Petição apela à Microsoft para prolongar o suporte do Windows 10 para além de 2025
O Public Interest Research Group (PIRG), organização sem fins lucrativos, apelou à Microsoft para prolongar o suporte do Windows 10, uma vez que as consequências de descontinuar o sistema operativo seriam catastróficas.
Lucas Gutterman, responsável pela campanha, revelou que mais de 400 milhões de computadores com Windows 10 não podem ser atualizados para o Windows 11, o que significa que 43% dos PCs ficarão à deriva quando o suporte terminar, a 14 de outubro de 2025.
O abandono do Windows 10 pela Microsoft pode fazer com que mais computadores se tornem obsoletos do que qualquer outra ação alguma vez realizada.
A empresa estabeleceu objetivos ambientais ambiciosos, mas o impacto desta decisão ameaça destruir o seu progresso.
Afirmou Lucas Gutterman. De acordo com o especialista, o fabrico destes dispositivos já gerou 46 milhões de toneladas de CO₂. O ativista menciona outras tentativas da Microsoft de estender o suporte a versões mais antigas do Windows, como o XP.
Os utilizadores do Windows XP receberam atualizações de segurança durante 13 anos. Mesmo quando o suporte terminou, ainda estava a funcionar em 30% dos computadores em todo o mundo. Forçar uma transição para o Windows 11 é mau para o planeta.
Uma das vantagens do Windows 10 é a sua retrocompatibilidade que, combinada com os requisitos de hardware, permitiu que muitos computadores migrassem sem problemas.
Uma das prioridades da PIRG é defender o direito à reparação
Os grupos que compõem a rede estão a trabalhar com legisladores e empresas para permitir que os utilizadores reparem os seus computadores sem garantia. Isto ajudaria a reduzir a quantidade de resíduos eletrónicos gerados todos os anos.
O apelo à Microsoft gira em torno dessa questão e pede a extensão do período de suporte do Windows 10.
Caro Satya Nadella, CEO da Microsoft,
Não deite fora milhões de computadores. A decisão de terminar o suporte para o Windows 10 pode causar o maior aumento no número de computadores descartados até à data e impedir a Microsoft de atingir os seus objetivos de sustentabilidade. Os rigorosos requisitos de hardware da nova versão do sistema operativo poderão fazer com que 40% dos PCs em utilização sejam deixados para trás.
A decisão da Microsoft de deixar de apoiar milhões de computadores em funcionamento nos nossos hospitais, empresas e lares é um mau negócio para os clientes que esperam que os seus dispendiosos dispositivos durem.
Todo o software chega a um ponto em que deixa de ser suportado, mas quando as consequências para o nosso ambiente são tão grandes, não o devemos aceitar.
Lucas Gutterman deslocou-se aos escritórios da Microsoft em Redmond WA para entregar 20 mil assinaturas de apoio à petição, que foram posteriormente enviadas por via eletrónica.
O Windows 10 continua a ser o mais popular
Apesar de estar há dois anos no mercado, o Windows 11 não conseguiu arrancar como a Microsoft esperava. De acordo com os dados da Statcounter, a última versão do sistema operativo está instalada em 20,28% dos computadores. Em contrapartida, o Windows 10 tem uma quota de mercado de 71,6%, mantendo uma tendência estável ao longo de 2023.
A versão mais recente do Windows 10 (22H2) será descontinuada a 14 de outubro de 2025. Esta versão inclui as edições Home, Pro, Enterprise e Education. É difícil prever se a Microsoft irá prolongar a data ou reduzir os requisitos de hardware para o Windows 12.
Leia também...
Linux + Office 365
O problema aqui não é o office….
A Microsoft já não vai cair no mesmo erro que fez ao prelongar suporte winxp e win7, simplesmente as empresas tem de se actualizar, já tiveram anos para fazer isso…
… e os particulares não contam? Quem atravessa a série crise económica não tem poder económico para comprar o novo hardware que a M$ exige para poder instalar o W11. Trabalho com o Win desde a primeira versão a P/B sob MS-DOS, adquiri todas as versões posteriores até ao W10 inclusive, mas agora… STOP!!! Teria de adquirir novo CPU, nova board e novas memórias. Não tenho capacidade para este peditório…
Comprar iPhone da modinha ou mesmo Androids de mais de mil Euros a cada 3-5 anos é ok, mas fazer uns upgrades de pc ja nao da, lol. Eu nao digo que concordo com o que a MS faz, ou o que eles requerem de Hardware para o novo OS, mas é sempre a mesma coisa, quando a MS faz algo é muito mau, quandos a Apple ou Google faz algo entao esta tudo bem, eles sabem o que fazem….
ás x a historia nem sempre é assim. pois eu tinha acabado de gastar mais de 500 euros num upgrade que fiz ha uns anos atraz e fikei quase sem nada apenas salvou se a cpu e fikei sem grafica devido a um erro de update da microsoft. o resto foi tudo . a microsoft faz dos utilizadores cobaias do software deles.
