PplWare Mobile

Questão: considera que o novo Recall da Microsoft é muito invasivo?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Jose Lopes says:

    Mandei o Windows dar uma volta sem retorno e instalei o Linux Mint há cerca de 2 meses, melhor decisao de sempre.
    Ajudou na decisao de mudar o facto de ter a Steam Deck que tem Linux e sempre gostei muito do sistema dela.
    Portanto há questao, considera que o novo Recall da Microsoft é muito invasivo?
    Not my problem

    • Zé Fonseca A. says:

      Depois cresces, chegas ao mercado de trabalho e o teu empregador espeta-te com um pc Windows sem controlo das apps instaladas e sem controlo sob as funcionalidades e passa a ser your problem again

      • Daniel Almeida says:

        Bem isso não é regra. Tenho 40 anos e trabalho á cerca de 18 e sempre usei Linux (Debian e depois Ubuntu) na empresa onde trabalho, é uma filial de uma empresa alemã que já usam Linux á 25 anos. Há mais visa além das “Janelas”, em Portugal a maior parte das empresas ainda está atrasada nessa questão e a literacia digital em Portugal ainda é fraca. Mas aos ppucos vejo as coisas a mudar há minha volta e nunca conheci tantas pessoas desde o ano passado a mudar para Linux.

        • Zé Fonseca A. says:

          é regra, tu é que calhaste numa excepção.
          também tenho pessoal na minha equipa que usa linux, mas só linux admins, network admins e alguns devops, nem 1% da workforce e só porque a empresa tomou essa decisão de suportar linux nos pcs corporativos, mas ninguém tem root accounts nem nada que se pareça e todos levam com um VDI para terem uma VM windows para ferramentas especificas

  2. Manel says:

    Qual versão Linux não vai ser ligada a inteligência artificial? Quero usar uma sem isso.

    • Jorge says:

      Básicamente todas. Como o Linux é de código fonte aberto e modular, mesmo se houvesse um programa desses instalado num Linux podias fácilmente removê-lo completamente do sistema. Eu recomendo o Linux Mint que ao meu ver é o Linux mais intuitivo para pessoas novas no mundo do Linux.

    • Rodrigo says:

      Como já disseram todas não tem nada disso e provavelmente nunca vão ter isso por defeito, podes é instalar depois.

    • R says:

      Aparentemente gentoo já se pronunciou sobre isso e afirma nunca ter IA no seu sistema.

  3. yuri says:

    O windows só por si já o é quanto mais com Recall, a Microsoft está-se nas tintas para o que o pessoal quer ou não quer.

  4. Mico says:

    Claro que é invasivo.

  5. Diogo says:

    Invasivo?! Certamente que não é mais invasivo que o instagram e Facebook ou mesmo tiktok. Vocês não falaram da segurança, isso sim é muito grave e crítico. Começo achar que grande parte do pessoal não tem mesmo noção da gravidade disto…

    • Fred says:

      Grande parte do pessoal (a maior parte) gosta de pôr a jeito para ser tramada. É para poderem dizer: e eu também!
      E desdenham de quem não o faz.

    • Jellybelly says:

      Claro que é e a níveis bem diferentes, comparar um SO (ou funcionalidade do windows) com redes sociais não faz grande sentido, um é incluido em particamente todos os PC’s vendidos e a maoria das pessoas (infelizmente) não conhece outra realidade sem ser o windows, já as redes sociais que só lá vai quem quer, quando quer e ninguém te obriga a publicar coisa nenhuma. O Recall mesmo a correr localmente é obviamente mais uma causa de preocupação no que diz respeito à privacidade e segurança. Espero que venha destivado por defeito/opt-in mas é a microsoft portanto já se sabe como é que vai ser.

      • Zé Fonseca A. says:

        Devias informar-te, vem desligado, ligas para as apps que quiseres e escolhes o tempo que queres que se lembre dos dados.
        Além disso in private browsing ou semelhantes permanecem privados.
        Claramente isto será uma funcionalidade muito útil para o segmento corporativo, não tanto para home users.

