Teste de velocidade humilha a Microsoft e revela um Windows 11 muito lento
Ainda que seja o sistema operativo mais usado no planeta, o Windows ainda tem muito espaço para melhorar. A Microsoft tem traçado esse caminho, mas aparentemente este não tem sido um percurso uniforme. Uma comparação recente veio mostrar que afinal, o Windows 11 estará muito atrás dos seus antecessores.
Teste de velocidade desafia a Microsoft e o Windows 11
A Microsoft tem procurado, ao longo dos anos, convencer os utilizadores de que as suas versões mais recentes do sistema operativo são sinónimo de maior eficiência e rapidez. No entanto, um recente comparativo colocou à prova as últimas seis gerações do Windows, e os resultados contrariam a narrativa da gigante de Redmond.
Neste teste de velocidade, o Windows 11 ficou, de forma surpreendente, em último lugar na grande maioria das categorias, levantando questões sobre a otimização do software moderno em hardware mais antigo. A experiência foi realizada num portátil com hardware datado, especificamente um Lenovo ThinkPad X220, para avaliar como cada sistema operativo gere recursos limitados.
Foram confrontadas seis versões: XP, Vista, 7, 8.1, 10 e Windows 11. O objetivo era simples: medir a velocidade de arranque, a gestão de memória RAM e a capacidade de resposta em tarefas quotidianas. Embora a Microsoft recomende hardware moderno para o seu sistema mais recente, a discrepância de desempenho foi notória.
Falta de velocidade do Windows 11 e consumo de recursos
O Windows 11, apesar de prometer tecnologias como o "Fast Boot", registou o tempo de arranque mais lento de todos, demorando significativamente mais a apresentar um ambiente de trabalho funcional do que os seus antecessores. Em contraste, o Windows 8.1 destacou-se como o mais rápido a iniciar, mostrando uma leveza que se perdeu nas iterações seguintes.
Os testes de gestão de memória e multitarefa foram severos para a atual aposta da Microsoft. Numa prova de stress que consistia em abrir o máximo de separadores num navegador até atingir o limite de memória, o Windows 8.1 conseguiu manter uns impressionantes 252 separadores abertos. O Windows 11, pelo contrário, colapsou com apenas 49 separadores, demonstrando um consumo de recursos de fundo muito superior.
Mesmo em tarefas básicas, como a abertura de aplicações nativas, a velocidade do sistema mais recente deixou a desejar, ficando atrás de versões com mais de uma década. A exceção onde o Windows 11 não foi o pior, mas sim o segundo melhor, foi na transferência de ficheiros, onde o Windows 10 ganhou. Os resultados mostram que, embora o Windows 11 traga maior segurança e funcionalidades modernas, o "preço" a pagar é um peso excessivo sobre o hardware, algo que a Microsoft terá de otimizar.





















A ferramenta “Chris Titus Tech’s Windows Utility” ajuda bastante a retirar a maior parte do bloatware e spyware do Windows 10 e 11.
Com isto, o Windows 11 fica muito melhor.
Important: Use at your own risk. Misuse can break your system, and no support is provided
Freedom has risk. If you want it, you Need to take a chance on it.
Vale bem o risco, para que quiser uma performance… Aceitável no windows 10/11. Mais ainda para quem valoriza ‘alguma’ privacidade.
Isso, ou migrar…
Com uma máquina de topo, quero lá saber da performance do win 11. Tudo funciona de forma rápida e fluida.
Não é o que pensam dezenas de empresas – incluindo do Fortune 500 – que usam máquinas bem mais potentes que as disponíveis aos consumidores, com muitas a reverter para o windows 10 de forma sistemática porque o Copilot interrompe fluxos de trabalho, porque os anúncios perturbam a produtividade ou até porque os tempos de arranque são abaixo do que seria expectável e necessário.
Mas, hey!, se gostas de gastar guito para depois não tirar pleno partido… há fantasias para tudo!
Pessoalmente, prezo pelo valor do dinheiro que gasto. E acho que a maioria partilha desse sentimento.
O guito que eu gasto e como o gasto só a mim me diz respeito e além do mais o que tem a ver isso com o tirar pleno partido ? O que é isso do pleno partido, quando te digo, como já disse, que na minha máquina tudo funciona de forma rápida e fluida ?
Boa noite. Esse tipo de teste depende muito do hardware, pode ser melhor com um ou outro sistema operativo. O PC utilizado parece ser um pouco antigo, por isso tem melhor desempenho em sistemas operativos mais antigos.
Bom XP, SO simples e funcional.
A partir dai foi sempre a engordar chegando ao W11 que está extremamente obeso e consequentemente cheio problemas…
O XP? Opa o meu Windows 3.11 é bem mais leve! A partir daí é que foi sempre a engordar, os malandros…
Se quer ironizar, devia ter referido o antecessor do 3.11, o 3.1 do qual também fui neste caso apenas utilizador.
Na verdade, foi o 8 que teve o melhor desepenho
Como comparação, de forma a que os aficionados consigam compreender, este teste é o mesmo que dizer que um Ferrari fará maus tempos numa pista de rali…
Os testes para serem justos devem ser realizados atendendo ao alvo para que foram desenhos, não hipotéticas situações.
