Tinha de acontecer! Microsoft em tribunal por acabar com suporte ao Windows 10
Parece inevitável o fim do Windows 10. Isso vai trazer problemas a muitos utilizadores, cujas máquinas simplesmente não cumprem os requisitos mínimos definidos pela Microsoft. Isso poderá mudar, graças a um novo processo em tribunal. Quer impedir o fim do Windows 10, pelo menos de forma temporária.
Microsoft está novamente em tribunal
A Microsoft vai terminar o suporte ao Windows 10 dentro de alguns meses, incluindo as versões mais antigas. Assim, os utilizadores precisam agora de atualizar os seus sistemas operativos do Windows 10 para o Windows 11. Para os que têm problemas, a Microsoft partilhou um artigo de suporte com orientações que podem ajudar a descobrir a causa que pode estar a bloquear a atualização.
Independentemente de todas as questões e de todas as queixas, espera-se que isto tenha um impacto significativo na base de utilizadores, aproximadamente 400 milhões, que ainda utiliza o Windows 10 num PC não elegível. Existe uma iniciativa não oficial interessante na forma do “Kit de ferramentas para o Fim do Windows 10” a este respeito e muitos falam da alternativa Linux.
Embora muitos estejam prontos para cumprir, um deles, alegadamente, avançou para tribunal contra a gigante de Redmond. Num novo processo, um utilizador, Lawrence Klein, acusou a Microsoft de potencialmente “colocar em risco” dados de utilizadores e clientes. O processo acrescenta que a gigante tecnológica está a tentar monopolizar rapidamente o mercado de computadores com IA generativa, mesmo à custa dos dados dos clientes, apesar de estar “bem ciente” das consequências.
klein-v-microsoft-san-diego-complaint
Tudo por acabar com suporte ao Windows 10
O processo refere:
... esta tática na tentativa da Microsoft de monopolizar o mercado da IA generativa tem consequências abrangentes que vão para além da corrida para alcançar o domínio do mercado.
Com apenas três meses para o fim do suporte para o Windows 10, é provável que muitos milhões de utilizadores não comprem novos dispositivos ou paguem por um suporte alargado. Estes utilizadores — alguns dos quais são empresas que armazenam dados confidenciais dos consumidores — estarão sob maior risco de um ciberataque ou outro incidente de segurança de dados, uma realidade da qual a Microsoft está bem ciente.
Em última análise, Klein tenta que a Microsoft estenda o suporte ao Windows 10 “até que o número de dispositivos que executam o sistema operativo fique abaixo de um limite razoável”. O caso foi registado com o ID 25CU041477C.
Um dos principais obstáculos para os utilizadores são os requisitos de sistema do Windows 11, que obrigarão muitos a atualizar o seu hardware. Esta é a recomendação oficial da própria Microsoft, melhor ainda se for um PC com Copilot+. Estes requisitos também começam a ser aplicados nos principais jogos populares, e algumas características vitais deixam aparentemente de funcionar completamente no Windows 10.




















Uma empresa que tenha o parque informática com maquinas com quase 10 anos, não está tão assim preocupado com a segurança dos dados confidencias.
Vamos analisar o seguinte. desde o lançamento do win10 passaram-se 10 anos de atualizações tanto de segurança como de funcionalidades, 10 anos depois acaba-se o suporte mas o pc continuar a funcionar normalmente. E isto já foi anunciado à alguns meses atrás, ou seja, as empresas tiveram tempo de duas coisas, pensar se vale a pena outro sistema operativo ou renovar o parque informático.
A meu ver, a microsoft faz bem em colocar o suporte final no win10 e focar-se no win11 ou desenvolver um novo windows.
Siga a marinha
Tudo certo, mas em meu entender a microsoft também não tem o direito de deixar milhões de utilizadores apenas com a alternativa de comprar hardware novo e SO novo.
Já toda a gente percebeu que os requesitos que o W11 tem apenas são por uma questão economica (obrigar à troca de hardware ) tenho um I5 de 4 geração (tem 10 anos) e corre perfeitamente o W11.
Relativamente ao TPM, cada utilizador deve ter o direiro de escolher conscientemente em continuar com maquinas que não tem…..
Se a intel já não dá suporte para esse processador porquê que a microsoft iria continuar a dar. Existem vulnerabilidade nos próprios CPUs que as fabricantes já não atualizem o firmware dela e não adianta a microsoft a tapar buracos pelo kernel se este é o trabalho da fabricante.
A microsoft não tem nenhum compromisso, o win continua a funcionar como devido, cabe a ti decidir se queres manter esse OS ou alterar para outro.
TPM não se trata de questões econômicas, tens por exemplo o ubuntu a integrar a obrigação de TPM.
