O Windows desde… sempre! – Parte #10 (Windows Server 2003)
11º artigo da rubrica "O Windows desde... sempre!".
Como substituto do Windows 2000 (NT 5.0), 3 anos depois foi lançado o Windows Server 2003, a 23 de Abril de 2003.
Agora com uma nova nomenclatura, este Sistema Operativo (SO) exclusivo para servidores distinguiu-se claramente dos outros SOs domésticos pela designação "Server". Foi lançado com a "cara" do Windows XP mas com um "corpo" bem mais robusto.
Windows Server 2003
De acordo com a Microsoft, este SO é bastante mais poderoso e tem um desempenho bastante mais elevado que o seu antecessor (mal dele se assim não fosse). Este Windows foi lançado em várias versões, cada uma direccionada a um determinado ambiente de operação: Small Business Server, Web Edition, Standard Edition, Enterprise Edition, Datacenter Edition, Compute Cluster e Storage .
Todas estas diferentes versões têm a possibilidade de partilhar informação entre si (como ficheiros, impressoras, etc), bem como algumas outras tarefas e funcionalidades essenciais nesta gama de SOs.
Este SO trouxe uma excelente novidade que facilita o processo de configuração do servidor sendo ela uma ferramenta de administração preparada para configurar todas as funcionalidades mais importantes do servidor: "Manage Your Server".
Trouxe também outras novidades como IIS v6.0, melhorias no Message Queuing, melhorias na gestão das políticas de grupo, sistema de backup e restauro melhorado, entre outros. A segurança subiu também de patamar com a ajuda de uma firewall nativa e de uma melhor gestão dos serviços, correndo apenas os serviços estritamente necessários. Foi removida a funcionalidade de criação de um disco de recuperação sendo substituída pela nova funcionalidade ASR.
Curiosamente, a versão do Windows Media Player sofreu um upgrade em relação à versão incluída anteriormente no Windows XP, passando da versão 8.0 para a 9.0. Apenas tomo este facto como curioso devido a estarmos perante um SO feito para trabalho direccionado e não propriamente lazer.
O primeiro Service Pack foi lançado a 20 de Março de 2005 que basicamente veio corrigir os mesmos problemas que corrigiu o Service Pack 2 no Windows XP. Uns meses mais tarde, a 6 de Dezembro de 2005, foi lançado então um update de eleva importância, trazendo agora um enorme conjunto de elevadas funcionalidades e correcções, denominado Windows Server 2003 R2. Mais tarde, a 13 de Março de 2007 e após quase um ano de adiamento, foi lançado o Service Pack 2 que não foi mais que um agrupamento de todas as correcções até então, contendo também suporte para algumas novas funcionalidades e tecnologias. Uma delas, bastante nossa conhecida, é o standard WPA2 (802.11i).
O menu Iniciar inclui os seguintes programas:
[ Ferramentas administrativas ] [ Acessibilidade ] [ Comunicações ] [ Entretenimento ] [ Ferramentas do Sistema ]
Os requisitos deste sistema operativo são:
- Processador Intel Pentium II 450MHz ou superior
- Memória RAM de 128 MB
- Espaço mínimo em disco de 3GB
- Placa gráfica com suporte SVGA
- Drive óptica
- Teclado e dispositivo apontador
Vamos aos testes!
Como em todos os artigos, vamos usar o método já criado anteriormente no 1º artigo desta rubrica, O Windows desde… sempre! – Parte #0, e também desta vez não será necessário montar a disquete virtual. Portanto, ignora-se o ponto 8 do procedimento desse 1º artigo.
Após fazer então todo o procedimento, basta iniciar a máquina virtual sem mais complicações. O arranque é automático.
Artigos relacionados:
- Os mistérios do Windows… Longhorn
- A história do Windows em recursos do sistema!
- O Windows desde… sempre! – Parte #0
- O Windows desde… sempre! – Parte #1 (Windows 1.01)
- O Windows desde… sempre! – Parte #2 (Windows 2.03)
- O Windows desde… sempre! – Parte #3 (Windows 3.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #4 (Windows 3.1x | NT 3.x)
- O Windows desde… sempre! – Parte #5 (Windows 95 | NT 4.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #6 (Windows 98)
- O Windows desde… sempre! – Parte #7 (Windows 2000 ou NT 5.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #8 (Windows Me)
- O Windows desde… sempre! – Parte #9 (Windows XP)
- O Windows desde… sempre! – Parte #11 (Win Vista/Server 2008)
Disco rígido virtual
Requisitos: Virtualbox
Download: Disco virtual do Windows Server 2003 [605 MB] Password: pplware_trial30dias
Este artigo tem mais de um ano
Boas,
Mais uma vez parabéns Hugo por este artigo está muito bom como já vem sendo abito!
