Microsoft deu ao Edge uma novidade de IA que o vai fazer querer deixar o Chrome
O Edge tem sido um dos campos preferidos da Microsoft para testar e implementar as novidades da IA que desenvolve. Este é, provavelmente, um dos browsers que mais rapidamente aderiu à IA e ao que esta pode oferecer. Agora, a gigante do software revelou mais uma novidade que certamente irá deixar os utilizadores a pensar seriamente em deixar o Chrome.
Foi na Build, que decorreu esta semana, que a Microsoft revelou muitas das suas novidades em várias áreas. Para além de um lote único de hardware associado à IA, na forma de novos Surface e outros, houve ainda espaço para software como o Recall e até todas as novidades na área da IA.
Algo que foi mostrado promete mudar completamente o Edge e o que este browser oferece aos utilizadores. Novamente recorrendo à IA, esta proposta da Microsoft passará a fazer a tradução e/ou legendagem de qualquer vídeo que esteja do YouTube, Reuters, CNBC News, Bloomberg, Money Control, LinkedIn e Coursera. Esta lista deverá crescer no futuro, segundo a Microsoft.
Para resolver questões de privacidade, a Microsoft disse que a tradução ocorrerá totalmente no seu PC ou smartphone. A empresa promete que nenhum dado ou conteúdo do vídeo sairá do dispositivo do utilizador, ou será processado na cloud.
Um vídeo do CEO da Microsoft, Satya Nadella, na página de recursos do Edge mostra como funcionará a tradução em tempo real. Passar o rato sobre um vídeo compatível exibiria uma pequena barra de ferramentas com um ícone Traduzir. Clicar no ícone permitirá selecionar os idiomas de origem e de destino e optar por exibir legendas.
Após clicar no botão Traduzir, o vídeo é colocado em pausa enquanto o áudio é traduzido no dispositivo. Assim que a tradução estiver disponível, o vídeo será retomado no idioma de destino selecionado. As legendas também aparecem na parte inferior se essa opção for a escolhida.
Por enquanto, o número de idiomas suportados é ainda limitado. Fontes de áudio em espanhol e coreano podem ser traduzidas para o inglês, enquanto o áudio em inglês pode ser traduzido para hindi, alemão, italiano, espanhol e russo. A Microsoft tem planos para adicionar mais idiomas após lançar este recurso.
Ou seja, é aquilo que o android faz como o live transcribe: tradução na hora de qualquer app que emita som
Começo realmente a equacionar em mudar do Chrome para o Edge, para além desta capacidade, vários sites não funcionam com o Chrome, mas com o Edge funcionam. Algumas paginas do site da Autoridade Tributária são um exemplo disto mesmo.
Troquei o Chrome pelo Edge e não me arrependo.
Mas o Edge não é baseado no Chrome (Chromium)?
Muito estranho isso não dar num e dar noutro.
Eu prefiro Mullvad Browser ou Firefox, não tenho nenhum problema com esses e sempre respeitem mais a segurança e privacidade dos nossos dados do que as 2 gigantes Google e Microsoft.
@Rodrigo, isso pensei eu, se a base é a mesma, qual a razão que em um funciona e noutro não. Um exemplo de problemas é o web admin das minhas QNAP’s, há dias que não funciona no Chrome, mas sem problemas alguns no Edge
Apesar de terem uma base comum, limitada ao browser, há depois personalizações e features adicionais que cada marca desenvolve para o seu flavor.
Assim, é normal que o Edge tenha coisas que o Chrome não tem e o oposto.
Há muito que só uso o Edge
Fazer-me abandonar o Chrome sim, mas não o Firefox!
Foi o que me pensei
Deixei o chrome há cerca de 1 ano e passei a usar o Firefox em Linux. Com as últimas noticias de IA como o Windows recall tão cedo não me apanham a usar o Edge…mas isso sou eu:)
não, obrigadinho
O Firefox quando é necessário aceder a sites que precisem de passwords, para o resto é Chromium (inclusive jogos)
Eu cá actualmente uso Firefox para tudo e nunca tive nenhum problema relevante a aceder a sites.
Não é um problema de aceder mas sim um problema de soluçar nos jogos que funcionam só no browser.
Eu com Vivaldi e também sem problemas a aceder à Autoridade Tributária ou a outros sites.
Off-topic(e desculpe, Pedro Simões, mas só queria dizer o seguinte). Estive a falar no X(antigo Twitter) com um dos engenheiros responsáveis pelo programa Windows Insider e ele afirmou que muito possivelmente o Microsoft Copilot chegará aos países da União Europeia através do download da própria aplicação na Microsoft Store e não através de uma actualização no sistema, tipo vir no Windows Update. Preparem-se que em breve isto será uma realidade. Vai ser através da Microsoft Store que teremos o Microsoft Copilot.
Ainda bem que referiste que o X é o antigo Twitter. Ninguém sabia!
Brave & Firefox!!!
O melhor que a MS pode fazer ao edge é acabar com ele
+1