Quantcast
PplWare Mobile

Windows 11: Requisitos, o que desaparece e outros detalhes deste sistema da Microsoft

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Rui Silva says:

    se é preciso conta da microsoft parece que vou ficar ad eternum no windows 10 enquanto der para jogar… para trabalho ja so uso ubuntu

    • Asdrubal says:

      Só está escrito do Windows 11 Home precisar de conta microsoft, logo a versão Pro não deverá precisar.

      • rui says:

        Tem logica, pois a versão pro é mais usada para empresas com dominio.

        • Santos says:

          Eu não sou nem nunca fui empresa com, nem sem domínio e sempre usei versão Pro e até posso dizer onde se compra a edição Pro OEM e Office 2019 Pro Plus a menos de 4.00€, caso esteja alguém interessado.

          • António says:

            Humhummmm…A esse preço tenho interesse, se me puder facultar essa informação, agradeço

          • rui says:

            Boas
            Eu não disse que só as empresas usam o Pro.
            O que eu disse foi que é logico a versão pro não necessitar de conta microsoft por ser usado em redes empresariais
            Eu tambem só uso versão Pro e não sou empresa.

            Agora muitos portateis vêm com a Home.

            Ps: Tb sei onde comprar licenças a valores baixos. Já o fiz e até agora 100% a funcionar.

          • LimpTuga says:

            Santos, E qual a legalidade da utilização dessas licenças digitais numa empresa, por exemplo?

    • Luis says:

      Instalei a versao pro com conta local

  2. Carlos Bonaparte says:

    Para quando um SO da Microsoft do estilo “for work only”?

    Assim, sistemas que sejam simples, intuitivos, sem macacada, e seguros? Assim tipo Windows XP, mas com algumas atualizações de segurança a mais.

    Sim sim, eu sei, o Windows XP está muito ultrapassado, tal como o 7. Mas o que sei é que o tempo me vai dando razão. Vivemos numa sociedade que cada vez mais é convidada a dispensar o pensamento, até para as tarefas mais básicas. O Windows 11 traz nada de novo, ao contrário do que se quer fazer vender. É simplesmente mais do mesmo: bonecada e uns extras. E só é gratuito porque a Microsoft sabe que no dia em que o seu SO for pago, perde para a Aple.

    Eu continuo a precisar de pensar para executar muitas tarefas. E para além de isso me manter mais são, mantém-me simultaneamente mais ágil.

    • Luis M says:

      tens o enterprise e o IOT

    • Pedro says:

      Concordo completamente contigo. E o que vou dizer é apenas uma opinião pessoal.
      Parece que os sistemas que estão a surgir agora supõem logo à partida que somos todos uns mentecaptos: automatizam tudo e são eles que nos dizem a forma de trabalhar… dou três exemplos:
      Modo “não incomodar” e “dormir” (apple ou android) – eu se não quero ser incomodado coloco o tlm em silêncio, ou em modo avião!
      Percentagem de utilização de cada aplicação – graças a Deus eu ainda não estou maluco, e, se uso 1h de instagram ou 1h de youtube por dia, é cá comigo e com o meu cérebro. Não preciso que uma IA diga o que quer que seja…
      Outro exemplo, é que cada vez mais os monitores estão completamente cobertos de espaços brancos (ou pretos), com pouco texto e cada vez mais esbatido (o contraste é cada vez menor). Epá, se eu tenho um monitor grande é porque quero ter bastante informação. E quero que ela seja visível! Não preciso de 50% de espaço branco…
      (desculpem o desabafo, mas estou cansado que nos impinjam coisas que não precisamos, pela goela abaixo)
      (a boa noticia, é que passo mais tempo a descobrir como dar a volta ao sistema 🙂 )

      • Carlos Bonaparte says:

