O seu PC não consegue correr o Windows 11? Agora já pode entender os motivos
O Windows 11 está lançado e todos querem testar esta novidade que a Microsoft apresentou. Este novo sistema promete muito, em especial ao nível estético e em áreas que não se esperavam que chegasse agora.
Os requisitos para esta nova versão não são elevados, mas geram muita confusão e alguma incerteza nos utilizadores. A Microsoft tem uma app para ajudar, mas que tem lacunas muito grandes. No entanto, há informação importante que ajuda a entender por que razão o seu PC não consegue correr o Windows 11.
Com os requisitos bem definidos para poder usar o Windows 11, muitos percebem agora algumas limitações. Para além de estarem escritas e firmadas, existem apps que ajudam o utilizador a perceber se existem falhas ou quais destas estão em falta.
A solução da Microsoft foi muito melhorada
A Microsoft foi a primeira a ter uma proposta para saber mais sobre o suporte ao Windows 11. Numa análise simples, a app Verificação do Estado de Funcionamento do PC diz ao utilizador se vai poder ou não instalar e correr o novo sistema da Microsoft.
We just made updates to the Windows 11 PC Health Check App. It now provides more detailed info on requirements not met. This should help in cases where folks assumed CPU compat issues were TPM related https://t.co/hTWMe16DWO pic.twitter.com/eZLTZMOdjT
— DWIZZZLE (@dwizzzleMSFT) June 25, 2021
Se a primeira versão estava limitada, não mostrando o que falhava, isso foi mudado e tem muitos mais dados. Agora, na nova versão da app Verificação do Estado de Funcionamento do PC, as mensagens são claras, objetivas e, finalmente, são dados a conhecer os requisitos em falta.
WhyNotWin11 avalia os requisitos deste sistema
Mas como a comunidade não para, há já alternativas para sabe de forma clara o suporte para o Windows 11. Criado para complementar as falhas anteriores, o WhyNotWin11 dá ao utilizador ainda mais informação útil e que determina diretamente o que falha.
Criado e publicado no GitHub, tem todo o seu código aberto e possível de ser avaliado. Esta é por agora a melhor ferramenta, ultrapassando em utilidade o que a Microsoft tem disponível. O WhyNotWin11 só tem de ser descarregado e executado. A mensagem final é clara e mostra se pode ou não correr o Windows 11.
Estas são ferramentas importantes para que os utilizadores possam usar em momentos de maior confusão. A primeira build do Windows 11 é esperada esta semana, ainda em testes, para ser lançada de forma oficial no início de 2022.
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia, no meu caso, a App da Microsoft diz que o meu Pc não suporta o windows11. A App WhyNotWin11 diz que tenho todos os requisitos mínimos, contudo, o CPU aparece a laranja. Tenho um I7 7500U. O windows 11 só é suportado a partir da 8ª geração de CPU? não vou conseguir atualizar este PC para o Windows 11? acho isso estranho, porque eu consegui instalar e correr o windows 11 numa máquina virtual neste pc
Na lista oficial: https://docs.microsoft.com/en-us/windows-hardware/design/minimum/supported/windows-11-supported-intel-processors esse processador não está listado.
Quanto à versão que testou do Windows, não é uma versão final, eles provavelmente vão colocar esse limite artificial na versão final para o público em geral. Devem querer garantir que o seu novo sistema operativo que deve ser ainda mais guloso em termos de consumo de recursos tem um processador à altura.
“A App WhyNotWin11 diz que tenho todos os requisitos mínimos, contudo, o CPU aparece a laranja.”
Completa contradição nessa frase.
Se te aparece a laranja então a app WhyNotWin11 não te está a dizer que tens TODOS os requisitos mínimos. Se estivesse, tinhas tudo a verde.
Com a ferramenta oficial do windows, não tenho requisitos suficientes para o Win11.
Com esta aplicação, tenho tudo verde excepto o CPU (AMD Ryzen 5 1400) que tenho um ponto de interrogação a amarelo, tal como na imagem do artigo.
Esse processador não está na lista de processadores suportados: https://docs.microsoft.com/en-us/windows-hardware/design/minimum/supported/windows-11-supported-amd-processors
Porque agora o Windows será só compatível com os processadores da Intel, quem tiver AMD ou ficar no Windows 10 até acabar o suporte ou mudar para o Linux.
No fundo as duas aplicações estão-te a dizer o mesmo, ou seja, não tens requisitos suficientes para o W11. A diferença é que uma delas é mais pormenorizada e já te mostrou que o problema é o CPU.
Muito bom!
O Windows Defender simplesmente impediu a utilização da aplicação.
Idem ….
De qualquer modo, a aplicação da Microsoft validou as especificações do meu pc, por essa razão, tranquilo.
Clica em mais informações e executar mesmo assim…
Aqui tudo verde num R5.
