O Windows 11 não vai poder ser instalado na China e a culpa é do governo
Lançado e a ser já instalado, o Windows 11 tem mostrado ser um sistema que está maduro e pronto a ser usado por todos. Esta revolução da Microsoft quer criar uma nova nova interface e uma imagem completa para o sistema e as suas apps.
Os maiores problemas do Windows 11 estão a ser causados pela própria Microsoft e os seus requisitos de segurança. Se o seu impacto está limitado a um lote de máquinas, na China este problema tem uma dimensão global e a culpa é do governo chinês e das limitações impostas.
Limitações do Windows 11 impostas pela Microsoft
O maior problema e a limitação mais vezes encontrada no Windows 11 é mesmo a obrigatoriedade da presença do TPM 2.0. Esta é uma das duas medidas de segurança que desde o primeiro momento a Microsoft e uma das mais importantes para este sistema.
Existem formas de contornar esta limitação e conseguir instalar o Windows 11. Estas não funcionam em todos os cenários, não sendo também completamente fiáveis e seguras. A própria Microsoft já revelou uma forma, mas alertou para os potenciais problemas associados.
TPM na China não existe por culpa do governo
Este cenário tem sido o problema maior dos utilizadores e agora tem um impacto ainda maior. O caso surge na China, onde o TPM foi proibido há mais de 20 anos pelo próprio governo do país, como medida de proteção para os utilizadores locais.
Para compensar esta proibição, o governo chinês acabou por criar uma alternativa, a que chamou TCM (Trusted Cryptography Module). Este terá, supostamente padrões de segurança mais elevados, mas acabou por ser esquecido pela Microsoft na definição das especificações do Windows 11.
Problema pode ser resolvido em breve
Com esta lacuna, aparentemente propositada, todos os PCs presentes no território chinês estão assim impedidos de atualizar para o novo Windows. Podem fazê-lo, mas não vão ter atualizações, como acontece no resto do planeta.
Sendo o Windows o sistema operativo mais usado na China, é muito provável que uma solução suja muito em breve. A Microsoft já começou a abrir algumas brechas na obrigação do TMP 2.0 e provavelmente aqui conseguirá novamente espaço para abrir mais o Windows 11 aos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: South China Morning Post
Neste artigo: China, Microsoft, problema, TPM, Windows 11
“padrões de segurança mais elevado”… certo….
Tecnicamente eles estão certos, os próprios serviços de segurança alemães não queriam que os computadores do estado utilizassem o TPM porque lhes retirava capacidade de monitorizar os computadores de tal forma que nada pudesse acontecer que eles não pudessem analisar em tempo real e posteriormente, para impedir por exemplo que a Microsoft pudesse activar algum sistema de espionagem de forma secreta, que monitoriza-se os computadores ou furtasse informação, que é um perigo extremamente realista, e que de certeza está a acontecer se eles acharem que podem fazê-lo sem que os serviços de segurança alemães o consigam detectar.
Nem era preciso qualquer medida do governo! A grande maioria dos computadores chineses que por aí circulam, a preços baixos, mesmo os novos, já não aceitam o W11, por trazerem equipamento obsoleto!
As TPM são principalmente para validação segura da máquina. As chaves criptográficas e identificação da máquina são únicas e “não mascaráveis”, o que gera a identificação inequívoca da máquina.
As implicações é que com uma TPM, as VPNs e proxies e afins (TCM) não anonimizam . 😉
TPMs aumentam a segurança de transmissão de dados, mas comprometem a identidade do utilizador às empresas que verificam os dados da TPM.
Como se não bastasse, é um chip proprietário, portanto o acesso à “chave segura de encriptação” pode estar backdoored, daí não terem aceito a TCM que deve ter backdoors não acessíveis à Microsoft e afins.
Se juntares a isso um registo na conta Microsoft obrigatória, e os serviços na cloud obrigatórios, tens um sistema operativo ao nível spyware, e com privacidade equivalente a um smartphone.
Ninguém gosta do sistema chinês, mas a verdade é que eles só estão a banir um cyberweapon de uma fação hostil.
Comentário perfeito. Ninguém é inocente
Perfeito cara, perfeito!
António, pensa, educa-te e investiga antes de escreveres essas coisas com o devido respeito, esses computadores que falas não são Lenovo pois não??? nem supercomputadores chineses também não. São o refugo que eles não querem nem precisam mas serve para os que não pensam nem se informam nem investigam. Lê o que o Roger escreveu e já aprendes algo de util.
