Já não é só a Microsoft! Governos aconselham a abandonar o Windows 10 rapidamente
O fim do Windows 10 é algo que acontecerá, mesmo que os utilizadores não o pretendam. Com esse momento, o suporte de segurança desaparece e todos ficam expostos. Para dar força a este problema, alguns governos começaram a emitir alertas sobre o fim do suporte ao Windows 10, recomendando a atualização para o Windows 11 ou a adesão ao programa de Atualizações de Segurança Alargadas da Microsoft.
A Microsoft está a lembrar os utilizadores do Windows que o suporte para o Windows 10 terminará a 14 de outubro e que a melhor solução é atualizar para o Windows 11 ou, se o dispositivo não for compatível, comprar um novo. No entanto, com base em estatísticas como as fornecidas pelo StatCounter, parece que os utilizadores não estão propriamente com pressa de abandonar as suas máquinas com Windows 10 e migrar para o Windows 11.
Isto porque os PCs com Windows 10 continuarão a funcionar sem problemas. A única coisa que vai acontecer é que poderão ficar mais suscetíveis a ataques de criminosos, embora seja muito provável que as empresas lancem vários patches de segurança através de várias iniciativas.
Seja como for, até os governos começaram a emitir os seus próprios avisos oficiais, alertando para os riscos de continuar a operar o sistema sem suporte. É o caso da Índia, onde a Equipa de Resposta a Incidentes de Segurança (CERT-In), gerida pelo governo, emitiu um aviso importante. Recordou que a Microsoft anunciou que o Windows 10 se aproxima do fim do seu ciclo de suporte a 14 de outubro de 2025.
Após essa data, o Windows 10 deixará de receber atualizações de segurança, correções de bugs ou suporte técnico da Microsoft. Alertou ainda para o ponto fulcral da segurança, associado a essa falta de atualizações que protejam o Windows 10. Os sistemas que continuarem a executar o Windows 10 serão cada vez mais suscetíveis a ataques de dia zero, malware, ransomware e campanhas de phishing.
A Microsoft, entretanto, alargou este período, mas requer que os utilizadores coloquem as suas cópias de segurança na sua Cloud. Isso garantirá mais algum tempo de proteção, mas será limitado somente a correções de problemas de segurança e limitado no tempo.
Após esse período, a Microsoft vai lançar um programa de segurança alargado, mas é um programa pago que apenas cobrirá os 12 meses seguintes ao fim do suporte. Espera-se que outras agências semelhantes, espalhadas por vários países no planeta, como a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestruturas dos EUA, emitam orientações e alertas semelhantes em breve.
Fazem um burburinho… como se fosse algo altamente grave para os consumidores. Ou há mais backdoors no Windows 11 do que no Windows 10?
Não vejo o motivo por tanto ruído! É ridículo. Quer dizer que antes do Windows 11. O Windows 10 não era seguro? É isso?
Não me venham com as tretas das atualizações. Aqui prende-se o facto, de haver pressão e até recomendação de Governos…
Muita pressão para alto que é normal. Há quem ainda utilize o Windows 8 e afins…
É no mínimo estranho mesmo. Deixem lá continuar com o Windows 10. A Microsoft que resolva os problemas existentes no Windows 10 se os houver.
É com cada uma. Cada vez faz-me pensar mudar para Linux! Menos chatices. E sim não jogo!
Pena vai ser o Office. E sim sei que há maneiras de usar com Wine etc etc. Mas há funcionalidades que não dão com o Office e a sua grande maioria não usa por causa disso..
É pena não existir computadores com macOS mais baratos, acabasse esse problema e pressão. É ridículo nem a Apple faz tanta pressão para atualizar.
aqui há gato e sempre haverá. É mais backdoors? Podiam usar o sarcasmo e dizer indiretamente…
MOTIVO:
As empresas de pcs e software querem ganhar mais do que ganham. Isso tudo só vai lhes favorecer se os pobres comprarem pcs novos pois os que tenhem não dá para meter o win 11. Mas como tudo eles esquecem-se que há alternativas e boas.
@ROTH: Porque é que ainda está agarrado ao Office? Mude para Linux, conforme disse, utilize o LibreOffice que lá vem instalado e vai ver que deixa de ter problemas.
Devem ganhar a comissão, vez de incentivar as pessoas a aderir a sistemas livres que a alguns são muito bons e seguros, estão a entrar no jogo da Microsoft
A força que este lobbie tem….
Concordo plenamente, os Governos deveriam-se preocupar era em arranjar soluções fiaveis e seguras para a população. E se existem soluções sem custo deveriam ser essas as prioritarias.
Para casa, é possível.
Para empresas é 500000000% mais caro, além dos problemas técnicos, que podem ser caríssimos, a resolver.
ORA NEM MAIS.
Calma. O suporte só acaba em Outubro.
“Só” acaba em Outubro ?? É daqui a 3 meses e pouco. Lembre-se que a partir daí se não fizer o backup em nuvem é a pagar. A pagar.
Esta informação não está correcta.
O suporte W10 foi prolongado até Outubro de 2026
*requer sincronização com o OneDrive, forçando as pessoas a pagar após os 5 GB
Exatamente, têm o backup em nuvem no OneDrive até aos 5 GB. A partir daí não é gratuito e é a pagar.
Para os Governos isto também, interessa.
Mais impostos sobre os novos Sistemas/ hardware.
Isto é tudo mais do mesmo.
O pobre é que se lixa….
ORA NEM MAIS.
Mentira, te gente que usa windows 7 até hoje. Não tem problema nenhum usar o 10. esses updates de segurança e KO. Já vi empresas grandes usando sistemas antigos e desatualizados. Ninguém foi hackeado nem nada. Se navegar em sites comuns basta usar navegador com bloqueios tipo o Brave.
Pois pois, mas é preciso a microsoft dar melhores opções aos utilizadores que não seja aquela do se quiseres compras um pc nov e pronto. ISSO NÃO VAI RESULTAR. É HORA DE AS PESSOAS MUDAREM DE SISTEMA. SIMPLES.
o estado precisa do iva para encher os cofres
Se até os próprios governos mundiais aconselham as pessoas a mudarem para o Windows 11 não vejo qual é o problema. Falo, claro, das pessoas que possam fazer esse tipo de “upgrade”, nomeadamente comprar um novo PC ou até atualizar o hardware das suas máquinas. Estou só a falar neste aspecto, até porque quem está no Windows 10 tem o “upgrade” gratuito para o Windows 11.
Abandonar o Windows 95! Muitos ainda o usam!