A PC Health Check diz para contactar o meu administrador de TI…
Basta clicar em mais informações qd o alerta surge e aparece: ” Executar mesmo assim “
Essa aplicação diz que pode danificar o meu dispositivo….
Virus?
Foge!
É um aviso genérico, que a Microsoft apresenta a qualquer aplicação que não tenha sido já analisada e confirmada segura. É para proteger os utilizadores de correrem uma qualquer aplicação sem pensarem se querem mesmo fazer isso, se quiserem dá para prosseguir. Não sei quantos programas malignos foram parados por tal aviso, mas vou supor que bastantes, que até eu não executei alguns até confirmar que estavam mesmo limpos de algo maligno.
Levarei = leste
Levarei código no GitHub? São “meia dúzia de linhas” perfeitamente legíveis mesmo para quem nunca usou aquela linguagem.
Não tem vírus nenhum, mas acede a informação do sistema operativo, e isso é susceptível de poder ser um comportamento de um vírus.
Aposto que se fosse mesmo um virus não era detetado, passava na boa lol
Em tempos de pandemia a Microsoft lança um windows que requer que a maioria dos seus utilizadores comprem um computador novo!! Acho que deu um grande tiro no pé!!
Maioria ? Já é conhecido o número ?
A maior parte dos smartphones deixam de receber a nova versão do Android ao fim de 2 anos e ninguém se queixa, vão logo comprar outro. E muitos custam tanto ou mais que um portátil novo.
Dito isto, não vejo qual a necessidade urgente e inadiável de se ter de mudar a correr para o W11, a não ser que seja apenas para se dizer que se tem o último Windows.
O Windows 10 vai continuar até 2025 com suporte completo e seguramente que até lá muitos dessa tal “maioria” que falas irá mudar de computador.
Não compreendo tanta restrição e impedimentos O meu portátil (velhinho) não tem tpm e mesmo assim ao mudar um certo dll consegui instalar também num desktop da idade da pedra Então será que a MS não se consegue impor ? Quando a solução está ao virar da esquina !
Microsoft quer elevar a segurança, não é nenhuma impossibilidade técnica, é imposição por questões de segurança, acho inconcebivel nos dias que correm ainda existir tanta gente com computadores sem TPM, eu já só compro computadores com TPM desde 2010, percebo que não tenham TPM 2.0 mas não ter TPM de todo é assustador.
Insisto e espero que a Microsoft analise e possa reflectir sobre milhões de utilizadores que possuem máquinas onde o W10 corre perfeitamente e que por causa do TPM não podem actualizar o sistema. Vou colocar 2 torres e 1 portátil de lado e vou comprar novo PC? Claro que não. Existem alternativas bem melhores ao Windows, mesmo em termos de interface gráfico e muito mais seguras. Eu até nem ligo para os jogos, o único ponto em que a Microsoft bate a concorrência
Podes utilizar o W10 até 2025 com suporte a 100% da Microsoft, ninguém te obriga a comprar nada.
Além disso dás uma no cravo e outra na ferradura. Começas por criticar a decisão da Microsoft em relação ao W11 e logo de seguida dizes que existem alternativas bem melhores e mais seguras que o windows.
Enfim… decide-te.
Só porque não tenho o cpu que eles querem não posso instalar. Tenho um de 7ª geração. Tudo OK no meu pc menos claro o cpu. Deve ser mesmo preciso um cpu de 8ªgeração para rodar estes W11. Acredito pois. Eles que não alarguem a lista de cpu’s que não é preciso. Depois não chorem que muitos emigrem para outros SO.
Acontece-me a mesma coisa, tenho todos os requisitos exceto o cpu que também é de 7ª geração… Se eles não alargarem a lista de cpus, acredito que o w11 poderá ser um fiasco pois a maioria dos utilizadores não irá comprar pcs novos só por causa do w11 não ser compatível com o cpu que têm
Ninguém vai emigrar para outro SO, o Windows 10 vai continuar a funcionar até 2025 como tem funcionado até aqui, com updates e suporte a 100% pela Microsoft.
E daqui até lá muitos vão mudar de computador ou fazer upgrades,
Deixem-se de ser drama queens.
Não sei para quê tanto stress a correr aplicações que nem se sabe o que elas farão aos PCs, eu nem sequer me vou dar ao trabalho em saber se os meus são compatíveis, por experiência própria, eu acho que este Windows 11 vai dar fiasco com aconteceu com o Windows 8, e mesmo que seja perfeito ainda muita vai mudar até sair em definitivo.