Amigo tenho um Lenovo de Junho passado que é incompatível! Quanto aos supercomputadores chineses, que tão sabiamente falas e também sabes tanto, não me interessam minimamente, pois tenho assuntos bem mais interessantes para passar o tempo! Só espero que o que eles lá têm (e não mandam para cá) seja melhor que as suas centrais de produção de energia a carvão!
Agradecido pelo dialogo educado e civilizado, a IBM, (americana), faz anos vendeu com lucro a divisão de PC’s à Lenovo (chinesa), para a IBM não era rentável e estava fora do ‘core business’. Muitos PC’S de muitas marcas estão como o Lenovo que o Senhor comprou, (‘culpa da Microsofre’), e folgo em saber que tem assuntos bem mais interessantes para passar o tempo tal como eu, mas são esses supercomputadores chineses que controlam o pessoal por lá e até por cá, (como o Pegasus de ‘Israel’), também espero que acabem com as centrais, (tec ocidental), a carvão, (por reactores a Tório), mas se poluírem mais 100 anos ainda estarão abaixo do que os ocidentais l polui e poluíram até agora. Penso que não confunde o povo chines com a elite, (tão má quando trumps e bolsonaros), que os governam. Penso que o seu Lenovo, (adivinhei), dá para W11 sem grandes complicações e bem até com pouco esforço mas não perde nada deixe estar o W10 que está bem, mas se desejar muitos estamos dispostos a dar uma mão. ” Ó mar salgado quanto do teu sal são gotas de Portugal! … ” de Fernando Pessoa, um grande poeta do melhor Povo do mundo mas com humildade.
É o crivo da censura e o controle dos desvios do pensamento, à que pensar na bandeira
Estou admirado!! A China não proibiu o Windows 11 em território chinês!!
Ainda percebes menos que eu. O SO mais usado na china, tal como é a tendência do resto do mundo, é o W10, se a china aplica depois as restrições que acha ideologicamente necessárias, é outra coisa!
para veres que estão e são mais sofisticados e preparados do que muitos pensam, (e isso assustador em geral), por lá não se aplicam as leis de direitos de autor como no ocidente, (que em alguns casos até deviam ser reformuladas ex: Beatles). e como a Europa está atrasada 10 anos na IA, ( assustador em geral). A saída é ESFORÇO, estudo I&D voltar a produzir na Europa avançar com novas formas de produção de energia, (vamos mesmo precisar), valorizar os trabalhadores e criar emprego em vez de ir para a China poluir e empobrecer os Europeus e retirar-lhes o emprego para os donos das grande corporações aumentarem os lucros e os guardarem no Panama em jersey encobertos pela City londrina.
A China pede sempre alterações… nada de estranho. Já com o 10 a versão chinesa obrigava a registar email chinês, em vez de poder usar contas locais ou da microsoft. Facilmente os chineses arranjaram forma de o evitar.
Será preciso o governo disponibilizar os dados para a Microsoft fornecer suporte. Além de que muitos computadores que existem na China, são versões europeias e americanas… tendo TPM.
Que risota por cá ao ler o inicio do artigo: “o Windows 11 tem mostrado ser um sistema que está maduro e pronto a ser usado por todos” hahaha, MADURO (Venezuelano?)??? por TODOS (menos a China queres ver 1,5 Biliões)??? não percebo onde os autores do artigo foram buscar essa ideia mas que é engraçado é! nenhum SO está maduro no momento do lançamento NENHUM mas até aceito que me contradigam com factos e provas. ex: bugs com os AMD, (que coincidência), e mais que até dizem será resolvido no 1º lote de actualizações.
Gosto de ver malta informada como o Roger e se perceberam não instalarão o Windows 11 ou então se o fizerem contornem o tpm hehehe será a MS a seguir o exemplo de Big Brother da China, da Apple da Alphabet… a favor dos governos dos EUA??? só pode, os mesmos que andaram a espiar os Europeus inclusive os ‘amigos’ alemães, (já se esqueceram? deve ser do Pegasus HIHIHI). Só a trabalheira que é ‘anonimizar’ e desligar as telemetrias do W10 dá para perceber que o W11 ainda dará mais trabalheira ex: browser por defeito, (o Firefox já tem script). Enfim é divertido.
MIGUEL REAL
Gostei do MADURO eheheheeh
Pensando melhor até é mais saudável que o verde, (seja branco ou tinto).