PplWare Mobile

Tinha de acontecer! Microsoft em tribunal por acabar com suporte ao Windows 10

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. says:

    Uma empresa que tenha o parque informática com maquinas com quase 10 anos, não está tão assim preocupado com a segurança dos dados confidencias.
    Vamos analisar o seguinte. desde o lançamento do win10 passaram-se 10 anos de atualizações tanto de segurança como de funcionalidades, 10 anos depois acaba-se o suporte mas o pc continuar a funcionar normalmente. E isto já foi anunciado à alguns meses atrás, ou seja, as empresas tiveram tempo de duas coisas, pensar se vale a pena outro sistema operativo ou renovar o parque informático.
    A meu ver, a microsoft faz bem em colocar o suporte final no win10 e focar-se no win11 ou desenvolver um novo windows.
    Siga a marinha

    • TugaPobre says:

      Tudo certo, mas em meu entender a microsoft também não tem o direito de deixar milhões de utilizadores apenas com a alternativa de comprar hardware novo e SO novo.
      Já toda a gente percebeu que os requesitos que o W11 tem apenas são por uma questão economica (obrigar à troca de hardware ) tenho um I5 de 4 geração (tem 10 anos) e corre perfeitamente o W11.
      Relativamente ao TPM, cada utilizador deve ter o direiro de escolher conscientemente em continuar com maquinas que não tem…..

      • says:

        Se a intel já não dá suporte para esse processador porquê que a microsoft iria continuar a dar. Existem vulnerabilidade nos próprios CPUs que as fabricantes já não atualizem o firmware dela e não adianta a microsoft a tapar buracos pelo kernel se este é o trabalho da fabricante.
        A microsoft não tem nenhum compromisso, o win continua a funcionar como devido, cabe a ti decidir se queres manter esse OS ou alterar para outro.
        TPM não se trata de questões econômicas, tens por exemplo o ubuntu a integrar a obrigação de TPM.
        Eu compreendo que isto é complicado principalmente quem comprou um pc com 3/4 anos sem TPM, mas isto é normal acontecer. chama-se evolução, e a tecnologia todos os dias evolui a um ritmo alucinante.

        • Alberto Silva says:

          Evolução não significa monopólio à força.

        • Manuel da Rocha says:

          Sabe que 99,99999999%, dos ataques são feitos a máquinas, com menos de 2 anos? Porque é normal que alguém paga 5000 milhões, de euros, por máquinas novas, a cada 3-4 anos, são os mesmos que possuem milhões, na conta e dados, que dão para vender?

      • Humberto says:

        Segundo se conta, é exatamente isso que a Apple faz, mas ninguém reclama. Interessante

        • Vítor M. says:

          Não, em termos gerais, a Apple costuma oferecer suporte a iPhones com atualizações completas (novas versões do iOS) entre seis a oito anos após o seu lançamento. Já o suporte de segurança pode estender-se até aproximadamente sete a oito anos. No entanto, as pessoas mesmo tendo um equipamento mais antigo, podem na mesma ter grande parte das funcionalidades ativas, e todas as funcionalidades nativas operacionais.

          • Pedro António says:

            Estamos a falar de telemóveis (Iphones) ou sistemas operativos de PC? Quantos anos dá a Apple aos Mac? Quantos anos deu a MS suporte ao W10?

          • Vítor M. says:

            Muito parecido. Se nos vejamos:

            Se formos na comparação direta entre Apple e Microsoft, possivelmente a Microsoft tenderá a oferecer mais anos de suporte aos computadores, mas é bom perceber bem esta informação. Portanto, no caso da Apple, os Macs recebem atualizações principais do macOS durante cerca de 4 a 7 anos, e depois apenas atualizações de segurança, podendo o suporte total chegar a 7 a 10 anos na melhor das hipóteses.

            Já a Microsoft segue normalmente um ciclo de 5 anos de suporte principal mais 5 anos de suporte alargado (onde já não há grandes novidades a não ser correções de segurança), o que totaliza 10 anos. Além disso, existe o programa Extended Security Updates (ESU) que pode prolongar a vida útil de sistemas como o Windows 10 por mais alguns anos, mediante pagamento.

            Assim, se falarmos apenas de tempo de suporte oficial, a Microsoft oferece em regra mais anos de atualizações e segurança do que a Apple. Mas tens de pagar. A Apple oferece o suporte de segurança, não cobra por ele.

            Em resumo… a Apple com os Apple Silicon vai estender este suporte e passar o Windows.

    • InBrain says:

      O problema não e’ ter 10 anos, conheço pessoas que compraram pc nem há 3 anos com W10 e para eles e muitos outros não faz sentido esta “politiquice” de querer vender o 11 só porque sim e não venham com questões de segurança porque essas vão existir sempre, ate’ no W20. Todos querem e’ vender, sejam estes, Apple, todos!

  2. Filipe says:

    Até pode fazer sentido, uma vez que podem ter havido empresas a adquirir centenas de máquinas há 4 anos com Windows 10 sem o chip TPM, uma vez não ser obrigatório, e agora essas máquinas ficam obsoletas e podem deixar os serviços dessas empresas vulneráveis, a não ser que apliquem novo investimento que poderão não suportar.

  3. Rui Almeida says:

    Esse indivíduo não tem a mínima hipótese, e logo com a Microsoft que tem dos melhores advogados de todo o mundo.

    • TugaPobre says:

      David derrotou Golias……

      • Manuel da Rocha says:

        Neste caso, só pode ganhar se comprou um novo modelo, produzido em 2024, com o Windows 10. É que, a licença, inclui suporte “gratuito durante tempo escolhido pela empresa produtora, com o mínimo em 12 meses”.
        Ora se a MS já anunciou, em 2023, que o iria fazer, já não se safa, nem na audiência preliminar.

    • Alberto Silva says:

      Pois pois, já muitos a cairem e mais fortes.

    • contraditorio says:

      Meu caro…se o Direito fosse matemática e os magistrados robot’s a sua filosofia estava certa 🙂 E o Direito americano, embora com a filosofia do precedente, também não é matemática…embora todos tenhamos uma noção de como é o direito americano actual 🙂

    • sapoide says:

      Até orque os tribunais americanos correm o windows xp ainda 😉

  4. Pedro António says:

    Sempre podem continuar a usar o w10, ele continuará a funcionar, a MS não o vai bloquear, há sempre outras formas de resolver a questão da segurança!

    • TugaPobre says:

      Será que não vai lançar uma atualização lá para o final, que degrada a utilização windows 10?
      Com a força e a necessidade que a empresa tem para que todos usem o W11, eu já acredito em tudo…

  5. José Gaspar says:

    Sou um dos que se a MS prolongar o suporte faz imediatamente downgrade para Win 10. O 11 por muito maduro que já se apresente ainda tem alguns bugs desconfortáveis como o 8 e o 8.1 e 2 vezes mais pesado.

  6. B@tm@n says:

    O Windows 10 vai durar 25 anos.
    O 11 foi grande flop.

  7. TiagoC says:

    A Microsoft deveria estabilizar o w11 primeiro. É vergonha acabar de fazer updates no w11 e ao reiniciar o sistema ele fazer porcaria. Já aconteceu comigo recentemente e para mim foi uma espécie de “déjà vu” do vista.

  8. sapoide says:

    A Microsoft é dona dos tribunais LOL

  9. Ademir da Guia says:

    Windows 11 é o novo Windows Vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.