Segundo o THE VERGE…. Poderá haver novidades em relação à lista de CPU’s suportados em breve
Realmente com a falta de componentes e computadores é mesmo uma boa altura para lançar um SO que quase obriga a comprar uma máquina nova! Parabéns Microsoft estão no bom caminho! No meu velhinho X555L da Asus com um i7 de quinta geração e um SSD de 1Tb o W10 corre às mil maravilhas… agora só porque suas excelências acham que o processador é velho mandam logo para a loja da FNAC… ah ah ah! Boa sorte! Até prova em contrário vou continuar com o W10 que ao menos já conheço as pancas e defeitos!
Ah! Piada das piadas, tenhum Chuwi Ubook Pro (chinesice a custar 1/3 do ASUS e que imita à descarada uma Surface, mas já agora… máquina interessante) a correr um roufenho Celeron N4100, que nem sequer me deixa desfocar o plano de fundo durante uma chamada de ZOOM porque é um processador low-end, mas, oh espantem-se…, vai conseguir instalar e correr o W11!
Hum…. dá que pensar!
“If you’ve enabled TPM support but you’re still not passing the Windows 11 upgrade checker, it’s likely because your CPU isn’t on the fully supported list. Intel has confirmed Microsoft’s Windows 11 CPU requirements. “A broad range of Intel-based platforms are expected to support Windows 11: 8th Gen and newer Intel Core processors, as well as Intel Pentium processors and Intel Celeron processors from the ‘Apollo Lake’ generation and newer,” says an Intel spokesperson in a statement to The Verge.”
Segundo info que consegui ver no site da Intel estes celeron” apollo lake” são de 2016….. Aqui fica o artigo para quem quiser ler……
https://www.google.com/amp/s/www.theverge.com/platform/amp/2021/6/25/22549725/microsoft-windows-11-cpu-support-tpm-hardware-requirements
Surface Pro 2017 e recebo a indicação que não vai atualizar… Para um PC com 4 anos só pode ser uma brincadeira…
Junta-se ao clube.
Para mim, tanto o windows defender, quanto meu antivirus bloquearam o download.
Mais um TPM para nos dar cabo de cabeça.
Na análise dos meus computadores, todos com excelentes perfomances para as necessidades atuais – CAD, streaming, vídeo, etc,etc. a aplicação da MS diz que não são elegíveis e propõe logo como solução a compra de novos equipamentos compatíveis. Até tem logo os links para a loja deles. Topam. !!! Vai ser desta que vou para o LInux.
Existem muitos programas de CAD, streaming e vídeo no Linux e quanto a jogos também existem mas se quiseres jogar jogos do Windows tens de instalar o Wine.
Eis um link que ajuda:
https://appdb.winehq.org/
Podes apenas ter o TPM desativado que é o que acontece em muitos casos.. Vais à BIOS da tua motherboard e verifica.
Para quem quiser instalar o windows 11 em equipamentos nao elegiveis, aqui fica uma dica:
https://www.neowin.net/news/how-to-download-and-install-windows-11-insider-builds-on-unsupported-hardware/
A trapalhona da Microsoft, só para o ano é que vai fazer o upgrade do windows 11, para o publico em geral, e até lá ainda muda de ideias quanto aos requisitos.
https: //www.neowin.net/news/existing-qualifying-windows-10-users-may-get-the-windows-11-upgrade-early-next-year/
Basta seguir o tutorial abaixo no youtube e o windows 11 corre na perfeição em qualquer pc https://youtu.be/5rDJyMXbPdE
Testado e a 100%
Cumps
ti amuh W11 bjos do knight
A maioria dos pcs na Tugolandia nao vai poder correr o windows 11, uns por serem ja demasiados velhotes outros por causa de outras carencias, os tugas ja andavam a esfregar as maositas, eles pensam que a microsoft pensa neles, o windows nao vale nada, instalem linux e caguem na microsoft, existem tantas soluçoes superiores, e mais baratas, é a mesma coisa com o ofice.
Nas empresas onde ando todos suportam win11 sem dramas.
Ou seja, não usas windows nem queres usar e vieste aqui apenas para dizer a quem usa e gosta para “cagar” na Microsoft.
Tens quantos anos? Dez?
O WhyNotWin11 diz que não consegue encontrar o CPU do meu portátil na lista (e tb que não existe TPM).
Ora bolas! Só não cumpro o requisito do processador. Um i7-7700HQ de 7ª geração. Pqp
https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/microsoft-voltou-a-mudar-os-requisitos-para-instalar-o-windows-11/
“Ainda mais interessante é o suporte para os processadores de 7ª geração da Intel e AMD Zen 1 nesta primeira build. A Microsoft quer avaliar a prestação destes processadores e tentar perceber se este tem a capacidade de correr o Windows 11 livre de problemas.”
Vamos ver o que isto vai dar. 🙂
Hummmm… então e não é que mesmo não tendo o processador que suas excelências pretendem (neste caso tenho um i7 de 5º) lá atualizou para o W11 e está a correr tudo muito bem… só não sei bem se concordo com UI!