O problema é que os sistemas operativos têm de operar, passe o pleonasmo , no mundo real.
E esse nem sempre corresponde à hipotética situação para a qual os sistemas foram desenhados/projetados. É por este motivo que centenas, ou mesmo milhões, de empresas, serviços estatais e utilizadores estão a recusar migrar ou até a passar para o Linux.
O Ferrari pode ter sido projetado para estadas em bom estado… Mas se tiver de circular em muito do nosso Portugal vai ser mais lento do que um qashqai, isto se não bater com o fundo na estrada, por causa de um buraco, romper algum tubo essencial e ficar imobilizado…
que comparacao de me… como nao houvesse estradas cheias de buracos por esta europa fora burro nunca saiu de portugal so pode
A comparação foi em resposta ao post do Aquele Dali.
E, sim, podia ter falado das más estradas em França, na Itália, na Bulgária… O ponto era o mesmo. Um sistema operativo deve correr em todos os cenários em que os utilizadores precisam dele. Não pode andar sempre nas melhores autoestradas, por muito que os yuppies da Microslop queiram…
instalação do windows 11 com office pesam 60 gigas. é um absurdo isso.
E tens um disco de 1TB…uau, que absurdo!
Será que tem? ou será de 512 Gigas? Abaixo dos 1000 euros só os desktops é que trazem 1Tb.
Eu por acaso tenho 20TB em discos, pela tua ordem de ideias é aceitável ter um SO que ocupe 1TB? Um carro com um depósito de 60litros não tem mal gastar 15l aos 100km pois ainda faz 400km com um depósito é isso?
A tua comparação é absurda. Se tens espaço, qual é o teu problema ? Também és daqueles que acha que está tudo errado quando a RAM está a ser usada a 40% e vai ver o que se passa no task manager ?
@ há cada gajo, estás totalmente errado e isso deve-se à tua geração. Se eu trabalho para ganhar mais, ou compro um SSD maior, não é para as coisas ficarem mais caras ou o SO mais gordo e bloated, mas sim para poder ter mais coisas. Colando essa tua teoria, agora deviamos comprar SSD de 4TB porque seria normal um jogo ocupar 512 GB com texturas 16K, mal otimizado e nem com uma 5090 ficaria bom. Portanto, segundo a tua teoria, um tipo trabalha para estar constantemente e atualizar o PC…
A maioria dos americanos vendem banha de cobra a tentar impingir AI em tudo, fazem os servidores, captam os dados todos e tentam manipular tudo. Basicamente tu compras um hardware melhor para ser totalmente rebaixado pela AI a trabalhar para eles. Nos jogos o mesmo: em vez de teres uma qualidade espetacular, o que ganhas são jogos mal optimizados e escuros, que cada vez precisam mais de DLSS e FG para poderes ter algo fluido. Enfim…
E já agora, qual é a minha geração ? Fiquei curioso, até porque os teus argumentos são baseados em jogos em componentes gaming. Não conheces outras realidades ? Qual é a minha geração ?
segurança tem sempre um custo no desempenho.. não precisam de ir muito longe, basta fazer a mesma comparação em MacOS os resultados vão ser semelhantes
Mediante estes resultados só vejo uma coisa do MS-W11 um “porco” gordo lento a arrastar-se por comer demasiados hambúrgers ! Precisa de uma boa dieta de preferência mediterrânica para bem da sua saúde e utilizadores.
Havia de competir em velocidade com um Linux, a porrada ainda seria MAIOR.
Saudades do Windows 7. XP foi bom, mas o Windows 7 (na minha opinião) o melhor de todos os Windows.
É a opinião de muitos utilizadores.
Acho o 7 muito parecido com o Vista, depois de os service packs terem melhorado imenso o sistema.
Out of the box… o 7 vence de caras.
O tempo de arranque não é de todo uma característica que diga se o SO é melhor, ou que faça com que as pessoas usem este ou aquele. Diferença de segundos no arranque, é nada e é uma operação que se faz poucas vezes. E o Windows 11 a correr em HW não suportado.
Deixa ver se entendi, usaram o mesmo laptop desde o xp até o 11? Se foi isso e pelas specs, desculpem mas é um teste injusto, o Windows 11 foi consebido para pc’s mais recentes, natural se instalar num pc com um tempo um pouco atrás, não vai tirar partido da sua eficácia..
Pelo menos é o que penso.
Se ainda fosse possivel instalar todos esses sistemas operativos num hardware moderno, já nem diria nada…..
Mas pronto fica o meu ponto de vista.
Nos meus Windows e no android, não sinto assim tanta diferença na velocidade da internet…
É uma comparação um pouco descabida, porque se estão a comparar coisas muito diferentes, criadas em tempos distintos e que não obedecem exatamente aos mesmos padrões de necessidades dos utilizadores. Não digo que o Windows 11 seja uma maravilha, mas também não se caia no erro de comparar coisas que não são comparáveis entre si.
Eu que nunca tinha pensado nisso, dei por mim a ponderar MacOS para desktop. E tudo por causa deste tipo de coisas. A Microsoft tem obrigação de fazer melhor.
8.1 com a interface “metro” no pc e Windows phone foi o prime time da MS. Pena que era uma visão demasiado avançada para o comum mortal que só queria w7 e android de 100€.