Microsoft volta a melhorar a presença do Linux no Windows 11 com mudanças na loja de apps
Uma das grandes novidades que a Microsoft trouxe ao Windows foi o Linux, na forma do WSL. Este sub-sistema garante a união destes dois sistemas de forma única, dando ao utilizador tudo o que precisa sem ter de ter um sistema próprio.
Esta união é melhorada de forma constante, com alterações significativas. Depois desta ter chegado à loja de apps da Microsoft, a gigante do software voltou a trazer novidades que melhoram a presença do Linux no Windows 11.
Foi com o Windows 10 que a Microsoft apresentou ao mundo a integração com o Linux. Este sistema passou a estar disponível no seu sistema operativo e garantia assim o acesso a todas as funcionalidades de desenvolvimento necessárias.
O processo de instalação não era simples, mas ao longo do tempo a Microsoft foi tornado-o mais simples e até intuitivo. O processo evoluiu e o WSL está já na loja de apps da Microsoft, bastando carregar num simples botão para que seja tratado.
Com a build 22518, que apresentámos recentemente, o processo de instalação voltou a ser simplificado, não dependendo agora do acesso direto à loja de apps da Microsoft. Esta melhoria foca-se apenas na instalação e torna este processo mais intuitivo.
Bastará agora correr um simples comando na powershell (wsl.exe –install) para que o processo de instalação decorra diretamente da loja de apps. A mudança de fonte é transparente e automática e não requer que o utilizador faça qualquer alteração nas configurações.
Para além da melhoria na instalação, há mais novidades associadas ao Linux no Windows 11. A passagem da versão de instalação para a versão da loja de apps foi também facilitada. Com um simples comando wsl.exe -update a mudança é realizada de imediato. Com o comando wsl.exe –help todas as opções ficam visíveis.
Esta é uma mudança importante para o Windows 11 e o Linux. Trazer o WSL para a loja de apps da Microsoft facilita toda a instalação e até a chegada de atualizações. A gigante do software mostra novamente que continua a apostar nestas integrações e que vai manter aqui parte do seu foco.
Este artigo tem mais de um ano
‘?Boas,
E já é possivel ter o Linux em GUI, Kde, Gnome, etc…?
Isso depois instala-se via terminal.
Só se for no windows porque no Linux fora do windows basta ir ao synaptic ou à app store da distro tudo sem terminal.
Já coonsegui qq coisa…
Segui este video https://www.youtube.com/watch?v=ee5UOxJDjnA mas como tenho Windows 11 já tinha o wsl 2 e o Ubuntu.
Depois dava-me o erro:
/usr/bin/startxfce4: X server already running on display
Encontrei no reddit os seguintes comandos adicionais:
sudo apt install xubuntu-desktop
export DISPLAY=:0
export XDG_RUNTIME_DIR=/home/pgomes/temp
export RUNLEVEL=3
sudo /etc/init.d/dbus start
startxfce4
E agora aparece-me uma barra em q posso abrir as aplicações, mas dá um erro que pergunta se quero reportar.
Só não percebi se o Xlaunch é necessário para alguma coisa.
Mas como tenho dual boot com o Linux Mint, acho que vou retirar o Mint e colocar o Cent OS…