+1
Linux + Office 365… Ps: já existe possibilidade de instalar o 11 sem o controlo de board e cpu
Já? Já tentei de tudo e não consigo 🙁
até aqui no pplware tem artigo a ensinar isso. Procura. Superfácil. Tens é que ter formato arranque da bios por legacy( tds têm ) + wefi! Sem wefi esquece. A pen de instalação é feita com o Rufus…mas procura aqui que encontras.
https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/instalar-o-windows-11-sem-os-requisitos-da-microsoft-nova-versao-do-rufus-e-a-solucao-que-procura/
rufus 4.0 tira os principais requesitos tpm e cpu
tem que ter legacy+wefi boot mode
Não amigo os particulares são um nicho ao pé do setor empresarial, estas empresas não andam minimamente preocupadas se tem ou não dinheiro para comprar um computador novo a cada 2 ou 3 gerações de sistema operativo, isso já é um problema inteiramente seu, ao qual estas gigantes tecnológicas são completamente alheias.
Como tudo as coisas vão evoluindo e se diz se já vem do tempo do MS-DOS sabe bem como as coisas funcionam logo se a sua condição financeira mudou e já não lhe permite desvaneios como noutros tempos isso já é outra história…
Infelizmente hardware e software andam aos pares não há muito que se possa fazer nesse sentido, agora o Windows 10 já leva 10 anos quando chegar ao fim e já fez o seu trabalho, até porque a Microsoft cortando o suporte o evolvente vai por acréscimo e passa todo o suporte e atenção de desenvolvimento apenas para as versões mais recentes e a que já fez o seu trabalho fica pelo caminho…
@Ever, eu tenho um Core i7-6700HQ e não vejo necessidade de me atualizar… corre filmes e séries em 1080p (mais que suficiente) além de todo o software de rendering de video e imagem que uso a título pontual.
Já nem falo no resto que mais que chega para as lides do dia a dia.
Se atualizar implicar comprar um pc novo apenas porque sim, porque na verdade não vou ganhar mais em desempenho do que tenho agora para o meu nível de atualização…
Igualmente falando das empresas. Por mim o suporte era extendido até 2030.
Em empresas, tem muitos softwares que nem validados / qualificados para Windows 11 estão.
Core i7-6700HQ dá perfeitamente para atualizar com o rufus, sem problemas!
Também apelo!
10 Anos de supporte nao é mau. O Windows 10 veio para o mercado em 2015, ja se deviam atualizar o seu Hardware, na maioria das Emresas grandes recebe-se Hardware novo a partir de 3 4 ou 5 anos, deixar de receber support nao quer dizer que os PC´s vao deixar de funcionar ou os programas, enfim…
Boa sorte com a petição!! Mas ficam a saber que não vale a pena pois a Microsoft é uma empresa que faz o que quer do Windows.
Windows?
Não obrigado …
A malta sempre no mesmo, o pc dá para o gasto e querem suporte vitalício, pois bem, amigos o suporte dura em media uma década 10 anos para lá disso estão por sua conta e risco, tem alternativas claro que tem, ou fazem upgrade ao pc para poder usar a versão mais recente do sistema operativo, ou se quiserem manter a velha tem de olhar para o open source ou seja por outras palavras LINUX, agora claro neste ultimo não é opção para muitos softwares nem tão pouco tem o que normalmente se usa em Windows, logo é algo em que tem de dormir sobre o assunto e refletir…
Eu trabalho na área industrial e a realidade é outra, as empresas aguentam mais anos os computadores, mas não dão todos, muitos são atualizados com mais frequência neste caso estou a falar de pc’s em que as suas funções é escritório e tem softwares que tem de ser atualizados de x em x anos, já no que toca a computadores de maquinas especificas, acreditem que a história muda de figura ainda se usa MS-DOS nos dias de hoje, windows 95, 98, Winxp, Win7 só que são maquinas que estão a funcionar em redes fechadas e não precisam de estar ligadas há internet para funcionarem só operam com este sistema operativo e respectivo software, no dia que deixar de ser viável a reparação a maquina é abatida e é comprada uma nova que há de durar outros 20 anos ou mais….
Agora este dilema todo vem porque muitos pc’s não são suportados pelo Windows 11 e futuro 12 que ainda é uma incógnita, pois todos sabemos que os pc’s correm Windows 11 e existe solução para isso, mas como é natural maquinas mais antigas o problema já se prende com a configuração do hardware nomeadamente os requisitos que já estão na corda banda com o Windows 10 no 11 já estão com ela na garganta, a malta tem de perceber que as empresas não vão parar de inovar só porque existe uma minoria que passa a vida a reclamar que não tem meios de trocar de pc com regularidade, isto é um negocio, e o mundo em gira em volta destas empresas e não o inverso…
Simplesmente esta instituição pode ter muitas boas intensões, mas tem de olhar para os pormenores todos que o numero de assinaturas é uma gota no oceano, e não estou a ver a Microsoft a cair no mesmo erro 3ª vez em estender o suporte a mais uma versão do Windows, após 10 anos, sobretudo quando esta já tem outra versão na sucessão há quase 2 anos e breve estará para surgir outra…
Isto são ciclos e temos de ir acompanhando não há como evitar, se não pela ordem de ideias ainda hoje tinha um pc8086 de 1983 a correr win11 não sei bem como, mas secalhar na visão de alguns até seria possível
Primeiro em relação ao software depende se ter versão para Linux. Em relação a ser impossível fazer o que se faz no Windows não sei depende… Pode se jogar no Linux (FPS, RTS, MMORPG) seja com um cliente Linux, Steam ou mesmo com o Wine. Mas o que eu entendi é que definitivamente és fã do Windows pois só os fãs chamam à Microsoft uma instituição e não uma empresa 😛