Só mais uma máquina para atualizar? Sim, mas esta tem o Windows 98 e está a orbitar Marte
O Windows 98 foi um dos sistemas da Microsoft de maior sucesso. Chegou numa altura em que os computadores se começaram a massificar e trouxe uma interface que cada vez estava mais simples e apelativa para os muitos utilizadores deste sistema.
Foi um caso de sucesso e chegou literalmente a todo lado, havendo agora mais uma prova disso mesmo. A ESA vai finalmente atualizar uma das suas últimas máquinas com o Windows 98, que está dentro do Mars Express. O problema é que esta na órbita de Marte, algo que vem complicar um pouco as coisas.
Uma atualização há muitos devida em Marte
Já todos tivemos uma ou outra atualização do Windows que deixámos para mais tarde. É um processo que pode demorar ou ser chato, e que por isso adiamos. A ESA, a Agência Espacial Europeia, vai agora abordar um problema destes e realizar uma dessas atualizações.
A grande diferença é que a ESA vai fazer isso a 62,1 milhões de quilómetros da Terra, no software do MARSIS (Mars Advanced Radar for Subsurface and Ioniospheric Sounding), que está a orbitar o planeta Marte. A complicar ainda mais esta questão, está o facto deste satélite ter ainda presente o Windows 98 da Microsoft.
ESA vai trocar o Windows 98 da MARSIS
Esta é uma atualização que está em falta há alguns anos e que acontece agora para garantir uma melhor eficiência deste equipamento da ESA, que se dedica a procurar água no solo de Marte. 19 anos após ter entrado em produção, recebe agora um novo sistema operativo.
Com o novo software, os cientistas vão poder descartar dados desnecessários das imagens recolhidas. Isso permite que o MARSIS funcione por cinco vezes melhor do que agora e que cubra faixas muito mais amplas de Marte e Fobos nas suas passagens.
Uma nova vida para a Mars Express
Algo que não foi revelado pela ESA é qual o novo sistema que o MARSIS vai receber. Também não foi explicado de que forma a atualização será realizada a esta distância do planeta Terra, mas certamente que é um processo já testado até à exaustão, para que corra de forma perfeita.
O MARSIS ganha assim uma vida nova e garante mais alguns anos de funcionamento. Após ter descoberto indícios da presença de água em Marte, é hora de se renovar e receber novas funcionalidades e um novo sistema, bem mais recente que o Windows 98.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: ESA
Neste artigo: ESA, Mars Express, MARSIS, Marte, Windows 98
Tinha de ser um sucesso.
Não havia outro…
nao percebi, eles mão atualizar o windows 98 para qual versão?
“Algo que não foi revelado pela ESA é qual o novo sistema que o MARSIS vai receber”
Windows XP ! :))
Só espero que não seja para o W11. 🙂
Provavelmente para o Windows 2000 ou XP. O hardware não deve de dar pra muito mais se tinha o w98.
Alguma distro de Linux é o melhor que fazem
Na altura do 98, havia Unix
BSOD a meio da actualização … maquiavélico!
ou então terem de ir lá fazer ctrl+alt+del 😀
Ou um reset/Power !:))
Windows? Andou este tempo todo com esse vírus instalado?
Deviam ler melhor as fontes antes de publicar notícias. O software que corre foi desenvolvido usando o Windows 98, não tem o Windows 98.
“Not least because the MARSIS software was originally designed over 20 years ago, using a development environment based on Microsoft Windows 98!”
Ora lê bem, é que não diz que não usa Windows 98 😉 “…using a development environment based on Microsoft Windows 98” Ora se foi usado o Windows 98 na máquina, e o próprio engenheiro diz que o sistema precisa de atualização, então, que sistema operativo estamos a falar (que está a ser usado na máquina em causa?)
Facilmente depreende-se que não usa o Windows 98 tal como o conhecemos, usará certamente uma versão adaptada, mas isso é óbvio. E é isso que ele diz “using a development environment based on Microsoft Windows 98”.
Em nenhum lado diz que foi usado o Windows 98 na máquina. Não se pode chegar a conclusão que a máquina “certamente” usa Windows 98 ou baseado simplesmente por se usar um dev environment. Podemos concordar que não diz que não usa, mas também não diz que usa portanto é sensacionalista
Diz diz, “using a development environment based on Microsoft Windows 98” foi usado um sistema com base no Windows 98. Claramente que não foi usado o Windows 98 que qualquer pessoas instalou no seu computador, mas um sistema, baseado no Windows 98. Portanto, tem. Windows 98 nesse equipamento. Tens de ler bem o que é dito.
O meu development environment é MacOS e no entanto não faço nada que corra em Mac. Estão a saltar conclusões, e se não há certeza fica mal afirmar e dizer que é uma certeza.
No entanto não se trata do teu, mas sim do deles e foi isso que foi referido pelo engenheiro. Estás a tirar conclusões por tua conta.
Eles referem “development environment” e nunca referem target environment.
Por exemplo o “development environment” da playstation 1 é based no Windows 95. No entanto o sistema operativo na PlayStation 1 não tem nada do Windows.
A referência do Dev environment aqui dá uma fácil percepção da idade do sistema, não indica qual está a correr.
Nada mais é referido além do Windows 98 😉 se fosse como uma PlayStations, ele referia. Ou não referia?
Era só um exemplo, tal como o meu caso foi um exemplo. Não é para ser interpretado literalmente.
Certo, mas apenas reforcei que no caso em questão foi referido o Windows 98 como sistema operativo.
Foi referido como base de desenvolvimento do software, daí ter trazido o exemplo da Playstation. Nunca referem o sistema usado em bordo nesse artigo.
Numa página antiga oficial da ESA (https://www.esa.int/TEC/Software_engineering_and_standardisation/TECLUMKNUQE_0.html) falam dos sistemas operativos que eles utilizam e nenhum deles é Windows ou baseado em Windows. No entanto nas ferramentas de desenvolvimento da maioria tens indicado Linux, Solaris, Windows. De modo a dar a localização temporal ao leitor, referir Windows 98 dá muito mais valor que dizer Linux XX.
Há que ter em conta o hardware instalado e todas as suas variantes!