        Pedro, há ainda um outro detalhe interessante. O Android é um ótimo sistema operativo, embora eu acho que já foi melhor. Precisa de, penso eu, 3gb para estar totalmente instalado. Como é que o Windows 10 precisa no mínimo de 15 ou 20? Eu nem sei quanto está neste momento. Há 3 questões. Uma é a resolução de ecrã e o procesasmento de tarefas. Outra é o histórico de arquivo lixo que se foi acmulando de umas versões para outras. E por fim, os interesses económicos, aliás, bem explícitos neste novo sistema operativo. Eu até percebo a obrigatoriedade de SSD’s, mas com um mas. É que SSD não é recomendável para guardar ficheiros. SSD ainda duram menos do que HDD. Então, das duas uma. Ou compramos um SSD e um HDD para colocar no mesmo portátil, ou então um HDD externo. Ou seja, sempre nos vai sair mais caro. A solução mais barata é do nada começarmos a perder arquivos, inclusive do próprio SO. A obsolescência programada acelerada, também não ajuda. Por fim, a questão do lixo. Quando a Microsoft atualizava o Windows XP, havia problemas. Mas não eram tão graves, nem em todas as atualizações. Aqui, as atualizações trazem sempre problemas que serão corrigidos numa próxima atualização. Alguns até bastante graves, como aquele em que os zips, quando eram extraídos pelo Winzip pens, ou pelo Winrar, substituíam os arquivos repetidos na pasta sem perguntar se a pessoa queria substituir ou não. Ou como o meu caso, que quase perdi um HDD externo e perdi mesmo alguns arquivos, porque durante o processo de passar do PC para o HDD, ele simplesmente criou erros de redundância cíclica por erro de cópia. Erros CRC que são ainda mais raros de acontecer.

        Ou atualizações brilhantes como após a atualização ficarmos sem wi-fi. Porque há atualizações a mais; o Skype atualiza pelo menos uma vez por mês, e eu nem vejo diferença alguma na esmagadora maioria das vezes. Obsolescência programada. E as pessoas de um modo geral, ainda acham que isto é o progresso.

    • wut says:

      wut? perde para a apple? tas bem man??

      para começar, o windows é pago. Ou foi, até ao 10. Segundo, a maioria das pessoas não tem poder financeiro nem quer trocar um pc windows por mac

      • Carlos Bonaparte says:

        Não; o Windows 10 só passou a pago ao fim de 1 ano de uso. E lembra-se? Das pessoas que carregavam no X para fechar a mensagem de atualização, e quando davam por ela tinham passado do Windows 10 para o 7, sem possibilidade de reversão?

        Pois é… Esse e outros exemplos. E sim, hoje há cada vez mais pessoas que preferem trocar um PC com windows grátis por um mac com IOS grátis, assim como preferem trocar um Android por um Iphone. Portanto sim, é possível. Basta só fazer um sistema péssimo e achar que é bom, colocar um preço de 40 ou 50€ por ele e já está. E as pessoas só não mudam para o Linux, porque há a fama de que é um sistema para servidores ou para gente com formação na área, o que não é necessariamente verdade.

        Eu mesmo só não mudei para o Linux, porque o sistema operativo não tem um leitor de ecrã que chegue sequer perto do NVDA. Eu sou cego. Dependo disso para funcionar com o computador. E porque o Windows XP ainda suporta praticamente tudo. No E melhor de tudo: é o suficientemente rápido para mim.

        Serve-lhe de muito, um ferrari, se não conseguir ter o controlo da viatura a mais de 200km. Eu prefiro que a máquina vá à minha velocidade, e acima de tudo que faça mais bem de vagar, do que pior depressa.

        Eu quero que a tecnologia faça parte da minha vida. Não que a minha vida faça parte da tecnologia.

  3. costa says:

    meu rico windows 7 que estás aqui tao bem instalado

  4. sandrosfc says:

    Sacanagem é isso de TPM, meu PC é antigo já(i7-4790)placa mãe têm essa porra não, e agora? Microsoft vai excluir um monte de gente?

    • Pedro Fernandes says:

      Não te preocupes vai poder correr o Windows 11 se o meu é mais antigo e está a correr pelo menos desde o dia 18 de Junho, ele todo é baseado no Windows 10 só com um novo “Look”, quem sabe um bocadinho mais “Clean”.

    • iFernando says:

      A grande novidade é o pequeno upgrade no hardware.
      A Microsoft não pode manter o mesmo hardware por décadas.
      Vai permitir agora outros voos.
      Entretanto o Windows 10 resolve até 2025.

  5. TigTex says:

    Lembram-se quando saiu o Windows 8 que o TPM2.0 e UEFI secure boot era um requisito?
    Sim, é um requisito se quer ter o Logotipo Windows 11 WHQL. Isto é apenas válido para OEMs. O TPM2.0 não será forçado nos computadores já existentes.
    Nota: qualquer desktop intel serie 4000 ou superior ou AMD ryzen deverá suportar fTPM na bios. Basta ativar.