  6. says:

    Porque é que muitos Países estão adotar outros SO para uso, basicamente o Linux com cara dos Países em questão ,um dos Exemplos a China Kylin OS e por ai fora se forem pesquisar, neste momento através do Browser já tens acesso há AI como Bing com o Copilot, a Google com o Gemini e por ai adiante, ela etá ai, usa quem quer no Opensource, por isso saltei fora á 3 semanas do Win desde do xp até ao 11 porque fiquei Farto, então fui para Mint e agora estou no Ubuntu e acho que vou ficar por aqui, o que eu fazia no Win também faço Igual no Ubuntu

  7. Tuturi says:

    Muito obvio ate. Certamente essa invasao e coordenada planejada pelos os orgaos de inteligencias governamentais, se ja nao o fizeram isso antes

  8. Zé Fonseca A. says:

    invasivo uma ferramenta que podes escolher activar e onde activar? parece-me ter zero de invasivo já que fica ao critério de cada um

  9. João says:

    Microsoft a ler todos os seus exames de saúde, saldos bancário, etc. Aqueles que querem manter sob só seus dados sensíveis de saúde (por ex, algumas pessoas não querem divulgar certas condições) devem abandonar o windows.

    • Zé Fonseca A. says:

      Santa ignorância

      • Daniel Almeida says:

        Desculpe mas você é que me parece ignorante e não tem noção nehuma do mercado de trabalho em Portugal. Já trabalhei em 4 grandes empresas e 3 delas usavam Linux quer em desktop quer em servidor, Portugal é que está atrasado nessa mudança, mas lá chegaremos. O pessoal vai-se queixar no inicio porque estão habituados quase desde crianças a windows e Office mas tudo se resolve.

        • Zé Fonseca A. says:

          até na alemanha quem tem linux são excepções.
          algumas empresas permitem para equipas técnicas, tens uma grande nacional que tentou empurrar as duas opções, nem 1% escolheu linux e era tudo malta do IT.
          tens de sair do buraco

          • Profeta says:

            Ze ha mais de 3 decadas que o Linux existe e ainda pensas como os pessimos gestores deste mundo fora ?O linux nao e ruim, o que e ruim sao as decisoes que os pessimos gestores fazem e dao uma ideia errada de que o linux nao presta. Ve la se comecas tu a sair do buraco. Entrega esses projectos de migracoes para linux e exclui as decisoes politicas e depois falamos. A microsoft so tem o poder que tem porque os governos assim o querem. Comecamos ja com a venda casada. Os pcs deviam vier sem sofrware e quem quizesse que comprasse o que lhe apetecesse. Mas essas coisas tu nao consegues ver eu sei, esta tudo bem para ti obviamente, e para a microsoft tambem. A liberdade de escolha deveria ser das pessoas e nao das empresas.

  10. Isaltino says:

    Sejamos honestos 😀
    Qualquer que fosse a pergunta
    “Considera que o ***Insert word here*** da Microsoft é muito invasivo?”
    a malta votaria sim, pelos simples facto de ver a palavra Microsoft XDDDD

    • Profeta says:

      Achas que e so pela palavra ? A Microsoft desde a sua existnecia sempre cresceu de forma incorrecta, porque haveria de ser diferente actualmente ? Ha malta que deposita muita confianca nestas empresas, so porque sim.

      • Zé Fonseca A. says:

        a apple roubou ideias à concorrência e até o admitiu e a microsoft é que cresceu de forma incorrecta?
        comprar empresas todos fazem, faz parte do crescimento e investimento.
        tratamento de dados teve uma evolução global, não diz respeito só à microsoft e todos ajustaram suas práticas.
        antitrust pode acontecer a qualquer um que chegue cedo ao mercado e venda bem

  11. TdSR says:

    Se isto for para a frente então está na hora de mudar para Linux.

  12. JR says:

    Não querendo defender nenhum sistema operacional, mas quem nos garante que o Linux não irá fazer o mesmo assim que for sucedido?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.