Eu compreendo que isto é complicado principalmente quem comprou um pc com 3/4 anos sem TPM, mas isto é normal acontecer. chama-se evolução, e a tecnologia todos os dias evolui a um ritmo alucinante.
Evolução não significa monopólio à força.
Sabe que 99,99999999%, dos ataques são feitos a máquinas, com menos de 2 anos? Porque é normal que alguém paga 5000 milhões, de euros, por máquinas novas, a cada 3-4 anos, são os mesmos que possuem milhões, na conta e dados, que dão para vender?
Segundo se conta, é exatamente isso que a Apple faz, mas ninguém reclama. Interessante
Não, em termos gerais, a Apple costuma oferecer suporte a iPhones com atualizações completas (novas versões do iOS) entre seis a oito anos após o seu lançamento. Já o suporte de segurança pode estender-se até aproximadamente sete a oito anos. No entanto, as pessoas mesmo tendo um equipamento mais antigo, podem na mesma ter grande parte das funcionalidades ativas, e todas as funcionalidades nativas operacionais.
Estamos a falar de telemóveis (Iphones) ou sistemas operativos de PC? Quantos anos dá a Apple aos Mac? Quantos anos deu a MS suporte ao W10?
Muito parecido. Se nos vejamos:
Se formos na comparação direta entre Apple e Microsoft, possivelmente a Microsoft tenderá a oferecer mais anos de suporte aos computadores, mas é bom perceber bem esta informação. Portanto, no caso da Apple, os Macs recebem atualizações principais do macOS durante cerca de 4 a 7 anos, e depois apenas atualizações de segurança, podendo o suporte total chegar a 7 a 10 anos na melhor das hipóteses.
Já a Microsoft segue normalmente um ciclo de 5 anos de suporte principal mais 5 anos de suporte alargado (onde já não há grandes novidades a não ser correções de segurança), o que totaliza 10 anos. Além disso, existe o programa Extended Security Updates (ESU) que pode prolongar a vida útil de sistemas como o Windows 10 por mais alguns anos, mediante pagamento.
Assim, se falarmos apenas de tempo de suporte oficial, a Microsoft oferece em regra mais anos de atualizações e segurança do que a Apple. Mas tens de pagar. A Apple oferece o suporte de segurança, não cobra por ele.
Em resumo… a Apple com os Apple Silicon vai estender este suporte e passar o Windows.
O problema não e’ ter 10 anos, conheço pessoas que compraram pc nem há 3 anos com W10 e para eles e muitos outros não faz sentido esta “politiquice” de querer vender o 11 só porque sim e não venham com questões de segurança porque essas vão existir sempre, ate’ no W20. Todos querem e’ vender, sejam estes, Apple, todos!
Até pode fazer sentido, uma vez que podem ter havido empresas a adquirir centenas de máquinas há 4 anos com Windows 10 sem o chip TPM, uma vez não ser obrigatório, e agora essas máquinas ficam obsoletas e podem deixar os serviços dessas empresas vulneráveis, a não ser que apliquem novo investimento que poderão não suportar.
Esse indivíduo não tem a mínima hipótese, e logo com a Microsoft que tem dos melhores advogados de todo o mundo.
David derrotou Golias……
Neste caso, só pode ganhar se comprou um novo modelo, produzido em 2024, com o Windows 10. É que, a licença, inclui suporte “gratuito durante tempo escolhido pela empresa produtora, com o mínimo em 12 meses”.
Ora se a MS já anunciou, em 2023, que o iria fazer, já não se safa, nem na audiência preliminar.
Pois pois, já muitos a cairem e mais fortes.
Meu caro…se o Direito fosse matemática e os magistrados robot’s a sua filosofia estava certa 🙂 E o Direito americano, embora com a filosofia do precedente, também não é matemática…embora todos tenhamos uma noção de como é o direito americano actual 🙂
Até orque os tribunais americanos correm o windows xp ainda 😉
Sempre podem continuar a usar o w10, ele continuará a funcionar, a MS não o vai bloquear, há sempre outras formas de resolver a questão da segurança!
Será que não vai lançar uma atualização lá para o final, que degrada a utilização windows 10?
Com a força e a necessidade que a empresa tem para que todos usem o W11, eu já acredito em tudo…
Sou um dos que se a MS prolongar o suporte faz imediatamente downgrade para Win 10. O 11 por muito maduro que já se apresente ainda tem alguns bugs desconfortáveis como o 8 e o 8.1 e 2 vezes mais pesado.
O Windows 10 vai durar 25 anos.
O 11 foi grande flop.
A Microsoft deveria estabilizar o w11 primeiro. É vergonha acabar de fazer updates no w11 e ao reiniciar o sistema ele fazer porcaria. Já aconteceu comigo recentemente e para mim foi uma espécie de “déjà vu” do vista.
A Microsoft é dona dos tribunais LOL
Que piadolas que tu és. Cromo.
Windows 11 é o novo Windows Vista.