  6. SANDOKAN 1513 says:

    Essa do TPM 2.0 é que ninguém estava à espera. 😐

  7. knight says:

    Ativei na bios o tpm na minha placa mãe da marca MSi e sim souuuu aptoooooooooooo.
    Esse novo W11 me lembra um filme, acho que era ‘exterminador do futuro’, onde muitos aguardavam ansiosamente um aplicativo…tic tac tic tac máquinas vão tomar o poder? rsrsrsr

  8. LM says:

    Tenho isso tudo a dobrar no entanto diz que o meu pc não dá hahaha. Que banhada. A brincar com toda a gente.

    • Rui says:

      provavelmente será o TPM 2.0

      • LM says:

        Acho que no meu comentário disse que tinha aquilo tudo e a dobrar logo não será do TPM nem do Secure Boot. Já verifiquei tudo. Um pc gamer que me custou 1290 euros há 3 anos não consegue correr este Windows? É de rir. Banhada da microsoft.

        • Plopes says:

          Tens de verificar se o disco onde tens instalado o SO está em MBR ou GPT. Se está em MBR tens de converter. Depois tb tens de passar a Bios de Legacy para UEFI

  9. Luis Rosalino says:

    Surface Book de 2019, e não estou habilitado para o windows 11…Right….

    • asdasa says:

      Ate 2025 tens updates do windows 10. Até lá compras outro, simples.

      • Luis Rosalino says:

        Isso para mim n é simples pq paguei bastante por este produto premium da microsoft.
        Obviamente que nunca mais comprarei outro sob o risco de vir um Windows 12 com as mesmas questoes que este 11 traz.
        E é pena pq o surface a nível de ecra, camera e bateria é mt mt bom

  10. Rui says:

    Cumpro todos os requisitos (inclusivé o TPM 2.0 ativo). Mas a ferramenta do windows diz que o meu sistema não dá para o Windows 11

    • Osvander says:

      Verdade, o meu também cumpre todos requisitos de sobra é um intel core 7000U I5 – TPM 2.0. Será a placa gráfica que não é touch screen?

  11. behemot says:

    quem tem TPM 1.2 tb vai ter possibilidade de instalar o W11…..
    “n its announcement on Thursday, Microsoft said that a security chip, such as the TPM 2.0 chip, will be required to run Windows 11 on a PC. However, while TPM 2.0 is ideal, that exact version is not actually required, according to Microsoft documentation on Windows 11 compatibility.”
    https://www.crn.com/news/applications-os/microsoft-discloses-tpm-chip-requirements-for-windows-11

  12. Emanuel Vitorino says:

    Estou a ver que bastantes fabricantes de Motherboards vão ter que lançar atualizações a predefinir o TPM 2.0 como ativo, senão muitas pessoas vão achar que o seu PC não é compatível.

  13. CC says:

    Se acham que os fabricantes vão actualizar a BIOS para que tenham TPM 2.0 esqueçam, TPM 2.0 é implementado a nível de hardware e embora dê para emular, não o farão, por várias questões, primeiro de tudo os fabricantessó fazem guito se venderem novo hardware, a Microsoft só é paga se for vendido novo hardware/licenças, por isso é que a mesma faz uma distinção entre Windows 10 e 11, o que me parece que vai sair furado, o Windows 11 não tem apresenta nada de novo na verdade, ainda não foi lançado sequer, é coisa lá para 2022, apenas muito marketing para ver se estanca a migração de milhões nos Estados Unidos da América para o Chrome OS, que corre nativamente aplicações Android. A ideia que os programadores vão implentar código especifico para Microsoft Windows no Android para fazer facilitar o MIRROR das aplicações só se acontecer por cima da Google, que já se defendeu faz cerca de um ano tirando o Android Studio de Open Source… Uma prova que computadores sem TPM 2.0 não vão correr até vem de outro fabricante, a AMD tirou da linha de suporte uma data de processadores e gráficas, uns dias antes do anuncio oficial do Windows 11, com a declaração que não irá lançar updates novos para os seus drivers! Obviamente mais do mesmo, está tudo em busca do mesmo, que é dinheiro, mas não me parece que a Microsoft vá ganhar a corrida, principalmente com a Apple a mudar para o ARM e a Adobe, Autodesk, e outros grandes nomes a serem forçadas a escrever código para o ARM, a microsoft acha que consegue correr o código x86 em ARM por emulação o que já foi demonstrado várias vezes que é um tiro no pé, acham que a Apple se dá ao trabalho de reescrever milhões de linhas de Código de Intel X86 para ARM só por que lhes apetece!?

