

          Não me parece, informe se melhor sobre as condições atuais de vida deles, e a comparação para 30 anos antes. Pesquise por documentarios no you tube

    • Antonio Vasco says:

      Pode ser que aBMW, Mercedes, Audi and so on, tenham muito boa tecnologia, já os tive a todos e ainda tenho, mas o que me interessa mesmo é andar o maior número de km com o mínimo de gasto, em muitas segurança, e se poupo o ambiente e o mundo onde vivo e a minha família, essa é a melhor tecnologia.
      Não concordo consigo quando diz Tesla – construção miserável, tenho um há 4 meses e zero problemas. Mas tenho visto muitas reações de utilizadores nos USA e uma coisa que me dá garantias é de que praticamente todos os donos de Tesla compram novamente Teslas.

      • G says:

        Antonio Vasco, falei de qualidade de construção não de fiabilidade. A montagem, qualidade e refinamento de acabamentos está abaixo das marcas premium europeias. Se me disser que isso é um mal menor do seu ponto de vista concordo.

        • RC says:

          Lógico, por isso é que são mais baratos, se fizessem melhor nos materiais e mais baratos como fazem, então não havia razão para as outras existirem a produzir o mesmo tipo de veiculo.

  29. pdsermqq says:

    O carro elétrico não é o futuro. Demasiado pesados (mesmo com as futuras baterias SSD) e poluidores durante a sua construção.

    Combustíveis sintéticos e hidrogénio são o futuro.

  30. Antonio Vasco says:

    É isso mesmo, é claro que gostava que o Tesla tivesse o mesmo refinamento do BMW que possuo, mas atendendo a que custou(abatido o IVA) menos 15000€, gasta menos 8€ aos 100, por baixo, é maior, e dá um gozo danado a andar, porque anda mesmo muito, estou satisfeitissimo com a compra, para já.

  31. FilipeP says:

    A Kodak também não acreditava que as máquinas fotográficas digitais iam ser o futuro… A Nokia também não acreditava que alguém fosse comprar um telemóvel ( Iphone ) por 500 dólares quando podia comprar um nokia por 100. Há 10 anos ninguém acreditava que se venderiam mais carros eléctricos que a gasóleo. A isto chama-se disrupção tecnológica: um momento em que aparece uma tecnologia superior á anterior que torna a anterior obsoleta. Aconselho verem os vídeos do Tony Seba para perceberem para onde se dirige o futuro. É inevitável que o futuro seja elétrico. Um motor elétrico é imensamente superior a um a combustão: mais binário, mais cavalos, mais eficiência, menos peças para avariar, tamanho muito mais pequeno. As baterias serão as que se usam actualmente? Muito provavelmente não. Aparecerão outras tecnologias, outros materiais. Baterias mais densas, mais rápidas de carregar e menos afectadas pela temperatura. Isto faz tudo parte da evolução tecnológica. Acredito que nos próximos 10 anos vamos ver uma grande evolução na mobilidade eléctrica, basta olharmos para os últimos 4 para imaginarmos os próximos. 😉 Que estejamos cá todos para ver o nascer desta nova era. 🙂

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