O SO foi lançado a 23 de Abril de 2003 e o SP1 foi lançado a 20 de Março de 2003?? Há aqui alguma confusão com as datas não?
Não, foi em 2005. Está feita a correcção. Erro ao digitar. Obrigado pelo reparo.
Grande Windows. Ainda é muito utilizado em servidores.
Espero que o autor esteja a ser devidamente compensado por estes artigos interessantes 🙂
Então e o Windows NT.4 Server?
está na parte 5
Sim, tens razão. Mas o que queria é ve-lo “montado” com o seus Service Packs, até ao 6a 😉 (foi dos que teve mais Service Pack’s)
Para mim e para muitos, o NT4 e o 2000 server foi dos que mais dores de cabeça deu…
Acho que estes 2 também foram importantes, e o 2000 ainda ser utilizador…
Sim, todas as versões marcaram a sua presença e sem dúvida que as que referiste ficaram bem vincadas.
Nada como pegares no disco virtual e instalares esse montão de SPs 😀
off topic
Desculpem lá estar a falar fora de sitio, mas estou com um problema irritante. Aparecem-me no Vista 4 dispositivos usb ligados quando não está nada no pc. isto é recorrente e os antivirus e antispywares nao detectam nada. além disso assim que arranca fica com quase 1gb de ram ocupada. ja usei o ccleaner e não adianta.
se puderem ajudar agradeço
Obrigado a todos pelo incentivo. Está quase a acabar “a temporada” 🙁
Era interessante passares para outros sistemas operativos!
Quem não conhece-se a historia até podia comparar a evolução entre os vários sistemas operativos.
Pensa nisso, criavas uma autentica enciclopédia pplwariana!
Sem dúvida que seria bastante interessante, até já foi sugerido por alguns leitores em artigos anteriores, e como disse os sistemas operativos unix ultrapassam-me um pouco mas… com uma boa dose de paciência e dedicação, nunca se sabe 🙂
Obrigado pela sugestão, só assim sabemos o que o povo gosta de ver por aqui.
Muito bem!
Mas que é do Last XP, não deveria também ser apresentado aqui? E o Longhorn?
cumps,
wolfytuga
O Last XP foi uma versão do Windows criada “por aí” que inclui vários add-ons e modificações do Windows XP. Não é lançamento oficial da Microsoft nem tão pouco é legal (pois vem cheio de software de terceiros), portanto não será tratado aqui.
Quanto ao Longhorn é o nome de código do Windows Vista e do Windows Server 2008. Logicamente será assunto para um próximo artigo.
Eu sei que o Last XP teve por base o Windows XP e o que foi abandonado nos primórdios do Longhorn.
Quanto ao Longhorn, como foi referido aqui pelo pplware [ver https://pplware.sapo.pt/curiosidades/os-misterios-do-windows%E2%80%A6-longhorn/ ] existiram bastantes aspectos do novo Windows, um deles até muito semelhante ao do W7 (segundo imagens nesse artigo). Mas será verdadeiramente o Windows Vista ou o Server 2008? Em tempos li algures que este SO estava no activo e pelo seu nome Longhorn e não como Vista ou Server 2008. Também nesse artigo que li estava contemplado que fora abandonado o projecto para Desktop e que se manteve apenas como Server.
Não sei se esse tal artigo está 100% correcto, por isso é que queria tirar isso a pratos limpos (como se costuma dizer). Mas a verdade é que na janela habitual “About” tinha lá Windows Longhorn®.
cumps,
wolfytuga
Será assunto para esclarecer no próximo artigo 😉
Parabéns pelos artigos
BOA NOITE Á TODOS!
BAIXEI ESSE DISCO VIRTUAL AÍ, MAS A LICENÇA EXPIROU E PEDE O SERIAL! POR GENTILEZA PUBLIQUE O SERIALQ FOI USADO PRA CRIAR ESSA MAQUINA…JÁ BAIXEI UNS 200 DA NET E NENHUM FUNCIONA. GRATO.
aki tb
Ola, não sei se este tópico ainda tem algum apoio, mas gostaria de saber qual a palavra pass do windows 2003 no .vdi pff, é que para entrar no windows precisa da password e pelos visto, andei a procura no site, e não encontrei informação nenhuma
Olá Damiao,
A conta Administrador não precisa de password, basta deixar em branco.
No entanto, após isso, será imediatamente necessária a ativação do Windows, pois o trial já expirou.
okay muito obrigado!