  14. HAS says:

    É uma tristeza a Microsoft, agora é a própria ferramenta para ver se os pc`s têm os requisitos minimos, que está “avariada”.
    Vai sair uma actualizaçao para resolver o problema.

    https://www.neowin.net/news/microsoft-is-working-on-a-fix-for-the-pc-health-check-app-first-update-scheduled-for-today/

  15. HAS says:

    A Microsoft está a dar um tiro no pé, agora sairam mais requisitos para os laptops.
    Parece que estao a encaminhar os clientes para o ios e o linux.

    https://www.neowin.net/news/microsoft-will-require-windows-11-laptops-to-support-bluetooth-and-precision-touchpad/

    • Behemot says:

      Sempre me insurgi contra a Microsoft por causa das horas que o meu slow HDD 5400rpm demorava para atualizar e que devia por nos requisitos do W10 o uso de ssd ‘s…. Parece que a Microsoft cortou-me o pio
      “Microsoft is recommending users to install Windows 11 on “non-rotational storage” like SSDs for optimal performance but this is optional.”

  16. Pedro Vales says:

    Essa história do TPM é mesmo para “lixar” algum pessoal. O meu portátil por exemplo não tem isso.
    Já foste. É mesmo para obrigar a comprar outro PC

  17. xPTo says:

    Dúvida:
    Ferramenta indica que o meu PC não suporta o Windows 11, provavelmente por causa do TPM.
    Instalei numa muito simples máquina virtual sem nenhum problema…
    Será mesmo essencial o TPM?

  18. Soldier says:

    Quando eu monto um computador, escolho os melhores componentes , o principal , e um dos 3 componentes onde invisto mais , é a motherboard , comprei em 2018 uma ROG Crosshair VII Hero , que tem TPM 2.0 , suporta processadores Ryzen 3000 e tenho um sistema estável e com excelente desempenho. Admito que na altura ponderei em comprar um modelo inferior da MSI, mas ainda bem que não o fiz , em 2021 esta motherboard continua a ter atualizações e uma das funções que gosto , é poder atualizar a UEFI sem processador instalado.

  19. wtvlol says:

    Windows 10, facelift.

  20. jorge says:

    windows 11 mais um lixo da microsoft, a maioria dos pcs nao vao poder receber o windows 11, eles copiam a apple, tenho um mac de 2012 e ja nao recebeu o ultimo sistema operativo, mas continuo a receber todas as outras atualizaçoes.

  21. A. Bento says:

    Hora de mudar para o Linux.

  22. OSVANDER DA COSTA FRANCO says:

    Já mudei w, tenho o openmandriva
    Lx excelente distro.parece com macos ou Win 7

  23. Pedro says:

    Nem me vou preocupar com o update, eu não vou comprar uma TPM 2.0 só para correr o Windows

  24. Plopes says:

    Para além disso os “Scalpers” já andam a vender esses módulos com preços de 100 dólares… uma coisa que normalmente custa 10/20 euros.

  25. paulo martins says:

    eu ate entendo a microsoft,mas o que a mesma esta a conseguir com todas estas palhaçadas.
    e afastar as pessoas dos computadores,ja nao chegava o problema dos gpus agora isto.
    eu nao gasto mais um tostao com hardware,comprei setup ha 3 anos de topo.
    e sinceramente ja me arrependi,depois um gajo leva com isto.
    nao digo que as coisas nao tem de evoluir,mas nao deixando ninguem p tras.
    um bom computador hoje,virou o preço de um bom carro em 2 mao.
    um gpu de topo a mesma coisa,consegue se comprar uma porrada de coisas fixes.
    começo a chegar a conclusao que ter um pc,ou se vive muito bem.
    ou fica se de fora.o que acaba sendo uma injustiça.
    quem ganha com isto tudo,sao as consolas.
    que acaba por ser muito melhor opcao,para quem gosta de jogar.
    finalizando,isto tudo vai acabar numa grande cagada da microsoft.
    com muita gente se queixando,e abandonando uma ferramenta que poderia ajudar muita gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.