Google está a alertar utilizadores! Gemini vai monitorizar as apps Android
A Google vai mudar a forma como o Gemini interage com as apps no Android. Como resultado, muitos utilizadores estão preocupados com isso. Começou a enviar um e-mail a informar que o Gemini terá um maior controlo sobre as aplicações instaladas nos seus dispositivos. E não parece haver outra forma de contornar.
Há um novo alerta da Google sobre a IA
No e-mail, a Google informa que, a partir de 7 de julho, o Gemini "irá ajudá-lo a utilizar o seu telefone, mensagens, WhatsApp e outras funcionalidades do seu dispositivo". A empresa alerta ainda na mesma mensagem que esta funcionalidade estará disponível independentemente de os utilizadores terem desativado a opção de atividade da aplicação Gemini.
A atividade do Gemini permite que a IA obtenha informações de apps próprias e de terceiros para melhorar a experiência do utilizador no assistente. Desde o lançamento do Gemini, a Google permite que esta opção seja ativada ou desativada nas definições. Isto dá aos utilizadores a opção de escolher se querem a recolha de informações para melhorar a sua IA.
Gemini vai monitorizar as apps Android
Este e-mail gerou preocupações entre muitos utilizadores devido à sua ambiguidade e às opções limitadas para reverter a decisão. A Google não esclarece se a Gemini poderá ler informações privadas, como mensagens do WhatsApp enviadas ou recebidas pelos utilizadores. Também não está claro como é que a Gemini ajudará os utilizadores do Android a utilizar as aplicações que irá controlar.
Apesar da afirmação da Google de que o Gemini irá monitorizar as aplicações mesmo que a funcionalidade de atividade esteja desativada, há algo a ter em conta. A empresa afirma que "se não quiser utilizar estas funcionalidades, pode desativá-las na página de definições das aplicações". No entanto, isto tem outra desvantagem.
Não parece haver forma de contornar a medida
Ninguém sabe onde está a página de definições das apps, o que supostamente impede o Gemini de ter um maior controlo sobre as aplicações Android. Além disso, o e-mail inclui um link que redireciona os utilizadores para uma página de suporte, que não menciona nada sobre os novos controlos de aplicações do Gemini.
Não está claro se a Google irá ativar a funcionalidade a partir de 7 de julho. Também não é claro se esta alteração no Gemini afetará todos os utilizadores, uma vez que muitos não receberam o e-mail.
Chegou a hora de começar a procurar alternativas Open Source que permita usar interfaces amigáveis para instalar um sistema operacional de nosso gosto pessoal. É inconcebível que eu pague por um equipamento que não possa escolher o que correr nele.
Foi o que pensei. Já está mais que na hora.
Até parece que até aqui não controlavam. Tudo o que está ligado à rede é controlado a 100%.
Ok, sendo assim está na hora de eu também procurar alternativas tenho apps pessoais e financeiras que não quero que a AI tenha acesso, se não me derem a opção de desligar isso parto para outra.
Já migrei para Linux Mint e cada vez menos me arrependo, até a produtividade aumentou, agora vamos ver se a Google me força a optar por um OS sem essa treta.
O problema é que muitas apps bancarias não aceitam correr em telefones que se tenha feito root e instalada nova ROM. Há maneiras à volta disso, mas nem sempre funcionam .
Aps bancárias são um perigo em um smartphone. Se pelo menos fosse possível criar uma pasta de valores a nossa escolha na vez de ter exposto todo o valor da conta, é que era super.
A pouco e pouco vamos perdendo o controlo da nossa privacidade e vontade. Cada vez mais dependentes da tecnologia e cada vez menos alternativas, tudo criado para o controlo absoluto.
Lineage OS e alternativas
Não dá para todos os telemóveis e tem limitações no acesso às app stores
Qual é a novidade? Privacidade? Alternar para outros sistemas? Esqueçam isso, no digital atual não há privacidade, lembrem-se disso, e alguma dessa falta de privacidade é por culpa do utilizador!
Então é desinstalar o Gemini. Há muitas outras IAs por aí. E melhores. Se não dá para desinstalar há formas de contornar.
Estão todos a procurar alternativas, dizem eles. Mas não vão procurar nada. Vão continuar a usar android. Mas é engraçado que venham sempre aqui a dizer que vão desistir disto e daquilo. Parece que é uma necessidade fisiológica, quando no fundo não vão fazer nada do que estão a dizer.
E nestas alturas que gostava de saber o que a UE pensa sobre isto. Ah e tal nao e problema deles pois pois. Agora a google manda no meu telemovel ? Pelos vistos a forca sim. Isto e sempre assim, muitos utilizadores concentrados da nisto, eles conseguem brincar com as pessoas, e de facto nao ha assim tantas alternativas para dar a volta a isso. Eu ja vi essa alternativa do lineage e o problema e que nao tem assim tantas aplicacoes.